Issuu on Google+

MANUAL DE PROTOCOLOS

Índice: Tratamentos Faciais: 1234567-

Limpeza de Pele Profunda ................................................................................................. 2 Tratamento Seguro de Acne com Ácidos ........................................................................... 3 Clareamento Seguro das Manchas .................................................................................... 5 Rejuvenescimento e Lifting ............................................................................................... 7 Drenagem Facial ............................................................................................................... 9 Hidratação Facial .............................................................................................................. 10 Drenagem Pós Operatória ................................................................................................. 11

Tratamentos Corporais: 1234-

Massagem Corporal Redutora de Medidas ........................................................................ Argiloterapia Oclusiva ....................................................................................................... Tratamento Crioterápico com Argila ................................................................................... Redução com Argila e Bambú .............................................................................................

12 13 14 15

Ativos utilizados nos Cosméticos Faciais da Flor da Terra ............................................................... 16 Ativos utilizados nos Cosméticos Corporais da Flor da Terra ........................................................... 18


PROTOCOLO DE LIMPEZA FACIAL PROFUNDA INDICAÇÃO: -Para limpeza profunda da pele. DURAÇÃO: 1 SESSÃO ÚNICA COSMÉTICOS UTILIZADOS: - LEITE DE LIMPEZA (Lauril sulfato de sódio) - ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE (Apricot) - TÔNICO ADSTRINGENTE (Hamamélis,Uréia,Arnica,Clorexidine) - CREME DRENAGEM P.O. (OBS: PODE TAMBÉM SER USADO COMO EMOLIENTE) - EMOLIENTE DE TRIETANOLAMINA - MÁSCARA DE BETA-GLUCAN (Beta-glucan, Alfa-Bisabolol e Aloe Vera) - ARGILA VERDE REMINERALIZADA - HYDRA SKIN (Aquaporine, Pró vitamina B5, e Ácido Hyalurônico) - BLOQUEADOR SOLAR - TOQUE SECO FPS 30 (Anti – UVA/UVB)

PASSO A PASSO: 1-Higienizar a face com LEITE DE LIMPEZA, fazendo movimentos circulares e retirar com algodão. 2-Aplicar ESFOLIANTE BIOVEGETAL e fazer fricção até removê-lo. 3-Aplicar TÔNICO ADSTRINGENTE com algodão, para retirada de células mortas que foram esfoliadas. 4-Aplicar uma camada do CREME P.O. e colocar o EMOLIENTE DE TRIETA em algodão ou gaze e cobrir toda a face. Colocar na máscara térmica ou vapor por 10 minutos ou até amolecer os comedões para serem extraídos. Faz-se a extração e aplica TÔNICO ADSTRINGENTE com algodão para retirar todo resíduo extraído e também fazer assepsia por conter em sua fórmula clorexedine. 5-Aplicar a MÁSCARA CALMANTE, deixar agir por 5 minutos. Não precisa retirar. 6-Preparar uma mistura de ARGILA VERDE , água e TÔNICO ADSTRINGENTE e com o auxilio de um pincel, aplique na face uma fina camada e deixe agir até secar. Pode-se pincelar por cima de gaze, depois é só retirar a gaze e limpar o restante do resíduo com TÔNICO ADSTRINGENTE. 7-Aplicar uma camada de HYDRA SKIN. 8-Para finalizar, aplicar a BLOQUEADOR SOLAR - FPS-30, em toda a face. USO HOME CARE: Para o resultado eficiente do tratamento, deve indicar para o cliente usar diariamente em casa: SABONETE DE HORTELÃ E ALECRIM – Lavar a face diariamente. Enxaguar. TÔNICO FACE CARE – Após lavar a face. BLOQUEADOR SOLAR FPS 30 –Diariamente pela manhã e ao meio dia. HYDRA SKIN – À noite, diariamente.

Pág 2.


TRATAMENTO SEGURO DE ACNE COM ÁCIDOS Acne é uma lesão inflamatória que acomete o folículo pilo sebáceo. Acontece normalmente em fases onde as disfunções hormonais são mais comuns como, por exemplo, a puberdade, gestação, e também períodos de estresse intenso. As glândulas se descontrolam e a produção de sebo se descontrola favorecendo ao aparecimento do propionium bactérium acne que se prolifera de maneira exacerbada liberando a lípase. A lipase é uma enzima que irrita os comedões já instalados na pele permitindo o surgimento dos processos inflamatórios. A hiperqueratinização é um processo que ocorre pelo aumento e endurecimento da queratina que é uma proteína produzida pela camada germinativa da epiderme que se instala na superfície e impossibilita a saída do conteúdo sebáceo.

OBJETIVOS Descobrir o fluxo sebáceo do cliente para criar programa de tratamento; Retirar os comedões abertos e fechados e as pústulas; Quebrar a hiperqueratinização; Utilizar substâncias antiinflamatórias, cicatrizantes e calmantes nas lesões inflamatórias. Os esteticistas deverão trabalhar em lesões como os comedões e pústulas e jamais em processos inflamatórios que acometam a derme. É imprescindível a utilização de prescrição cosmética pelo cliente. Higienização com sabonetes bactericidas e antisséptico HIGICLEAN 2 a 3 vezes ao dia; Utilização de FPS de preferência em GEL TOQUE SECO; Utilização de produto noturno compatível ao protocolo de cabine de estética.

