Ruminantes 33

Page 20

ALIMENTAÇÃO

O EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM METIONINA OU LISINA PROTEGIDAS

EM OVELHAS EM PRODUÇÃO DE LEITE As proteínas, e em particular o seu perfil de aminoácidos, são um dos fatores cruciais para a produção de leite em ruminantes com elevado perfil genético.

TEXTO JAVIER LOPEZ, TECHNICAL SALES MANAGER RUMINANTES KEMIN EM ESPANHA E PORTUGAL

N

a prática, durante o período do periparto, a proteína microbiana e a proteína da dieta são insuficientes para colmatar as necessidades de aminoácidos essenciais e consequentemente alcançar uma ótima performance. A deficiência em aminoácidos limitantes como a metionina (Met) e a lisina (Lis), pode ser prevenida pela suplementação da dieta com formas estáveis que não sejam degradadas no rúmen. Para além do efeito positivo na produção de leite, os aminoácidos protegidos da ação ruminal podem também melhorar outros aspetos funcionais dos animais. Relativamente ao seu impacto no metabolismo dos lípidos, dados recentes sugerem que estes aminoácidos limitantes têm uma ação antioxidante. O objetivo do presente estudo foi determinar o efeito da suplementação com metionina (MetaSmartR Dry) ou lisina (LysiGEM™) protegidas na ação ruminal, na performance e status oxidativo de ovelhas em produção de leite, de acordo com o programa de aminoácidos Kemin.

20

ruminantes abril . maio . junho 2019

MATERIAL E MÉTODOS Quarenta e oito ovelhas de raça pura Chios, entre os três e quatro anos de idade, com uma média de 50± 4 dias em lactação e 2,6±0,2 kg de produção de leite diária, foram distribuídas em quatro grupos homogéneos (n=12). Os grupos foram equilibrados pela produção leiteira diária, peso corporal e idade, e mantidos estabulados durante o período experimental que durou 70 dias. As ovelhas foram alimentadas com uma dieta base (BD) à base de forragem de luzerna, palha de trigo e concentrado (grão de milho, farelo de trigo, farelo de soja, farelo de girassol e minerais e vitaminas). O grupo de controlo (Control) recebeu a dieta BD sem aminoácidos rúmen-protegidos, enquanto os outros grupos foram suplementados com MetaSmartR Dry (MS), com LysiGEM™ (LG) e com uma combinação de ambos (MS+LG) (Tabela 1). O perfil nutricional de aminoácidos para os diferentes grupos experimentais foi estabelecido de forma a alcançar 2,40 % MetDI (% PDI) no grupo MS, 7,40 % LysDI (% PDI) no grupo LG, e um rácio de 3,09 de Lisina: Metionina no grupo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.