Page 1

Escola Secundária da Boa Nova - Leça da Palmeira

junho 2015

Nesta edição:    

OFERTA EDUCATIVA

EDITORIAL

Prontos para novas conquistas?

Eis a 4ª edição do nosso jornal, em que procurámos navegar Na Onda da criatividade de alunos e professores. Em tempos de mudança acelerada e de incógnita face ao futuro, criatividade e empreendedorismo são palavras de ordem na formação dos jovens. Na ESBN, estamos atentos a esse facto e promovemos inúmeros projetos e atividades em que os alunos têm a oportunidade de desenvolver o seu “engenho e arte”. Expressão dramática, escrita criativa, leitura, música e dança, artes plásticas, mas também ciência, técnica e desporto são áreas que propomos para a preparação destes cidadãos do século XXI. É, também, desse dinamismo que damos conta nesta edição.

Cursos de Especialização Tecnológica (CET)  Aplicações Informáticas de Gestão  Gestão de Turismo

Cursos Científico-Humanísticos    

Curso de Artes Visuais Curso de Ciências e Tecnologias Curso de Ciências Socioeconómicas Curso de Línguas e Humanidades

Cursos Profissionais    

oferta educativa na nossa onda juventude dinâmica o que foi acontecendo

Técnico Auxiliar de Saúde Técnico de Comércio Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Serviços Jurídicos

Ensino Básico (7º, 8º e 9º Anos de Escolaridade)

FALANDO DE CRIATIVIDADE… AS ARTES RENASCEM NA BOA NOVA! A escola está diferente com a presença destes “artistas”. Após dois anos de interregno, de novo se sente um vento de criatividade! Sem arte, a vida é menor e a da ESBN está hoje certamente mais interessante!

trabalho de Leonor Cardoso

exposição

trabalho de Sara e Vasco (2º lugar no concurso de cartazes)

Recriando o Olimpo


NA NOSSA ONDA VOZ AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO ser designer, ser criativo é bom!!!! ser designer e criativo é pensar que todos os dias alguém, algures nesta “terra”, está a viver e usufruir de algo que criamos com o nosso melhor. olhem à vossa volta, seja um parafuso, seja um outdoor, seja uma “t.shirt”, seja o simples tecido com que a nossa roupa é feita ou os lençóis em que nos aconchegamos…tudo foi criado, desenhado por alguém que por sorte tem um dom de fazer as coisas que nos rodeiam parecerem simples e belas. por vezes, muitas vezes sob um stresse imenso de cumprimento de prazos, pedem-nos para ser criativos, ter “aquela” ideia e não sabemos como, ela surge…surge com todo o conceito que uma peça de design exige, funcional, bela, actual, prática…. dias mais tarde, olhamos outra vez e pensamos que podíamos ter feito bem melhor, mas o que o nosso intimo no momento nos permitiu criar foi aquela “peça” de design. ser criativo e designer é bom… é bom conhecer pessoas do mundo inteiro, falar todos os dias a nossa e outras línguas. é bom conhecer tantos ofícios diferentes, que ajudam a que o nosso projecto saia e nasça para o mundo. é bom ouvir os outros a apontarem onde a nossa criatividade está a falhar e em conjunto alcançarmos um projecto final. ser criativo é bom!!!!! Joana Alves este texto está escrito com minúsculas e sem estar revisto pelo novo acordo ortográfico, pois é “imagem” de marca de quem o escreveu.

VOZ AOS NOSSOS “ASPIRANTES“ A ARTISTAS Cada alma guarda uma estrela brilhante E cada sonho guarda uma vontade. Que o sol ilumine o nosso sorriso incandescente E que a lua proteja a nossa felicidade! Não deixes que o pensamento vulgar Arruíne a tua realização. Todos somos julgados por amor, Por cuidarmos de outro coração. Sei que por vezes não é fácil Acordar todos os dias com prazer. Que o medo seja considerado imbecil, Que não nos faça desistir de viver! Não esqueças uma única palavra! Posso ser o que chamam de tudo, Posso iluminar cada singular mundo, Posso ser feliz a cada segundo!

E AOS NOSSOS PROFESSORES/ARTISTAS Um fotógrafo

Pérgola, Miguel Oliveira

Um poeta LUCIDEZ O vento se dispersa como um lastro e desce pela orla das árvores azuis ao crepúsculo. Não muito mais entre a névoa, o silêncio focado nas luzes distantes. Narro um sonho lúcido, aquela margem em que se pode escolher o destino. Um compromisso com o real, passear pelas sombras aneladas de um bosque que não existe. Unidos os lábios às palavras ou os dedos aos dedos, nenhum espaço para inscrever o corpo sob a leveza de um vazio. Tudo flui. Talvez se dilua o tempo na aproximação à morte consciente, o que gostaríamos de saber para descrever aos olhos. As folhas aspergem o hálito da noite e o ar marítimo regressa à avenida num torpor insone. As janelas estão fechadas e os objetos não se distinguem nos filtros da neblina. Tudo parece quase deserto. O lugar do próprio sonho aonde se vai, correndo pelas escadas para inventar a última frase possível. O significado das escadas num sonho, pensei. O areal que foi um pouco a nossa história apaixonada, talvez as horas vividas num café de espelhos, aqueles dias num hotel do mundo, quando se parte em viagem por um assédio ou por nada. Mesmo as locuções de um alfabeto que não existe. Isso, o que levamos da vigília com as veias à flor da pele. Até ao sonho lúcido para descrever aos olhos. Carlos Frazão