INDICAÇÃO: - Reverter processo inflamatório. FREQUÊNCIA

10 SESSÕES.

Intervalo: Uma vez por semana.

COSMÉTICOS UTILIZADOS: - LEITE DE LIMPEZA (Lauril sulfato de sódio) - ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE (Apricot) - TÔNICO ADSTRINGENTE (Hamamélis,Uréia,Arnica,Clorexidine) - CREME DRENAGEM P.O. (OBS: PODE TAMBÉM SER USADO COMO EMOLIENTE) - EMOLIENTE DE TRIETANOLAMINA - HIGICLEAN Sabonete e Higienizante e Antisséptico (Piritionato de Zinco, Extrato de Gengibre e Triclosan) - DERMODRY MÁSCARA SECATIVA (Argila verde, Oxido de Zinco, Bentonita, Óleo de Melaleuca) - DERMA PEEL (ácido glicólico, salicílico e mandélico) - MÁSCARA DE BETA-GLUCAN (Beta-glucan, Alfa-Bisabolol e Aloe Vera) - BLOQUEADOR SOLAR - TOQUE SECO FPS 30 (Anti – UVA/UVB)

Pág 3.


Passo a Passo: 1. Higienização: aplicar LEITE DE LIMPEZA até formação de espuma ou desenvolver brossage e retirar. 2. Peeling Físico: aplicar ESFOLIANTE BIOVEGETAL por toda a região a ser tratada, friccionando por aproximadamente dois minutos com pressão suave. Retirar os resíduos por completo, com esponja e água. 3. Controle de pH: com auxílio de algodão aplicar TÔNICO ADSTRINGENTE e deixar absorver. 4. Emoliência: aplicar camada grossa de CREME P.O. e TRIETANOLAMINA embebida em gaze. Usar máscara térmica por 10 minutos ou vapor por cinco minutos. (OBS: a pele necessita permanecer úmida durante o processo de extração). 5. Extração: Extrair as pústulas e comedões delicadamente. 6. Assepsia: Aplicar HIGICLEAN até formar espuma, deixar agir por 5 minutos e retirar com o auxilio de um algodão embebido em água. 7. Alta Frequência: Cauterizar com alta freqüência. 8. Máscara Secativa: Aplicar com pincel específico DERMODRY. Deixar agir 20 Minutos. 9. Peeling Químico: Iniciar a aplicação dos ácidos com muita cautela usando água gelada para desconcentrar os ativos e acalmar a pele, sendo possível a tolerância dos mesmos, aplique uma camada de DERMA PEEL (ácido glicólico, salicílico e mandélico). Deixar agir por no máximo cinco minutos, caso ocorra formação de eritema ou forte ardência, retirar antes do tempo determinado e passar MASCARA DE BETAGLUCAN. Caso queira potencializar o efeito, após dois minutos de permanência do ácido na pele aplicar outra camada sobre a primeira camada. OBS. 1: Deve-se obedecer a tolerância de cada pele. OBS. 2: A formação de eritema é considerado normal, mas após sua formação, deve-se neutralizar a região. 10. Máscara Calmante: Aplicar uma espessa camada de MÁSCARA CALMANTE DE BETA GLUCAN, deixar agir de 5 a 10 minutos. 11. Fotoproteção: Espalhar camada espessa de FPS 30 (Bloqueador Solar) com movimentos suaves e circulares até completa absorção do produto.

HOME CARE: 1. Lavar com sabonete HIGICLEAN Higienizante e Antisséptico 3 x ao dia, deixando agir por 5 minutos. 2. Aplicar LOÇÃO TÔNICO ADSTRINGENTE. 3. Aplicar DERMA PEEL a noite retirar pela manhã 2x na semana até conseguir aplicar diariamente. 4. Após a aplicação do DERMAPEEL, aplicar em seguida o DERMODRY sobre as lesões, e quando terminar o tratamento com o DERMAPEEL, usar em todo o rosto e regiões com acne, diariamente. 5. Aplicar BLOQUEADOR SOLAR FPS 30 pela manhã e ao meio dia.

Por Profª:ANGÉLICA GIARDINI Pág. 4.


PROTOCOLO DE CLAREAMENTO SEGURO DAS MANCHAS HIPERCROMIAS – HARMONIZAÇÃO DA TEZ Os melanócitos são as células responsáveis pela produção de melanina. Eles estão instalados na camada germinativa. Muitos fatores podem fazer com que os melanócitos comecem a produzir melanina de maneira desordenada, principalmente os fatores ligados aos hormônios. É sabida a necessidade do uso de FPS, independente do clima e do estilo de vida do indivíduo. As luzes florescentes também alteram a produção de melanina podendo causar manchas. As manchas pigmentares podem ser harmonizadas e despigmentadas mais não sairão da pele. Todas as vezes que a pele passar novamente pelo processo que a causou ou a uma simples exposição ao sol sem o uso de FPS a mancha ficará aparente novamente, portanto todas as pessoas que fazem tratamentos para o clareamento de manchas têm que ter consciência de que mais importante do que a sessão do esteticista que será realizada semanalmente é o hábito diário que o cliente terá que ter para que seu tratamento tenha uma resposta positiva. Os objetivos principais de um protocolo de clareamento deverão ser: · Inibir a tirosinase que é uma enzima que o nosso corpo produz e que é responsável pela estimulação do melanócitos de produzir a melanina; · Atuar esfoliando a pele clareando a mancha já instalada; · Reposição do teor de água ativo do tecido visando dar o suporte necessário para a pele que passará pelas escamações provocadas pelo clareamento; · Utilização do FPS.

