Page 1

Quinta-feira, 01.12.2016 | € 1,00

PUB

Quinzenário | Ano II | Nº 38 | Diretor: Rui Pires Santos

Gestão financeira da Câmara considerada a melhor do Algarve Autarquia também lidera a nível nacional os municípios de média dimensão, de acordo com análise da Ordem dos Contabilistas Certificados. PÁG. 3

ANIMAÇÃO Camelos trazem Reis Magos até à Feira de Natal PÁG. 6 FERRAGUDO ArteNata exibe produtos regionais PÁG. 16 ILUMINAÇÃO Decorações festivas ligadas a 8 de dezembro PÁG. 3 JUVENTUDE ‘Game Day’ no Auditório Municipal PÁG. 3 GASTRONOMIA Boa aceitação prolonga Festival da Batata-doce PÁG. 9 ANDEBOL LAC recebe Benfica para a Taça de Portugal PÁG. 16

Bicicletas elétricas colocam Lagoa na vanguarda A partir de janeiro, turistas e residentes têm uma forma simples de conhecer o concelho. Ideia pioneira em Portugal. PÁG. 4 e 5

Quando os bolos são peças de arte Ana Remígio alcançou cinco medalhas de ouro e uma de prata em famoso evento mundial de ‘cake design’. PÁG. 8 e 9 PUB

Rua Coronel Figueiredo, 8400-306 Lagoa E: geral@lagoabusinesscenter.com | Telf: 282 353 555 | Tlm: 967 239 048 ARRENDAMENTO DE ESCRITÓRIOS | COWORKING | SALA REUNIÕES


Quinta-feira, 01.12.2016

2

// Página Dois

EDITORIAL

PUB

Lagoa pioneira nas bicicletas elétricas A proposta do Sistema de Bicicletas Elétricas de Lagoa surgiu de um cidadão, na sequência do Orçamento Participativo, mas já estava no plano de mobilidade sustentável da Câmara Municipal. Ainda assim, não fosse a iniciativa deste munícipe, talvez o projeto não concretizasse tão cedo. É uma ideia meritória, pioneira em Portugal, e pouco valorizada agora pela maioria, mas devidamente compreendida por todos aqueles que têm visão e perspetivam um futuro ambientalmente mais saudável. As bicicletas elétricas podem vir a ser um dos meios de transporte do amanhã. Não são poluentes, não exigem muito esforço e são bastante práticas para pequenas deslocações ou passeios. Não se destinam só a turistas e estão disponíveis, a partir de janeiro, para todos os residentes do concelho de Lagoa. Gradualmente, o futuro irá mostrar a importância e o peso que este meio de transporte poderá ter na nossa sociedade. E este representa mais um passo da Câmara de Lagoa rumo à modernidade e ao progresso. Com o Natal a chegar, são muitas as iniciativas preparadas por diferentes entidades para proporcionar uma quadra mágica aos mais pequenos e transmitir o espírito solidário e natalício aos mais graúdos. Começa já este fimde-semana, em Ferragudo, a ArteNata, evento com muita animação festiva e uma montra de produtos regionais. No dia 8 de dezembro tem início a Feira de Natal de Lagoa, que apresenta também muitos espetáculos para a pequenada, a ‘Aldeia Presépio Vivo’ e uma diversidade de artigos tradicionais. As ‘Estátuas Vivas de Natal’, o espetáculo da Orquestra de Jazz do Algarve com o tenor Carlos Guilherme – ‘Lyrical White Christmas Medley’ –, o musical para a família ‘Volta ao mundo em 40m’, do quarteto Vintage & Luís Arrigo, bem como o concerto ‘An Evening with Sinatra’, prometem transmitir o espírito natalício aos lagoenses. Entretanto, a festa de fim-de-ano que o Município de Lagoa organiza pelo terceiro ano consecutivo – o ‘Arade Music Fest’ – está praticamente com a lotação esgotada. Apesar da subida de preço, dos 35 para os 50 euros, em relação ao ano passado, muitos lagoenses e pessoas de concelhos vizinhos já não dispensam a passagem de ano no Centro de Congressos do Arade.

Rui Pires Santos PUB


Quinta-feira, 01.12.2016

Abertura //

DECORAÇÃO RUAS DE LAGOA E ENTRADAS DAS FREGUESIAS

16 e 17 de dezembro

Iluminação natalícia ligada a 8 de dezembro

Estátuas de Natal estão a chegar

CM LAGOA

Autarquia investe cerca de 45 mil euros.

3

A cidade de Lagoa vai receber, a 16 e 17 de dezembro, a segunda edição das ‘Estátuas Vivas de Natal’ na Rua 25 de Abril e no Largo 5 de Outubro, evento que no ano passado foi uma das grandes atrações das comemorações natalícias. Cerca de uma dezena de artistas vai encarnar personagens baseadas num ambiente românticio, barroco, religioso, histórico e de natureza, numa mostra de performances de imobilidade expressiva, que promoverá a interação e cumplicidade com o público.

Patrocínio de equipamentos

Hotel apoia miúdos do GD Lagoa

Rui Pires Santos

A

s iluminações de Natal serão ligadas no concelho a 8 de dezembro e vão abranger todas as freguesias, num investimento de cerca de 45 mil euros por parte da Câmara Municipal. As decorações estarão ligadas até 8 de janeiro e prometem trazer a Lagoa o ambiente natalício e dar uma outra cor às artérias da cidade e entradas das principais localidades. Na sede do concelho, o destaque vai para a Rua 25 de Abril e o Jardim 5 de Outubro, bem como para as entradas de Lagoa e algumas rotundas, nomeadamente em frente ao parque municipal onde se realiza a FATACIL, no acesso a Carvoeiro e a norte da cidade. O largo da Câmara, as Piscinas Municipais, o Parque Edifício das Águas e a rua na qual se situa o quartel da GNR serão outros locais com decoração natalícia. Nas freguesias, o depósito de água de Porches e a rotunda da EN125 desta localidade terão também direito aos efeitos da época.

Ao longo da presente época desportiva, o Lagoa Hotel patrocina os equipamentos dos infantis B e dos benjamins A do Grupo Desportivo de Lagoa, proporcionando igualmente aos cerca de 30 pequenos atletas refeições temáticas, como a que irá ter lugar a partir das 13h00 de 17 de dezembro, para comemoração do Natal. Esta é mais uma iniciativa do Lagoa Hotel que visa apoiar a comunidade e manter laços de proximidade com a cidade onde está localizado.

No Auditório Municipal

‘Game Day’ a 10 e 11 de dezembro

A Rua 25 de Abril será uma das artérias com motivos natalícios O Largo de Carvoeiro, a entrada de Ferragudo e o Largo Rainha D. Leonor, além da entrada de Estômbar, o Largo da Mexilhoeira da Carregação, da rotunda desta localidade e das rotundas junto à Staples e ao Bairro CHE Lagoense, no Parchal, terão instaladas iluminações festivas. Fonte da autarquia afirmou ao

Lagoa Informa que a Câmara “prefere dar menos ênfase ao investimento em iluminações, de forma a permitir que nesta época de solidariedade seja transferida uma verba maior para apoio às famílias, através da oferta de cabazes de Natal aos mais carenciados, de forma a terem uma quadra natalícia mais condigna.”

Segundo análise da Ordem dos Contabilistas Certificados

Contas da Câmara de Lagoa são exemplo no Algarve e no país D.R.

