Page 33

Dimensões (m)

8,10 x 3,60 x 2,90, envergadura em órbita: 26,06 metros

Massa (kg)

6.265 (lançamento) Carga > 14 kW

Energia

3 baterias de iões de lítio Biliquida (MMH & NTO)

Propulsão Estabilização

Motor de apogeu 455 N e motores 22 N para controlo orbital Rotação transversal na separação; estabilização nos três eixos espaciais em órbita operacional 33 repetidores banda Ku

Capacidade de Transmissão

19 repetidores banda C 9 repetidores Ka

Posição Orbital

61º Oeste

Cobertura

América, Europa e Norte de África

Tempo de vida útil (anos)

> 15

A empresa de telecomunicações Azercosmos, foi criada em 2010 por decreto do Presidente Ilham Aliyev, e é a empresa líder no mercado das operadoras de satélite no Caucaso. A empresa é uma companhia cotada em bolsa, mas com todas as acções pertencentes ao Ministério das Comunicações da República do Azerbaijão. As tecnologias de informação e de comunicações foram designadas como um sector prioritário para a economia nacional daquele país, ficando somente atrás da industria petrolífera. Consequentemente, serão lançados outros satélites de comunicações nos próximos anos para assim cimentar e credibilizar o rápido crescimento deste sector. Além domais, a Azercosmos irá brevemente lançar um observatório que, em conjunto com as organizações de investigação nacionais, deverá auxiliar no desenvolvimento das infraestruturas económicas do país. Também em construção está um centro de controlo e recepção. O satélite Azerspace-1 foi o 24º satélite construído pela Orbital Sciences Corp lançado pela Arianespace. Transporta 24 repetidores em banda C e 12 repetidores em banda Ku, permitindo-lhe a disponibilização de um variado loque de serviços na sua área de cobertura e tanto para o governo como para companhias institucionais e privadas. O Azerspace-1/Africasat-1a tem por base a plataforma Star-2.4E. A tabela seguinte mostra as principais características do satélite.

Em Órbita – Vol.13 – .º 134 / Março de 2013

32

Profile for Rui Barbosa

Em Órbita n.º 134 - Março de 2013  

Edição de Março de 2013 do Boletim Em Órbita com vários artigos sobre os lançamentos orbitais levados a cabo em Fevereiro de 2013.

Em Órbita n.º 134 - Março de 2013  

Edição de Março de 2013 do Boletim Em Órbita com vários artigos sobre os lançamentos orbitais levados a cabo em Fevereiro de 2013.

Advertisement