PRINCÍPIOS ATIVOS: ÁCIDO GLICÓLICO – ácido de ação esfoliante que remove células mortas e facilita a penetração de ativos na pele. ÁCIDO MANDÉLICO – é um derivado das amêndoas amargas de ação esfoliante que remove células mortas e facilita a penetração de ativos na pele. Por não ser fotossensibilizante é considerado seguro e poderá também ser utilizado em tratamentos de acne. ÁCIDO SALICÍLICO – ácido de ação queratolítica que proporciona afinamento na pele além de inibir a proliferação de bactérias. É regulador da oleosidade e antiinflamatório. Também pode ser utilizado em tratamento para acne. ÁCIDO KÓJICO – é produzido por um cogumelo japonês chamado kojiko, e participa da fermentação do arroz para a produção de saquê. É um clareador da mancha já existente e por não ser fotossensibilizante é considerado seguro. ÁCIDO FÍTICO – componente presente em vários minerais que tem ação de inibir a tirosinase e também ação antioxidante na prevenção do envelhecimento. ÁCIDO HIALURÔNICO – mucopolissacarídeo produzido pelos fibroblastos com capacidade de retenção de água nos tecidos. BELLIDES – ativo que previne o aparecimento de manchas e trata as já existentes

COSMÉTICOS UTILIZADOS: - LEITE DE LIMPEZA (Lauril sulfato de sódio) - ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE (Apricot) - TÔNICO ADSTRINGENTE (Hamamélis,Uréia,Arnica,Clorexidine) - DERMA PEEL (Ácido Glicólico, Ácido Mandélico e Ácido Salicílico) - SKIN WHITE (Ácido Kojico, Ácido Fítico, Bellides) -MASCARA CALMANTE- BETA GLUCAN (Beta glucan, Aloe Vera e Alfa Bisabolol)

Pág 5.


- ARGILA VERDE REMINERALIZADA - HYDRA SKIN (Aquaporine, Pró vitamina B5, e Ácido hyalurônico) - BLOQUEADDOR SOLAR - TOQUE SECO FPS 30 (Anti – UVA/UVB)

INDICAÇÃO: Para o clareamento das manchas causadas por seqüelas de acne e outras. DURAÇÃO: 10 sessões – 1 a 2 vezes por semana

PASSO A PASSO: 1-Higienizar a face com LEITE DE LIMPEZA, fazendo movimentos circulares e retirar com algodão. 2-Aplicar ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE e fazer fricção até removê-lo. 3-Aplicar TÔNICO ADSTRINGENTE com algodão, até retirada total do ESFOLIANTE BIOVEGETAL. 4-Com auxilio de um pincel, aplicar na face até 7 camadas(depende da resistência da pele) de DERMA PEEL,deixar agir por 10 minutos, e retirar com algodão e água. 5-Com auxílio de um pincel, aplicar o SKIN WHITE, deixar agir por 10 minutos, retirá-lo com o TÔNICO ADSTRINGENTE com a ajuda de algodão. 6-Caso aconteça irritabilidade na pele, usa-se a MASCARA CALMANTE- BETA GLUCAN. 7-Preparar uma mistura de ARGILA VERDE , ÁGUA E TÔNICO ADSTRINGENTE e com o auxilio de um pincel, aplique na face uma fina camada e deixe agir até secar. Pode-se pincelar por cima de gaze, depois é só retirar a gaze e limpar o restante do resíduo. 8-Para finalizar, aplicar o HIDRA SKIN e BLOQUEADOR SOLAR FPS-30, em toda a face.

USO HOME CARE: Para o resultado eficiente do tratamento, deve indicar para o cliente usar diariamente em casa: BLOQUEADOR SOLAR FPS 30 –Diariamente pela manhã e ao meio dia DERMA PEEL- Em noites alternadas, até o término do tratamento ou mais, caso necessário. Retirar pela manhã. SKIN WHITE- Em noites alternadas, até o término do tratamento ou mais, caso necessário. Retirar pela manhã. Por Profª : ANGÉLICA GIARDINI

Pág 6.


PROTOCOLO DE REJUVENESCIMENTO E LIFTING Envelhecimento O envelhecimento deve ser um processo natural, sem traumas e preconceitos e pode ser percebido por vários desgastes que acontecem em nosso corpo. É claro que a genética e o estilo de vida do indivíduo interferem muito e cada um envelhecerá com mais intensidade ou menos dependerá dos seus hábitos diários. Como já sabemos os radicais livres são os grandes vilões do envelhecimento, eles agem oxidando as células impossibilitando seu funcionamento normal. O envelhecimento pode ser intrínseco e ainda por fotoenvelhecimento (extrínseco). Fotoenvelhecimento As radiações UVA e UVB participam intensamente do processo de envelhecimento e potencializam fortemente a perda de substâncias fundamentais do manto hidrolípídico. Hormônios Os hormônios também participam do processo do envelhecimento. Ao passar do tempo a produção do hormônio do crescimento diminui e a deposição da gordura fica maior. A fase da menopausa também é favorável ao envelhecimento e as mulheres nesta fase ficam mais expostas aos desequilíbrios hormonais. Marcas de expressão, flacidez e queratose A exposição ao sol faz com que os melanócitos liberem de maneira desordenada os melanócitos causando a hipercromia. O colágeno entra em um processo de desorganização e a elastina se transforma em uma massa amorfa perdendo seu poder de elasticidade. Aos processos de flacidez pouco se pode fazer então a prevenção é fundamental. A vascularização também fica prejudicada e a nutrição do tecido fica comprometida. A queratose é o excesso de queratina que ocorre em peles não tratadas e esta anomalia interfere na penetração de qualquer elemento através da epiderme.

