Issuu on Google+

Seminário de Práticas Pedagógicas - Informática

E-fólio B

Relatório do Projecto do Módulo 3

“ Redes de Computadores - Avançado”

"Na aprendizagem por projecto os alunos têm que se comportar como profissionais juniores desde o primeiro dia e começar a questionar os assuntos enquanto tal." (Lourenço, Guedes, Filipe, Almeida, & Moreira, 2007)

Rui Silva nº 803490


Índice Índice................................................................................................................................................................................. 2 Introdução....................................................................................................................................................................... 3 Objectivos......................................................................................................................................................................... 3 Enunciado do Projecto............................................................................................................................................... 3 Avaliação.......................................................................................................................................................................... 4 Monitorização .............................................................................................................................................................. 4 Bibliografia..................................................................................................................................................................... 5

E-fólio B – Seminário de Práticas Pedagógicas - Informática

Rui Silva

2


Introdução Com este trabalho, pretende-se elaborar um enunciado de um projecto para uma aprendizagem baseada em desenvolvimentos de projectos, para o módulo-3 “Redes de Computadores - Avançado”.

Objectivos Este trabalho tem como objectivos: Envolver os alunos em actividades de pesquisa para resolução de problemas e outras tarefas relevantes; Que os alunos trabalhem autonomamente para construir o seu próprio saber; Desenvolver nos alunos competências de trabalho colaborativo; Dar, aos alunos, um maior contacto com o “mundo real” (fora das paredes da escola), nomeadamente estabelecer contactos presenciais, telefónicos, por email, com fornecedores de equipamentos e “Clientes” (coordenadores de curso). Que os alunos usem uma variedade de instrumentos e recursos de forma autónoma, espontânea e criativa; Desenvolver nos alunos competências, ao nível de planificação, tomada de decisões, negociação, persistência e metacognição.

Enunciado do Projecto

E-fólio B – Seminário de Práticas Pedagógicas - Informática

Rui Silva

3


Escola Profissional de Algures Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Redes de Comunicação

Projecto do Módulo 3

“ Redes de Computadores - Avançado”


Escola Profissional de Algures 1) Introdução Pretende-se com este projecto, que seja capaz de projectar uma rede de computadores, colocando em prática os conhecimentos adquiridos no âmbito do módulo 3 da disciplina de Redes de Computadores, simulando a rede projectada no Packet Tracer e produzindo um relatório final. Este projecto engloba ainda, uma vertente interdisciplinar, uma vez que será prestado apoio na execução dos relatórios nas disciplinas de Português e Inglês.

2) Objectivos •

Colocar em prática e consolidar as aprendizagens dos conteúdos do módulo 3;

Fomentar o trabalho colaborativo;

Promover a Interdisciplinaridade.

3) Enunciado do Trabalho a) Especificações O presente trabalho, visa desenvolver uma rede informática para as salas do novo piso da escola (anexo 1). Nomeadamente, para a sala de Multimédia, para a Sala de TIC/GEI, para o laboratório de Audiovisuais e para o Laboratório de Electrónica. As especificações sobre a tecnologia de rede, topologia de rede, nº de pc’s por sala deverá ser definida por cada coordenador do respectivo curso (Multimédia, GEI, Audiovisuais e Electrónica), para isso cada um dos grupos terá de marcar uma reunião com o coordenador de curso da sala que lhe calhou em projecto, a fim de efectuar o levantamento das necessidades para cada sala. A Rede deverá ser projectada para 8 sub-redes (apesar de serem implementadas 4 para já) para um máximo 30 host’s por sala com IP’s de

Módulo 3 – Redes de Computadores – Avançado

Rui Silva

5


Escola Profissional de Algures Classe C. Cada Sala deverá possuir um Switch, de acordo com as especificações dadas por cada coordenador, que por sua vez devem ligar a um Switch (1000 baseT) a colocar no novo piso, e que ligará a um novo router também no novo piso. O novo router deverá ser configurado em conjunto pelos quatro grupos de modo a interligar a nova rede (projectada), com a já existente. A ligação Switch 3- Switch 2 ficará a cargo do grupo 3; A ligação Switch 2Switch 1 ficará a cargo do grupo 1; A ligação Switch 2- Switch 5 ficará a cargo do grupo 4; A ligação Switch 4- Switch 5 ficará a cargo do grupo 2; A nova rede deverá ser ligada como consta na figura 1. A parte nova a implementar é a que está em destaque dentro da forma. As professoras de Português e Inglês, prestarão apoio na elaboração do relatório e em traduções de manuais de equipamentos.