CM. Hugo (pseudónimo) página 2

Escola Secundária da Boa Nova - Leça da Palmeira


JUVENTUDE DINÂMICA LEVANDO A ESBN A OUTRAS PARAGENS

VESTINDO A CAMISOLA DA ESBN

Uma sessão internacional do PEJ (parlamento europeu de jovens) é uma experiência extraordinária. Conhecem-se pessoas de todos os países da Europa, aprendem-se novas línguas, costumes e culturas, discutem-se temas importantes da atualidade e formam-se novas amizades. Saí da Turquia com saudade e não podia ter tido uma melhor oportunidade, enquanto estudante.

Os nossos alunos enchem-nos de orgulho! Em inúmeras situações, “vestem a camisola” da escola e assumem-se como seus representantes, contribuindo para a divulgação do seu projeto e do seu bom nome. A escola agradece-lhes, reconhecida!

APOSTANDO NA ARTE...

Ana Amorim, 12º B

EXEMPLOS DE EMPREENDEDORISMO

A Beatriz Herbert que, autonomamente, se candidatou a fazer parte da Media Team no Lisboa 2015 - 32nd National Selection Conference of EYP Portugal , onde participou com o entusiasmo que lhe conhecemos.

DINAMISMO EM CONTEXTO DE TRABALHO

O sucesso dos alunos dos Cursos Profissionais nos estágios que frequentam é, também, um motivo de enorme alegria para a escola! Destacamos, nesta edição, o caso dos alunos do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde, sobre os quais as entidades onde desenvolvem o seu estágio se referem em termos extremamente elogiosos. Eis o testemunho do Eduardo: “Aprendi muito neste período. Fui ficando cada vez mais confiante e capaz e hoje sinto que, enquanto Técnico Auxiliar de Saúde, presto cuidados a pessoas … estou a tornar o dia delas melhor em todos os aspetos. É um trabalho que nos fortalece e enriquece a alma.”

dezembro 2013

Sabiam que entre nós existem inúmeros jovens artistas? Falamos daqueles que se dedicam à música, de uma forma quase profissional, destinando ao seu estudo longas horas do seu horário semanal. Alguns frequentam mesmo o conservatório de Música do Porto! E o mais interessante é que têm um ótimo desempenho escolar! Comprovam, assim, a investigação que associa o estudo da música ao desenvolvimento de competências importantes para o sucesso!

O Nuno Quaresma e o Rui Carvalho que, aos 18 anos, lançam o seu primeiro CD.

... E NO DESPORTO...

O desporto de competição é igualmente exigente: muitas são as horas de dedicação para que seja possível chegar a um patamar de qualidade. E muitos são os alunos da Boa Nova que apostam nesse caminho simultaneamente de formação e de prazer.

O projeto Rios, que apresenta na Câmara de Matosinhos as suas propostas e as suas queixas relativas ao estado das ribeiras das quais cuida, ao longo do ano. Um exemplo de cidadania ativa!

página 3


O QUE FOI ACONTECENDO

Semana da Leitura Pedro Chagas Freitas – um escritor visita a nossa biblioteca.

À descoberta da Boa Nova – a tradicional atividade de divulgação da ESBN aos alu- Achas que sabes ler? – um dos concursos promovidos nos do 9º ano. pela biblioteca.

Jornadas da Saúde - promovendo a saúde com inúmeras iniciativas

Oficina de Expressão Dramática – o resultado espetacular: o Ricardo e a Margarido brilharam no sarau!

Um autor homenageado – ao longo do ano, descobrimos Miguel Torga. E no sarau do Dia da Escola, demos conta dessa descoberta.

Dia da escola - dia de festa que culminou num jantar convívio e num sarau inesquecível!

Dia das línguas estrangeiras Torneio desportivo Interescolas de Matosinhos - o desporto continua a ser uma área de aposta na ESBN! E de sucesso! Clean up the Med - participando num projeto internacional de limpeza das praias. O Teatro vem à escola

Edição Gráfica: Rui Pinheiro página 4

Escola Secundária da Boa Nova - Leça da Palmeira

"Na Onda" | edição 04 | junho 2015  

Jornal escolar da ESBN

"Na Onda" | edição 04 | junho 2015  

Jornal escolar da ESBN

Advertisement