Page 1

JORNAL - COLECIONISMO CERVEJEIRO

EDIÇÃO 21 – JULHO 2011

JORNAL INFORMATIVO DO COLECIONISMO CERVEJEIRO NOTICIAS DE CERVEJA EM PORTUGAL

Milord (doido)… a sua MINI SAGRES fresquinha e os tremoços. Ai, ai… Jarbas A menina da…

Mini Sagres! ........!UAU!.........

MENSAL – GRATUITO

Neste número: MINHA OPINIÃO / EVENTO / NOTICIAS COLECIONISMO / BARES E CAFÉS / SOCIEDADE CENTRAL DE CERVEJAS / GASTRONOMIA / HUMOR


EDITORIAL Rui Avilez Valente Director Executivo

ESTE JORNAL É UMA PUBLICAÇÃO INTERNA DO SITE:

COLECIONISMO CERVEJEIRO... PORQUE NÃO

Neste número: Evento: Corrida Karting em Braga. Noticias colecionismo: Visita à casa do colecionador Enrique Casaca – Sevilha (Espanha). Bares e cafés: Cervejaria Internacional (Sevilha). Cervejas: Portfólio Sociedade Central Cervejas. Novidades cervejeiras em Portugal: Sociedade Central Cervejas. A terminar: Gastronomia e humor.

A Enciclopédia INLOCO MUNDO DA CERVEJA, vai continuar suspensa até novas informações.

www.inlocomundodacerveja.com

Colaboraram nesta edição: Rui Avilez Valente Mário Augusto Sociedade Central Cervejas Redacção: Rui Avilez Valente Revisão e tradução: Gisela Vieira

As opiniões emitidas nos artigos são da responsabilidade de quem os assina, não representando necessariamente a opinião deste jornal. A reprodução total ou parcial é autorizada desde que seja citada a fonte.

ENTREVISTA

A MINHA OPINIÃO Com a chegada do verão, chegaram as férias… logo todos procuramos nos refrescar não somente com uma boa cerveja, mas também procurando uma praia onde possamos descansar de um ano cheio de trabalho. Esta edição será dedicada à Sociedade Central de Cervejas, e a edição de Agosto à UNICER, empresas cervejeiras que tem colaborado com este Jornal desde sempre, no envio de noticias. Colecionismo, de visita a Sevilha tive o prazer de almoçar em casa do meu (nosso) amigo e sócio Enrique Casaca onde pude conhecer a sua coleção cervejeira. Visita a uma feira de velharias em Espanha. Na parte dedicada aos eventos, a presença do In Loco no Kartódromo de Braga no apoio ao nosso piloto Alexandre Simões (Karting). Bares e cafés a nossa visita a um espaço especial, onde se podem degustar mais de 250 cervejas de todo o mundo na cidade de Sevilha em Espanha.

Rui Avilez

1


ENTREVISTA

21


EVENTO O IN LOCO PRESENTE NO AUTODROMO DE BRAGA NO APOIO AO SEU PILOTO ALEXANDRE SIMÕES

O kartódromo de Braga recebeu mais uma prova do Troféu Rotax nas suas diversas categorias. O nosso piloto Alexandre Simões contou mais uma vez com o patrocínio do Site www.inlocomundodacerveja.com e da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas através da Cerveja Sagres Zero e Água do Luso.

Pretérito Quase Perfeito em Tom Maior Ascendente. É desta forma redundante e hiperbólica que a equipa rotula a ultima prova do piloto Alexandre Lopes Simões. Durante todo o fim de semana o piloto apresentou um andamento consistente, que lhe permitiu sempre participar de uma forma muito próxima do ideal na discussão dos lugares cimeiros. Sabendo interpretar as mais valias técnicas disponibilizadas pelo seu Mecânico ,Joaquim Filipe, cedo o piloto de Alfragide mostrou que o Kart se encontrava equilibrado e que dispunha de um motor que respirava saúde nas rectas de Braga. Foi o princípio de um fim de semana de muita luta. Sexta-Feira e Sábado foram dias de afinações e melhorias de performance. Invariavelmente o „crono‟ reflectia o primeiro ou o segundo lugar da sua classe: A Minimax Rotax. E foi com redobrada esperança e com alguma confiança que o Alexandre viu chegar Domingo e com ele os 1ºs Treinos Livres , já com a contagem de tempo a sério:

3


E não desiludiu.: - 1o. lugar dos treinos livres. Mas como no desporto Automóvel não existem vitórias antecipadas eis que a realidade da competição mostra que os adversários são todos de altíssima qualidade.:treinos cronometrados e mercê de uma menor adaptação aos pneus novos….queda para o 6º.lugar da Grelha de Partida. Desilusão temperada com muita vontade de mostrar que ele tinha uma palavra a dizer. (Manga ) 1ª. Corrida e eis que resultado de um arranque corajoso , e após uma série de voltas ao ataque consegue guindar-se ao quarto lugar.