A Câmara de Lagoa voltou, pelo segundo ano consecutivo, a ver reconhecida a sua gestão financeira, agora na sequência de uma análise da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), que avaliou os 308

municípios portugueses para perceber quais os que fazem melhor gestão das contas públicas. Lagoa lidera no Algarve como a autarquia com melhor eficiência neste âmbito, segundo o ‘ranking’ do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. A nível nacional, Sintra, Lagoa e Santa Cruz das Flores são as três melhores. Sintra surge em lugar de destaque entre as autarquias de grande dimensão, com 1546 pontos no ‘ranking’, à frente do Porto (1247) e Vila Franca de Xira (1225), que fecham o pódio.

Nas câmaras de média dimensão, Lagoa aparece em primeiro lugar com 1803 pontos e fica 191 pontos acima da Marinha Grande (1612) e 425 do município de Albufeira (1378). Refira-se que para o ‘ranking’ global da OCC, todos os 308 municípios portugueses são submetidos a uma série de avaliações em diferentes indicadores financeiros como ‘Índice de Dívida’, ‘Grau de Execução de Despesa’, ‘Índice de Liquidez’, ‘Índice de Impostos’, ‘Prazo Médio de Pagamentos’ e ‘Passivo por Habitante’.

O ‘Game Day’ volta a realizar-se neste ano em Lagoa, desta feita nos dias 10 e 11 dezembro, entre as 10h00 e as 19h00, no Auditório Municipal. Com mais de 20 máquinas disponíveis, nesta iniciativa todos os visitantes podem usufruir da interatividade das consolas Nintendo, da tecnologia ‘Next Generation’ da Xbox One e Kinect e da sempre dinâmica Playstation, testando a sua destreza ao volante dos simuladores de corridas. Este é um programa para todas as gerações que promove a competição, o espírito de equipa e o convívio.

Inscrições abertas

Academia de Férias para crianças Os Serviços Sociais, Culturais e Desportivos dos Trabalhadores da Câmara de Lagoa (SSCDT) promovem de 19 de dezembro a 2 de janeiro a Academia de Férias Phineas e Ferb, destinada a crianças entre os 5 e os 14 anos. Durante aquele período das férias natalícias, os jovens poderão participar, entre as 9h00 e as 18h00, a atividades desportivas e experimentais, visitas temáticas, culinária, artes manuais e cinema, com o custo de 85 euros para não sócios e 80 euros para sócios daquela entidade, com direito a almoço. As inscrições para esta iniciativa podem ser feitas ao preço de 5 euros para não sócios e 3 euros para sócios, na secretaria dos SSCDT, pelo telefone 282 381 106 ou email espaco.ludico15@gmail.com.

‘Arade Music Fest’

Fim de ano quase esgotado A festa de fim de ano do Município de Lagoa, o Arade Music Fest, tem lotação praticamente esgotada. Agendada para 31 de dezembro, a partir das 21h00, no Centro Congressos do Arade, à hora do fecho desta edição estavam vendidos quase todos os lugares, restando apenas alguns dispersos por algumas mesas. Além de jantar de gala, esta noite de passagem de ano conta com música do Allegro Duet, dos Daddy Jack e Le DJ Solitaire e fogo de artifício, com animação madrugada fora.


Quinta-feira, 01.12.2016

4

// Sociedade

INOVAÇÃO AUTARQUIA INVESTIU 65 MIL EUROS EM PARCERIA COM EMPRESA PRIVADA

Concelho de Lagoa é pioneiro a nível nacional nas bicicletas públicas elétricas Quase sem esforço, turistas e residentes podem, a partir de janeiro, conhecer melhor esta zona do Algarve num agradável passeio. Mais uma aposta rumo à modernidade e mobilidade sustentável. NÚMEROS 65 mil euros Provenientes do Orçamento Participativo 2014 de Lagoa.

60 mil euros Investimento direto da empresa Wegoshare.

20 Bicicletas elétricas

3 Estações (Carvoeiro, Ferragudo e Sra. da Rocha)

30 Docas de carregamento automático Francisco Martins experimentou uma das bicicletas Texto: Rui Pires Santos Fotos: Kátia Viola

I

magine uma bicicleta que lhe permite conhecer e percorrer o concelho de Lagoa quase sem esforço. Tem pedais, mas não obriga a praticamente nenhum esforço físico, pois conta com uma bateria elétrica que possibilita pedalar com toda a comodidade e, assim, as subidas tornam-se numa estrada plana. O sistema de bicicletas públicas de Lagoa foi apresentado no

passado dia 24 de novembro, depois de uma proposta que surgiu no Orçamento Participativo (OP) e que agora é colocada em prática, podendo ser utilizadas a partir de janeiro próximo. É inovador por ser o primeiro sistema de ‘smartbikes’ elétricas em Portugal e um dos primeiros na Europa. São 20 as bicicletas que vão estar em três estações, localizadas na Sra. da Rocha, em Carvoeiro e em Ferragudo. Aí podem ser alugadas, sendo que os residentes no concelho de Lagoa têm estatuto especial,

Alguns lagoenses deslocaram-se entre Carvoeiro e Estômbar beneficiando de preços mais acessíveis. Na inauguração da estação de Carvoeiro, o cidadão lagoense Luís Cortes, residente em Ferragudo, proponente deste projeto no OP, estava satisfeito por ver a ideia no terreno, num investimento de 65 mil euros por parte da autarquia. “É uma alegria enorme ver este projeto concretizado e ter Lagoa a par do que se faz na Europa neste capítulo. Trata-se de um passo importante, bom para os turistas e também para os residentes, pois

Bicicletas elétricas são um passo rumo à mobilidade sustentável e um exemplo a nível nacional houve a preocupação de ter um preço mais baixo para as pessoas de cá”, referiu ao Lagoa Informa, acrescentando: “Somos pioneiros no Algarve e no país.”

Os preços Os moradores de Lagoa terão aces-

900 mil euros para cidadãos O Município de Lagoa já investiu 900 mil euros em 18 obras nas três edições do Orçamento Participativo (2014, 2015 e 2016). Alguns projetos ainda não estão no terreno por questões burocráticas, mas até ao momento já foi possível colocar em prática todas as propostas de 2014, faltando algumas de 2015. Ciclovias, pavimentação de diversas artérias, ginásios de rua e pequenas requalificações têm sido as principais ideias apresentadas pela população. As obras do OP 2016 arrancam no próximo ano. Luís Cortes, o proponente do projeto na sequência do OP

so a subscrições semestrais ou anuais, que permitem o uso ilimitado das bicicletas. Estas assinaturas têm um preço especial, desde 9 euros por mês. Já os turistas ou outros visitantes terão acesso a um ‘passe’ que pode ir de um dia a um mês, com preços desde 18 euros/ dia. Estarão ainda disponíveis alugueres por hora, com preços desde 5 euros/hora. A partir de janeiro, “a rede estará totalmente em funcionamento, mas durante os primeiros dois meses do próximo ano ficará apenas disponível para ser utilizada pelos residentes no concelho”, revelou Daniel Ferreira, diretor geral da Wegoshare, empresa que vai gerir o sistema de bicicletas públicas. “Em março, estará aberto a todos, residentes e visitantes, e pre-


Quinta-feira, 01.12.2016

Sociedade //

5

CM LAGOA

As biciletas elétricas têm autonomia suficiente para fazer o percurso entre as estações parada para a enchente turística da Páscoa”, sublinhou.

