Issuu on Google+


EDITORIAL Com esta edição tentámosfazer cob ertura aos melhores concertos deste mês, onde podemos contar com uma agenda de concertos muito variada. A começar no próximo mês irá começar o "boom" de concertos e festivais de Verão, por isso estejam atentos e não percam nada através da nossa revista. A CheckSound tem procurado reforçar toda a sua equipa, para melhorar ainda mais a qualidade de todo o nosso trabalho, se achas que tens o estofo necessário contácta-nos atráves do novo website.

FICHA TÉCNICA MAIO DE 2010 Proprietário: Rúben Viegas Director Geral: Rúben Viegas

Apelo a quem estiver interessado em fazer qualquer tipo de parceria connosco que o faça, porque só com a ajuda mútua de todos, podermos crescer e evoluir cada vez mais. Deixo-vos então com uma bela selecção de concertos que nos chegou através da nossa equipa de profissionais e com a ajuda das respectivas promotoras.

Director Editorial: Jorge Mestre

RÚBEN VIEGAS

Publicidade / Director Comercial: Vitor Luis Internet / Conteúdos Online: Jorge Mestre Rúben Viegas Editor Gráfico: Rúben Viegas Drmakete Fotografia: Rúben Viegas António Nascimento Ricardo Costa Mónica Moitas João Ribeiro Paulo Tavares Carina Martins Ivo Mendes André Henriques José Goulão Pedro De Castro João Cavaco Hugo Sousa Fotografia de Modelos: Vilma Costa Colaboradores: Jorge Mestre Terminal Studios Vitor Luís Telma Guerreiro Tiago Rodrigues Periodicidade: Mensal Registo na ERC nº 125369

WWW.CHECKSOUND.EU

ÍNDICE EDITORIAL HUMOR ORPHANED LAND LISA GERMANO TOKIO HOTEL DAVID FONSECA SEPULTURA BLOOD RED SHOES DESPISED ICON BLEEDING FROM WITHIN MOUTH OF THE ARCHITECT H2O NEY MATOGROSSO MÃO MORTA DESTAQUES FOTOBOOK: MISS PIGGY


3


ORPHANED LAND

01 de Abril Santiago Alquimista, Lisboa

4

Fotografia: Jo達o Cavaco


MAIO´2010

5


6


MAIO´2010

7


8


MAIO´2010

9


LISA GERMANO

09 de Abril

Fotografia: José Goulão

Centro Cultural de Belém, Lisboa

Texto: Graziela Costa

Depois da mudança de sala do concerto da Aula Magna para o CCB, o pequeno auditório foi sem dúvida uma escolha bem acertada. Repleto de gente e a começar à hora certa, o concerto apresentava-nos uma Lisa Germano super bem-disposta, apesar de afirmar não estar nos seis dias e um Phil Selway discreto como sempre. A acompanhá-los tínhamos David no violino e Sebastian no baixo e contra-baixo. Lisa dominou o concerto desde o inicio com músicas do seu novo disco ‘Magic Neighbour’ que contam histórias de vizinhos e às quais o público reage bem com ‘Miaus’ e afins provando que muitos já estiveram com a cantora e multi-instrumentista antes. Phil esteve a maioria do tempo discretamente atrás das percussões assumindo depois o protagonismo trocando a habitual bateria que o tornou conhecido nos Radiohead pela viola. Nesta sua nova faceta Selway revela-se um cantor em crescimento. Músicas como ‘Patriot Saint’, ‘Running Blind’ e ‘What goes around’ todas do seu novo álbum mostram que ainda existem muitas debilidades nas suas composições e na sua presença em palco como vocalista mas despertavam também curiosidade não fosse a dança de guitarras que acontecia sistematicamente. Trocando outra vez de posições Lisa Germano voltava a consumir toda a atenção da sala tocando desta vez ‘Magic Neighbour’ a canção que dá nome ao álbum, ‘Slide’ uma música que a própria afirmou nunca ter tocado ao vivo. Mas, foi sem dúvida ‘Electrified’ uma tocante balada sobre anjos, um dos melhores momentos da noite. Com o concerto a aproximar-se do fim voltava Selway com uma história sobre um rapaz mal comportado chamada ‘By Some Miracle’ e mesmo no final ‘For Reading Now’. A plateia aplaude de pé e até parece mal que os músicos não voltassem para tocar mais umas músicas. ‘All Eyes On You’ de Phil Selway e ‘Guilty’ de Lisa Germano acedendo a um pedido do público fecharam esta noite que mesmo com alguns percalços foi bastante intimista e especial.