INDICAÇÃO: -Peles com sinais de envelhecimento, linha de expressão e flacidez. DURAÇÃO: 10 sessões – 1 a 2 vezes por semana Protocolo de rejuvenescimento: Os objetivos principais de um protocolo de rejuvenescimento deverão ser: Quebra da hiperqueratinização da pele e retirada das células mortas para a penetração dos ativos; Ação anti radicais livres, diminuindo a possibilidade de oxidação da pele; Aumento da circulação para a maior absorção dos ativos e nutrição dos tecidos; Neocolagênese facilitando a produção de colágeno que ao passar dos anos diminuem; Reposição do teor de água ativo do tecido visando prevenir a flacidez cutânea; Proteção da pele contra atuação dos raios ultravioletas.

Pág. 7


COSMÉTICOS UTILIZADOS: - LEITE DE LIMPEZA (Lauril sulfato de sódio) - ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE (Apricot) -TÔNICO ADSTRINGENTE (Hamamélis,Uréia,Arnica,Clorexidine) - MÁSCARA DE COBRE (Cobre,Extrato de Caviar,Alistin) - DERMA PEEL (Ácido Glicólico, Ácido Mandélico e Ácido Salicílico) - ANTI SINAIS (Argireline,Tensine e Fuccogel ) - BLOQUEADOR SOLAR TOQUE SECO FPS 30 (Anti – UVA/UVB)

PASSO A PASSO: 1-Higienizar a face com LEITE DE LIMPEZA, fazendo movimentos circulares e retirar com algodão. 2-Aplicar ESFOLIANTE BIOVEGETAL e fazer fricção até removê-lo. 3-Aplicar TÔNICO ADSTRINGENTE com algodão, até retirada total do ESFOLIANTE BIOVEGETAL. 4-Aplicar na face uma camada de DERMA PEEL, deixar agir por 10 minutos, e retirar com algodão e água. 5-Com auxílio de um pincel, aplicar a MÁSCARA DE COBRE E CAVIAR (ANTI -RADICAIS LIVRES, HIDRATANTE E NUTRITIVA), deixar agir por 5 minutos ou até secar, retirá-la com o TÔNICO ADSTRINGENTE com a ajuda de algodão. 6-Executar massagem facial com ANTI SINAIS, para desobstrução das vias de penetração e total aproveitamento dos ativos. 7-Para finalizar, caso necessário, aplicar a BLOQUEADOR SOLAR FPS-30, em toda a face.

USO HOME CARE Para o resultado eficiente do tratamento, é imprescindível indicar ao cliente, usar diariamente em casa: BLOQUEADOR SOLAR FPS 30 –Diariamente pela manhã e ao meio dia DERMA PEEL- Toda noite, até o término do tratamento ou mais, caso necessário. Retirar pela manhã. ANTI SINAIS- Enquanto o cliente estiver usando o DERMA PEEL, usar o ANTI SINAIS durante o dia, antes da EMULSÃO PROTETORA FPS -30. Quando Parar o uso do DERMA PEEL, passe a usar o ANTI SINAIS à noite por tempo indeterminado.

Por Profª: ANGÉLICA GIARDINI

Pág 8.


PROTOCOLO DE DRENAGEM FACIAL

INDICAÇÃO: - Pele cansada DURAÇÃO: SESSÕES SUFICIENTE PARA REDUÇÃO DE EDEMA

COSMÉTICOS UTILIZADOS: - LEITE DE LIMPEZA (Lauril sulfato de sódio) - TÔNICO ADSTRINGENTE (Hamamélis,Uréia,Arnica,Clorexidine) - ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE - CREME DE DRENAGEM FACIAL DE MORANGO - ARGILA VERDE - EMULSÃO PROTETORA FPS 30

PASSO A PASSO: 1-Higienizar a face com LEITE DE LIMPEZA, fazendo movimentos circulares e retirar com algodão. 2-Aplicar ESFOLIANTE BIOVEGETAL e fazer fricção até removê-lo. 3-Aplicar TÔNICO ADSTRINGENTE com algodão, até retirada total do ESFOLIANTE. 4-Executar massagem DRENAGEM facial com CREME DE MORANGO. 5-Passar na face MASCARA DE ARGILA VERDE (Argila verde + Tônico + Água), deixar agir até secar, retirar com Água e Tônico. 6-Para finalizar, caso necessário, aplicar a EMULSÃO PROTETORA FPS-30, em toda a face.