Francisco Martins defende OP Satisfeito com a concretização desta ideia, estava o presidente da Câmara local, Francisco Martins, que ao Lagoa Informa defendeu o Orçamento Participativo, por si implantado. “O OP está a funcionar e a prova disso é que inaugurámos duas estruturas que antes não existiam no nosso concelho e que hoje estão de pé por vontade das pessoas. Houve, de facto, pouca participação no Orçamento Participativo, mas a adesão de Lagoa em comparação a outros municípios com mais anos desta ferramenta até foi muito boa e, em alguns casos, su-

perior”, salientou. “Estamos a lançar uma semente e já ouvi pessoas a comentarem que gostavam de ter participado e que no próximo ano vão estar presentes nas reuniões. Este é um projeto para continuar, pois estamos a dar a voz às pessoas, que veem agora algumas das suas ideias e projetos em prática”, sublinhou. O autarca referiu na ocasião que “alguns destes projetos não estariam de pé se não fossem as propostas das pessoas”. “O das bicicletas já estava nos nossos planos, mas a parede de escalada não. E agora temos aqui um ótimo espaço, à disposição dos nossos jovens e de todos os praticantes desta modalidade”, finalizou.

CURIOSIDADES As bicicletas podem ser automaticamente alugadas, usando um cartão de membro (tipo passe), ou através de aplicações móveis para iPhone e Android.

Todas estão equipadas com GPS e comunicações 3G para registo das rotas e proteção anti-roubo.

As bicicletas e respetivas estações dispõem de alarmes e mecanismos anti-roubo e anti-vandalismo.

“A melhor parede de escalada do sul” Nuno Sacramento, um dos proponentes do projeto da parede de escalada no Parque Municipal de Jogos de Estômbar, confessou ao Lagoa Informa que este foi “o concretizar de um sonho”. “Faz tempo que ansiava por uma estrutura destas. Há seis anos que pratico escalada, numa pequena parede de rua, no Parchal, mas com muitas limitações. Ainda assim, chegamos a ser uns 30 praticantes. Agora, com esta estrutura, iremos seguramente ter muitos mais escaladores. É a melhor a sul do país, porque abaixo de Lisboa não existe outra como esta. Tem todas as condições ideais para a prática da modalidade”, refere este praticante que pertence ao Clube de Escalada Vertical, da ADR da Quinta de S. Pedro. Nuno Sacramento

Evento regressa em 2017

Jornadas de Enoturismo deixam semente para o futuro Na sequência da programação ‘Lagoa Cidade do Vinho 2016’, decorreu a 18 e 19 de novembro a primeira edição das Jornadas de Enoturismo, iniciativa do Município local, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, da qual o vereador da Câmara, Luís Encarnação, faz um balanço “muito positivo.” “Nesta reta final de Lagoa enquanto “Cidade do Vinho 2016”, o objetivo era deixarmos lançada a semente para o debate quanto à importância do enoturismo como complemento da oferta turística no Algarve. Julgo que foi dado o primeiro passo de um longo caminho que temos para percorrer. Acreditamos que é fundamental o envolvimento dos principais atores do turismo na nossa região e, por isso, os convidámos para, em conjunto com a Associação da Rota dos Vinhos do Algarve, refletirem sobre o enoturismo enquanto atividade com potencial para ajudar a contrariar o fenómeno da sazonalidade e também como complemento da tradicional oferta algarvia: sol, praia e golfe”, afirmou ao Lagoa Informa. Luís Encarnação destacou também “o extraordinário trabalho dos produtores algarvios, em que se incluem os de Lagoa. Os vinhos regionais estão cada vez melhores, como atestam os prémios alcançados, tanto a nível nacional como internacional. Este facto, aliado à excelente qualidade da gastronomia do Algarve, pode ser um contributo fundamental, enquanto fator diferenciador, capaz de fidelizar os turistas e fazê-los escolher a nossa região, no momento de decidirem as suas férias. Este é um evento que passaremos a realizar anualmente”, assegurou. A iniciativa contou com um programa diferente, pois as sessões técnicas decorreram não em salas de auditório, mas em quintas da região (Adega do Cantor , Quinta dos Vales e Quinta da Vinha), o que permitiu uma abordagem da temática no seu próprio contexto, além da apresentação dos espaços junto do público participante. – RPS PUB

A parede de escalada situada no Parque Municipal de Estômbar é considerada a melhor a sul do Tejo


Quinta-feira, 01.12.2016

6

// Sociedade

FESTIVIDADE HUMORISTA JORGE SERAFIM NA ABERTURA DO EVENTO

Feira traz magia do Natal a Lagoa ‘Aldeia Presépio Vivo’ contará este ano com a chegada dos Três Reis Magos em camelos verdadeiros, num dos momentos altos do fim-de-semana. D.R.

PROGRAMA DIA 8 (QUINTA-FEIRA) 10h00 – Abertura do Mercado 14h30 – Demonstração do voo de aves de rapina 15h00 – Espetáculo do humorista Jorge Serafim 16h30 – Encenação “Os Cobradores de Impostos” 17h00 – Espetáculo musical 17h30 – Demonstração do voo de aves de rapina 18h30 – Treino militar romano 19h30 – O Pai Natal e os seus duendes

A feira regressa este ano ao largo do Auditório Municipal Rui Pires Santos

A

‘Aldeia Presépio Vivo’, contará este ano com a novidade da chegada dos Três Reis Magos em camelos verdadeiros, para além de inúmeras atividades dirigidas à criançada, da atuação do conhecido humorista Jorge Serafim e de uma grande diversidade de produtos e expositores. Estes são apenas alguns dos ingredientes da Feira de Natal de Lagoa, que se realiza de 8 a 11 de dezembro no largo do Auditório Municipal, das 10h00 às 20h00. O evento, organizado pela União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro e pela Câmara Municipal, promete trazer à cidade uma verdadeira atmosfera festiva e o espírito natalício, à imagem do que sucedeu no ano passado, contando ainda com cerca de 50 expositores de artesanato e produtos regionais. Logo no dia 8, pelas 15h00, Jorge Serafim vai protagonizar um espetáculo de ‘stand-up comedy’, proporcionando bons momentos de humor e garantindo desde logo um animado e bem-disposto início da feira. Recriações históricas e encenações farão parte do programa diário deste evento, bem como demonstrações de voo de aves de rapina. Na sexta-feira, 9 de dezembro,

o dia começará com um desfile de Pais Natal pelas ruas da cidade, às 10h00, com chegada ao recinto da feira. Outros destaques serão a encenação ‘Caminhada de Maria e José’ (12h00), o ‘Sagrado Estábulo’ (15h00) e o espetáculo de fado com a lagoense Luana Velasques, às 16h00.

Reis Magos no domingo No sábado, a Feira de Natal de Lagoa abre às 10h00 com o ‘Mercado com Vivências da Aldeia’, seguindo-se o Presépio ao Vivo (11h00). À tarde, pelas 16h00, realiza-se o espetáculo de música portuguesa com Luís Galrito. Depois, às 17h30, terá lugar a encenação ‘A Sagrada Família’. Um dos pontos altos está agendado para domingo, às 15h00, com a ‘Visita dos Três Reis Magos’, que chegarão ao largo do Auditório Municipal em camelos de carne e

osso, num momento que promete impressionar, nomeadamente os mais pequenos. Às 15h30 tem início um espetáculo de animação infantil com o ‘Palhaço Salsinha’, a que se segue mais uma demonstração de voo de aves de rapina, além de três encenações: ‘A Ameaça’, ‘O Aviso’ e a ‘A Fuga’, as quais encerrarão a edição deste ano da feira, já perto das 20h00.

