Page 1

Outubro de 2011 Ano 1 Edição 3

ARTE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Revista disponible también en ESPAÑOL Magazine also available in ENGLISH


EDITORIAL revistasabia.com.br facebook.com/revistasabia facebook.com/sabiamagazine twitter.com/revistasabia flickr.com/revistasabia

Idealização e coordenação: Jonathas Mello Edição de texto: Luisa Frey Produção: Mariana Bittencourt Vitor Vieira de Oliveira Ilustração da capa: Lambuja

“Este país só será grande quando cada brasileiro se sentir responsável e influente pela força do seu pensamento na formação do todo nacional.” Teotônio Vilela (1917 - 1983) Fronteiras são elementos intrigantes. Delimitam um espaço e criam identidades ao mesmo tempo. E instigam a reconstrução dessas identidades através de constantes questionamentos. A partir dos limites espaciais, surgem discussões sobre limitações de linguagem, cultura e pensamento. Frequentemente, é justamente a arte que levanta tais questões, ao transformar assuntos cotidianos em reflexão e mudança. Nesta edição da Revista Sabiá, apresentamos mais uma vez artistas de dentro das fronteiras brasileiras – e de fora também –, todos eles com suas influências e referências. Desde o início, questionamos a ideia “Brasil, samba, suor e carnaval” e continuamos o fazendo por meio dos trabalhos selecionados nesta edição. Lutamos contra a estereotipação ou padronização de uma identidade e defendemos o exato oposto disso: a ampliação e a integração de diferentes mundos, que, juntos, criam um “todo nacional” – complexo e rico como a cultura brasileira.


TRÊS ANNA ANJOS CRISTINA CENCIARELLI EDUARDO FONSECA IRENA FREITAS 04 08 14 20

ISE ARAÚJO LEANDRO NEVES LUIZ PEGORARO PEDRO FERREIRA LAMBUJA 24 29 35 41

CRIS/TRAK AMORIM VITI GROSMAN ZÉ OTÁVIO 46 51 55

© Todos os trabalhos contidos na revista são propriedade dos respectivos artistas e sua publicação foi autorizada exclusivamente para a Revista Sabiá. Não é permitido o uso das imagens com outros fins. Caso haja interesse, entre em contato com o artista.


4

Anna Anjos

Nasceu e vive em São Paulo, SP www.annaanjos.com

Misturando formas estilizadas, a paulistana Anna Anjos extrai elementos do ludismo para incorporá-los em sua realidade de criação, fazendo-nos entrar em um espaço original, em que as cores brincam com as formas. Essa alquimia de criação mostra uma produção bastante especial: personagens puros, que refletem ingenuidade em seus corpos, mas revelam a firmeza de suas personalidades e emoções. Anna é arte-ilustradora e já assinou campanhas e projetos para empresas como Nestlé (2010) e TV Bandeirantes (2011) e para a Prefeitura do Recife (2011). Também produziu ilustrações para revistas e livros infanto-juvenis de editoras como Abril, FTD e Moderna. Atualmente, a artista coolabora com a nova coleção “Arte e Rock” da rede de restaurantes Spoleto, que este ano tem o Rock in Rio 2011 como tema central.


El Rey - Ilustração Digital


Carmen Afrotropical Ilustração Digital


Carnaval Multicultural Recife Ilustração Digital


8

Cristina Cenciarelli Nasceu em Roma, Itália Vive em Cairú / Boipeba, BA A italiana Cristina Cenciarelli estudou fotografia em Roma e Nova Iorque. Paralelamente, trabalhou com teatro, propaganda e reportagem. Publicou fotos em importantes revistas italianas, francesas, americanas, alemãs e expôs na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. Em 2003, fez da Ilha de Boipeba – no litoral da Bahia – sua residência. Com a criação da associação Luz Cultural e a abertura da Biblioteca Edite dá Vida, vem realizando um trabalho de pesquisa e valorização da cultura e das tradições da ilha.

