Page 7

Em Órbita Avançando no desenvolvimento de novas plataforma de satélites de comunicações, foi recentemente realizado um teste de ensaio do sistema de propulsão eléctrica da plataforma DFH-3B. Este teste abre assim caminho à futura utilização desta plataforma para a construção de satélites de comunicações. Neste teste, o motor eléctrico foi integrado com o modelo de engenharia do satélite e teve uma duração de 18 dias. Todos os satélites geostacionários e satélites geostacionários em órbitas inclinadas da fase 3 do sistema de navegação Beidou, irão utilizar esta plataforma. O modelo de engenharia do satélite meteorológico FY-4 Fengyun-4 encontra-se na sua montagem final e o desenvolvimento do modelo de voo deverá ser iniciado em 2013. Durante o 3º encontro entre a China e a agência espacial europeia ESA, foi acordada a inclusão de cargas na série de microondas do FY-4. A ESA é responsável pelo desenvolvimento do sensor de humidade. A 1 de Fevereiro de 2013 foram realizadas em Pequim as sessões de análise e de revisão para as missões HY-1C Haiyang-1C, HY1D Haiyan-1D e HY-2B Hayiang-2B. Estes três satélites constituem os veículos de substituição da primeira geração de satélites oceanográficos da China. Os satélites terão melhores capacidades do que os anteriores e os tempos de vida úteis serão superiores. A 8 de Janeiro de 2013 a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China e o Centro de Engenharia Espacial e Lunar, iniciaram uma revisão independente do desenvolvimento do modelo de voo da sonda lunar Chang’e-3 cujo lançamento está previsto para Dezembro de 2013. Entretanto, o subsistema de propulsão da Chang’e-3 já foi entregue pelo fabricante AAPT que também desenvolveu o sistema de propulsão variável para a descida lunar que por sua vez executou um teste bem sucedido a 17 de Março (a mesma empresa revelou que se encontra a estudar a utilização de motores reutilizáveis para um futuro lançador reutilizável). A 3 de Março foi finalizada a revisão do radar de acoplagem a laser da sonda lunar Chang’e-5. O local de descida da Chang’e-5 foi seleccionado no Norte do país, sendo muito provavelmente o local de descida utilizado pelas missões tripuladas Shenzhou.

Roscosmos e NASA assinam acordo No dia 26 de Abril de 2013 agência espacial russa Roscosmos e a agência espacial norte-americana NASA, assinaram um acordo complementar ao acordo assinado em 1993 para os serviços de transporte de tripulações da NASA e de outros parceiros para a estação espacial internacional em 2016 e que será válido até Junho de 2017. Os serviços que serão prestados pela Roscosmos incluem as sessões de treino para as missões, bem como o treino de segurança para o voo espacial e a permanência de veículos de emergência acoplados à ISS que permitam o resgate dos tripulantes norteamericanos e de outros países em situações de emergência.

Corrigida a órbita da ISS De acordo com o cronograma da estação espacial internacional, procedeu-se à correcção da sua órbita em preparação do regresso do veículo tripulado Soyuz TMA-07M a 14 de Maio e da chegada do veículo espacial tripulado Soyuz TMA-09M a 29 de Maio. A manobra teve início às 0651:00UTC do dia 8 de Maio de 2013 com a ignição dos motores do veículo de carga Progress M-19M que se encontra acoplado ao módulo Zvezda. A manobra teve uma duração de 844 segundos e como resultado o incremento de velocidade na ISS foi de 1,5 m/s, aumentando a altitude média da sua órbita em 2,6 km para os 413,6 km. Após esta manobra a ISS ficou colocada numa órbita com um perigeu a 413,6 km de altitude, apogeu a 428,1 km de altitude, inclinação orbital de 51,67º e período orbital de 92,782 minutos.

Em Órbita – Vol.13 – .º 136 / Maio de 2013

6

Profile for Rui Barbosa

Em Órbita n.º 136 - Maio de 2013  

Edição de Maio de 2013 para o Boletim Em Órbita. Para além da habituais secções, nesta edição temos um artigo sobre a 32ª actividade extrave...

Em Órbita n.º 136 - Maio de 2013  

Edição de Maio de 2013 para o Boletim Em Órbita. Para além da habituais secções, nesta edição temos um artigo sobre a 32ª actividade extrave...

Advertisement