DIA 9 (SEXTA-FEIRA) 10h00 – Desfile de Pais Natal (ruas da cidade) 10h30 – Demonstração do voo de aves de rapina 12h00 – Encenação “Caminhada de Maria e José” 15h00 – Encenação “ Sagrado Estábulo” 16h00 – Espetáculo musical ‘Fado - Luana Velasques’ 17h00 – Presépio ao vivo 18h00 – Encenação ‘A Boa Nova’ 19h00 – Presépio ao vivo

DIA 10 (SÁBADO) 10h00 – Abertura do mercado com vivências da aldeia 11h00 – Presépio ao vivo 12h00 – Treino militar romano  14h30 – Encenação ‘Caminhada dos Pastores’ 15h00 – Demonstração do voo de aves de rapina 16h00 – Espetáculo ‘Música Portuguesa – Luís Galrito’ 17h30 – Encenação ‘A sagrada família’  19h00 – Presépio ao vivo DIA 11 (DOMINGO) 10h00 – Abertura do Mercado 10h30 – O Pai Natal e os seus duendes 11h00 – Encenação ‘A Caminhada dos Três Reis Magos’ 15h00 – Encenação ‘A Visita dos Três Reis Magos’ (chegada em camelos reais) 15h30 – Espetáculo de animação infantil – Festa Fantástica ‘Palhaço Salsinha’ 17h00 – Demonstração do voo de aves de rapina 17h30 – Encenação ‘A Ameaça’        18h30 – Encenação ‘O Aviso’ 19h30 – Encenação ‘A Fuga’ D.R.

Presépio com animais A ‘Aldeia Presépio Vivo’, que tanto sucesso fez em 2015, voltará a ser um dos destaques. Contando com mais de 20 figurantes, terá também um burro e uma vaca, a que se juntarão outros animais. Estes serão alguns dos atrativos para a pequenada, que tem um intenso programa de atividades à sua disposição para começar, desde cedo, a viver alegremente a quadra natalícia.

Feira de Carvoeiro realiza-se entre 16 e 18 de dezembro A vila de Carvoeiro vai promover também a sua Feira de Natal, que decorrerá entre 16 e 18 de dezembro, no Largo da Praia. Das 10h00 às 19h00, cerca de 30 expositores venderão produtos típicos da região, num evento que contará igualmente com inúmeros espetáculos musicais e animação infantil, a anunciar em breve. A ‘Aldeia Presépio Vivo’ é uma das principais atrações do evento


PUB


Quinta-feira, 01.12.2016

8

// Reportagem

ARTE ANA REMÍGIO OBTÉM SEIS MEDALHAS EM BIRMINGHAM

“Sonho durante a noite com os bolos que faço de dia” Concorrente de Lagoa arrecada cinco ouros e uma prata no principal concurso mundial de ‘cake design’. Texto: Manuel Cabrita Foto: Kátia Viola

F

oi somente há uns seis anos que comecei a brincar com os ‘cupcakes’, na altura praticamente desconhecidos entre nós, e por volta de 2013 aventurei-me nos bolos de aniversário, mais por causa dos amigos”. Quem o diz é Ana Remígio, que recebeu seis honrosas distinções durante o Cake International, realizado entre 2 e 4 de novembro na cidade inglesa de Birmingham. “Este ano já consegui um total de 13 medalhas, pois também fui premiada nas minhas primeiras participações em Dublin e Londres. Mas é natural que me sinta especialmente motivada com o que alcancei em Birmingham, onde competiram cerca de 1300 ‘cake designers’ de todo o mundo. Pelo que soube na altura, terei conseguido mesmo um feito inédito, visto que nenhum competidor estrangeiro havia merecido do júri tantas medalhas, ao longo do historial de duas décadas que este

Os temas portugueses têm proporcionado a Ana Remígio diversas distinções além-fronteiras evento já tem”, afirma ao Lagoa Informa.

Insónia criativa Depois dos primeiros passos na

Quem é Ana Remígio Nascida em Faro, Ana Mourinho Remígio era ainda bebé quando a família se mudou para Lagoa, residindo atualmente na Quinta dos Salicos. De uma avó diz ter herdado o gosto pelos bolos regionais, como folares, filhós ou pastéis, enquanto da mãe terá vindo a paixão pelos doces finos e conventuais. Licenciada em Marketing e com bacharelato em Turismo, optou por nunca exercer qualquer atividade ligada a essas áreas profissionais. Em todo o caso, reconhece que os ensinamentos da primeira daquelas especialidades lhe têm sido úteis no tocante aos tutoriais fotográficos que prepara para as revistas em que colabora. Autodidata assumida, estreou-se no início deste mês como formadora, tendo-se deslocado expressamente a Lugano e San Gallo, na Suiça, para ministrar cursos de curta duração. “Mãe extremosa do nosso casalinho de filhotes, ótima dona de casa e bastante modesta sobre os seus atributos artísticos, gosta de tudo o que sejam trabalhos manuais”, sublinha com indisfarçável orgulho o marido, Jorge Remígio, que garante dar-lhe “a comida à boca sempre que a Ana está envolvida nalgum projeto mais complicado e moroso.”

expressão artística em forma de bolos, Ana Remígio começou a colocar os seus trabalhos na Internet, inicialmente no sítio ‘CakesDecor’, bastante conhecido no meio, e a trocar informações com pessoas há mais tempo no ramo. “A partir daí, recebi convites para participar em iniciativas internacionais, nomeadamente para angariação de fundos destinados ao apoio de instituições ou em campanhas de solidariedade. O passo seguinte foi a participação em concursos, maioritariamente no estrangeiro, porque em Portugal ainda não se promove nada do género. Também aqui estamos uns passos bem atrás”, lamenta. “A certa altura isto transformou-se numa paixão, ao ponto de ter projetos que me fazem estar três dias inteirinhos sem pregar olho”, diz, antes de confessar: “A todo o lado que vou só vejo bolos e sonho à noite com aqueles que de dia irei tentar fazer…!”

Colaboração em revistas No seguimento de toda essa ati-

“Entre nós, as pessoas não dão valor nem estão dispostas a pagar aquilo que cada bolo justificaria.” vidade, decidiu produzir tutoriais em que explica, com recurso a fotos próprias, os procedimentos de cada bolo que idealiza, os quais têm sido publicados nas melhores revistas estrangeiras da especialidade, como a ‘Cake Master Magazine’, a ‘Party Cakes’, a ‘Pasteles del Sueño’, a ‘America Cake Decorating’ e até a portuguesa ‘Cake Design’. Com o sorriso franco que a caracteriza, conclui: “Sou muito mais conhecida lá fora do que cá dentro.” Sem ter formação em doçaria ou decoração de bolos, reconhece que numa primeira fase procurava ver processos de confeção, mas que atualmente já faz as suas próprias texturas e domina técnicas que foi desenvolvendo com a prática regular, sobretudo utilizando

pasta de açúcar. “Estou sempre a aprender com o mais recente bolo e o próximo já sairá melhor”, assegura Ana Remígio. “Não pinto com tintas e prefiro os corantes em pó, que pincelo até conseguir as texturas desejadas. Gosto de fazer coisas diferentes, fugindo ao comum, porque a imaginação não tem limites e a minha fase preferida é a decoração, quando os bolos ganham vida”, refere. Vai mais longe e exemplifica: “Transportar as peças tridimensionais é sempre um pesadelo e há mesmo quem me chame louca, porque tento inovar e arrisco bastante na complexidade dos bolos. Ora, existe o risco de eles chegarem ao destino todos quebrados. Para resolver esse problema, arranjei um método eficaz de