Figura 1 - Esquema da Rede

b) Tarefas As tarefas a realizar são por esta ordem:

Módulo 3 – Redes de Computadores – Avançado

Rui Silva

6


Escola Profissional de Algures 1. Reunião com o coordenador de curso da sala a projectar; 2. Reunião inter-grupos para definição projectar as sub-redes e IP’s. 3. Projecto Físico e Lógico da rede; 4. Orçamento: a. Pesquisas na Internet; b. Contactos com fornecedores; Nota: Não deverão esquecer a mão-de-obra; 5. Projecto de Routing; 6. Simulação Packet Tracer; 7. Execução de relatório Final.

c) Cronograma do Projecto Deverá ser seguido o seguinte cronograma.

Tarefa

Setembro 3ª S 4ªS

1ª S

Outubro 2ª 3ª S S

4ª S

1ª S

Novembro 2ª 3ª 4ª S S S

1ª S

Reunião com Coordenadores Reunião intergrupos Projecto Rede Orçamento Projecto Routing Simulação Packet Tracer Execução do Relatório Entrega e Apresentação Aulas de Apoio Apoio prestado pelo Professor de Redes de Computadores Legenda:

Módulo 3 – Redes de Computadores – Avançado

Rui Silva

7

Dezembro 2ª 3ª 4ª S S S

Janeiro 1ª 2ª S S


Escola Profissional de Algures Aulas de apoio ao projecto pelo professor de Redes Aulas de apoio ao projecto pelo professor de Inglês Aulas de apoio ao projecto pelo professor de Português

d) Grupos de Trabalho Os grupos de trabalho são os que constam na tabela abaixo, tendo sido obtidos por sorteio.

Grupo 1

João Almeida; Bruno Faria; Carla Simões; Diogo Costa

Grupo 2

Hugo Gonçalves; Ana Silva; António Santos; José Pombo

Grupo 3

Rita Castro; Sérgio Silva; Luís Pimentel; Manuel Marques

Grupo 4

Alfredo Oliveira; João Nabais; António Marinho; Abel Costa

e) Distribuição das Salas Tal como no ponto anterior esta distribuição foi sorteada.

Sala Multimédia Grupo 1

Laboratório Electrónica

Grupo 2

Sala TIC/GEI

Laboratório Audiovisuais

Grupo 4

Grupo 3

4) Indicações para o Relatório Para elaborar o relatório final de projecto deverá seguir as seguintes instruções: •

Texto: Arial tamanho 12 ou equivalente, com espaçamento entre linha 1,5 e justificado.

Margens: Superior 2,5 cm; Inferior 2 cm; Esquerda 2 cm; Direita 2 cm;

Deverá ter uma capa sugestiva e índice automático.

Deverá ter a seguinte estrutura:

Módulo 3 – Redes de Computadores – Avançado

Rui Silva

8


Escola Profissional de Algures 1. Objectivo; 2. Projecto: 1. Descrição; 2. Tecnologias Utilizadas; 3. Topologias Utilizadas; 4. Diagrama Físico; 5. Diagrama Lógico; 6. Cablagem; 3. Mapa de endereços IP; 4. Equipamento: 1. Especificações equipamento Passivo; 2. Especificações equipamento Activo; 3. Lista de material; 4. Orçamento. 5. Configuração do Router; 6. Simulação no Packet Tracer; 7. Auto-avaliação; 8. Bibliografia.

5) Anexos Anexo 1 – Planta das Salas Módulo 3 – Redes de Computadores – Avançado

Rui Silva

9


Escola Profissional de Algures

Módulo 3 – Redes de Computadores – Avançado

Rui Silva

10


Avaliação A avaliação final de projecto terá três vertentes: 1) Desenvolvimento do projecto: a) Cumprimento da Calendarização: b) Execução das tarefas; c) Atitudes e Valores; d) Capacidade de trabalho em grupo; e) Capacidade de Iniciativa; 2) Produto Final: a) Conhecimentos adquiridos com a execução do projecto; b) Apresentação; c) Qualidade do trabalho apresentado; d) Participação individual na execução do projecto. 3) Auto-avaliação.

Monitorização O

docente

monitorizará

constantemente

o

decorrer

do

projecto

e

entusiasmo/desinteresse dos alunos, para que haja trabalho uniforme e constante do grupo. Terá especial atenção ao volume de trabalho exigido pelo projecto, para que este não acarrete uma sobrecarga de trabalho nos alunos.

E-fólio B – Seminário de Práticas Pedagógicas - Informática Rui Silva 4

Rui Silva

4


Bibliografia Lourenço, J. M., Guedes, M. d., Filipe, A. I., Almeida, L., & Moreira, M. A. (2007). Bolonha: Ensino e Aprendizagem por Projectos. Lisboa: Centro Atlântico.

E-fólio B – Seminário de Práticas Pedagógicas - Informática Rui Silva 5

Rui Silva

5


Relatório Projecto