Page 8

Em Órbita

Voo espacial tripulado Actividade extraveícular Rússia 32 No dia 19 de Abril de 2013 dois cosmonautas russos da Expedição 35 levaram a cabo uma actividade extraveícular (passeio espacial) no exterior da estação espacial internacional. A saída começou às 1403UTC com a abertura da escotilha exterior do módulo Pirs, permitindo que Pavel Vinogradov (envergando o fato extraveícular Orlan MK n.º 6) e Yuri Romamenko (envergando o fato extraveícular Orlan MK n.º 4) tivessem acesso ao exterior da ISS.

A primeira tarefa dos dois homens foi a instalação da experiência Obstanovka no exterior do módulo Zevzda, começando com a instalação de dois dispositivos mecânicos de processamento PVK MAD-1 e PKV MAD-2. A experiência Obstanovka irá estudar as ondas de plasma e o efeito do tempo espacial na ionosfera terrestre. De seguida, Vonogradov e Romanenko dirigiram-se para a parte posterior do Zvezda e procederam à troca de um retro-reflector laser que é utilizado nas acoplagens dos veículos de carga europeus ATV. O dispositivo anterior foi recolhido no interior do módulo Pirs. A necessidade de substituir este dispositivo surgiu depis dos problemas registados durante a acoplagem dos veículos ATV-2 em 2011 e Atv-3 em 2012. Os dois cosmonautas tiveram então a necessidade de proceder à limpeza dos seus fatos extraveículares para evitar uma possível contaminação com combustível proveniente dos motores do módulo Zvezda que se encontravam perto do local onde estiveram a trabalhar. As toalhas de limpeza bem como o carreto do cabo da experiência Obstanovka foram descartadas às 1719UTC.

Continuando os trabalhos iniciados no princípio deste passeio espacial, os dois homens foram buscar ao módulo Pirs os dois contentores que continham as sondas ShKD-1 e ShKD-2, e fixaram-nas nos respectivos adaptadores MAD. Os contentores das sondas foram depois descartados às 1903UTC e às 1906UTC. Após procederem à abertura dos mastros de fixação das sondas, os cosmonautas recolheram o módulo expositor Biorisk MSN-3-C2 e depois deslocaram-se de novo para o módulo Pirs onde recolheram um dos dois painéis da experiência Vinoslivost. No entanto, às 2016UTC, Pavel Vinogradov largou inadvertidamente o painel que havia sido recolhido e este flutuou para o espaço.

Em Órbita – Vol.13 – .º 136 / Maio de 2013

7

Profile for Rui Barbosa

Em Órbita n.º 136 - Maio de 2013  

Edição de Maio de 2013 para o Boletim Em Órbita. Para além da habituais secções, nesta edição temos um artigo sobre a 32ª actividade extrave...

Em Órbita n.º 136 - Maio de 2013  

Edição de Maio de 2013 para o Boletim Em Órbita. Para além da habituais secções, nesta edição temos um artigo sobre a 32ª actividade extrave...

Advertisement