Issuu on Google+

2ยบ Relatรณrio do Projecto

Viseu, 28 de Marรงo de 2010


Relatório do Prémio monIT 2010

Índice 1. Introdução .................................................................................................... 3 2. Actividades Desenvolvidas .......................................................................... 4 2.1 Acção de Sensibilização Projecto monIT .................................................. 4 2.2 Criação de espaços de divulgação nas “Redes Sociais” ......................... 5 2.2.1 Facebook ............................................................................................ 5 2.2.2 Hi5 ...................................................................................................... 5 2.2.3 Twitter ................................................................................................. 6 2.3 Medições de Campos Electromagnéticos ................................................. 7 2.4 Testes à Televisão Digital Terrestre ............................................................. 8 2.5 Visitas de Estudo/Entrevistas ....................................................................... 9 2.6 Publicação de Artigos ................................................................................. 10 3. Experiências .............................................................................................. 11 4. Divulgação ................................................................................................. 11 4.1 Página Web ............................................................................................ 11 5. Questionários............................................................................................. 12 6. Tarefas a Executar .................................................................................... 12 7. Algumas Fotografias .................................................................................. 13 8. Bibliografia ................................................................................................. 16 9. Participantes .............................................................................................. 16 9.1

Alunos: ................................................................................................ 16

9.2

Professores ......................................................................................... 16

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

2


Relatório do Prémio monIT 2010

1. Introdução Neste segundo relatório, vamos relatar e documentar as actividades que desenvolvemos, neste espaço temporal entre o primeiro relatório e este segundo. Actividades que passam pela continuação das medições das radiações electromagnéticas, experiências com readiofrequências, testes à cobertura da Televisão Digital Terrestre (TDT), publicação de artigos no jornal escolar, organização de palestras/Acções de Sensibilização, manutenção da página Web, Criação de espaços no Facebook, Hi5 e Twitter, visitas e entrevistas a pessoas ligadas a sistemas de radiofrequências.

Figura 1 – Acção de Sensibilização Projecto monIT

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

3


Relatório do Prémio monIT 2010

2. Actividades Desenvolvidas 2.1 Acção de Sensibilização Projecto monIT Organizámos uma acção de sensibilização para as turmas de electrónica em colaboração com o Projecto monIT. Acção essa, que teve como intervenientes os engenheiros Daniel Sebastião e Mónica Antunes, que nos falaram sobre as radiações electromagnéticas das comunicações móveis, desmistificando alguns mitos/preconceitos/medos sobre esta temática, terminando esta interessante acção com experiências e medições com telemóveis e níveis de radiação nas instalações da nossa escola.

Figura 2 – Acção Projecto monIT (Medições em Telemóveis)

Figura 3 - Acção Projecto monIT (Medições nas instalações da escola)

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

4


Relatório do Prémio monIT 2010

2.2 Criação de espaços de divulgação nas “Redes Sociais” 2.2.1 Facebook Criámos um espaço no Facebook, para divulgação das actividades que desenvolvemos no âmbito da nossa participação no Prémio monIT. Neste espaço vamos colocando fotos das actividades, publicitando os eventos, vídeos de experiências e artigos. O nome de utilizador é EPMS MONIT, o endereço é: http://www.facebook.com/album.php?aid=8930&id=100000636861897&saved#! /profile.php?id=100000636861897

Figura 4 – Área no Facebook

2.2.2 Hi5 Criámos

um

espaço

no

Hi5,

para

divulgação

das

actividades

que

desenvolvemos no âmbito da nossa participação no Prémio monIT. Neste espaço vamos colocando fotos das actividades, publicitando os eventos, vídeos de experiências e artigos. O nome de utilizador é EPMS MONIT, o endereço é:

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

5


Relatório do Prémio monIT 2010

http://www.hi5.com/friend/profile/displaySameProfile.do?userid=502722103

Figura 5 – Área no Hi5

2.2.3 Twitter Criámos um espaço no Twitter, para divulgação das actividades que desenvolvemos no âmbito da nossa participação no Prémio monIT. Neste espaço vamos colocando fotos das actividades, publicitando os eventos, vídeos de experiências e artigos. O nome de utilizador é EPMS MONIT, o endereço é: http://twitter.com/EpmsMonit

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

6


Relatório do Prémio monIT 2010

Figura 6 – Área no Twitter

2.3 Medições de Campos Electromagnéticos Continuámos com as medições à intensidade dos campos Electromagnéticos, pela cidade de Viseu, registando-as na página Web elaborada para o efeito, e registando-as num mapa do Google disponível também no site. De salientar que todas as medições efectuadas até ao momento, se encontram bastante abaixo dos limites impostos por lei.