(Pré-Final) 2ª. Corrida e no final um brilhante 2º. Lugar garantido cedo e defendido com mestria.Mais uma vez a estratégia de Joaquim Filipe estava a resultar: Consistência do Piloto e um Conjunto Kart + Motor Irrepreensível. Corrida ( Final) : Mercê de um arranque Imperial o Alexx surge ao fim da primeira volta a liderar a corrida , sob enorme pressão do excelente Yohann Sousa.Gonçalo Leite e todos os outros espreitavam a mínima falha dos jovens líderes. Infelizmente para o Alexandre Simões esse pequeno „minus‟ surgiu na figura de um pequeno deslize, prontamente aproveitado pelos seus adversários de pista. Até ao final foi gerir as diferenças de andamento que lhe permitiram segurar o ultimo lugar do pódio. Natural alegria do piloto , não tanto pela brilhante terceira posição que lhe permitiu um regresso ao almejado pódio , mas por um fim de semana muito regular com um andamento sempre digno de um promissor Campeão. Uma palavra para Yohann Sousa brilhante vencedor e para o „Gonçalo „Fighter‟ Leite…que sem nunca desarmar dos seus intentos foi alvo de uma decisão do Comissariado que de forma alguma retira mérito a todo um fim de semana espectacular. E todos estão de Parabéns. Texto e fotos: Mário Augusto

4


NOTICIAS COLECIONISMO Visita à casa do Enrique Casaca

Enrique Casaca

De visita a Sevilha, marquie um encontro com os colecionadores Enrique Casaca e Eugenio Nogarol que se fizeram acompanhar das respectivas esposas. Visitamos alguns Bares onde consegui algumas peças para a minha coleção, ás quais se juntaram as que me foram gentilmente oferecidas por estes dois amigos. Já no último dia da minha estada em Sevilha e a convite do Enrique fiz uma visita a sua casa onde tinha à minha espera um magnifico almoço, regado por um vinho bom Português, para além da sempre apetecível cerveja bem fresca. Aproveitei e visitei a sua coleção que fotografei e aqui deixo uma pequena seleção de fotos que de certeza irá deliciar os apaixonados pelo colecionismo cervejeiro. Quero deixar aqui um abraço a estes dois magníficos casais que me acompanharam na minha curta mas rentável estadia por Sevilha. Um beijo especial à minha grande amiga Fernanda Casaca pelo magnifico almoço (Paella).

5


6


Visita a uma feira de velharias em Espanha

De férias em Espanha, resolvi procurar algum material para a minha coleção. Para além do material que me foi oferecido pelo meus amigos Enrique Casaca e Eugenio Noguerol, visitei duas feiras de velharias e alguns Bares onde consegui um total de 48 copos e 25 peças diversas.

Texto Rui Avilez Fotografias: Rui Avilez

7


BARES E CAFÉS Cervejaria Internacional, em Sevilha. Um bar onde se podem saborear cervejas de todo o mundo, 254 cervejas com álcool, 2 sidras, 10 cervejas s/álcool, 15 cervejas de barril. A decoração deste espaço é toda ela composta por peças ligadas à cerveja que fariam a delicia de qualquer colecionador. A simpatia dos funcionários é o melhor cartão de visita, pelo menos para mim foi, já que tive o privilégio de ser presenteado com um copo para a minha coleção.