Quinta-feira, 01.12.2016

Reportagem //

transporte, com recurso a caixas de plástico, nas quais os bolos se aguentam estáveis.” A nível de despesas, a artista garante que “não são elevadas porque, se é verdade que vou comprando algum material, gosto muito de improvisar com tudo o que tenho à mão e assim poupo algum e vou um pouco mais além. Sobre o local de trabalho, bastame a mesa grande da cozinha…! Eu não vivo disto, que é apenas um ‘hobby’. Além do mais, entre nós as pessoas não dão valor nem estão dispostas a pagar aquilo que cada peça justificaria e não me sinto à vontade para pedir o justo valor pelas horas e horas dedicadas a cada bolo. Portanto, faço o que me apetece, quando me apetece.” Segundo Ana Remígio, “a melhor compensação é ver os olhos de uma criança a brilharem quando veem um bolo meu, querendo brincar com ele. Quanto aos adultos, o mais engraçado é perceber a indecisão que têm antes de o cortarem, porque irão destruir irremediavelmente uma obra de arte.”

No próximo domingo

Medalheiro

Concerto de Natal solidário em Ferragudo

No mais recente certame onde participou, Ana Remígio conseguiu um total de seis medalhas, cinco das quais de ouro - uma na Classe Internacional, duas na Exibição Decorativa, mais uma na Exibição Decorativa de Pequenas Peças e ainda uma outra na Exibição Decorativa Temática sobre o Natal, além de uma medalha de prata na Classe dos Cupcakes. Por seu turno, o filho Ódin Remígio, de 9 anos, arrecadou uma medalha de ouro no seu escalão etário, entre 29 criações.

D.R.

No Lagoa Hotel

Sucesso prolonga Festival da Batata-doce

São muitas horas de entrega...

...até ao resultado final

Devido ao sucesso alcançado durante o passado mês de novembro, o Bistro Discovery Restaurante do Lagoa Hotel continuará ao longo de dezembro a acolher o ‘Festival Sabores da Batata-doce’, mas agora sob a forma de uma experiência de degustação. Assim, os clientes poderão experimentar duas entradas, dois pratos de peixe e outros tantos de carne, bem como duas sobremesas, numa iniciativa gastronómica que conta com a colaboração da Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur. A próxima realização, marcada para o início do ano, será o ‘Mês do Fondue’. PUB

D.R.

Algarve inspirador O distrito que a viu nascer é fonte de inspiração para Ana Remígio, que há pouco tempo produziu um conjunto de ‘cupcakes’ inspirados em temas algarvios, os quais apresentou à RTA para eventual aproveitamento promocional da região, na forma de cartazes. Até ao momento não obteve qualquer resposta…

Infraestruturas de Portugal

Obras de beneficiação na estação ferroviária Estômbar-Lagoa Foram recentemente concluídos os trabalhos de beneficiação e reparação na estação ferroviária Estômbar-Lagoa por parte da Infraestruturas de Portugal, entidade responsável por estes equipamentos. As obras abrangeram ainda as estações de Faro, Conceição, Mexi-

A associação Ideias do levante vai promover um concerto solidário de Natal com o Coral Ideias do Levante (Lagoa) e o Grupo Coral de Lagos no próximo domingo, 4 de dezembro, na Igreja Matriz de Ferragudo, pelas 17h00, integrado na programação da ArteNata - Feira de Natal e Produtos do Algarve. A entrada é feita através de um donativo, que reverterá para fins solidários.

D.R.

D.R.

‘Best in show’ Sobre projetos para o futuro, afirma ter muitos pedidos do estrangeiro, principalmente para iniciativas de caráter solidário, nomeadamente através da criação de bolos pedidos por crianças em fase terminal. Também gostaria de participar numa competição americana, “embora o nível seja inferior ao europeu, no que toca aos detalhes dos bolos”, considera. “Mas o meu grande ideal é qualquer dia receber um ‘best in show’, ou seja, o prémio para a melhor peça apresentada numa das competições de envergadura mundial a que concorra”, confessa Ana Remígio. Para saber mais, os leitores poderão visitar no Facebook a página ‘Cupcakes & Dreams Portugal’.

9

lhoeira Grande, Silves, Algoz, Poço Barreto e Fuseta. Em comunicado, a empresa assegura que “realiza regularmente trabalhos de limpeza e pintura das estações ferroviárias, as quais são alvo de frequentes atos de vandalismo, nomeadamente, pela pintu-

ra de ‘graffitis’ não autorizados”, conhecidos por ‘tags’ e que, “apesar das inúmeras ações de reparação e beneficiação da Infraestruturas de Portugal, a frequência destas ações é demasiado alta, não sendo por isso possível acorrer a todos os espaços ao mesmo tempo.”


PUB

PUB


Quinta-feira, 01.12.2016

Desporto //

11

ATLETISMO CLUBE PARTICIPOU EM DUAS PROVAS DE CORTA-MATO

Bela Vista brilha em Torres Vedras D.R.

Vera Fernandes foi sétima. Equipa obteve em Beja o oitavo lugar. Rui Pires Santos

A

Associação Académica da Bela Vista (AABV) esteve em plano de destaque a 20 de novembro, na sequência da participação em dois importantes corta-matos nacionais: Matos Velhos e Cavaleiros. Realce para Vera Fernandes, sétima classificada em Matos Velhos, numa dura prova em que se bateu com as melhores atletas da atualidade e serviu de apuramento para o Europeu de Corta-mato. Nesta competição, realizada em Torres Vedras, estiveram presentes 25 atletas do clube para participar, sendo que a corrida funcionou, nos escalões de seniores masculinos e femininos, para observação de candidatos à seleção nacional. Estiveram naquele corta-mato os melhores atletas da atualidade, num total de 76 equipas. A AABV foi 33ª equipa classificada, com o mesmo número de pontos que as formações do Boavista FC, Maratona Clube de Portugal, Gira Sol e Napo Penteado. De

Os atletas da Associação da Bela Vista entraram em força neste início de temporada salientar ainda as classificações de Márcia Duarte (13ª em juniores), Guilherme Pacheco (9º em infantis), Lara Castro (10ª em benjamins) e Marta Martins (11ª em benjamins). Em Beja, a AABV contou com a participação de 14 atletas no Crosse dos Cavaleiros, tendo sido a 8ª equipa, com 44 pontos. De destacar os pódios de André Tomé (3º nos juniores) e José Martins (2º em veteranos M65). 

Campeões em Lagos A Associação Académica da Bela

Vista também esteve bem representada no II Grande Prémio de Corta Mato Junta de Freguesia São Gonçalo de Lagos,  onde se sagrou campeã, com 195 pontos. Na segunda posição ficou o Clube Desportivo de Quarteira, com 125 pontos, seguido de São Francisco AD, com 96 pontos. Merece também distinção a presença dos atletas infantis Robin Vieira e Guilherme Pacheco, que foram - respetivamente - 1º e 2º classificados do seu escalão. Em juvenis, Magali Duarte foi 2ª classificada e em juniores fe-

mininos Márcia Duarte sagrou-se vencedora. No escalão de seniores, Ana Matias obteve a 3ª posição e em veteranos A Emilly Cobb também foi 3ª da geral. Em juniores masculinos, as 2ª e 3ª posições foram para André Tomé e Gheorghe Condrea, respetivamente. Nos seniores, o 2ª lugar coube a Thomas Metcalfe e Sénio Méssia classificou-se no 3º posto em veteranos A.

