Page 1

Guia SCORM

Rui Ramalho


O que é o SCORM ?

Ao contrário de que por vezes é difundido, o SCORM não é só uma norma, mas antes um modelo de referência com o objectivo de servir como base para standards. Neste momento, devido à sua utilização, é reconhecido como um “standard de facto” no que respeita a conteúdos para e-Learning


O que significa SCORM ?

SCORM é o acrónimo de Sharable Content Object Reference Model. O modelo SCORM teve origem no Departamento da Defesa Norte-Americano para uniformizar a “troca, a gestão, a reutilização e o tracking dos conteúdos e das tecnologias de aprendizagem, independentemente da sua origem e aplicação”.


Modelos SCORM

Três secções a que se chamam livros:

CAM – Content Aggregation Model

SN – Sequencing and Navigation

RTE – Run Time Environment.


Esquema


SCOs (Sharable Content Objects) são pequenas

SCOs

unidades de aprendizagem que pautam por serem “individuais, electrónicas e que podem ser combinadas” entre si para criar uma linha evolutiva de transmissão de conhecimentos, por vezes também denominadas de Objectos de Aprendizagem (AO) ou Learning Objects (LO).


Para que serve o SCORM ?

Tem como objectivo principal padronizar o modo como os conteúdos se relacionam com os sistemas que os suportam.

Organização de conteúdos; Reutilização; Migração e Portabilidade; Standardização e Versatilidade.


Vantagens em utilizar o SCORM

A

ADL

(Advanced

Distributed

Learning,

entidade responsável pelo modelo SCORM) afirma que um dos principais benefícios será a reutilização dos conteúdos. Ainda assim, a portabilidade será sem dúvida uma

mais-valia

nesta

modalidade

da

educação, especificamente, ao abrir portas a vários ambientes virtuais.


Conteúdos SCORM


Conteúdos SCORM


Construir conteĂşdos em SCORM


Construir conteúdos em SCORM

Usabilidade, acessibilidade, formatos; Ferramentas de produção de conteúdos; Ferramentas de Authoring; Ferramentas de produção de conteúdos com integração de SCORM; Ferramentas de Authoring&Packaging.


Transformar conteúdos em SCORM

Editores SCORM – RELOAD e EXE; LMS.


Utilizar conteúdos em SCORM

Existem várias formas para fazer a disponibilização dos conteúdos SCORM, pode-se utilizar plataformas LMS, repositórios digitais ou bibliotecas digitais. A utilização de repositórios digitais ou bibliotecas digitais permite dar a conhecer a um vasto público os conteúdos que produziu. A utilização de uma plataforma LMS poderá limitar o acesso apenas aos utilizadores que estiverem registados.


Links

Scorm  

Objectos de Aprendizagem

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you