Page 1

16

RO TUB INMG /OU T BRO E E RK SET

MA11/2011 | n.º

“Poupe mais. Viva melh melhor” é o slogan pelo qual se dá a conhecer ao mercado o Poupão, o primeiro portal de desconto para as compras do dia-a-dia. Trata-se de uma plataforma online que permite ao utilizador registado imprimir cupões de desconto a usar em superfícies comerciais e, simultaneamente, às empresas aderentes colocar ao dispor do utilizador cupões de desconto dos mais variados produtos e marcas, aumentando assim a sua notoriedade, vendas e visibilidade.

o primeiro portal

de

Poupão,

TEXTO Bruno Farias

desconto para compras Com ideia e conceito desenvolvido pelo “marketeer” Manuel Patarrana e “input” tecnológico da Lusodata, em parceria com Rui Pedro Mendes, surgiu o Poupão, uma nova marca que materializa a construção do primeiro portal de desconto de Portugal. Com um posicionamento que reflecte a necessidade de disponibilidade, conveniência e poupança do consumidor português, o Poupão pretende afirmar-se como uma ferramenta de B2B, ao possibilitar diminuir custos ao fabricante ao mesmo tempo que facilita ao comprador o acesso a descontos em produtos de grande consumo.

Seja a partir do computador ou do telemóvel, elevando a experiência de compra e o Consumer Relationship Management para outro patamar. Claro está que também o seu funcionamento é muito simples, como se pretende em ferramentas tecnológicas desta natureza. Se ao consumidor final basta registar-se no site www.poupao.pt para ter acesso a um conjunto alargado de cupões de desconto em produtos de base alimentar e não-alimentar, às empresas aderentes basta transmitir ao Poupão os produtos que, num determinado período de tempo, estão em promoção ou uma emissão de cupões de desconto.


17 MAR

KET

O processo subjacente é, também ele, muito célere, com o Poupão a processar o pedido, criando o cupão de desconto e disponibilizando-o a todos os cibernautas registados que, em qualquer impressora, poderão imprimir os respectivos cupões e utilizá-los numa superfície comercial que seja do seu agrado. Este serviço pode trazer às marcas aderentes um significativo incremento nas vendas – em muito devido à disponibilidade do produto, a que se junta a reconhecida hipersensibilidade do consumidor português ao preço – ao mesmo tempo que potencia o contacto da marca com o consumidor, confere-lhe visibilidade e reforça a intenção de compra e notoriedade da marca em mais um canal de comunicação. Claro está que este sistema também poderá ser utilizado para a venda de produtos com menor rotação, possibilitando deste modo maior dinâmica ao linear a um custo muito reduzido, com os “fees” a serem de 100€ por semana para cada marca e a que se junta um valor residual por cada produto a comercializar. A confidencialidade em todas as etapas do processo é, naturalmente, assegurada pelo promotor do serviço, que possibilita ainda a emissão e entrega de relatórios mensais às empresas aderentes relativamente aos dados auferidos através de ferramentas de “web analytics”, através de dados de visitas e compras de utilizadores registados e dados gerais abrangendo até visitantes não registados. Este controlo é assegurado com recurso a sistemas como código único cronológico, data e hora, IP de acesso, login de utilizador registado (e-mail e código

n.º 11/ 201 1

postal), informação identificadora doo cupão emitido (código único de cupão, data de validade, número de cupões, etc.) e site te de origem, entre outras ferramentas de controlo. Regulação de procedimentos que se estende, claro está, também aos limites de impressão dos cupões a utilizar nas superfícies comerciais, com estes parâmetros a poderem ser estabelecidos para cada marca/produto, nomeadamente em termos de limite do número de cupões, quantidade total de cupões a imprimir ou as respectivas campanhas envolvidas num determinado período, em termos de restrição da impressão a algumas zonas geográficas (segmentação por código postal), ou datas de validade ou ainda lojas onde os mesmos cupões serão validados. Esta segmentação apenas é possível mediante a impressão de um cupão (ou por intermédio de um envio digital) com um código de barras único, que posteriormente será alvo de leitura óptica como qualquer código de barras. Este identificador terá um código de produto fornecido pela marca, assim como um outro código exclusivo devidamente encriptado (2-D PDF417 Barcode) e que permite efectuar o rastreio do respectivo cupão desde a impressão do mesmo até à entrega. Isto permite evitar a duplicação de cupões, mesmo no formato digital, uma vez que o Poupão impede a visualização total do boletim no ecrã do PC e não entrega nenhum em formato PDF ou outros formatos de imagem que possam ser passíveis de difusão massiva via email, assegurando, quer no suporte físico, quer no digital inviolabilidade do sistema, garantindo a integridade dos dados recolhidos e transaccionados.

ING

| S ETE MBR O/O UT

Artigo Poupão  

Artigo do Poupão na revista Grande Consumo