Texto e fotos: Rui Avilez

8


9


Nesta edição dedicada à Sociedade Central de Cervejas, não podia deixar de aqui colocar dois rótulos que criei à uns anos para um concurso promovido pela SCC. Foi uma das minhas primeiras iniciativas em relação a esta bebida que hoje faz parte do meu dia a dia, não só em relação ao colecionismo, mas principalmente neste meu projecto o”Jornal do Colecionismo Cervejeiro”. Uma aposta ganha… este projecto nasceu a pensar nos colecionadores Portugueses, hoje em dia o mesmo é distribuído via email para todo o mundo em língua Portuguesa e Inglesa, podendo também ser descarregado nos sites www.inlocomundodacerveja.com, www.accp.com.pt https://www.facebook.com/accp.colecionismocervejeiro

ENTREVISTA

1 10


CERVEJA EM PORTUGAL

PORTFÓLIO - SOCIEDADE CENTRAL CERVEJAS Sagres Branca

Sagres Bohemia

TIPO Pilsner

TIPO Pilsner (cerveja especial)

VOLUME DE ÁLCOOL 5,0% vol.

VOLUME DE ÁLCOOL 6,2% vol.

DISPONÍVEL DESDE 1940

DISPONÍVEL DESDE 2005

Sagres Preta TIPO Munique VOLUME DE ÁLCOOL 4,1% vol. DISPONÍVEL DESDE 1940

Sagres Bohemia de Reserva - 1835 TIPO Pilsener (cerveja especial) VOLUME DE ÁLCOOL 6,6% vol. DISPONÍVEL DESDE 2006

Sagres Panaché

Sagres Zero

TIPO Pilsner

TIPO Cerveja sem álcool

VOLUME DE ÁLCOOL 0,8% vol.

VOLUME DE ÁLCOOL 0,3%

DISPONÍVEL DESDE 2010

DISPONÍVEL DESDE 2005

Sagres Preta Chocolate TIPO Munique VOLUME DE ÁLCOOL 4,1% vol. DISPONÍVEL DESDE 2011

Sagres Zero Preta TIPO Cerveja sem álcool Munique VOLUME DE ÁLCOOL 0,3% DISPONÍVEL DESDE 2007

11


CERVEJA EM PORTUGAL

PORTFÓLIO - SOCIEDADE CENTRAL CERVEJAS Sagres Zero Limalight

John Smith's Extra Smooth

TIPO Cerveja sem álcool

TIPO Ale Bitter

VOLUME DE ÁLCOOL 0,3% vol.

VOLUME DE ÁLCOOL 4,0% vol.

DISPONÍVEL DESDE 2008

DISPONÍVEL DESDE 1852

Heineken

Foster's

TIPO Pilsner

TIPO Lager

VOLUME DE ÁLCOOL 5,0% vol.

VOLUME DE ÁLCOOL 5,0% vol.

DISPONÍVEL DESDE Séc. XIX

DISPONÍVEL DESDE 1887

Guinness TIPO Stout VOLUME DE ÁLCOOL 4,2% vol. DISPONÍVEL DESDE 1759

Bud TIPO Lager VOLUME DE ÁLCOOL 5,0% vol. DISPONÍVEL DESDE 1876

Kilkenny

Desperados

TIPO Irish Ale

TIPO Cerveja com Tequilha

VOLUME DE ÁLCOOL 4,3% vol.

VOLUME DE ÁLCOOL 5,9% vol.

DISPONÍVEL DESDE 1710

DISPONÍVEL DESDE 2010 (Portugal)

12


NOVIDADES CERVEJEIRAS EM PORTUGAL

SOCIEDADE CENTRAL CERVEJAS

“Desce Suave” Cerveja Sagres lança Sagres Festa para celebrar o Verão A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas acaba de lançar uma nova cerveja Sagres Festa, uma edição limitada que pretende celebrar e animar o Verão, que se aproxima de todos os Portugueses. A Cerveja Sagres Festa é feita a partir de uma receita especial, teor alcoólico (4,2% vol.) e filtração a -2ºC, que a torna ainda mais refrescante e fácil de beber “desce suave”, mantendo todo o sabor original e único da Sagres, sendo ideal para beber em momentos de convívio. Sagres Festa – Desce Suave. A cerveja Sagres Festa já está disponível nos canais tradicionais de distribuição em garrafa de vidro,tara perdida e retornável,nos formatos 20 e 33 cl.

Sagres Somos Nós volta ao ar Para o lançamento de mais esta inovação arranca hoje, quintafeira, uma nova campanha publicitária com o filme Sagres Somos Nós, que depois do sucesso e impacto que teve junto dos Consumidores, volta aos ecrãs, para dar a conhecer a nova Sagres Festa. Esta campanha irá estar no ar em televisão durante o Verão e será ainda visível na activação junto dos diversos Clientes.