Boipeba, lugar sem tempo “Na ilha de Boipeba, o tempo passa com uma cadência única, acompanhado pelo ritmo implacável das marés, regulado pela luz absoluta e pela escuridão profunda. É governado por gestos de sabedoria antigos, sem tempo – como a pesca do calão, o candomblé e o parar para ver o mar e tomar energia. Cada momento é diferente e único, como uma fotografia. Na ilha de Boipeba, aprende-se a esperar. A atmosfera é especial. A vida desses homens e mulheres é uma escola permanente. Não se pode tentar explicar, é preciso aceitar cada momento que se passa por aqui, deixando-o entrar na pele, tratando-o com cuidado, vivendo nele e amando-o, porque o momento é seu – e da ilha também.” Trecho do texto de Cristina Cenciarelli


14

Eduardo Fonseca Nasceu em Ponte Nova, MG Vive em Lisboa, Portugal www.eduardofonseca.com

Eduardo graduou-se em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. “Esse tempo foi fundamental para minha formação artística, foi quando decidi seguir o caminho da pintura, mas antes disso houve muitas experimentações aleatórias, que direcionaram minhas escolhas.” A pintura a óleo foi uma descoberta que fez Eduardo enxergar um novo mundo, com infinitas possibilidades. “A luz deixou de ser fiel e passou a ser interpretativa ao olhar. Uma sombra não é mais uma ausência da luz, e sim um manancial de cores num determinado espaço.” Outro elemento que sempre esteve presente em seu trabalho é o humor crítico. “Gosto de contestar coisas que não me parecem boas, mas não sou direto, prefiro ir com calma. Rodeio-as, vejo o que se passa, provo um pouco, e aí sim posso me expressar livremente!”


Jogo da Memória Óleo sobre tela 60 x 90 cm


Briga de Galo Ă“leo sobre tela 125 x 45 cm


Sagrados

Folha de ouro e 贸leo sobre tela 90 x 120 cm


Quase

Ă“leo sobre tela 140 x 90 cm


Faixa de Gaza I Óleo sobre tela 125 x 95 cm

Faixa de Gaza II Óleo sobre tela 125 x 95 cm


20

Irena

Freitas

Nasceu em Vitória, ES Vive em Manaus, AM http://cargocollective.com/irenafreitas

Irena Freitas tem 20 anos e é estudante de Design e Jornalismo. “Para mim, desenhar é estender um pouquinho mais a infância, concretizar o imaginário em imagens.” Por isso, interessa-se por ilustração infantil e por desenhar o que chama de “meninas bonitas”. A inspiração vem do que a artista lê, assiste e escuta, sendo essas influências refletidas em suas ilustrações.


Ninfas

Ilustração digital


Summer babes Ilustração digital

Zumblorg

Ilustração digital


Children of the forest Ilustração digital

Kissed by fire

Ilustração digital


24

Ise

Araújo

Nasceu em São Paulo, SP Vive em Fortaleza, CE www.flickr.com/ise_arte

As obras da artista plástica Ise Araújo conversam com arte urbana, cultura pop e com o que chama de “expressiocinismo”. Desde que resolveu libertar seus desenhos dos cadernos, produziu trabalhos em tela, madeira, lambelambe e papelão. As personagens que ilustra têm um quê do universo infantil, lúdico e circense. Em sua arte, busca estar em contato com tudo aquilo capaz de instiga-la e de trazer-lhe boas lembranças. “Talvez seja uma forma de livrar-me um pouco do peso da realidade que vem com o tempo”.


29

Leandro Neves

Nasceu e vive em São Paulo, SP

http://leandroneves.daportfolio.com Leandro Neves, 29 anos, é professor de fotografia e fotógrafo de moda e publicidade. Vive no eixo São Paulo – Rio e sempre se dedicou à pesquisa em iluminação e tratamento de imagem. Para Leandro, na fotografia, mais que o personagem, é a luz que conta a história.


35

Luiz

Pegoraro Nasceu em Florianópolis, SC Vive em Londres, Inglaterra www.luizpegoraro.com

Cansado de trabalhar com briefings, o Designer Gráfico e skatista Luiz Pegoraro resolveu dedicar-se mais a coisas que lhe dão prazer. Graduado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, começou a pintar em 2010, quando trocou a maravilhosa Ilha da Magia pela gélida Londres. Recentemente, concluiu sua pós-graduação em Artes pelo Chelsea College of Art and Design. O foco de seu trabalho são retratos de pessoas que admira ou que vivem ao seu redor. Além das pinturas a óleo, Luiz arrisca-se em outros suportes, como esculturas com materiais baratos e composição de imagens em camadas de papelão.


