Issuu on Google+

Ano 2 - Nº 8 - Junho 2013

POLOS

Quem faz a UnisulVirtual

em pauta

GESTORA Eliana Santos Mestre em Psicologia e especialista em Ensino Superior, Eliana Santos é a diretora do polo de Belém (PA). Na cidade, o polo da UV faz parte da ECO Escola de Comunicação. Além de administrar o polo, Eliana é professora de ensino técnico e de graduação em instituições de ensino da capital do Pará. “O início da parceria foi em março de 2011, quando nos colocamos a disposição para a aplicação de provas da UnisulVirtual em Belém. Na época, não havia polo na cidade e a instituição já contava com muitos alunos. Depois, nos candidatamos a polo presencial, visitamos a UV em Palhoça (SC) e, em maio de 2011, formalizamos a parceria.”, relata. Segundo Eliana, a maioria dos alunos é oriunda do interior do estado, assim, o ensino a distância atua como um grande facilitador para a obtenção do ensino superior. “É um dos nossos diferenciais, alguns alunos habitam municípios distantes até 250 km da capital e o acesso a algumas cidades só acontece por rios e estradas pouco pavimentadas.”, afirma. A ECO também atua nas áreas de jornalismo, publicidade, gestão, comunicação corporativa e política. A proposta principal é a capacitação de alunos em nível técnico e tecnológico para a prática profissional e pensamento crítico. Além de Eliana,o quadro funcional do polo é composto pela diretora de conteúdo, Juliana Cavalcante, o diretor executivo, Chico Cavalcante, e os membros do conselho, professores Fábio Castro e Fátima Gonçalves.

TUTOR Anderson Silveira Anderson Silveira é o coordenador da equipe de tutoria da UnisulVirtual. Vinculada a Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão, a tutoria é fundamental no ensino a distância da UnisulVirtual. Graduado em Psicologia e cursando especialização em Psicopedagogia, Anderson coordena 150 tutores, espalhados entre os polos e a sede da UV. Segundo ele, a grande diferença entre os tutores da sede e dos polos está na maneira de auxiliar os alunos. “O tutor do polo presta apoio presencial aos alunos que chegam no polo. Já o tutor da sede acompanha e orienta alunos e professores pelo Espaço Virtual de Aprendizagem, o EVA.”, afirma. Para Anderson, um dos grandes diferenciais da metodologia da UV está no papel exercido pelo tutor. “A maioria das instituições encaram o tutor como um professor generalista, que auxilia os alunos de diversas graduações. Aqui não, ele presta suporte técnico e metodológico, mas não interfere em questões de conteúdo, o que é pertinente ao professor da disciplina. Na UV o tutor faz o aluno aprender a aprender pela nossa metodologia.”, diz. O Sistema tutorial da UnisulVirtual é formado por três atores : os coordenadores de curso, os professores e os tutores. Eles atuam com uma meta comum: atender os estudantes da UnisulVirtual e oportunizar que desenvolvam as competências e habilidades necessárias para uma atuação profissional e social harmonizada. “Um bom tutor é aquele que conhece bem o funcionamento da metodologia da instituição em que atua. Deve ser uma pessoa comprometida com a sua atuação, que é auxiliar os estudantes na aprendizagem e integração com o curso.”, finaliza. Expediente: Textos: Cleber Magri Projeto Gráfico: Josué Lange Gerência de Prospecção Mercadológica: Eliza Bianchini Dallanhol

A UnisulVirtual em... Polos do Canal do Saber - Há quase dois anos, os polos gerenciados pelo Canal do Saber realizam uma ação de fidelização e aproximação com os alunos da UnisulVirtual. Todos os estudantes que fazem as avaliações presenciais nos polos do Canal do Saber são recebidos com água e barrinhas de cereal. Intitulada “Energia para o corpo e a mente”, a ação propicia mais comodidade para os alunos realizarem as provas, além de aproximar e criar uma empatia com os estudantes. Para o diretor comercial do Canal do Saber, Maurício Contreras, a ação trás ótimos resultados para o polo e para a UnisulVirtual. “Pensamos que esta ação fideliza os alunos, uma vez que somente nas avaliações presenciais temos contato direto com eles. Além disso, estamos sempre preocupados com a limpeza, climatização e toda a logística que envolve as avaliações presenciais”, diz. Segundo a gestora do polo de Chapecó (SC), Camilli Raizer Muller, os alunos recebem com satisfação a iniciativa. “Na primeira vez lembro que recebemos muitos elogios. Os alunos sempre traziam garrafinhas de água (alguns até reclamavam que haviam esquecido e corriam comprar ou pegar no carro) e a partir daquele momento não precisaram mais se preocupar com isso. Acho que este incentivo, a água e a barrinha de cereal, ajuda a melhorar o desempenho e concentração dos nossos alunos”, analisa Camilli. A ação acontece em todos os polos do Canal do Saber, que é parceiro da UnisulVirtual em seis cidades do sul do Brasil: Caxias do Sul (RS), Joinvile (SC), Blumenau (SC),Lages (SC), Chapecó (SC) e Curitiba (PR).

O que rola nas redes O polo de Passo Fundo (RS) acaba de colocar no ar sua própria Fan Page no Facebook. Através do endereço facebook.com/unisulvirtualpf, os alunos da UnisulVirtual da região de Passo Fundo têm mais um canal de comunicação com o polo e com a UnisulVirtual.

PARTICIPE Quer colaborar com o “Polos em pauta”? Encaminhe sua sugestão que nos encarregamos de divulgar as ações e notícias do seu polo. Escreva para: redes.virtual@unisul.br

@Unisul_Virtual

facebook.com/unisulvirtual


Polos em Pauta - 8ª edição - Junho/2013