Page 5

Em Órbita

Antares irá transportar 29 satélites A Planet Labs anunciou os seus planos para o lançamento de uma constelação de 28 pequenos CubeSats que serão colocados em órbita em Dezembro de 2013. A empresa tem por objectivo revolucionar a indústria de obtenção de imagens da superfície terrestre com uma constelação de pequenos satélites projectados para obterem imagens s de alta-resolução de uma maneira frequente e a baixo custo. Designada por Flock-1, a constelação será lançada juntamente com o veículo de carga Cygnus Orb-1 (CRS1) da Orbital Sciences Corporation, tendo por destino a estação espacial internacional. Os pequenos satélites serão capazes de obter imagens com uma resolução de cinco a três metros. Segundo a Planet Labs, e ao contrário da PhoneSat, a tecnologia foi desenvolvida pela própria empresa tendo por base recentes desenvolvimentos nas comunicações comerciais e nas tecnologias de informática. Os satélites deverão ser colocados em órbitas com uma altitude média de 400 km com uma inclinação de 52º em relação ao equador terrestre. Em Abril de 2013 a Planet Labs lançou os seus primeiros satélites, Dove-1 e Dove-2, em missões de demonstração tecnológica.

Novo sítio da “Planetary Society Brazil” Foram finalizados os trabalhos no novo website da Sociedade Planetária – Brasil, afiliada da organização não governamental “The Planetary Society”, fundada por Carl Sagan, Bruce Murray e Louis Friedman em 1980 para avançar na exploração do sistema solar e a busca por vida extraterrestre. Com desempenho demonstrado em diversos projectos e actuações contundentes em defesa de programas espaciais, ela é a organização civil líder na causa da exploração espacial, com afiliados em 125 países de todos os continentes – inclusive a Antárctica. O site em português foi lançado no dia 20 de Julho em www.sociedadeplanetaria.org.

A Terra vista do espaço – Espreitando a Mesopotâmia O satélite miniaturizado Proba-V, lançado recentemente, captou esta imagem por cima da região fronteiriça do norte da Síria, sudeste da Turquia e norte do Iraque, a 28 de Maio. A área na imagem tem cerca de 500 km de largura, com grandes lagos reservatório ao longo do rio Eufrates, visíveis do lado esquerdo, e outro ao longo do rio Tigre, do lado direito. Os reservatórios e os rios asseguram o fornecimento de água nesta região muito seca. Também formam a base do que é visível em diferentes tons de verde, ao longo das margens do rio e terrenos agrícolas irrigados, fornecendo alimento e rendimento à população. Na região central/direita da imagem, podemos ver as montanhas iraquianas de Sinjar. Membros do grupo religioso Yazidi acreditam que foi nesta região que a Arca de Noé veio poisar depois da inundação bíblica.

Em Órbita – Vol.13 – N.º 139 / Agosto de 2013

4

Profile for Rui Barbosa

Em Órbita 139 Agosto de 2013  

Edição n.º 139 do Boletim Em Órbita para o mês de Agosto de 2013.

Em Órbita 139 Agosto de 2013  

Edição n.º 139 do Boletim Em Órbita para o mês de Agosto de 2013.

Advertisement