10


MAIO´2010

LISA GERMANO E PHILIP SELWAY

11


LISA GERMANO E PHILIP SELWAY

12


MAIO´2010

13


14


MAIO´2010

LISA GERMANO E PHILIP SELWAY

15


TOKIO HOTEL

07 de Abril Pavilh찾o Atl창ntico, Lisboa

16

Fotografia: Ivo Mendes


MAIO´2010

17


18


MAIO´2010

19


20


MAIO´2010

21


22


MAIO´2010

23


DAVID FONSECA

09 de Abril Coliseu de Lisboa

24

Fotografia:Ivo Mendes


DAVID FONSECA

MAIO´2010

25


26


DAVID FONSECA

MAIO´2010

27


1陋 Parte - SEPULTURA

28

09 de Abril

Fotografia: Ant贸nio Nascimento

Cine-Teatro de Corroios

Texto: Telma Guerreiro


MAIO´2010

29


SEPULTURA

30

09 de Abril

Fotografia: Ant贸nio Nascimento

Cine-Teatro de Corroios

Texto: Telma Guerreiro


MAIO´2010

31


32


MAIO´2010

33


1ÂŞ Parte - BLOOD RED SHOES

34

09 de Abril

Fotografia: Paulo Tavares

Santiago Alquimista, Lisboa

Texto: Graziela Costa


The FOX

MAIO´2010

35


BLOOD RED SHOES

36

09 de Abril

Fotografia: Paulo Tavares

Santiago Alquimista, Lisboa

Texto: Graziela Costa


MAIO´2010

37


38


MAIO´2010

39


40


MAIO´2010

41


DESPISED ICON

14 de Abril MUSICBOX, Lisboa

42

Fotografia: Jo達o Cavaco


MAIO´2010

43


44


MAIO´2010

45


BLEEDING FROM WITHIN

20 de Abril Rev贸lver Bar, Cacilhas

46

Fotografia: Jo茫o Cavaco


MAIO´2010

47


48


MAIO´2010

49


1ª Parte - MOUTH OF THE ARCHITECT

21 de Abril

Fotografia: Ivo Mendes

MUSICBOX, Lisboa

Texto: Vitor Luis

RIDING PÂNICO 50


MAIO´2010

51


MOUTH OF THE ARCHITECT

21 de Abril

Fotografia: Ivo Mendes

MUSICBOX, Lisboa

Texto: Vitor Luis

MOUTH OF THE ARCHITECT

Apesar de um rigoroso cumprimento das horas anunciadas para inicio do espectáculo, aqui o vosso “representante” apenas conseguiu presenciar a ultima musica dos portugueses Riding Pânico, já com a presença de Quim Albergaria dos Vicious 5 como convidado na bateria. Um misto de pena e surpresa porque nem sequer sabia que eram eles que iam abrir (no site do musicbox apenas estava a banda principal) e por gostar bastante da banda em questão e haver a curiosidade para ouvir material novo a ser editado em breve, enfim, fica para uma próxima. Passando ao que realmente me levou ali, a estreia dos Norte Americanos Mouth of The Architect em território luso contou com um Musicbox bastante desfalcado, parecia quase um jogo de meio da tabela de um qualquer campeonato de Inatel. Pensar-se-á então, inevitavelmente, que “poucos mas bons”, infelizmente o ambiente também esteve longe de se poder usar o ditado, pouco agitamento, aplausos quanto baste, mas a verdade é que parecia faltar algum ingrediente á qualidade sonora da sala em si, factores suficientes para que o espectáculo apenas chegasse á fasquia do interessante. Três poderosos vocalistas, gritavam individualmente ou em grupo, acompanhados por guitarras explosivas que mostravam a razão pelo qual os Mouth of The Architect começavam a ter uma legião de fãs e um grau de reconhecimento acima da média. Embora muito do público estivesse presente pela nostalgia dos primeiros álbuns, a verdade é que também os mais recentes trabalhos, como o álbum “Quietly” e o recentíssimo EP “The Violence Beneath” alegraram Q.B. o já referido pouco público. Criminoso será não referir que a mistura de Metal e Doom em muitas alturas também nos fez curvar a cabeça repetidamente para a frente e para trás, mas a verdade é que no dia seguinte iria ser um dia igual aos outros, e que o dia 22 de Abril de 2010 foi apenas o dia em que fomos a mais um concerto.

