A Magazine 16

Page 14

_entre vidas

O CAÇADOR DE TALENTOS

Com 38 anos, Tiago Forjaz aplica o seu talento a descobrir o talento dos outros. Criou uma rede de portugueses talentosos espalhados pelo mundo e quer que Portugal se torne atractivo para talentos de todas as nacionalidades. Ecléctico nos gostos e interesses, não afasta a hipótese de enveredar pelo cinema e fazer filmes sobre heróis anónimos.

P

ara definir o que é o talento, Tiago Forjaz costuma recorrer à explicação mais simples mas que considera a mais eficaz, a das crianças: “uma coisa que fazemos e de que gostamos”. Se as crianças tiverem razão, podemos assumir que o talento é algo intrínseco, inato e universal. Para o headhunter e consultor de recursos humanos, é também “das coisas mais democráticas que existem, porque todos temos talento”. Quando o tema é o talento, o nome de Tiago Forjaz surge quase instantaneamente. A sua própria experiência de português fora de Portugal e a certeza de que o país é muito mais do que um território delimitado por fronteiras físicas fizeram-no idealizar, e concretizar, um espaço virtual onde os talentos portugueses espalhados pelo mundo se encontram e trocam informações úteis. A rede social The Star Tracker foi criada em 2007 e hoje põe em contacto directo mais de 30 mil portugueses em 125 países. Mais tarde, tornou-se o mentor da Fundação Talento, uma instituição de interesse público cujo objectivo é “identificar e promover o talento português no mundo, contribuindo para um melhor posicionamento e imagem do país”. Mas o grande à vontade com que fala deste assunto vem-lhe dos milhares de entrevistas que já fez, enquanto consultor, com pessoas no mundo das empresas, das carreiras – e não só. Há muita gente que individualmente e por iniciativa própria o procura e lhe pede conselhos. Porque descobrir ou não o “nosso” talento pode significar atravessar a vida sendo, ou não, feliz. “A maior parte das pessoas não mantém um diálogo consigo mesmo sobre o que é o seu talento, mas ainda mais grave é o facto de não perguntarem às pessoas que realmente as conhecem qual é o seu talento. Acredito que é muito difícil ser-se feliz sem nos realizarmos e isso só é possível se soubermos qual o nosso talento”. Não conhecendo as pessoas que lhe chegam ao escritório, Tiago Forjaz explica que há muitas formas de descobrir o talento de uma pessoa e muitas

14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.