Eunice Fernandes vitoriosa A 13 de novembro, a AABV arrancou para a nova época e esteve pre-

sente em duas competições. Na Meia Maratona da Nazaré correram seis atletas e o destaque foi para Eunice Fernandes, a primeira mulher a cortar a meta, completando os 21 quilómetros em 1h31m49s. Por seu lado, Jorge Reis ficou em 27º (M45), com 1h34m49s e António Ferreira foi 36º (M45) com o tempo de 1h38m18s. Na prova de 10 quilómetros, estiveram ainda presentes João Duarte Borba (50º, com 50m05s), Elsje Sheffer (41ª, com 1h01m) e Nélia Martins (81ª, com 1h20m06s).

BREVES Projeto Video Lucem

Boa adesão

Rua 25 de Abril

Filmes de culto vão ser exibidos nas igrejas de Lagoa e de Estômbar

Feira natalícia na Mexilhoeira

Fado tem novo palco na cidade

Registou uma animada participação a Feirinha Mimos de Natal que a Associação dos Amigos da Mexilhoeira da Carregação promoveu no passado domingo, 27 de novembro, e que decorreu na Rua do Calhau. Entre as 10h00 e as 19h00, os visitantes puderam desfrutar de artesanato, doces regionais, insufláveis e algumas surpresas, num evento que contou com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Lagoa e da União de Freguesias de Estômbar e Parchal.

Abriu ao público no transato dia 28 de outubro o restaurante Onda de Fado, situado na Rua 25 de Abril, na cidade de Lagoa. As sextas-feiras e os sábados são noites de fado, a partir das 20h00, e aos domingos têm lugar matinés com a chamada ‘canção nacional’ cerca das 15h00. Com menus especiais e tapas diversas, este novo espaço de música e gastronomia tem ainda como especialidade a francesinha, estando aberto para almoços entre segunda e quinta-feira.

D.R.

Os amantes da sétima arte têm um motivo especial para frequentarem a Igreja Matriz de Lagoa e a Igreja Matriz de S. Tiago, em Estômbar, a partir das 21h30 de 15 e 16 de dezembro, onde poderão assistir, respetivamente, aos filmes “A Sombra do Caçador”, de Charles Laughton, e “A Estrada”, de Federico Fellini. As exibições inserem-se no projeto Videm Lucem - Cinema nas Igrejas do Algarve, sendo que o programa delineado “assenta numa perspetiva cinema-

tográfica da espiritualidade e oferece um conjunto de obras de referência da história do cinema, através de filmes intemporais e essenciais por si só, mas cujo enquadramento e a relação que instituem constituirão oportunidades únicas e irrepetíveis para todos os espectadores”, segundo a organização, a cargo do Cineclube de Faro. As películas integram-se na programação do projeto Algarve 365, da responsabilidade da RTA e do Turismo de Portugal.


Quinta-feira, 01.12.2016

12

// Desporto

FORMAÇÃO ONZE TÍTULOS REGIONAIS ALCANÇADOS EM TAVIRA

Andebol: Lagoa Académico Clube

Natação do LAC com arranque de época promissor

Seniores garantem apuramento A equipa sénior do Lagoa Académico Clube (LAC) venceu no passado fim-de-semana no reduto do Alverca por 26-16, somando a quinta vitória consecutiva, o que permitiu garantir, a duas jornadas do fim, o apuramento para a próxima fase do Campeonato Nacional da 3ª Divisão. A realizar um bom início de época, os lagoenses têm-se apresentado muito fortes e prometem manter o nível competitivo na segunda fase. Por sua vez, os juvenis masculinos foram derrotados em casa pelo Vela de Tavira, por 26-21, em encontro do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Neste escalão, a equipa feminina ganhou de forma categórica ao Vela de Tavira por 34-10, enquanto as iniciadas femininas venceram o Gil Eanes por 28-19. Nos infantis masculinos, a equipa A LAC derrotou o Costa Doiro por 34-15, enquanto a equipa B perdeu com o CC Loulé B por 31-23.

Escalões de formação do clube obtêm bons resultados coletivos nas provas onde tem participado. D.R.

Futebol distrital

GD Lagoa e Carvoeiro United triunfam O GD Lagoa venceu fora o Imortal de Albufeira por 3-2 e em casa o Quarteira SC por 2-0 nos mais recentes jogos, a contar para as 10ª e 11ª jornadas do Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol do Algarve, mantendo o 4º lugar da geral, agora com 22 pontos. Neste sábado, 3 de dezembro, recebe o Culatrense, penúltimo classificado. Já na 2ª Distrital, em encontros da 9ª e 10º jornadas, o Carvoeiro United goleou fora o Esperança de Lagos B por 5-1 e em casa triunfou sobre o Padernense por 2-0. Por sua vez, o Mentes do Desporto perdeu em Odiáxere por 3-1, tendo batido no seu terreno o Marítimo Olhanense por 4-2. A equipa de Carvoeiro recebe hoje, 1 de dezembro, o Santaluziense, ao passo que a formação do Parchal irá a Lagos nesta quintafeira, para jogar contra a equipa B do Esperança local. Os jovens nadadores do LAC estão a revelar grande potencial neste arranque de época

A

época de natação 20162017 teve início a 17 de setembro, com a participação do Lagoa Académico Clube (LAC) nos ‘2016 Minutos na Piscina’, em Loulé, onde a equipa conquistou os prémios do atleta mais novo e da equipa mais jovem em competição. A 22 e 23 de outubro, a cidade de Lagoa recebeu o 2º Troféu de Natação, prova que contou com a presença de mais de duas centenas de atletas, em representação de onze clubes da modalidade. De salientar o terceiro lugar alcançado pela equipa do LAC. Uma semana depois, a 29 e 30 de outubro, Ponte de Sôr foi a anfitriã da fase de qualificação dos Campeonatos Nacionais de Clubes da 4ª Divisão. A competição contou com

a presença de 35 clubes e mais de 300 atletas. Em estreia, o Lagoa Académico Clube classificou-se em 19º lugar no género feminino e em 21º lugar nos masculinos. Eis a lista de atletas que conquistaram os resultados individuais mais relevantes: Joana Brasil; Celina Huizinga; Afonso Glória; Raquel Veiga; Inês Fonseca; Inês Pita; Mariana Santos; Mariana Nunes; Lara Tudo; Matilde Pereira; Elisa Kermorvant; Leila Watson; Rebecca Francis; João Farinha; Diogo Azevedo; Pedro Martins; Carlos Bento; Pedro Costa; Alice Luz; Gonçalo Rodrigues; Iara Gabriele; Frederico Veiga; Tiago Silva; Nuno Freire; Jéssica Costa; Kiara Farrer; Maiya Farrer; Inês Duarte; Catarina Águas e Pedro Medeiros. A nível coletivo, de destacar o

título de campeões regionais de clubes, na categoria de infantis, e o segundo lugar obtido no 24º Circuito de Mar do Algarve.

Destaque em Tavira Mais recentemente, a 19 e 20 de novembro, o LAC participou no Campeonato Regional de Juvenis e Absolutos de Piscina Curta, realizado na cidade de Tavira. Presente com 16 atletas, a equipa de natação lagoense participou em 108 provas, com os nadadores a alcançarem 11 títulos regionais, 19 de vice-campeões, e 19 terceiros lugares. Foram obtidas ainda 46 melhorias de marcas pessoais, além de outras dez novas marcas pessoais, o que atesta o meritório trabalho que a coletividade desenvolve.

