Page 65

Albert Einstein (1879 -1955)

A 7 de Maio o ATV-4 era transferido para o edifício de montagem final BAF e a integração com o lançador ocorria no dia 10 de Maio. A 24 de Maio ocorria a integração da carenagem em torno do veículo. O abastecimento do EPS Com MMH e N2O4 ocorria a 29 e 30 de Maio, respectivamente, ocorrendo o ensaio geral do lançamento neste dia. Os sistemas pirotécnicos eram armados a 3 de Junho, no mesmo dia que ocorria a revisão final dos preparativos para o lançamento com todos os sistemas do lançador, do ATV, da plataforma de lançamento e da rede de seguimento a serem declarados prontos para a missão. Com tudo declarado pronto para o lançamento, o foguetão Ariane-5ES (L592/VA213) com o veículo de carga ATV-4 ‘Albert Einstein’ era transportado para a plataforma de lançamento ELA3 a 4 de Junho. Após a chegada à plataforma de lançamento, procedeu-se ao abastecimento das esferas de pressurização com hélio líquido no dia seguinte.

A escolha do nome de Albert Einstein para o veículo ATV-4 foi proposto pela delegação suíça na ESA, dado que a industria daquele país está envolvida no fabrico da estrutura do ATV e dos seus subsistemas. Albert Einstein nasceu em Ulm, Alemanha, no ano de 1879 mas estudou e iniciou a sua carreira na Suíça, na secretaria de patentes de Berna. Foi em 1906, o ‘ano do milagre’, que as suas ideias revolucionárias floriram. Publicou quatro artigos sobre ciência fundamental: sobre o efeito fotovoltaico, sobre o movimento de Brown, sobre a relatividade especial e sobre a equivalência entre matéria e energia (E=mc2). Albert Einstein fez uma contribuição significativa para o desenvolvimento da mecânica quântica e da cosmologia, e a sua visão alterou completamente a formo como olhamos para o Universo. Na sua teoria da relatividade geral, previu que os raios de luz se curvavam em torno de corpos massivos. O seu trabalho está a ser utilizado nos nossos dias para orientar as sondas para outros planetas. Em 1908, partiu para uma carreira universitária em Berna, depois para Zurique, Praga, Berlim e finalmente, após emigrar para os Estados Unidos antes da Segunda Guerra Mundial, na Universidade de Princeton. A prova final sobre as teorias de Einstein surgiu em 1919 durante um eclipse do Sol quando o astrónomo britânico Arthur Eddington observou que a luz das estrelas distantes era curvada na vizinhança do Sol. Recebeu o Prémio Nobel da Física em 1921 pela sua explicação do efeito fotovoltaico.

A contagem decrescente final tem início a T-11h 30m e engloba todos os passos preparatórios para o lançamento por parte do lançador, da carga e do complexo de lançamento. Procedendo como previsto, esta contagem leva à ignição do motor do estágio principal, seguindo-se a ignição dos dois propulsores laterais para um lançamento na hora prevista. A contagem culmina numa sequência sincronizada que é gerida pela estação de controlo e por computadores a bordo do lançador a partir de T-7m. Se uma interrupção da contagem decrescente significa que a hora do lançamento fica fora da janela de lançamento prevista, então o lançamento é adiado por um, dois ou mais dias, dependendo do problema e da sua solução. Para o lançamento do ATV-4 a contagem decrescente final teve início às 1422UTC do dia 5 de Junho, iniciando-se as verificações dos sistemas eléctricos do lançador. Nesta fase dá-se a configuração do EPC e do motor Vulcain para o posterior acondicionamento térmico e abastecimento. Os preparativos finais na plataforma de lançamento eram iniciados ás 1552UTC com o encerramento de portas, remoção das barreiras de segurança e configuração dos circuitos de fluidos para o abastecimento. No centro de controlo procede-se ao envio do programa de voo para o lançador e procede-se ao teste das ligações de rádio entre o lançador e o controlo de voo. São ainda alinhadas as unidades de orientação inerciais. A evacuação de todo o pessoal da plataforma de lançamento ocorria ás 1650UTC ao mesmo tempo que se iniciava o abastecimento do estágio EPC. Este abastecimento é realizado em quatro fases: pressurização dos tanques no solo (30 minutos), acondicionamento térmico das condutas (30 minutos), abastecimento dos tanques do lançador (2 horas) e abastecimento contínuo dos tanques (até á sequência sincronizada). Ainda nesta fase procede-se à pressurização dos sistemas de controlo de atitude e de comando.

Faleceu em 1955 nos Estados Unidos com 76 anos de idade.

Em Órbita – Vol.13 – N.º 138 / Julho de 2013

64

Profile for Rui Barbosa

Em Órbita 138 - Julho de 2013  

Edição do Boletim Em Órbita para o mês de Julho de 2013

Em Órbita 138 - Julho de 2013  

Edição do Boletim Em Órbita para o mês de Julho de 2013

Advertisement