52


MAIO´2010

53


MOUTH OF THE ARCHITECT

54


MAIO´2010

55


H2O

09 de Abril Santiago Alquimista, Lisboa

56

Fotografia: Ivo Mendes


MAIO´2010

57


58


MAIO´2010

59


60


MAIO´2010

61


62


MAIO´2010

63


NEY MATOGROSSO

29 de Abril

Fotografia: Jo達o Ribeiro

Coliseu do Porto

Ney Matogrosso

64


MAIO´2010

65


Ney Matogrosso

66


MAIO´2010

67


Mテグ MORTA

68

29 de Abril

Fotografia: Antテウnio Nascimento

Coliseu de Lisboa

Texto: Telma Guerreiro


MAIO´2010

Os Mão Morta vieram ao Coliseu de Lisboa celebrar 25 anos de carreira e promover o seu mais recente trabalho, “Pesadelo em Peluche” . Num concerto que durou perto de duas horas, os Mão Morta embrulharam o ontem com o hoje , e se o concerto começou com duas das primeiras músicas da carreira da banda, à terceira apareceu o recém-lançado Pesadelo em Peluche, com Teoria da Conspiração, iniciando assim a viagem ao mundo do hoje , só interrompida por “Tu Disseste” e Budapeste com o Coliseu em peso a gritar “As noites... “ Ouvimos ainda “O Seio Esquerdo de R.P”, “Como um Vampiro” (com a nossa versão na pessoa do Fernando Ribeiro, dos Moonspell) e o single Novelos da Paixão, e ainda “Penitentes Sofredores” ou “Fazer de Morto” ou os mais clássicos “Em Directo (para a Tvelevisão)”, “ Amesterdão”e “Cão da Morte”. Para o encore tivémos direito a“Tiago Capitão”o sempre memorável“1º de Novembro”e ainda“Charles Manson”. Tivémos assim uns Mão Morta na melhor forma dos últimos tempos que fizeram da noite uma sessão de todos os tempos e para todos os gostos.

69


70


MAIO´2010

71


ALINHAMENTO: 1. Oub’Lá 2. E Se Depois 3. Teoria da Conspiração 4. Penitentes Sofredores 5. Tu Disseste 6. O Seio Esquerdo de R.P. 7. Fazer de Morto 8. Como Um Vampiro 9. Budapeste (Sempre a Rock & Rollar) 10. Novelos de Paixão 11. Tardes de Inverno 12. Em Directo para a Televisão 13. Amesterdão (Have Big Fun) 14. Barcelona (Encontrei-a na Plaza Real) 15. Vamos Fugir 16. Cão da Morte 17. Anarquista Duval Encores 18. Tiago Capitão 19. Paisagens Mentais 20. 1º de Novembro 21. Quero Morder-te as Mãos 22. Velocidade Escaldante