Full English breakfast Ă“leo em tela 60 x 75 cm


I love London, but London doesn’t love me Instalação Jornal, roupas e sacos de lixo


Keena Acrílico em camadas de papelão 50x50cm


Leaving - Jimmy Garrison Ă“leo sobre tela 50x65cm

Leaving - Herbie Hancock Ă“leo sobre tela 50x65cm


Leaving - Stanley Turrentine Ă“leo sobre tela 50x65cm


41

Pedro Ferreira

Lambuja Nasceu em Juiz de Fora, MG Vive em São Paulo, SP www.flickr.com/pedrohenriqueferreira www.murro.com.br (em breve)

“Ilustrador em formação e marinheiro condecorado; amante psicótico e profundo conhecedor de moluscos de jardim; e ladrão de isqueiros declarado que nunca tirou o cabaço de ninguém.”


Homemade Apocalypse Ilustração digital


Jonny T lovers Ilustração digital


Pastor Ambrósio Ilustração digital


Tokio Ilustração digital


46

Cris/Trak

Amorim

Nasceu e vive em São Paulo, SP www.flickr.com/photos/trakamorim

Cris Amorim graduou-se em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Ibero-Americano. Recentemente, concluiu o curso de Cinema na Escola Livre de Cinema e, no momento, estuda cenografia na SP Escola de Teatro. Conhecida como Trak, trabalha com direção de arte de curtas metragens. E também desenha. “Meus desenhos são captações de sensações, de pequenas coisas que me tocam, e são, de alguma maneira, simbólicos.”


Abraรงo inesperado Nanquim e aquarela em papel


Mar, Jazz e Whisky Nanquim e aquarela em papel


Em alto mar

Leitura verde

Nanquim e aquarela em papel

Nanquim e aquarela em papel


A criação das maçãs Grafite e aquarela em papel


51

Viti

Grosman

Nasceu em Porto Alegre, RS Vive em Florianópolis, SC www.vitiworks.com

A produção do artista Viti Grosman encontra-se em um momento livre, e, ao mesmo tempo, contido. Livre, já que ele antes dividia-se entre as dualidades âncora/pássaro, feminino/masculino, mundano/fabuloso e, na fase atual, tomou para si o voo do pássaro. Viti escolheu o feminino como elemento representativo e mergulhou no mundo fabuloso. Contido, pois o artista, que reside há cinco anos na Ilha de Santa Catarina, parece ter se dado conta de suas limitações geográficas. Transfere essa fronteira firmamento/oceano para suas telas, de onde emergem figuras femininas em planos azuis turquesa, que ora representam o céu, ora o mar. Após percorrer os caminhos sugeridos por suas obras, a impressão que fica é a de que o artista pousou de vez na pintura e de que, em seu voo, Viti está indo cada vez mais alto.


Salto no azul AcrĂ­lico sobre tela


Nova onda AcrĂ­lico sobre tela


Passeando no azul AcrĂ­lico sobre tela


55

Otávio Nasceu em Olímpia, SP Vive em São Paulo, SP www.zeotavio.com

Desde os 11 anos Zé Otávio é apaixonado por São Paulo, onde mora e trabalha. Estudou Design Gráfico na Escola de Belas Artes da cidade, na qual se dedicou com maior intensidade às aulas de fotografia e modelo vivo e, assim, selou uma contemplação por rostos e pessoas. Baseia seus estudos nos sketchbooks, experimentando e abusando das cores primárias, colagens, fitas adesivas, linhas e do que mais o papel suportar. Explora temas como a androgenia, o sexo e o frescor do que está acontecendo nas ruas. Atualmente, trabalha com ilustração, principalmente para o mercado editorial, sempre buscando alternativas e “expressões não óbvias”, tanto nos trabalhos comissionados quanto naqueles para galerias. Faz parte da PLUS Galeria e do grupo SketchJazz , pelo qual vende originais e gravuras.


Samanta TĂŠcnica mista sobre papel


Andy Warhol TĂŠcnica mista sobre papel


Monroe TĂŠcnica mista sobre papel


Paul TĂŠcnica mista sobre papel


Dark Side TĂŠcnica mista


www.revistasabia.com.br facebook.com/revistasabia facebook.com/sabiamagazine twitter.com/revistasabia flickr.com/revistasabia

Sabiá Três  

Terceira edição da Revista Sabiá