Ruminantes 33

Page 44

ALIMENTAÇÃO

TOTAL DAIRY AZORES 2.0

“O CAMINHO FAZ-SE CAMINHANDO”

N

a sequência do convite efetuado em 2018, a Ruminantes voltou aos Açores para acompanhar o Total Dairy Azores 2.0. Ao contrário da edição do ano anterior, o evento deste ano decorreu dentro de portas, e teve como convidado Gonzalo Gonzalez Mateos, professor de Ciência Animal na Universidade Complutense de Madrid. O Professor teve a seu cargo duas apresentações, “Características, valor nutricional e qualidade das matériasprimas proteicas” e “Fatores económicos e nutricionais implicados na escolha de matérias- primas para o fabrico de alimentos compostos”. A Zinpro é a única empresa no mundo dedicada exclusivamente ao fabrico de minerais orgânicos, e com este Total Dairy Azores 2.0, continua a traçar o seu caminho em direção ao conhecimento mais profundo das vacas leiteiras de alta produção.

O que aprendemos com o Professor Gonzalo? Que muitas vezes vamos resolver problemas que não existem, que o nome de um ingrediente não indica a sua qualidade, que o rúmen é o mais especial dos órgãos, que as vacas precisam de tempo para se adaptarem a novas fórmulas, que são avessas à mudança, e, mais importante, que todas as matérias-primas são boas, se conhecermos correctamente a sua origem e as suas características. Gonzalo Gonzalez Mateo fez uma verdadeira revisão da matéria dada, falou de

44

ruminantes abril . maio . junho 2019

Luis Veiga e Gonzalo Mateos.

ingredientes e de nutrientes; proteína, fontes, derivados e utilização da soja, oleaginosas, polpas, DDGS e até na utilização de larvas de insectos como fonte de proteína. Após o intervalo, para a segunda parte da aula, a principal ideia transmitida foi a importância de o chefe de compras e o nutricionista partilharem a mesma filosofia e de compreenderam que estão do mesmo “lado da barricada”. Têm de trabalhar em simbiose. Coordenar a logística, o preço, e os nutrientes, não é fácil, portanto é preciso encontrar um compromisso entre entre os dois intervenientes. Mais uma vez o Prof. salientou que a qualidade de uma matéria-prima não está explicita no nome, que por vezes o barato sai caro e daí a importância do departamento de controlo de qualidade. A apresentação do Eng.º. Luís da

Veiga realçou que tudo o que fazemos, bem ou mal, vê-se nas patas, sistema hemodinâmico e extremamente vulnerável nas vacas de leite. Falou-nos dos fatores de risco para a saúde da pata e das estratégias nutricionais para combater os problemas das patas dos bovinos. A este propósito, estabeleceu a ponte com o Total Dairy Azores 1.0 e com alguns pontos referidos pelo Dr. Arturo Gomez, por ex., medidas para o recorte funcional, espaço/animal nas instalações, tipo de piso e que o período de transição é o ideal para solucionar problemas de coxeiras. As provas de avaliação serão prestadas por todos os presentes nesta aula, enquanto técnicos ou proprietários, junto das vacas e com as vacas. Ficamos (impacientemente) à espera do Total Dairy Azores 3.0.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.