72


MAIO´2010

73


74


MAIO´2010

75


ERYKAH BADU

NEW AMERYKAH PART TWO (RETURN OF THE ANKH) UNIVERSAL MOTOWN

soa a SOUL, R&B, FUNK para fãs de ALICIA KEYS, SADE, INDIA.ARIE

CODENAME: THE SHARKS! CODENAME: THE SHARKS! n/a

soa a POST-HARDCORE, PUNK, INDIE para fãs de HORSE THE BAND, THE BLOOD BROTHERS, BILLY TALENT

NAILS UNSILENT DEATH SIX FEET UNDER

soa a METAL, GRIND, HARDCORE para fãs de NASUM, NAPALM DEATH, PIG DESTROYER

SEEDS OF PAIN

BLINDFOLDED AND DOOMED COBRA X

soa a INDUSTRIAL, SLUDGE, SCREAMO, POST-ROCK para fãs de MY OWN PRIVATE ALASKA, NEUROSIS, CELESTE, KYLESA

MAD SIN BURN AND RISE PEOPLE LIKE YOU

soa a PUNK ROCK, PSYCHOBILLY para fãs de NEKROMANTIX, KOFFIN KATS, TIGER ARMY

MOSH BASTARD RECITAL

soa a METAL, HARD ROCK, STONER para fãs de FU MANCHU, CLUTCH, MISS LAVA

CANCER BATS

BEARS MAYORS SCRAPS AND BONES DISTORT

76

soa a SLUDGE, ROCK’N’ROLL, HARDCORE, CRUST para fãs de EVERYTIME I DIE, REFUSED, VISION OF DISORDER

AGAINST YOUR SOCIETY THE PATH OF AGES COBRA X

soa a HARDCORE para fãs de GO IT ALONE, BLUE MONDAY, LIGHTS OUT, DESPERATE MEASURES

UNVEIL / DEADVERSE SPLIT

n/a

soa a HARDCORE, PUNK, SCREAMO para fãs de UNBROKEN, MORNING AGAIN, STRIFE, TRIAL, HUSKER DU, JAWBREAKER AND REFUSED

ANTARCTIC ANTARCTIC HELLO SIR

soa a MATH-ROCK, ROCK INSTRUMENTAL para fãs de DON CABALLERO, RUSSIAN CIRCLES, IREPRESS

CYPRESS HILL RISE UP PRIORITY

soa a HIP-HOP, RAPCORE, ROCK para fãs de HED P.E., KOTTONMOUTH KINGS, BEASTIE BOYS

MARIA DE MEDEIROS

PENÍNSULAS & CONTINENTES UNIVERSAL

soa a JAZZ, BOSS NOVA, WORLD MUSIC para fãs de MARIA JOÃO & MÁRIO LAGINHA, A NAIFA, NORAH JONES

MURDER BY DEATH

GOOD MORNING MAGPIE VAGRANT

soa a FOLK, INDIE, ALTERNATIVO para fãs de THE BLACK HEART PROCESSION, NIKE CAVE, A WHISPER IN THE NOISE

BASS-OFF OHMÓNIMO INDEPENDENT

soa a ROCK, POST-ROCK, ALTERNATIVO para fãs de LINDA MARTINI, BYPASS, HANGING BY A NAME


MY OWN PRIVATE ALASKA AMEN I AM

soa a ROCK, ALTERNATIVO, GÓTICO para fãs de MARILYN MANSON, SILENCER, MONO

FALL APART THROUGH YOUR EYES COBRA X

soa a HARDCORE para fãs de THE FIRST STEP, BETRAYED, SEED OF PAIN

TEAMKILLER TEAMKILLER LET IT BURN / COBRA X

soa a HARDCORE, PUNK para fãs de CRO-MAGS, LEEWAY, MERAUDER

LIBERATOR STAND AND DELIVER PORK PIE

soa a SKA, REGGAE para fãs de MADNESS, THE DEAD 60’S, THE CLASH

L…BO ÄLMA MAJOR LABEL INDUSTRIES

soa a DOOM, DRONE, AMBIENTE para fãs de EARTH, NEUROSIS, SUNN O)))