Pág, 9


PROTOCOLO DE HIDRATAÇÃO FACIAL

INDICAÇÃO: - Pele desidratada e desnutrida. DURAÇÃO: 5 sessões – 1 vezes por semana

COSMÉTICOS UTILIZADOS: - LEITE DE LIMPEZA(Lauril sulfato de sódio) - ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE(Apricot) - TÔNICO ADSTRINGENTE(Hamamélis,Uréia,Arnica,Clorexidine) - MÁSCARA DE COBRE (Cobre,Extrato de Caviar,Alistin) - ARGILA VERDE REMINERALIZANTE - HYDRA SKIN (Aquaporine, Pró vitamina B5, e Ácido Hyalurônico) - BLOQUEADOR SOLAR - TOQUE SECO FPS 30 (Anti – UVA/UVB)

PASSO A PASSO: 1-Higienizar a face com LEITE DE LIMPEZA, fazendo movimentos circulares e retirar com algodão. 2-Aplicar ESFOLIANTE BIOVEGETAL e fazer fricção até removê-lo. 3-Aplicar TÔNICO ADSTRINGENTE com algodão, até retirada total do ESFOLIANTE. 4-Com auxilio de um pincel, Aplicar a MÁSCARA DE COBRE ANTI -RADICAIS LIVRE E NUTRITIVA, deixar agir por 5 minutos ou até secar, retirá-la com o TÔNICO ADSTRINGENTE com a ajuda de algodão. (DEVE INTERCALAR EM CADA SESSÃO A MASCARA DE ARGILA VERDE DILUIDA EM TÔNICO E ÁGUA. DEIXAR AGIR POR 10 MINUTOS OU ATÉ SECAR. RETIRAR COM ÁGUA). 5-Executar massagem facial com HIDRA SKIN. 6-Para finalizar, aplicar o BLOQUEADOR SOLAR -TOQUE SECO FPS-30, em toda a face.

USO HOME CARE: Para o resultado eficiente do tratamento, deve indicar para o cliente usar diariamente em casa; BLOQUEADOR SOLAR FPS 30 –Apicar na face, colo e braços diariamente pela manhã e ao meio dia HIDRA SKIN – Aplicar na face pela manhã e à noite.

Pág 10.


PROTOCOLO DE DRENAGEM FACIAL PÓS OPERATÓRIO

INDICAÇÃO: - PÓS OPERATÓRIO DE FACE. DURAÇÃO: SESSÕES SUFICIENTE PARA REDUÇÃO DE EDEMA

COSMÉTICOS UTILIZADOS: - LEITE DE LIMPEZA (Lauril sulfato de sódio) - TÔNICO ADSTRINGENTE (Hamamélis,Uréia,Arnica,Clorexidine) - CREME DE DRENAGEM FACIAL DE MORANGO - CREME DRENAGEM P.O. - MÁSCARA DE COBRE - EMULSÃO PROTETORA FPS 30

PASSO A PASSO: 1-Higienizar a face com LEITE DE LIMPEZA, fazendo movimentos circulares e retirar com algodão. 2-Aplicar TÔNICO ADSTRINGENTE com algodão. 3-Executar massagem DRENAGEM facial com CREME DE MORANGO, caso tenha grande formação de edema, aplicar uma camada fina de CREME DRENAGEM P.O. 4-Passar na face MÁSCARA DE COBRE, deixar agir até secar, retirar com tônico. 5-Para finalizar, caso necessário, aplicar a EMULSÃO PROTETORA FPS-30, em toda a face.

Pág 11.


PROTOCOLO DE MASSAGEM CORPORAL REDUTORA INDICAÇÃO: -Para tratamento de redução de medidas. DURAÇÃO: 10 a 15 SESSÕES

COSMÉTICOS UTILIZADOS: - ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE (Apricot) - DERMO SLIN - CREME DE CAFÉ + SILÍCIO - CREME H - GEL H - GEL DE ULTRASSOM

PASSO A PASSO: 1-Fazer esfoliação no local a ser tratado com o ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE (Apricot), retirar bem o produto. 2-Caso use o ultrassom na quebra de gordura, pode se usar o GEL H ou GEL DE ULTRASSOM. 3-Passar no local uma camada de CREME H e uma camada de DERMO SLIN - CREME DE CAFÉ+SILÍCIO. 4-Faça a massagem de redução no local finalizando a sessão.

USO HOME CARE: Para o resultado eficiente do tratamento, deve indicar para o cliente usar diariamente em casa: -DERMO SLIN - CREME DE CAFÉ + SILÍCIO (após o banho e não retirar) -Caso a cliente faça atividade física, indique o CREME H (+ou-)15 minutos antes.

Pág 12.


ARGILATERAPIA OCLUSIVA

INTRODUÇÃO: É remineralizada porque foi incluído em sua fórmula o magnésio, que é um ativo que age como catalisador levando macro e micro-moléculas a setores desejados. Ex: Leva ativos de tratamento a camadas mais profundas da pele e também facilita a desintoxicação, eliminando toxinas, devido a permeabilidade do magnésio. É usada na argiloterapia corporal e facial. Na terapia corporal é indicada p/ hidratação cutânea, redução de medida, desintoxicação e drenagem. INDICAÇÃO: -Para tratamento de redução de medidas e drenagem.

