Issuu on Google+


a

gravidez na adolescência tem aumentado em todo o mundo . A adolescência é uma fase em que os jovens já não se sentem crianças mas ainda não são adultos.  Ao longo desse período o corpo vai passando por varias transformações tanto psicologicamente como fisicamente.


A gravidez na adolescência é um grave problema social que só será resolvido quando os adolescentes entenderem a importância da prevenção e do sexo seguro, vendo-o como uma atitude que deve ser tomada com muita segurança e respeito.

A função de pais e educadores é fazer com que o jovem assimile esse mundo de informações que lhes são jogadas diariamente e não apenas acreditar que eles já sabem tudo.


A idade de início da puberdade apresenta ampla variação individual, ocorrendo no sexo feminino mais frequentemente entre 10 e 13 anos e no sexo masculino entre 12 e 14 anos de idade. O processo de crescimento e desenvolvimento da adolescência ocorre em diversos sectores do organismo, porém as manifestações mais evidentes e marcantes relacionam-se ao nível do aumento de altura e peso e à masturbação sexual.


Borbulhas, pêlos, o teu cheiro fica diferente todas estas mudanças que estão a ser vividas são motivadas pelas tuas hormonas que estão a dar sinais ao teu corpo para crescer e tornar-se sexuado. Por vezes podem surgir alguns descontrolos hormonais e podes ter demasiadas borbulhas, grandes e dolorosas (Acne), ou então pode acontecer que te apareçam pêlos a mais em sítios onde não deviam existir. Nesses casos podes falar com os teus pais e ir ao médico, pois há situações que podem ser facilmente resolvidas.  


A gravidez na adolescência