Mexilhoeira recebe prova de canoagem A VI Prova de Natal em Canoagem vai realizar-se a 17 de dezembro na Mexilhoeira da Carregação. Já com tradição no concelho e numa modalidade com inúmeros praticantes entre nós, esta é mais uma iniciativa da Câmara Municipal para assinalar este período festivo. A competição decorrerá entre as 10h00 e às 13h00. D.R.

A 3 de novembro

Ao longo de dezembro

Bailes Dançantes na ACD Ferragudo Nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de dezembro, a ACD Ferragudo organiza as já populares Sextas Dançantes, sempre entre as 21h00 e a 01h00.

Iniciativa da autarquia

Naquelas datas vão atuar, respetivamente, Rúben Palma, Lionel Alexandre, Fábio Muchacho e Roberto Bernardino. Trata-se de uma iniciativa de

animação que conta com os apoios da Câmara Municipal de Lagoa e da Junta de Freguesia de Ferragudo, tendo ainda a colaboração do Lagoa Informa, entre outros.

ADR Quinta de S. Pedro soprou 27 velas A Associação Desportiva e Recreativa – Centro Cultural e Social da Quinta de S. Pedro comemorou no passado dia 3 de novembro 27 anos de bons serviços em prol da comunidade local, através de um projeto que tem vindo a crescer de forma sólida. Atualmente, o foco desta entidade é o apoio à infância e às famílias, recebendo diariamente cerca de 100 crianças na Escolinha D’ADR.


Quinta-feira, 01.12.2016

Cultura //

MÚSICA VÁRIOS CONCERTOS ASSINALAM NATAL

Orquestra de Jazz com Carlos Guilherme Espetáculo ‘Lyrical White Christmas Medley’ é a 9 de dezembro.

13

OPINIÃO

Trumpalhadas

João Reis

Enquanto o Mundo não ficar a conhecer exactamente o que vai na cabeça de Donald Trump, sob a sua farta e loira cabeleira, e sem se saber se será capaz de fazer uma boa, adequada e útil presidência, toda a gente, por toda a parte, continuará a comentar e a escrever sobre a sua eleição. Neste jornal, também, claro – mesmo numa pequena cidade como a nossa interessa e convém que se conheça e se debata o que se passa num país de enorme dimensão, enormíssimo poder militar e económico como são os EUA. Embora se lhes conheça algumas “cowboyadas”, talvez por influência de Hollywood, constitui, de facto, um portentoso país.

com as suas ideias de nacionalismo quase tribal, de exclusão de raças e credos, de ódio pelos imigrantes (num país que, com excepção dos Índios, foi formado por imigrantes) e com fobias de vária ordem tenha provocado nas nações (unidas, até agora...) bastantes receios e dúvidas.   Esta reacção leva-nos a mente até ao “efeito borboleta”, da Teoria do Caos ( * ) que, popularmente, diz: “O bater de asas de uma borboleta num sítio do mundo, pode provocar um terramoto num outro sítio qualquer”.

D. R.

A Orquestra de Jazz do Algarve com o tenor Carlos Guilherme é um dos bons espetáculos deste Natal Rui Pires Santos

O

Auditório Municipal de Lagoa vai ser palco, a 9 de dezembro (21h30), do espetáculo ‘Lyrical White Christmas Medley’, um concerto de Natal da Orquestra de Jazz do Algarve (OJA) com o tenor Carlos Guilherme. Este é apenas um dos eventos preparados pela Câmara para comemorar a quadra festiva e vai conjugar o jazz e o canto lírico, provando a versatilidade destes dois géneros que, numa combinação aparentemente improvável, criam um universo musical único. Como convidado estará Carlos Guilherme, considerado o maior tenor português, um emblemático artista que interpreta um repertório mundialmente reconhecido e evocativo do espírito festivo. Para o complementar serão interpretados temas do cancioneiro norte-americano, verdadeiras obras mundiais que transportam o espetador para um local onde o tempo e a magia se cruzam, dando lugar a um concerto que atravessa gerações. Os bilhetes custam 8 euros e estão à venda no Convento de S. José (282 380 434).

recebe o espetáculo ‘An Evening with Sinatra & Count Basie featuring Tom Fitzpatrick’. Neste concerto, os espetadores poderão ouvir alguns dos mais emblemáticos temas do repertório de Frank Sinatra, como por exemplo ‘I’ve Got You Under’, ‘My Skin’, ‘Call Me Irresponsable’ ou ‘To The Moon’. Um dos mais importantes discos de Sinatra foi aquele em que juntou a sua voz à Orquestra de Count Basie. Resultava assim o Sinatra - Basie, um ‘must have’ da sua longa discografia, pelo que a Orquestra de Jazz do Algarve não quis deixar de fora alguns temas de Count Basie. Tom Fitzpatrick é a voz que dará forma a este concerto.

Musical para família No sábado, 3 de dezembro, o Auditório Municipal oferece, a partir das 16h30, um musical para a família: ‘Volta ao mundo em 40m’, do quarteto Vintage & Luís Arrigo. Este concerto reúne quatro clarinetistas e um percussionista, permitindo ao público reviver a infância de cada um. Inspirados pelo imaginário de Jules Verne, estes cinco músicos partirão numa viagem musical à volta do mundo. O concerto desafiará o ouvinte a interagir com os músicos num ambiente bem diferente do tradicional, em que os elementos cénicos e teatrais terão um grande destaque e fazem parte integrante desta proposta. D.R.

Noite com Sinatra Já amanhã, 2 de dezembro, pelas 21h30, o Auditório Municipal

Tom Fitzpatrick dá voz a Frank Sinatra, a 2 de dezembro no Auditório

Durante o século passado, habituámo-nos a ver os EUA como uma extensão da Europa que, com outros países, constituíam a chamada CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL. Foi-se reconhecendo a aproximação dos povos, as suas afinidades, o mútuo entendimento e a cultura, o que, após algumas vicissitudes, viria a determinar os últimos 70 anos de PAZ e mediano bem-estar social em que temos vivido no Ocidente. No início desse período, e com o mesmo sentido pacificador, criou-se a ONU – Organização das Nações Unidas – que, diligentemente, tem levado à concórdia países desavindos, tem ajudado a minorar dificuldades de alguns povos, tem providenciado auxílio em zonas de catástrofes. Tem, em suma, procurado espalhar pelo Mundo a compreensão das vantagens da PAZ. Nesta tarefa, os Estados Unidos tiveram sempre uma presença activa, solidária, cooperante. Não admira, pois, que o aparecimento de Trump

E é isso que pode acontecer – o aparecimento de outros “Trumps”, noutros países, poderá deitar a perder todo o trabalho de mundialização da paz e do entendimento social – a Humanidade está cansada de guerras, de maldade, de egoísmo. Se a classe política de cada país continuar a afastar-se dos eleitores como, infelizmente, vai acontecendo, se essa classe continuar procedendo como uma ultrapassada “nobreza”, distante dos “servos” que os elegem, cuidando de si e ignorando as suas verdadeiras funções, então, também na nossa Europa, poderemos vir a correr o risco de conhecer “Trumps”, demagogos, vazios de ideias, mas com uma verborreia atractiva que jogará com o desespero das gentes.   VALHA-NOS DEUS !!   * Estudada por Edward Lorenz, em 1963

NOTA: Este texto está escrito de acordo com a antiga grafia


Quinta-feira, 01.12.2016

14

// Diversos

D.R.