PARWEEN

TRAITE POUR UNE NOUVELLE CROYANCE DE LEVENEMENT KAPRIEL

soa a SCREAM, HARDCORE para fãs de AUSSITÔT MORT, CELESTE, KIDCRASH

SEVENDUST

COLD DAY MEMORY 7 BROS. / ASYLUM

soa a METAL ALTERNATIVO, NU-METAL para fãs de DEFTONES, TAPROOT, MUDVAYNE, 36 CRAZYFISTS

HARVARD

MAIO´2010

THE INEVITABLE AND I ENJOY THE RIDE

soa a EMO, ROCK, INDIE para fãs de CIRCA SURVIVE, AS TALL AS LIONS, THE RISE OF SCIENCE

JUNIUS THE MARTYRDOM OF CATASTROPHIST MAKE MY DAY

soa a ROCK ALTERNATIVO, PROGRESSIVO para fãs de PORCUPINE TREE, RIVERSIDE, INTERPOL

STEPACIDE

LOVE & HONOUR n/a

soa a REGGAE, DUB, SKA para fãs de KUSSONDULOLA, FREDDY LOCKS, SOULS OF FIRE

CALLING ALL CARS HOLD, HOLD, FIRE SHOCK

soa a ROCK, HARD ROCK para fãs de FOO FIGHTERS, BIFFY CLYRO, HUNDRED REASONS

DIGIT ALL LOVE V

MYSTIC PRODUCTIONS

soa a ALTERNATIVO, TRIP-HOP para fãs de PRETTY GIRLS MAKE GRAVES, TRICKY, SNEAKER PIMPS, BJÖRK

SOMASTATE

THE PHYSICS DEMOS n/a

soa a METAL ALTERNATIVO, ROCK para fãs de DEFTONES, BLINDSIDE, STAIND, A PERFECT CIRCLE

…LGA

SAMURAI SKINPIN

soa a ROCK ALTERNATIVO, INDIE, ROCK para fãs de RADIOHEAD, NICK DRAKE, PONTOS NEGROS, EELS

77


KAYO DOT COYOTE HYDRA HEAD

MERCURY

para fãs de BORIS, MIKE PATTON, JOHN ZORN

soa a ROCK, INDUSTRIAL, ALTERNATIVO para fãs de BIZARRA LOCOMOTIVA, MUNDO CÃO, LINDA MARTINI, LULU BLIND

MORE THAN A THOUSAND

MOUTH OF THE ARCHITECT

soa a EXPERIMENTAL, AVANT-GARDE, PROGRESSIVO

VOL. 4: MAKE FRIENDS AND ENEMIES IPLAY

soa a METALCORE, EMOCORE para fãs de HASTE THE DAY, BEFORE THE TORN, BURDEN OF A DAY

DEFTONES DIAMOND EYES WARNER BROS / REPRISE

soa a ROCK ALTERNATIVO, NU-METAL para fãs de CHEVELLE, SEVENDUST, TAPROOT, P.O.D.

