Ruminantes 17

Page 11

reportagem

A adesão dos produtores a este programa é, na opinião de Eduardo Vasconcelos, “um processo exigente”, mas alcançável. A ideia, como disse, é que vá havendo uma evolução permanente dos produtores até ao nível máximo que corresponderá ao de “produtor de leite de vacas felizes”. As etapas deste processo, que será sempre feito em conjunto com a multinacional para que o produtor saiba os aspetos que tem que ir melhorando, resumem-se em três níveis: • BASE – cumpre um mínimo de boas práticas; • RESPONSÁVEL - cumpre um mínimo de 60% de boas práticas e 60% dos requisitos; • LEITE DE VACAS FELIZES - cumpre um mínimo de 90% de boas práticas e 100% dos requisitos.

positiva, da maioria dos outros lugares do mundo. Um lugar onde, como disse, “as vacas vivem ao ar livre, comem erva fresca como devem, vivem sem stress, livres em comunidade,... uma fotografia que não existe nos outros países da europa, aqui temos vacas livres que pastam forragens de alta qualidade”. A superioridade da matéria-prima será no futuro atestada pelo selo de qualidade “Leite de vacas felizes” com que a Bel comercializará os seus produtos, queijo, manteiga e leite UHT. “Quantos mais formos, mais força terá a marca Açores”, referiu Eduardo Vasconcelos, diretor de Aprovisionamento e Recolha de Leite da Bel. “O Programa Leite de Vacas Felizes é um caminho a ser trilhado pela Bel e por todos os operadores que queiram adotar estas regras de produção.” Este responsável insistiu na criação de valor através da diferenciação dos produtos, e explicou os pilares fundamentais em que assenta o Programa — a pastagem, o bem-estar animal, a qualidade e segurança alimentar, a produção sustentável e a eficiência —, que seguidamente explicou.

Pilares fundamentais do Programa A pastagem

imagem 1 Ana Cláudia Sá, diretora geral da Bel.

marca Terra Nostra rigorosos critérios de qualidade e rastreabilidade, para obter um leite puro e rico. A recolha é assegurada todas as 24 horas, a rastreabilidade vai do produtor ao consumidor, e critérios de qualidade do leite (microbiológicos) mais rigorosos que a legislação.

A produção sustentável

Defendemos as propriedades nutricionais do leite baseadas numa alimentação natural, à base de erva fresca. A pastagem é uma fonte viva de nutrientes, é garantia de um leite mais puro a saudável e como requisito está a permanência de 80% das horas diurnas das “vacas felizes” no pasto.

Salvaguardar os belos recursos naturais dos Açores para as próximas gerações. É fomentada e incentivada a utilização de fontes renováveis, de uma correta utilização dos solos e é exigida uma proteção dos recursos hídricos e a eliminação de modo adequado de resíduos na exploração.

O Bem-estar animal

A eficiência

O ar livre é o habitat natural das vacas, que devem receber todos os cuidados ao seu bem-estar, saúde e higiene. Têm que ter controlos veterinários regulares. “As nossas vacas têm que ser felizes”.

A qualidade e segurança alimentar Compromisso total com os mais

Com mais de 60 anos de história, a marca Terra Nostra simboliza os Açores, a terra que a viu nascer e possui uma oferta composta por queijo, leite e manteiga. Em queijo, Terra Nostra tem uma oferta alargada de queijo flamengo, com bola, barra, fatias e ralado, sendo uma das marcas líderes do mercado total de queijo. Tem também presente no seu portfólio leite UHT, estando presente com as principais variedades: meio gordo, magro e gordo . Já recentemente, a marca lançou também manteiga, garantindo presença numa nova categoria de laticínios.

Defesa do apoio à produtividade e eficiência dos nossos produtores como meio de garantir a sustentabilidade económica das explorações parceiras. É incentivada a modernização, por exemplo com sistemas informáticos adequados, é fornecido suporte técnico e conhecimento através de uma equipa técnica 100% dedicada ao programa.

ruminantes abril . maio . junho 2015 11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.