DURAÇÃO: 10 a 15 SESSÕES

COSMÉTICOS UTILIZADOS: - ARGILA VERDE REMINERALIZADA - ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE (Apricot) - CREME DE CAFÉ + SILICIO - CREME H

PASSO A PASSO: 1-Fazer esfoliação no local a ser tratado com o ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE (Apricot), retirar bem o produto. 2- Faça a massagem de redução aplicando o CREME DE CAFÉ + SÍLÍCIO e CREME H. 3-Fazer uma mistura de ARGILA VERDE REMINERALIZADA com água até ficar bem mole. 4-Passar a mistura com o auxilio de uma espátula ou pincel, no local a ser tratado. 5-Aguarde até total secagem da mistura. Retire a mistura aplicada no local.

USO HOME CARE: Para o resultado eficiente do tratamento, deve indicar para o cliente usar diariamente em casa: - CREME DE CAFÉ + SILICIO (após o banho e não retirar) - Caso a cliente faça atividade física, indique o CREME H (+ou-) 15 minutos antes.

Pág 13.


PROTOCOLO DE CRIOTERAPIA COM ARGILA

INTRODUÇÃO: A crioterapia é indicada p/ queima de caloria, devido ao frio que provoca no organismo e também é firmador corporal , pois estimula os fibroblastos, estimulando a produção de colágeno. INDICAÇÃO: -Para tratamento de redução de medidas e flacidez da pele. Tratamento com facilidade para limpar.

DURAÇÃO: 10 a 15 SESSÕES

COSMÉTICOS UTILIZADOS: - ARGILA VERDE REMINERALIZADA - ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE (Apricot) - GEL CRIOTERÁPICO (Mentol e Cânfora) - CREME DE CENTELLA ASIÁTICA

PASSO A PASSO: 1-Fazer esfoliação no local a ser tratado com o ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE (Apricot), retirar bem o produto. 2-Fazer uma mistura de ARGILA VERDE com GEL CRIOTERÁPICO, colocar água na mistura até ficar bem mole. 3-Passar a mistura com o auxilio de uma espátula, no local a ser tratado. 4-Cobrir o locar com papel filme, por 20 minutos. 5-Retire a mistura aplicada no local, com auxilio de uma espátula. 6-Fazer a drenagem com CREME DE CENTELLA ASIÁTICA, finalizando o tratamento.

Pág 14.


TERAPIA DE REDUÇÃO COM ARGILA E BAMBÚ

INTRODUÇÃO: ARGILA VERDE REMINERALIZADA. É remineralizada porque foi incluído em sua fórmula o magnésio, que é um ativo que age como catalisador levando macro e micro-moléculas a setores desejados. Ex: Leva ativos de tratamento a camadas mais profundas da pele e também facilita a desintoxicação, eliminando toxinas, devido a permeabilidade do magnésio. É usada na argiloterapia corporal e facial. Na terapia corporal é indicada p/ hidratação cutânea, redução de medida, desintoxicação e drenagem.

INDICAÇÃO: - Para tratamento de redução de medidas. - Tratamento com facilidade para limpar. DURAÇÃO: 10 a 15 SESSÕES

COSMÉTICOS UTILIZADOS: - ARGILA VERDE REMINERALIZADA - ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE (Apricot) - DERMO SLIN -CREME DE CAFÉ + SILÍCIO - CREME H - HIPERÊMICO

PASSO A PASSO: 1-Fazer esfoliação no local a ser tratado com o ESFOLIANTE BIOVEGETAL GOMAGE (Apricot), retirar bem o produto. 2-Passar no local, uma fina camada de CREME H e uma camada de DERMO SLIN - CREME DE CAFÉ+SILÍCIO. 3-Fazer uma mistura de ARGILA VERDE com DERMO SLIN - CREME DE CAFÉ+SILICIO e CREME H, colocar água na mistura até ficar bem mole. 4-Passar a mistura com o auxilio de uma espátula, no local a ser tratado. 5-Cobrir o locar com filme osmótico, deixar agir por 12 minutos no máximo. Caso queira utilizar cinta térmica, não colocar o CREME H, para não fazer hiperêmia. 6-Retire a mistura aplicada no local, com auxílio de uma espátula. 7-Fazer a massagem de redução no local, finalizando com BAMBÚ.

Pág 15.