Clique na imagem para ver o FILME

13


Já saiu o Nº 17, Junho 2011, da nossa revista “natural” Pode consultá-la, em primeira mão, na imagem abaixo! Neste numero a entrevista ao colecionador e director deste Jornal Rui Avilez Valente, ao colecionador Carlos Martins e à Directora da Revista Paixão pela Cerveja, não perca.

14


Promoção inovadora “Amigos Somos Nós” oferece prémios imediatos a toda a hora Caricas* Sagres com viagens ao Rock in Rio Brasil A Cerveja Sagres vai lançar esta semana uma nova promoção de Verão sob o lema “Amigos Somos Nós” e dar a oportunidade a todos os Consumidores de ganharem prémios imediatos a toda a hora, como viagens únicas ao Rock in Rio Brasil num avião exclusivo do evento, cheio de animação, iPads e Playstations 3. Para ganharem um destes prémios basta que, até 14 de Agosto, os Consumidores estejam atentos às caricas da Cerveja Sagres e confirmem no seu interior se ganharam um dos fantásticos prémios que a marca tem para oferecer. A . Cerveja Sagres vai lançar esta semana uma nova promoção de Verão sob o Para além disso, o Consumidor tem ainda mais duas possibilidades de ganhar tanto estas viagens exclusivas ao Rock in Rio Brasil como os milhares de prémios disponíveis para oferta, ao longo dos dois meses da promoção, seja inserindo os códigos das caricas no site para ganhar outros prémios imediatos, ou ainda participar em puzzles para candidatar-se aos grandes prémios semanais através do site da promoção em www.amigossomosnos.com Para Glauco Ferreira, Gestor de Marketing de Cervejas da SCC: “A cerveja Sagres é a companhia ideal para os momentos de convívio com os amigos durante todo o ano. Com esta promoção inovadora queremos dar a oportunidade a todos os Consumidores Sagres de ganharem prémios imediatos com grande valor acrescentado que vão desde viagens VIP ao Rock in Rio Brasil, a iPads, LED TV‟s e Playstations 3. É muito fácil de participar pois os Consumidores só têm que estar atentos ao interior das caricas de Cerveja Sagres para poderem ganhar”. Comunicação e de Relações Institucionais da SCC.

Sobre a Promoção Prémios “Achou Ganhou” Qualquer Consumidor pode ganhar um dos prémios “Achou Ganhou” (Viagens ao Rock in Rio Brasil; iPads e PS3). Para isso apenas tem de encontrar uma carica/cápsula premiada com o nome do prémio. Grande Prémio Semanal Os Consumidores podem ainda candidatar-se a um grande prémio semanal através dos códigos presentes nas caricas/cápsulas. Todas as semanas o site www.amigossomosnos.com vai ter um puzzle que pode ser preenchido através da introdução dos códigos das caricas/cápsulas de Cerveja Sagres. A 1ª pessoa a completar o puzzle ganha o grande prémio da semana. Os prémios vão desde LED TV‟s a viagens ao Rock in Rio Brasil, iPads, Playstations 3, etc.

15


Prémios directos : Mesmo que um Consumidor não ganhe o prémio semanal ou um dos prémios “Achou Ganhou”, cada código inserido no site da promoção pode ainda habilitar a um prémio directo como toalhas de praia, colchões, chinelos, experiências, etc.

Sagres inova mais uma vez

Coluna de tiragem de cerveja Sagres - Sistema de Refrigeração Sub 0º C Sagres inova, mais uma vez, com o lançamento de uma nova coluna de tiragem, que garante ao consumidor de cerveja à pressão uma Sagres mais Fresca. Pode beber uma cerveja a uma temperatura entre 0ºC e -2ºC, através do sistema inovador SUB 0ºC, enquanto que com as colunas normais a cerveja é servida ao consumidor a uma temperatura acima dos 0ºC. Esta coluna, desenvolvida pelo Grupo Heineken, é lançada pela primeira vez no mercado Português pela Sagres. Outra inovação desta coluna é permitir ao consumidor final ver a que temperatura está a ser tirada a cerveja, pois tem um visor LED na própria Coluna que possibilita ler a temperatura a que a cerveja está a ser refrigerada. A imagem da coluna também transmite Frescura pois toda ela se encontra envolvida em gelo, ficando como uma Torre de Gelo, através de um arrefecimento desenvolvido para este efeito. Esta coluna começou a ser instalada no corrente mês, com o início do Verão, e será colocada em aproximadamente 200 estabelecimentos de restauração e bebidas, predominantemente urbanos e cujo volume/ /notoriedade se considera relevante para a categoria cerveja e para a marca Sagres. O investimento nestas colunas importou em € 150.000, o que representa um acréscimo de custos de mais 100%, face às anteriores. Com esta inovação, a ser introduzida gradualmente no mercado, a cerveja Sagres pretende ir ao encontro das expectativas dos seus consumidores ao permitir-lhes apreciarem uma cerveja Sagres de pressão mais Fresca, principalmente nesta época de Verão. 16


