Page 7

Orbital testa motores do foguetão Antares A Orbital Sciences Corporation levou a cabo com sucesso o teste dos motores AJ26 do primeiro estágio do novo foguetão Antares. O teste teve lugar no dia 22 de Fevereiro de 2013 e consistiu na ignição dos dois motores durante 29 segundos com o foguetão seguro na Plataforma de Lançamento 0A do Mid-Atlantic Regional Spaceport (MARS) localizado na Wallops Flight Facility da NASA em Wallops Island, Virgínia. A Orbital está a levar a cabo o teste do seu novo foguetão e da cápsula Cygnus ao abrigo do programa Commercial Orbital Transportation Services (COTS). No final deste ano está prevista a realização de uma missão de demonstração até à estação espacial internacional e após essa missão (se tudo correr como previsto), a empresa irá levar a cabo oito missões logísticas até à ISS.

Delta-2 lançará ICESat-2 O ASA Launch Services Program seleccionou o foguetão Delta-2 da United Launch Alliance para colocar em órbita o satélite ICESat-2 (Ice, Cloud and Land Elevation Satellite) cujo lançamento está previsto para Julho de 2016. O foguetão Delta-2 irá colocar o ICESat-2 numa órbita polar quase circular após o seu lançamento a partir da Base Aérea de Vandenberg, Califórnia. Esta missão é a continuação de uma série de medições topográficas precisas iniciadas com o ICESat-1. O ICESat-2 irá medir as alterações na elevação do gelo polar para compreender a sua contribuição para o actual e futuro aumento dos níveis dos oceanos. Irá também caracterizar a espessura dos gelos polares e as alturas dos cobertos vegetais no planeta para assim tentar compreender as suas ligações no sistema terrestre.

Chang’e-2 chega a 20 milhões de quilómetros da Terra A sonda Chinesa Chang'e-2 atingiu uma distância de 20 milhões de km do nosso planeta, marcando assim um novo marco nos esforços da China para a exploração do espaço profundo. A sonda continua a sua missão em condições normais. O planeamento científico, uma projecção orbital inovadora, uma observação e controlo precisos são os principais factores que ajudaram a Chang'e-2 a poupar o seu combustível em voo e a garantir o sucesso da sua missão. A Chang'e-2 foi lançada a 1 de Outubro de 2010 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, tendo levado a cabo uma mapeamento completo da superfície lunar com uma resolução de sete metros e mais tarde levou a cabo uma série de observações do asteróide Toutatis com uma resolução de 10 metros. A sonda Chang'e-3 será lançada em finais de 2013 e irá transportar um pequeno veículo robótico para a superfície lunar.

Em Órbita – Vol.13 – .º 134 / Março de 2013

6

Profile for Rui Barbosa

Em Órbita n.º 134 - Março de 2013  

Edição de Março de 2013 do Boletim Em Órbita com vários artigos sobre os lançamentos orbitais levados a cabo em Fevereiro de 2013.

Em Órbita n.º 134 - Março de 2013  

Edição de Março de 2013 do Boletim Em Órbita com vários artigos sobre os lançamentos orbitais levados a cabo em Fevereiro de 2013.

Advertisement