CHIPTOTS

LIGUEOSPIXELS CHEDER

soa a POST-HARDCORE, INDIE, ROCK para fãs de THE BLOOD BROTHERS, THURSDAY, EU SEREI A HIENA

KHOMA A FINAL STORM SELECTIVE NOTES / RAZZIA

THE VIOLENCE BENEATH TRANSLATION LOSS

soa a POST-DOOM, SLUDGE para fãs de CULT OF LUNA, ROSETTA, MINSK

DIE RISE OF THE ROTTEN UNIQUE LEADER

soa a DEATH METAL, GRIND para fãs de VADER, BEHEMOTH, NILE

LUFA-LUFA FOLEDAD TURBINA

soa a FOLCLORE, TRADICIONAL, ALTERNATIVO para fãs de DANÇAS OCULTAS, AT-TAMBUR, YANN TIERSEN

17ICOS LARGA A TARTE DE LIMÃO n/a

soa a POST-DOOM, ROCK PROGRESSIVO

soa a PUNK ROCK

para fãs de CALLISTO, THE OCEAN, ISIS

para fãs de PESTE & SIDA, ACROMANIACOS, TARA PERDIDA

EASYWAY

LAUDAMUS VITA RAGING PLANET

soa a ROCK, ALTERNATIVO para fãs de MILLENCOLIN, INCUBUS, THE STARVAN, GREEN DAY, CIVIC

PAINTED BLACK COLD COMFORT ETHEREAL SOUND WORKS

soa a METAL, DOOM, PROGRESSIVO

78

MÃO MORTA

PESADELO EM PELUCHE

para fãs de OPETH, MY DYING BRIDE, PARADISE LOST

CIRCA SURVIVE BLUE SKY NOISE ATLANTIC

soa a EMO, INDIE, ROCK para fãs de HARVARD, FLOOD OF RED, CLASSIC CASE

BLACKJACKERS HELD OPEN MAY CAUSE DELAY RAGING PLANET / RAISING LEGENDS

soa a ROCK’N’ROLL, GARAGE, PUNK para fãs de THE PARKINSONS, THE VICIOUS FIVE, THE JILLS


DALLAX

BIG PROUD PORK PIE

soa a SKA, PUNK ROCK para fãs de MAD CADDIES, CATCH 22, STREETLIGHT MANIFESTO

GENTLEMAN DIVERSITY UNIVERSAL

soa a REGGAE, DANCEHALL, R&B para fãs de PATRICE, UB40, DAMIAN MARLEY, MATISYAHU

THE DIXIE BOYS

MEAN MEAN GAL RAGING PLANET / RAISING LEGENDS

soa a ROCK’N’ROLL, ROCKABILLY para fãs de TÉDIO BOYS, REVEREND HORTON HEAT, THE CRAMPS

GODSMACK THE ORACLE UNIVERSAL

soa a ROCK, HARD ROCK para fãs de DISTURBED, DROWNING POOL, SEVENDUST

DEADLINE

BRING THE HOUSE DOWN PEOPLE LIKE YOU

soa a PUNK ROCK para fãs de THE DISTILLERS, THE CREEPSHOW, THE DONNAS

CEREBRAL PAIN ESPIRITOS n/a

soa a FOLCLORE, INSTRUMENTAL, TRADICIONAL para fãs de YANN TIERSEN, DANÇAS OCULTAS, GAITEIROS DE LISBOA, AT-TAMBUR

MINUS THE BEAR OMNI DANGERBIRD

soa a ROCK, INDIE, ALTERNATIVO para fãs de AS TALL AS LIONS, MUTEMATH, COPELAND

SECRET AND WHISPER

MAIO´2010

TEENAGE FANTASY TOOTH AND NAIL

soa a EMO, ROCK para fãs de CIRCA SURVIVE, TIDES OF MAN, COPELAND

ALBERT FISH

NEWS FROM THE FRONT RAGING PLANET

soa a PUNK ROCK para fãs de DECRETO 77, ANTI-FLAG, GOOD RIDDANCE, RANCID

THE OCEAN HELIOCENTRIC METAL BLADE

soa a POST-DOOM, METAL, PROGRESSIVO para fãs de ISIS, CULT OF LUNA, KING CRIMSON

FREDDY LOCKS

SEEK YOUR TRUTH VACHIER ASSOCIADOS

soa a REGGAE, DUB para fãs de PHILHARMONIC WEED, SOULS OF FIRE, ONE LOVE FAMILY

A HOPE FOR HOME REALIS FACEDOWN

soa a HARDCORE, POST-HARDCORE, METALCORE para fãs de NORMA JEAN, THE BLED, POISON THE WELL

CARLOS BARRETTO LABIRINTOS

CLEAN FEED

soa a JAZZ, INSTRUMENTAL para fãs de TGB, ANTÓNIO PINHO VARGAS, CARLOS MARTINS

CARLOS BICA

MATERIA PRIMA CLEAN FEED

soa a JAZZ, INSTRUMENTAL para fãs de LAURENT FILIPE, MÁRIO LAGINHA, BERNARDO SASSETTI

79


Modelo, Maquilhagem e Cabelo: Miss Piggy Sapatos: Montra Antiga Adereços: Pedro Secca Fotografia e Edição: Vilma Costa 80


MAIO´2010

FOTOBOOK

81


82


MAIO´2010

83


84


MAIO´2010

85


86


MAIO´2010

87


88


MAIO´2010

89



Revista CheckSound - Maio de 2010