CERVEJA SAGRES 1 LITRO COM NOVA GARRAFA

Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) acaba de lançar para o mercado a nova garrafa de cerveja Sagres 1 Litro, uma aposta que visa reforçar a liderança da marca no mercado nacional. A nova garrafa de cerveja Sagres está disponível nos vários canais de distribuição, substituindo gradualmente a antiga garrafa. A cerveja Sagres 1 Litro tem uma imagem mais apelativa, moderna e alinhada com as outras garrafas da marca, contendo o volume ideal para ser partilhada com a família e amigos este Verão, dentro e fora de casa.

17


Sagres Zero disponibilizou gratuitamente testes de álcool na 30ª Concentração de Motas de Faro Iniciativa visa sensibilizar para a condução segura

A cerveja Sagres Zero desafiou os Motards que estiveram na Concentração de Faro, que este ano teve um número recorde de mais de 32.000 visitantes, para auto testarem gratuitamente a indicação do seu nível de alcoolémia, numa iniciativa que reforça a sensibilização para o consumo responsável e para a condução segura. Ao longo dos três dias do evento, 14, 15 e 16 de Julho, e nesta 30 ª edição, a cerveja Sagres Zero, líder no seu segmento, reforçou a sua comunicação “se conduzir beba Sagres Zero”, através desta acção voluntária, em local assinalado do recinto, disponibilizando testes de álcool completamente inovadores e que dão resultados, qualitativos indicativos, com um simples contacto com a saliva. Esta iniciativa da cerveja Sagres Zero surge no âmbito da Política de Responsabilidade Social da Marca, que entre outras, e no mesmo sentido desenvolveu parcerias com a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e com o TriCampeão Nacional de Todo o Terreno, Miguel Barbosa. Para além disso, tem também realizado iniciativas com os Governos Civis e as Autarquias com vista a sensibilizar os Consumidores para o consumo responsável de bebidas alcoólicas e a condução rodoviária. Motards na acção da Sagres Zero Testes de indicação do nível de alcoolémia

Segundo Nuno Pinto de Magalhães, Director de Comunicação e das Relações Institucionais da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas: “A SCC, como parte integrante do Grupo Heineken e membro da Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja (APCV), tem uma postura alinhada no que respeita ao consumo abusivo de bebidas alcoolicas. A sua posição, conforme as boas práticas atestam, tem sido de liderança da temática no sector português, quer pela introdução de mensagens no seu packaging, quer assumindo como target para um consumo responsável os jovens com idade igual ou superior a 18 anos, apesar de a legislação estipular os 16 anos. Também a Condução Segura é uma das nossas preocupações como esta iniciativa atesta”. 18


Grande Triunfo da Heineken® ao receber 7 Prémios no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions

A marca de cerveja premium Heineken recebeu sete prestigiados prémios durante o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2011, com Leões de Ouro, Prata e Bronze para os primeiros dois filmes da nova campanha global da marca, “The Date” e “The Entrance”, para o revolucionário jogo de futebol ao vivo Star Player e para a inovadora garrafa UV Black Light Star Bottle, com um padrão invisível à luz do dia, que no escuro revela um design luminoso e brilhante. O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é a maior e mais respeitada celebração da criatividade do mundo. No evento deste ano, foram exibidas e avaliadas mais de 24.000 inscrições de todo o mundo. Para conhecer com maior detalhe a atribuição destes prémios à marca de cerveja Heineken sugerimos a consulta do press release do Grupo, em: http://www.heinekeninternational.com/27062011_heineken_triumphs_at_cannes.aspx De referir que, actualmente em Portugal, a marca Heineken tem em campanha na TV o filme “The Entrance”.