PUB

Marque na sua agenda… 2 DEZEMBRO – 21H30 ‘An Evening with Sinatra & Count Basie featuring Tom Fitzpatrick’ Auditório Municipal de Lagoa 3 DEZEMBRO – 21H30 Espetáculo Musical para a Família Quarteto Vintage & Luís Arrigo Auditório Municipal de Lagoa

Massa à moda de Goa (Receita para quatro pessoas) INGREDIENTES • 2 peitos de frango • 500 gramas de massa (lacinhos) • 3 cogumelos • 1/2 pimento verde • 1/2 pimento vermelho • 1 Cebola branca • 1 Cebola roxa • 1 folha de louro • 2 dentes de alho • 1 pau de canela • 1 flôr de anis • 1 colher de leite de coco • 1 colher de preparado de caril • sal q. b. • pimenta preta q. b. • vinho branco q. b. • azeite q. b. • salsa q. b.

3 E 4 DEZEMBRO ArteNata Largo Rainha D. Leonor – Ferragudo 6 E 7 DEZEMBRO Musical Casa de Chocolate  Centro de Congressos do Arade 8, 9, 10 E 11 DEZEMBRO 10H00 ÀS 20H00 Feira de Natal de Lagoa Largo do Auditório Municipal de Lagoa 9 DEZEMBRO – 21H30 Concerto ‘Lyrical White Christmas Medley’ Carlos Guilherme e Orquestra de Jazz do Algarve Auditório Municipal de Lagoa 16 E 17 DEZEMBRO Estátuas Vivas de Natal Rua 25 de Abril e Largo 5 de Outubro 16 DEZ 15h00 às 18h00 17 DEZ 10h00 às 13h00 PUB

PREPARAÇÃO 1. Corte os cogumelos, os pimentos e as cebolas aos cubos. 2. Desfie o frango em lascas. 3.  Coza a massa previamente. 4. Refogue a cebola branca, com o alho, azeite, louro e sal. 5. Coloque os pimentos envolvendo os mesmos no refogado e quando já estiverem ligeiramente cozinhados junte o frango, deixando cozinhar até a carne ficar cozida. 6. Junte o pau de canela, a flôr de anis e o vinho branco. 7. Depois de apurar deite o leite de coco, o caril e a cebola roxa, até levantar fervura, aplicando depois um pouco de pimenta a gosto. 8. Envolva a massa cozida na mistura até os sabores se encontrarem misturados.  9. Sirva em travessa ou prato decorando a salsa acabada de cortar.

Receita com o apoio do Restaurante Chicken & Friends (Ferragudo)

FARMÁCIAS COM SERVIÇO NOTURNO 1 A 4 DE DEZEMBRO AMPARO LAGOA 5 A 10 DE DEZEMBRO VIEIRA SANTOS (ESTÔMBAR) 11 A 15 DE DEZEMBRO LAGOA

Diretor: Rui Pires Santos Colaboradores: Len Port, Manuel Cabrita, José Manuel Oliveira

Paginação: Vanessa Correia

Email: lagoainforma@gmail.com

Tiragem: 4.000 exemplares

Fotografia: Eduardo Jacinto e Kátia Viola

Telf: 96 782 36 48

Periodicidade: Quinzenal

Nº registo ERC: 126668

Redação: Lagoa Business Center Rua Coronel Figueiredo, Loja 12, 8400-306 Lagoa

Depósito Legal nº: 394540/15

Proprietário e Editor: PressRoma, Edição de Publicações, Lda. NIF. 508 134 595

Impressão: FIG - Indústrias Gráficas


PUB


1 de dezembro de 2016 - Quinta-feira

A fechar... KÁTIA VIOLA

FEIRA NO PRIMEIRO FIM-DE-SEMANA DE DEZEMBRO

ArteNata volta a dinamizar ‘baixa’ de Ferragudo Música e produtos regionais dominam certame.

Almoço de Natal junta 600 seniores de todas as freguesias

MANUEL CABRITA

Um total de 600 seniores de todas as freguesias de Lagoa marcou presença, a 26 de novembro, no habitual almoço de Natal promovido pela Câmara Municipal no Centro de Congressos do Arade. O dia começou com uma missa, a que se seguiu o almoço, enquanto à tarde houve tempo para um lanche e animação musical a cargo do grupo ‘Ritmo Jovem’. Esta é já uma tradição em Lagoa, num dia dedicado aos seniores que marca o início das comemorações de Natal no concelho.

Andebol: LAC recebe Benfica para a Taça de Portugal

Muitos visitantes são atraídos a Ferragudo durante o fim-de-semana da ArteNata

O

Largo Rainha D. Leonor e ruas adjacentes receberão a 3 e 4 de dezembro a 12ª edição da ArteNata, única feira da quadra festiva que se destina exclusivamente à criação algarvia e é dedicada a artesãos, artistas, produtores e entidades que tenham produtos da região. Este ano o certame terá algumas novidades, nomeadamente dois painéis para que os visitantes sejam fotografados como Pais Natal ou integrados num presépio, bem como um ‘show’ de aves de rapina e araras, além de demonstrações de cozinha pelos alunos da escola Dual. Para lá da animação de rua,

insufláveis, modelagem de balões e música natalícia a cargo do Duo Sax, composto por jovens saxofonistas locais, o Pai Natal chegará de barco a Ferragudo ao final da tarde do primeiro dia da ArteNata, juntamente com os seus amigos marinheiros. Ao início da manhã de 4 de dezembro, far-se-á acompanhar por motoqueiros, garantindo doces para a pequenada.

Sons tradicionais A programação da feira contará ainda com atividades promovidas por associações do concelho de Lagoa e limítrofes, incluindo dois momentos de animação musical. O primeiro terá lugar na tarde de sá-

bado, com o grupo musical ‘Companhia Limitada’, que já habitou Ferragudo a enchentes de público devido à sua música de dança internacional dirigida a todos os gostos, ao passo que no domingo haverá mais temas para bater o pé, desta vez a cargo dos lagoenses ‘Ritmo Jovem’. Também no derradeiro dia da ArteNata, cerca das 17h00, não faltarão os coros de Natal na Igreja Matriz, num concerto solidário levado a efeito pela associação cultural Ideias do Levante. “Esperamos mais pessoas nesta edição, que será melhor que as anteriores”, perspetiva Luís Alberto, presidente da Junta local. – MC PUB

A equipa sénior do Lagoa Académico Clube (LAC) vai defrontar o Benfica no próximo dia 10 de dezembro, em jogo dos 1/16 avos de final da Taça de Portugal. O encontro está marcado para as 19h00, no Pavilhão Municipal de Lagoa, e promete ser muito competitivo. A cumprir um início de época bastante positivo no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, o LAC tem estado também em bom plano na Taça e agora recebe uma das melhores equipas portuguesas da atualidade.

Traficante do concelho cumpre pena de cinco anos e meio Um jovem português residente no concelho de Lagoa foi condenado a cinco anos e meio de prisão efetiva, na sequência de inúmeros crimes cometidos, como furtos, roubos, agressões, tráfico de droga, ameaças e injúrias. Residente no Parchal, espalhou ao longo do último ano um sentimento de insegurança na população daquela localidade, tendo praticado inúmeros crimes. O indivíduo, com cerca de 25 anos, tinha um mandado de detenção e foi surpreeendido pelas forças da ordem em pleno Tribunal de Portimão, onde respondia por um outro processo. Dali foi levado de imediato para prisão, na qual cumprirá a pena.

PUB

Lagoa Informa nº38