ATIVOS CONTIDOS NOS COSMÉTICOS FACIAIS DA FLOR DA TERRA: ÁCIDO FÍTICO: DERMA PEEL - É obtido do farelo de arroz, aveia ou gérmen do trigo.Tem ação inibidora sobre a tirosinase e por isso é usado como despigmentante. Tem também ação antiinflamatória, antioxidante e hidratante. É usado para o clareamento de manchas hipercrômicas. ÁCIDO GLICÓLICO: DERMA PEEL - Diminuí a espessura do extrato córneo. Reduz a adesividade dos corneócitos nas camadas do extrato córneo. ACIDO HIALURÔNICO: HIDRA SKIN - Hidratante e anti envelhecimento ÁCIDO KÓJICO: SKIN WHITE - Obtido a partir da fermentação do arroz, é utilizado desde 1989 no Japão para o tratamento da hiperpigmentações. Tem efeito inibidor sobre a tirosinase, por quelação dos íons cobre, e consequente diminuição da síntese de melanina. Além disso, induz a redução da eumelanina presente em células hiperpigmentadas. Não provoca irritação e também não é citotóxica. ÁCIDO MANDÉLICO - ALFA HIDROXIÁCIDO: SKIN WHITE -Promove diminuições da adesão dos cosméticos (sem sua desagregação) maior hidratação do extrato córneo e promove síntese de fibras colágenas. ÁCIDO SALÍCILICO: DERMA PEEL - Tem ação queratolitica , é usado na hiperqueratose. Tem também ação bacteriostática e fungicida. É usada na descamação epidérmica. ALFA BISABOLOL: MÁSCARA CALMANTE BETAGLUCAN - É um ativo obtido da camomila. Tem ação antiinflamatória, cicatrizante e anti-séptica suave. É usado em produtos para pessoas com pele sensível. Inibe o crescimento de bactérias Gram-positivas. ALISTIN: MÁSCARA DE COBRE -Pseudodipeptídeo a base de carcinina. Antioxidante universal. Proteção da fase lipídica da membrana biológicas e do meio hidrofílico. ALOE VERA: MÁSCARA CALMANTE BETAGLUCAN- É um ativo de alto poder antiinflamatório tópico, hidratante e antiirritante. APRICOT – SEMENTE DE DAMASCO: CREME GOMAGE - Esferas delicadas com ação esfoliante e abrasiva. É usado com esta finalidade em protocolos de tratamento de acne, hipercromias e peeling. ARGIRELINE: BOTOX LIKE-Hexapeptídeo composto pelos aminoácidos –ác. Glutâmico, metionina e arginina. Ação: Modulador da tensão muscular facial, e estimulante do crescimento e organização dos fibroblastos. ARNICA: TÔNICO ADSTRINGENTE- Tem ação antiinflamatório, descongestionante dos capilares, estimulante celular, anti-séptico, adstringente. É usado na prevenção e tratamento de microvarizes. BELIDES: SKIN WHITE – É uma inovação no tratamento de manchas da pele. Ele é o único princípio ativo despigmentante comprovadamente capaz de reduzir a expressão da ET-1, além de interferir nos mecanismos clássicos de formação da melanina. Isso significa que ele modula a resposta dos melanócitos humanos frente à radiação UV. A melanina que colore a pele humana é produzida pelos melanócitos, células especiais cuja função é produzir e distribuir a esse pigmento natural. O processo de síntese da melanina é bastante complexo e envolve diversas etapas. BELIDES atua sobre várias dessas etapas, antes, durante e após a produção da melanina – por isso ele é capaz de produzir efeito rápido e duradouro no clareamento e prevenção de manchas da pele. ANTES da síntese de melanina: BELIDES controla a expressão da enzima tirosinase e reduz a expressão de ET-1(*) nos queratinócitos, bloqueando a indução da melanogênese. DURANTE a síntese de melanina: BELIDES inibe em cerca de 70% a atividade da enzima tirosinase e diminui a sua ativação. APÓS a síntese de melanina: BELIDES™ interfere na

Pág 16.


transferência dos melanossomos dos Melanócitos para os Queratinócitos, diminuindo a distribuição do pigmento. (*) a inibição da ET-1 é um mecanismo de inibição da formação de manchas descoberto na última década e que está intimamente relacionado ao estímulo da radiação UVB sobre a pele humana. BELIDES™ é um ativo de última geração, que atua rapidamente sobre a pele e com forte ação despigmentante, explicada pelo fato que ele apresenta efeito cumulativo, influenciando a melanogênese em diversas etapas. BETA-GLUCAN: MÁSCARA CALMANTE BETAGLUCAN - O Beta-Glucan é um produto de excelente potencial ativador do sistema imune para regeneração dos tecidos, aumentando significativamente a atividade dos macrófagos. Pesquisas indicam que as partículas de Beta Glucan acentuam a capacidade de reconhecimento de material estranho pelos macrófagos. Este processo torna a pele mais macia, reduz a vermelhidão e minimiza o aparecimento de linhas finas. O Beta Glucan é também um produto de excelente potencial cicatrizante em produtos cosméticos. CAVIAR EXTRATO: MÁSCARA DE COBRE- Hidratante, Regenerador e Nutritivo. O CAVIAR é obtido das ovas de estrujão (uma espécie de peixe). Os estrujões são pescados antes da desova, e as ovas são cuidadosamente coletadas, embaladas e preservadas até o momento da extração, que é feita por um processo especial que visa preservar ao máximo os princípios ativos. Composição Química: Como todas as ovas, o caviar é extremamente rico em nutrientes. Sua composição química inclui: 3 a 5% de glicídeos; 23 a 26% de Protídeos, incluindo proteínas solúveis e vários aminoácidos (ácido glutâmico, ácido aspártico, leucina, isoleucina, lisina, alanina, serina e arginina);• 16 a 18% de Lipídeos;• Vitaminas: A, D, E, B1, B2, B6• Sais Minerais: 1700mg/100g sódio, 164mg/100g potássio, 22mg/100g magnésio, 330mg/100g fósforo, 51mg/100g cálcio, 1,4mg/100g ferro, traços de cobalto, cobre, flúor, iodo, manganês, silício e zinco. O EXTRATO DE CAVIAR contém todos os componentes hidrossolúveis do Caviar, ou seja: as proteínas e aminoácidos, sais minerais, vitaminas hidrossolúveis. PROPRIEDADES COSMÉTICAS são atribuídos ao CAVIAR: As proteínas tem afinidade com a pele, apresentando propriedades protetoras; os aminoácidos são essenciais para o metabolismo celular e para a hidratação da pele. Sais minerais possuem ação remineralizante e fortificante. O CAVIAR pode ser utilizado em produtos para peles secas, como hidratante, suavizante e ativador metabólico. APLICAÇÕES: Produtos Anti-Idade, Tônicos Dinamizantes / Revitalizantes, Cremes e Géis Nutritivos, Séruns faciais- Emulsões, Géis e Tônicos para peles ressecadas. CLOREXEDINE: TÔNICO ADSTRINGENTE - É um anti-séptico derivado da guanidina, com amplo espectro de ação. É mais efetiva contra microorganismos gram-positivo do que gram –negativo. É usado em loções anti-sépticas, inclusive para acne. COBRE –OLEGO: MÁSCARA DE COBRE - O cobre faz parte de diversas enzimas como a superóxido dismutase citoplasmática. Atua na absorção e utilização do ferro, atua na síntese da elastina. Faz parte da molécula da ceruloplasmina, que é o antioxidante plasmático mais abundante. FUCOGEL: BOTOX LIKE E HYDRA SKIN- Forma filme altamente hidratado sobre a pele. Indicado para produtos hipoalergênicos. HAMAMÉLIS: TÔNICO ADSTRINGÊNTE- Contem Taninos, Saponinas e Flavonóides. Tem ação adstringente e Tonificante. LAURIL SULFATO DE SÓDIO: LEITE DE LIMPEZA -É conhecido como o maior e melhor dos tensoativos aniônicos. Tem excelente poder espumógeno e ótima detergência, fazendo uma limpeza eficiente da pele, sem agredir o tecido. PRÓ- VITAMINA B5: HYDRA SKIN -Potente estimulante do metabolismo epitelial. Nutriente de alto peso molecular. Altamente hidratante . TENSINE: BOTOX LIKE- Fração protéica de alto peso molecular, extraída da semente do trigo. Efeito tensor: Forma