19


Alberto da Ponte Presidente da Direcção da Alumni Económicas - Associação dos Antigos Alunos do ISEG Alberto da Ponte sucede a Eduardo Catroga na Presidência da Direcção da Alumni Económicas - Associação dos Antigos Alunos do ISEG, para o triénio 2011/2013, afirmando que pretende manter o dinamismo que o seu prestigiado antecessor lhe conferiu. 20 Anos – Alumni Económicas 1991-2011 A Alumni Económicas - Associação dos Antigos Alunos do ISEG foi criada em 1991, tendo como objectivos desenvolver e estreitar, segundo os princípios do associativismo, as relações de solidariedade entre os Antigos Alunos do ISEG e fomentar o seu relacionamento com a Escola. Os Membros desta associação podem contar com apoio na realização de encontros de antigos alunos e beneficiar de iniciativas de formação realizadas ao longo de cada ano, como sejam Conferências ou Seminários. In https://aquila.iseg.utl.pt/aquila/investigacao/Alumni

Sorteio e atribuição dos Prémios Oficiais da LPFP em cerimónia na Alfândega do Porto O Kick-off 2011-2012, que marca o lançamento da nova época desportiva, teve ontem lugar, na Alfândega do Porto. A Liga promoveu, neste dia, três grandes eventos: o Conselho de Presidentes, o Sorteio das Competições e o Jantar de gala com a entrega dos Prémios Oficiais. Após o jantar de gala, com cerca de 270 convidados, decorreu a cerimónia de entrega dos Prémios Oficiais da Época 2010-2011, num total de 19. De destacar que o PRÉMIO MELHOR ACTIVAÇÃO PATROCÍNIO foi atribuído à Sagres Penalty Cup. Glauco Ferreira, em nome da marca Sagres, recebeu o troféu.

20


Viatura de Distribuição da Schweppes, dos anos 30, integra acervo Museológico da SCC, em Vialonga

Alberto da Ponte e Carlos Santos na “condução da viatura”

A Schweppes Portugal do Grupo Orangina no âmbito da parceria estabelecida com a SCC em Março de 2008, para a distribuição exclusiva em Portugal do seu portfolio, ofereceu à SCC, para expôr no seu circuito de visitas e integrar o seu acervo museológico, uma viatura de distribuição Chevrolet, completamente recuperada e operacional, datada de 1934, que esteve ao serviço da distribuição da Schweppes na Península Iberica até ao final da década de 40. A Schweppes Portugal é uma empresa do Grupo Orangina. Com uma história que remonta a 1783 (lançamento da Viatura de Distribuição da Schweppes, dos anos 30, integra acervo Museológico da SCC, em Vialonga Água Tónica Schweppes), com 228 anos de existência, a empresa está presente em Portugal há 21 anos. A Schweppes Portugal é a empresa responsável pela

entrada da TriNaranjus no nosso País e conta ainda no seu portfólio com as marcas Schweppes, t!, Vital TriNa, TriNa Néctar, Champomy, Energade, Pink Fish, Joi e Orangina. Para assinalar a entrega desta peça única que está situada no hall de entrada do acesso ao Museu da SCC por onde passam cerca de 5.000 visitantes/ano, deslocouse a Vialonga o Director Geral da Schweppes Portugal, Carlos Santos, acompanhado do Director de Marketing Mário Batista, que foram recebidos por Alberto da Ponte, Nuno Pinto de Magalhães, José Pedro Oliveira e a restante equipa do Trade Marketing Refrigerantes

Nuno Pinto de Magalhães, Mário Batista, José Pedro Oliveira, Carlos Santos, Alberto da Ponte, Joana Teixeira, Francisco Ramos, Sónia Campos e António Lopes Correia

