Issuu on Google+


índice Rio de janeiro Editorial 07

Apresentação: Caco Borges 09 Ademi 10 CasaShopping 11 Patrimóvel 12 Casa Cor 13

Seções:

Automação, áudio e vídeo 16 Climatização 20 Cozinhas e acessórios

24

Fitness

26

Iluminação

28

Móveis e objetos 38 Móveis planejados 50 Objetos e utilitários 60 Pisos e revestimentos 62 Portas, janelas e envidraçados

72

Tapetes, cortinas e tecidos 74 CasaShopping 85 Arquitetos e designers de interiores

125

Paisagismo

203

Serviços

213


Editorial

AD +

Chegamos a mais uma edição do Anuário A+D Rio de Janeiro. Este ano, em especial, temos muito o que comemorar. Além do mercado aquecido por inúmeros lançamentos, uma constante que já nos acompanha há algum tempo, 2010 marcou a conquista de muitos outros momentos. A escolha do Rio como sede olímpica de 2016 e da Copa de 2014 vão agitar o nosso segmento. Afinal, para acompanhar tantos eventos mundiais importantes e receber com qualidade um enorme número de turistas que vão estar na cidade, muitos novos empreendimentos serão lançados. Mas as conquistas de 2010 não param por aí. Tivemos o retrofit do Theatro Municipal, um marco da arquitetura nacional; as obras no porto estão saindo, finalmente, do papel e o Museu da Imagem e Som, em Copacabana, já está com as obras em andamento. Ou seja, um ano de extrema importância para todos do mercado de arquitetura, decoração e construção. E este Anuário A+D chega para pontuar este momento. Aqui, você vai encontrar profissionais e empresas que que se destacam neste segmento tão criativo e inovador e escolher o que melhor se adequa aos seus projetos. Boa leitura.

expediente Anuário de Arquitetura e Decoração do Rio de Janeiro 2010/2011 • Produção: Target Bang Editora Ltda • Direção Executiva: Marcus Guimarães • Administrativo: Claudio Tavares - (21) 2257-1961 • Comercial: (21) 2255-4308 • Marketing: Alekssandra Fanzeres • Arte: Ruth Pimentel / Aline Miyahira • Redação: Samantha Schmitz / Alessandra Ceroy / Mariana Tavares - (21) 2236-2050 • Fotolitos e Impressão: Gráfica Universal • Acabamento: H&D Finishing • Tiragem: 10.000 • Preço sugerido R$ 32,00. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida, eletronicamente ou mecanicamente, sem autorização. Os textos publicados são de inteira responsabilidade dos profissionais e empresas anunciantes.

7


Apresentação

Nosso mercado é um grande negócio. No Rio, trabalhamos de uma maneira especial. Aqui, são verificadas fortes influências naturais. O mar e as montanhas; o clima e sua variação durante o ano e o jeito de ser do carioca favorecem o nascimento de profissionais muito criativos. Somos o segundo maior mercado do País. E, pelas características já citadas, orquestramos de maneira sem igual a arquitetura do que é criado no Brasil. Percebemos uma movimentação muito grande na área, especialmente nos últimos meses. O Theatro Municipal é um projeto que está destacando a cidade – e nossa arquitetura – para todo o mundo. Existe também o planejamento para a revitalização da Zona Portuária, para transformá-la em área cultural, comercial e, quem sabe, residencial. Há, ainda, o Museu da Imagem e do Som, na Avenida Atlântica. Além disso, a expansão imobiliária de toda a cidade – especialmente a Zona Oeste, onde muitos empreendimentos estão acontecendo - está mexendo com o segmento. E é por isso que acredito na importância de uma publicação como esta. O cliente existe e está sempre em busca de profissionais qualificados. Aqui, arquitetos, decoradores, paisagistas, empresas do setor e prestadores de serviços podem mostrar um pouco do seu trabalho para seu público-alvo e, com certeza, futuros clientes.

Caco Borges Arquiteto e designer de interiores

9


O Rio sonhando alto Os cariocas têm motivos de sobra para ver o futuro com otimismo, principalmente depois que a cidade maravilhosa foi escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016. Essa conquista é um grande marco para o Rio de Janeiro, e precisa ser explorada da melhor maneira possível, de modo que áreas ainda em desenvolvimento da cidade sejam também beneficiadas. A principal delas é, sem dúvida, a Zona Portuária. Tem uma localização excepcional e é a última zona urbana da cidade que ainda pode ser explorada. É perto da futura estação do trem-bala, da rodoviária, tem uma vista bacana, e tem uma área grande para fazer uma implantação urbanística bonita. O projeto Porto Maravilha trará renovação a lugares emblemáticos como a Praça e o Píer Mauá. Será um local de passeio, além de um novo pólo turístico, com pontos culturais, projetos arquitetônicos ousados como o AquaRio ou o Museu do Amanhã. O Porto representa a porta de entrada do Rio de Janeiro e será um motivo de orgulho para todos os cariocas. Em primeira linha para enfrentar esses grandes desafios, o mercado imobiliário também está se abrindo para novos rumos, atingindo um público cada vez maior. A ajuda do governo às famílias que querem sair do aluguel com o programa Minha Casa Minha Vida ainda foi reforçada pelo surgimento de novas alternativas de crédito imobiliário. O mais importante nessa democratização do mercado imobiliário é que as construtoras continuam mantendo altos padrões de qualidade em todos seus empreendimentos, tanto em áreas nobres quanto nos bairros mais populares. Os lançamentos que se enquadram no programa Minha Casa Minha Vida oferecem áreas de lazer completas que não perdem para os condomínios mais luxuosos da Barra da Tijuca. Os projetos arquitetônicos também representam um novo desafio: as empresas do mercado estão aprendendo a construir bem, bonito e barato. E, para isso, arquitetos e paisagistas esbanjam criatividade para criar ambientes atraentes que possam realizar o sonho de todos os cariocas.

10

Rogério Chor Presidente


Anuário RJ