Page 56

O Global Ozone Monitoring Experiment-2 (GOME-2) é um espectrómetro que capta luz solar reflectida na atmosfera terrestre ou então realiza uma observação directa do Sol, posteriormente decompondo-a nos seus componentes espectrais. Os espectros registados são utilizados para derivar uma figura detalhada do conteúdo atmosférico e perfis de ozono, dióxido de nitrogénio, vapor de água, oxigénio, óxido de bromo e outros gases.

Os instrumentos Advanced Microwave Sounding Units (AMSUA1 e AMSU-A2) medem a radiância no espectro microondas. Os dados destes instrumentos são utilizados em conjunção com o instrumento HIRS para calcular a temperatura atmosférica global e perfis de humidade da superfície terrestre à estratosfera superior. Os dados são também utilizados para proporcionar medições de precipitação e à superfície incluindo o coberto de neve, concentração do gelo no mar e humidade no solo. O instrumento High-resolution Infrared Radiation Sounder (HIRS/4) é um dispositivo de medição radiométrica de 20 canais para medir a radiância no espectro infravermelho. Os dados do HIRS/4 são utilizados em conjunto com os dados provenientes dos instrumentos AMSU para calcular o perfil vertical de temperatura e pressão atmosférica desde a superfície até cerca de 40 km de altitude. Os dados do HIRS/4 são também utilizados para determinar as temperaturas da superfície dos oceanos, níveis totais do ozono atmosférico, água precipitável, altura das nuvens, e coberto e radiância da superfície.

O Advanced Very High Resolution Radiometer (AVHRR/3) fornece imagens diurnas e nocturnas do solo, águas e nuvens, e medições da temperatura da superfície do mar, gelo, neve e coberto de vegetação ao observar a superfície em seis bandas espectrais entre os 0,58 µm e os 12,5 µm.

Em Órbita – Vol.12 – .º 129 / Outubro de 2012

55

Profile for Rui Barbosa

Em Órbita n.º 129 - Outubro de 2012  

Edição do Boletim Em Órbita referente ao mês de Outubro de 2012. Nesta edição: o regresso da Soyuz TMA-03M e da Soyuz TMA-04M; uma actividad...

Em Órbita n.º 129 - Outubro de 2012  

Edição do Boletim Em Órbita referente ao mês de Outubro de 2012. Nesta edição: o regresso da Soyuz TMA-03M e da Soyuz TMA-04M; uma actividad...

Advertisement