21


Um dos mais emblemáticos restaurantes de Lisboa, a Cervejaria Gambrinus* celebra este ano 75 anos de existência. Um dos mais emblemáticos restaurantes de Lisboa, a Cervejaria Gambrinus* celebra este ano 75 anos de existência. Para comemorar esta data, e também a parceria que tem com os produtos da SCC, nomeadamente com a cerveja Sagres desde 1940, foi oferecida à gerência do Gambrinus, uma caldeira de fabrico em cobre, equipamento emblemático do fabrico de cerveja, com placa alusiva à efeméride. Nuno Pinto de Magalhães, Director de Comunicação e Relações Institucionais referiu, no acto: “ O Gambrinus, para além de ser um dos mais antigos restaurantes de Lisboa e do país, é também um espaço incontornável da história gastronómica portuguesa de excelência e de encontro de várias personagens de maior relevância da sociedade sobre portuguesa. É uma honra ter como parceiro este estabelecimento que nasceu em 1936 e que antes de ter cerveja Sagres já consumia marcas das empresas que deram origem à SCC, nomeadamente da Portugália. Quem não conhece a Gambrinus, a cerveja mista, branca e preta, que é um ícone desta casa? E os vitrais com desenho de Sá Nogueira, alusivos aos componentes da cerveja e ao Rei Gambrinus na sua corte, rodeado da rainha e dos pajens, oferecidos ao Gambrinus, pela mão do accionista da SCC, Manuel Vinhas, na década de 60?”

Nuno Pinto de Magalhães, em nome da SCC, oferece caldeira à Gerência do Gambrinus nas pessoas de Ana Seoane e Dário Afonso”

Carlos Nogueira Pires, Nuno Pinto de Magalhães, Nuno Marques, Ana Seoane, Pedro Duarte e Dário Afonso”

22


Mostra gratuita pretende dar a conhecer a história da Água de Luso Fundação Luso apresenta exposição “Luso: água puríssima – Charles Lepierre” A Fundação Luso inaugurou a exposição “Luso: água puríssima – Charles Lepierre”, numa iniciativa que dá a conhecer a obra e vida do químico que, em 1903, realizou a primeira análise bacteriológica à Água Termal de Luso, classificando-a de Puríssima. Esta iniciativa visa também promover a categoria das Águas engarrafadas e dinamizar culturalmente a região. A exposição, que estará patente até 30 de Setembro (de terça a domingo, das 15h00 às 20h00), no Casino do Luso, na Vila do Luso, terá entrada gratuita.

Carlos Cabral, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Helena Murteira, Comissária da Exposição, Nuno Pinto de Magalhães, Administrador da Fundação Luso, Luis Prata, Director-Geral da Unidade de Negócios Águas e Refrigerantes da SCC, António LePierre Tinoco, famíla de Charles Lepierre e Pedro Machado, Director da Região de Turismo do Centro

“Luso água puríssima – Charles Lepierre” é mais uma iniciativa da Fundação Luso. A exposição centra-se na vida de Charles Lepierre, que foi um precursor em Portugal na área da investigação científica e que contribuiu para o desenvolvimento da aplicação química aos recursos naturais, medicina e indústria.

No âmbito do seu trabalho, Charles Lepierre analisou a composição da água minero-medicinal de Luso, dando-lhe o seu cunho científico pela primeira vez, tendo-a classificado como puríssima, e de “sabor leve e muito agradável”. Esta qualidade, que hoje é reconhecida a nível nacional e internacional, tem sido distinguida com vários prémios, sendo inclusivamente a única marca de águas do Mundo a ser detentora da licença para uso da Marca Produto Certificado. “Esta iniciativa da Fundação Luso pretende ser também uma homenagem àquele que foi o „promotor‟ da Água de Luso, a nível nacional e também internacional, ao classificar esta água como puríssima e fazendo dela uma marca ícone nacional”, sublinhou Nuno Pinto Magalhães, administrador da Fundação Luso.

Pedro Machado, Director da Região de Turismo do Centro, Patrícia Viegas do Nascimento, Presidente da Fundação Bissaya Barreto, António Jorge Franco, Presidente da Fundação Mata do Buçaco, Sebastião Formosinho, Director do Departamento de Química da Universidade de Coimbra