Figura 7 – Medindo Campos Electromagnéticos

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

7


Relatório do Prémio monIT 2010

2.4 Testes à Televisão Digital Terrestre Efectuámos testes à Televisão Digital Terrestre e à sua cobertura nalguns locais da cidade de Viseu, utilizando para isso um pc portátil, uma placa ASUS TDT USB, uma antena Omnidireccional 1dBi e software Arcsosft Totalmedia. Numa segunda fase, para testar em pontos mais distantes da antena Emissora, utilizou-se uma antena directiva de 20 dBi, para ser possível captar o sinal. A qualidade de som e imagem é consideravelmente superior, relativamente ao sistema analógico, testámos os novos serviços que a TDT permite, tal como EPG, gravação de programas, e constatámos outra grande vantagem que é a optimização do especto, pois são transmitidos 5 canais (RTP1;RTP2;SIC;TVI e um canal HD) onde no sistema analógico era transmitido só um , no caso canal 37-842 MHz.

Figura 8 – Testes à TDT

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

8


Relatório do Prémio monIT 2010

2.5 Visitas de Estudo/Entrevistas Visitámos e conversámos com o

Engº Adelino Francisco, Proprietário e

Director da Revista de Rádio Frequências-QSP. Começámos por apresentarlhe o nosso projecto, seguindo-se uma visita às instalações da gráfica onde é editada a revista, conduzindo-nos depois pela sua casa onde possui uma vasto espólio de equipamentos de Radio Comunicações. Foi com enorme entusiasmo que fomos conversando com o engº Adelino, que nos transmitiu a sua vasta experiência na utilização das radiofrequências no seu hobbie que é o radiamadorismo.

Figura 9 – Visita à casa do engº Adelino Francisco

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

9


Relatório do Prémio monIT 2010

2.6 Publicação de Artigos Publicámos alguns artigos nas duas edições deste ano lectivo do jornal escolar “Via Mais”, nomeadamente, um artigo sobre o Prémio monIT, um artigo sobre o nosso estudo/experiência à TDT e um outro sobre a acção de sensibilização Projecto monIT.

Figura 10 – Artigo sobre o Prémio monIT

O artigo que elaborámos sobre a TDT está disponível em: http://files.epms-monit.webnode.com.pt/200000212-ed4c2ee458/Artigo%20TDT.doc O artigo sobre a Acção de Sensibilização Projecto monIT, está disponível aqui: http://cms.epmsmonit.webnode.com.pt/news/ac%c3%a7%c3%a3o%20de%20sensibiliza%c3%a7%c3%a3o%2 0projecto%20monit/

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

10


Relatório do Prémio monIT 2010

3. Experiências

Realizámos algumas experiências, que documentámos com vídeos e fotos. Estas experiências estão colocadas no website, que elaborámos para o efeito.

4. Divulgação Divulgámos e continuaremos a divulgar a nossa participação neste projecto, através de uma página Web, redes sociais na Internet, notícias em jornais locais, na página da escola, email’s a solicitar a participação nos fóruns e nos questionários online.

4.1 Página Web http://www.epms-monit.pt.vu/

Figura 11 - Página de apoio ao projecto

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

11


Relatório do Prémio monIT 2010

5. Questionários Até ao momento estão em curso 5 inquéritos online na nossa página de apoio, cujos resultados são os seguintes:

6. Tarefas a Executar As tarefas a executar no âmbito deste projecto são:       

Continuar as medições dos campos electromagnéticos; Continuar a realizar experiências com radiofrequências; Experiências e Construção de antenas para TDT; Pesquisa de artigos; Organizar sessões de esclarecimento sobre radiofrequências; Promover debates e fóruns de discussão sobre radiofrequências; Promoção do nosso trabalho na comunicação social e comunidade escolar e envolvente;  Realizar inquéritos no âmbito da temática deste projecto;  Actualizar a nossa página com as tarefas que vamos desenvolvendo.

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

12


Relatório do Prémio monIT 2010

7. Algumas Fotografias

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

13


Relatório do Prémio monIT 2010

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

14


Relatório do Prémio monIT 2010

~

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

15


Relatório do Prémio monIT 2010

8. Bibliografia http://monit.it.pt/ Oliveira, C.; Fernandes, C.; Carpinteiro, G.; Correia, L.- ABC das Ondas Electromagnéticas- Instituto Superior Técnico; Vieira,

A.

Elementos

de

Propagação

e

Radiação

de

Ondas

Electromagnéticas- IT/IPP; Direcção Geral da Saúde, 2007 – Exposição da População aos Campos Electromagnéticos - Relatório de grupo Interministerial; Portaria 1421/2004 de 23 de Novembro;

9. Participantes 9.1 Alunos: António Duarte; Daniel Silva; David Pereira; David Pina; Joel Santos

9.2 Professores Rui Silva;

Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu

16


Relatório 2 Prémio monIT