Pág 17.


sobre a pele um filme bastante aderente, elástico e resistente. Diminui o número e a profundidade das rugas. TRIETANOLAMINA: EMOLIENTE PARA EXTRAÇÃO DE ACNE- É usado para saponificar e emulsificar ácidos graxos superiores. Facilita a emoliência dos comedões na extração da limpeza de pele. URÉIA: TÔNICO ADSTRINGENTE- Tem ação hidratante, e antibacteriana. Estimula a cicatrização.

ATIVOS CONTIDOS NOS COSMÉTICOS CORPORAIS DA FLOR DA TERRA: ARNICA: CREME DESLIZANTE P.O. - Anti edema - Ação: cicatrizante e anti-hematoma. AZULENO: CREME DRENAGEM P.O. – Pós Operatório. Ação: anti-inflamatório cutâneo. CAFEISILANE C (CAFEÍNA + SILÍCIO ORGÂNICO + ÁC. ALGÍNICO) : CREME DE CAFÉ- Tratamento da celulite e gordura localizada. Ação: aumenta a atividade lipolítica dos adipócitos, estimula a monodiasterase (enzima que faz a lipase), inibe a fosfodiasterase (enzima que inibe a lípase), ativa a hidrólise dos triglicerídeos, reduzindo o acúmulo de lipídeos, amenizando a celulite. CÂNFORA: GEL CRIOTERÁPICO – Resfriamento do tecido conjuntivo- Ação: Estímulo dos fibroblastos para produção de colágeno. CASTANHA DA ÍNDIA: GEL H, CREME DESLIZANTE DE CENTELA-Tratamento da Celulite- Ação: vasoprotetor , antiinflamatório, anti-hemorrágico, adstringente, tônico circulatório, vasoconstritor . CENTELLA ASIÁTICA: CREME DESLIZANTE DE CENTELA, CREME H, GEL H, GEL DE ULTRASSOM – Tratamento da celulite - Ação: vasodilatador, estimulante do tecido conjuntivo e da circulação cutânea e Anti-inflamatório. ERVA-CIDREIRA: ÓLEO DE MASSAGEM - Ação: calmante e anti-inflamatório. EXTRATO GLICÓLICO DE CAVALINHA: CREME H, GEL DE ULTRASSOM - Ação:edema e retenção de líquidos. EXTRATO DE GUARANÁ: CREME DE CAFÉ- Tratamento da celulite. Ação: estimulante celular, fortalece os vasos capilares. GINKGO BILOBA: GEL H, CREME DESLIZANTE DE CENTELA – Tratamento da Celulite- Ação: -antirradical livre, antiinflamatório, vasoprotetor e estimulante microcirculatório. HERA: CREME H – Tratamento da Celulite - Ação: vasoconstritor, estimula a circulação cutânea. MARACUJÁ: CREME H – Hidratante. MENTOL: GEL CRIOTERÁPICO – Resfriamento do tecido conjuntivo - Ação: estímulo dos fibroblastos para produção de colágeno . ÓLEO DE AMENDOAS: ÓLEO DE MASSAGEM - Ação: nutriente, calmante e emoliente. SEMENTE DE APRICOT: CREME ESFOLIANTE GOMAGE - Ação: esferas delicadas com ação esfoliante e abrasiva.

Pág 18.


Manual de Protocolos Flor da Terra