23


“LUSO FRUTA, COM TODO O PRAZER” É O MOTE DA NOVA CAMPANHA DA LUSO

Luso de Fruta, a mais recente inovação e grande aposta da marca Luso, arranca hoje com nova campanha sob o mote “Luso Fruta, com todo o prazer”. Luso de Fruta é uma bebida que combina o sabor único da Água de Luso com sumo natural de fruta. Sem corantes nem conservantes e apenas com o açúcar natural da fruta, esta bebida é uma alternativa natural, saudável e muito refrescante para toda a família. Esta nova campanha, no seguimento da recente campanha de publicidade da “Água de Luso” lançada sob o tema “Gerações Saudáveis”, conta com um investimento de 1.5 milhões de euros e estará presente, principalmente, em televisão e internet. À semelhança da primeira campanha, o tom e a linguagem utilizados são muito próximos do Consumidor, adicionando um registo com humor e muita boa disposição e havendo um foco grande no prazer que Luso de Fruta proporciona em qualquer ocasião do dia, mesmo nas situações aparentemente menos interessantes. Luso de Fruta está disponível em três sabores, frutos vermelhos, limão e maracujá, na capacidade de 50cl, em packs de quatro, e 33cl. Encontra-se disponível nos canais Horeca e da grande distribuição.

Veja AQUI o filme “Luso de Fruta”

24


Grande Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua 2011 A Central de Cervejas e Bebidas, no âmbito da sua política de responsabilidade social corporativa, apoia, desde 2005, o projecto de Futebol de Rua da Associação CAIS, com a marca Luso, tendo estado presente, no dia 8 de Julho, no lançamento da final do Torneio Nacional de Futebol de Rua 2011, em Aveiro. Começou no dia 8 de Julho p.p., a grande final do Torneio Nacional de Futebol de Rua 2011. Até dia 10 de Julho, a freguesia de S. Jacinto, em Aveiro, foi palco da 8ª edição do Futebol de Rua, que este ano conta com o primeiro torneio de futebol feminino. Com um histórico de sucesso, o Futebol de Rua é uma competição de futebol inclusivo que promove a prática desportiva como estratégia inovadora de intervenção social no combate à fragilidade social a nível nacional. Esta é uma iniciativa da Associação CAIS com a parceria da Câmara Municipal de Aveiro, da Rede Social de Aveiro, da Junta de Freguesia de S. Jacinto e da Base Aérea de S. Jacinto. Num total de 150 jogadores, a final contou com a participação das 20 equipas (duas das quais femininas) vencedoras dos torneios regionais e distritais, em representação das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira e dos distritos de Faro, Beja, Setúbal, Santarém, Portalegre, Lisboa, Coimbra, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Évora, Guarda e Viseu. O Futebol de Rua estender-se-á, depois, a nível internacional, com a participação da Selecção Portuguesa de Futebol de Rua – cuja escolha e preparação fica a cargo da Associação CAIS – no Homeless World Cup - HWC (Campeonato Mundial de Futebol de Rua) “um evento internacional, que pretende usar o poder positivo e mediático do futebol como forma de valorizar e alertar para as problemáticas da exclusão social em todo o Mundo”. O HWC 2011 irá realizar-se, em França, na cidade de Paris, entre os dias 21 a 28 de Agosto.

Edição: Relações Institucionais Nuno Pinto de Magalhães – email – npmagalhaes@centralcervejas.pt SCC-Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A.

25


GASTRONOMIA Pastéis de caranguejo Ingredientes: 1 chávena de farinha 4 colheres de sopa de amido de milho 1 colher de sopa de fermento em pó 2 chávenas de puré de batata 300 ml de cerveja sagres 1 chávena de salsa picada 2 chávenas de chá de carne de caranguejo Modo de Preparar: Misture todos os ingredientes secos com a cerveja e deixe descansar. Noutra tigela, misture o puré de batata, a carne de caranguejo, a pimenta e a salsa. Amasse bem. Com a mistura de caranguejo, faça os pastéis tipo pastéis de bacalhau, passe pela massa de cerveja e frite em lume forte. Sirva com uma salada. Esta receita é uma das muitas que fazem parte do livro “Receitas com Cerveja”, de M. Margarida Pereira-Müller

“Receitas com Cerveja” faz uma abordagem da história das cervejas portuguesas permitindo ao leitor/a identificar as características de cada uma, de forma a responder à evolução do mercado. Por sua vez a gastronomia associou a cerveja como ingrediente poderoso desde as sopas e entradas, aos pratos de mariscos, de carne, dos legumes aos doces e bolos e às bebidas, desde o poncho ao bloody mary de cerveja e ainda enriquecendo o sabor no fabrico do pão. Em cerca de uma centena de receitas o leitor/a encontrará fonte de inspiração onde a cerveja será protagonista. Editora: Feitoria dos Livros Preço: 14.70 €

HUMOR

26

Edição nº 21  

Jornal Colecionismo Cervejeiro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you