4 minute read

Videira

Next Article
São Bento do Sul

São Bento do Sul

Videira/SC

IDHM (2010): 0,764 IDMS (2020): 0,674 Subdimensão Cultura (2020): 0,730 População estimada (IBGE, 2021): 54.145

Advertisement

No início, uma pequena localidade chamada "Rio das Pedras " . Mais tarde viria a se chamar "Perdizes " . A colonização de Videira iniciou-se em 1918, na então Vila do Rio das Pedras. Em 1921, para atrair novos colonos, mudou o nome para Perdizes. Oficialmente instituído pela Lei estadual n. º 337, de 12 de abril de 1927, como parte integrante do Município de Campos Novos O Município de Videira foi criado pelo Decreto-lei estadual n. º 941, de 31 de dezembro de 1943, com território de três outros: Campos Novos, Caçador e Joaçaba. O nome deve-se ao fato de a região ser um grande centro vitivinicultor do Estado. Conta-se que já em 1913, antes mesmo da fixação dos primeiros colonizadores, foi colhido um cacho de uvas pesando 1,3kg. Na data do Recenseamento Geral de 1960. o Município era formado por oito distritos: Videira (sede), Anta Gorda, Arroio Trinta, Dez de Novembro, Iomerê, Lourdes, Pinheiro Preto e Veloso. Depois de 1960, o Município sofreu quatro desmembramentos, para formarem novas unidades autônomas. Atualmente, é formado pelos distritos de Videira (1. º e 2. º subdistritos), Anta Gorda e Lourdes. Pela Lei estadual n. º 817, de 29 de janeiro de 1953, o Município alcançou autonomia judiciária tornando-se sede de comarca (instalada a 19 de setembro do mesmo ano), compreendida em sua própria área, ficando assim independente da comarca de Caçador de que era termo. Videira também é a “Capital Catarinense da Uva, Capital Catarinense do Espumante e Berço da Perdigão ” .

Secretaria de Turismo e Cultura 49 3566.4855

cultura > política pública

A Secretaria possui o Sistema Municipal de Cultura parcialmente implementado, funcionando o Conselho e o Plano. Possuem bons bons equipamentos culturais públicos, onde realizam a maioria de suas atividades como o Observatório Astronômico Domingos Forlin, o Museu do Vinho Mário Pellegrin, a Praça do Coreto, a Estação Ferroviária, a Praça Nereu Ramos e o Centro de Eventos Vitória, além de estabelecerem parcerias com espaços privados.

espaços autônomos de produção artística

CENTRO HISTÓRICO IRMÃS SALVATORIANAS

Rua Padre Anchieta, 482. Matriz 49 3566.0772 ou 49 3566.9300

O Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição começou a marcar história em Videira no ano de 1936, com a vinda de cinco Irmãs Salvatorianas da Alemanha que iniciaram as atividades no campo educacional. No decorrer dos anos foram implementados vários cursos, contribuindo na formação educacional do povo videirense. A cidade de Videira foi o berço do ramo feminino da Congregação Salvatoriana no Brasil, hoje, com 82 anos dedicados à educação, o colégio orgulha-se em manter a confiança da sociedade em seu trabalho, atendendo Videira e região. No dia 27 de novembro de 2017 foi reinaugurado o “Centro Histórico Irmãs Salvatorianas ” , com a exposição de peças históricas que registram e visualizam o início e a vida salvatoriana em terras brasileiras. A Escola também conta com um Auditório com capacidade para 396 pessoas, construído em 1949.

Visita sob agendamento pelo telefone: 49 3566.9300

POMPÉIA OFICINA DE ARTE

Contorno Viário / Marginal Sul 49 9 9915.0777 | 49 9 9823.2200 https://www.facebook.com/pompeiaoficinadearte

Ateliê do artista e designer Edilson Scolaro, que trabalha na fabricação e venda de: esculturas (em concreto, fibra de vidro, gesso, madeira, entre outras), obras personalizadas, construção de fontes d’ agua, colunas romanas, cerca de balaustre, vasos, pinhas, artesanato, designer arquitetônico, pinturas, restauração de arte sacra, elaboração de altares, restauração de objetos antigos e galeria de arte.

SÍTIO DE IVO E TERE BERTO

49 3533.8947

Os artesãos dedicam-se ao projeto Amigos do Rio, onde a partir do recolhimento do lixo encontrado nos rios confecciona casinhas de passarinho e distribui pela cidade. Além disso, o material também se converte em outros objetos decorativos, brinquedos e marionetes, estes últimos utilizados pelo próprio artesão para falar sobre a preservação do meio ambiente para crianças. Também realiza eventos gastronômicos, possuem trilha com acesso ao rio e preparam uma pequena hospedagem no segundo piso do galpão.

EMUVI

Rua Victor Meirelles, 627. Matriz 49 3566.3597 https://emuvi.com.br/ https://www.instagram.com/emuvi _ oficial/

Com cursos coletivos, individuais ou personalizados, conforme interesse e necessidade do aluno, a escola oferece cursos de música, artes plásticas, dança, línguas, produção musical, artes cênicas ou artes marciais. Também oferta cursos preparatórios para vestibular na área de música, workshops, eventos sócio-culturais, recitais e shows para alunos e com a participação destes.

This article is from: