Page 1

Estudo de Caso


Estudo de Caso Introdução

iPod no Palito - o case que inovou o tradicional “palito premiado” da Kibon No verão de 2007/2008, a Kibon realizou uma promoção totalmente inovadora. Bastava comprar um picolé Fruttare e havia o risco de ganhar um iPod Shuffle, o menor player de mp3 do mundo.


Estudo de Caso Briefing

A Kibon procurou a Bullet em março de 2007 querendo algo inovador para a promoção de verão. Porém, queriam continuar usando a mecânica do “palito premiado” que já existe há mais de 20 anos. A empresa queria algo divertido, que motivasse a compra e fosse fácil para o consumidor participar.


Estudo de Caso Planejamento e Criação

A equipe de planejamento da agência junto com os diretores de criação de um produtor criaram quatro camapanhas, mas, uma delas sem dúvida era a mais ousada: colocar iPods dentro dos picolés.


Estudo de Caso Planejamento e Criação

A ação foi apresentada junto com as outras três à Kibon, mas a equipe acreditava que a ideia não seria aprovada devido à complexidade de execução. Mas a Kibon aprovou a ideia.


Estudo de Caso Planejamento e Criação

Logo após foi dado início ao processo de reuniões com a Kibon, com a Apple e outros fornecedores, a fim de levar a ideia a diante. O desafio era criar um mock-up eficiente que mantivesse o iPod funcionando mesmo depois de ser congelado a -20º C.


Estudo de Caso Produção

Vários testes foram feitos com diversos materiais, até que desenvolveram um mock-up com fibra de vidro e silicone que imitava a textura, espessura, temperatura, peso e sensação tátil do produto original.


Estudo de Caso Produção

Com a aprovação da Apple em uma reunião, a Kibon misturou o “picolé premiado” a outros Fruttare . Ninguém descobriu o premiado.


Estudo de Caso Produção

Agora era necessário junto à Caixa Econômica provar que a campanha não contrariava as leis nacionais. Dez mil iPods iriam entrar no Brasil e serem distribuídos por todo o país.


Estudo de Caso Dinâmica

O consumidor que comprava um picolé Fruttare e encontrava o iPod via um número 0800 para o qual ligava informando o número de série do player. Em seguida, recebia em casa fone de ouvido, manual, certificado de garantia e um vale-picolé. Foi de fato uma promoção “Achou, ganhou”.


Estudo de Caso A Campanha

A campanha contou com um comercial que foi veiculado na TV - criado pela McCann-Erickson - e em cinemas, além de material de PDV. Mas, a campanha estorou mesmo foi na web, mesmo sem haver ações específicas voltadas a ela. A promoção teve três meses de duração e durante o primeiro mês só houve divulgação viral.


Estudo de Caso

- Investimento total de R$ 12 milhões

Resultados

- Aumento de 31% das vendas de picolés durante os três meses da campanha - O verão é responsável por 70% do faturamento da empresa


Estudo de Caso Resultados

O que foi determinante para o sucesso do case foi a eliminação dos postos de troca, o que gerou uma enorme economia logística para a Kibon e uma grande facilidade para o consumidor.


Estudo de Caso Resultados

A agência Bullet ganhou dois Leões de Bronze no ano de 2008 no frestival de Cannes na categoria Promo, que premia cases de promoção.


Estudo de Caso ReferĂŞncias

Imasters - www.imasters.com.br Meio & Mensagem - www.meioemensagem.com.br

iPod no Palito - Estudo de Caso  

Estudo de caso da açao iPod no palito realizada pela agencia Bullet e Kibon.

Advertisement