Page 1

Programa

V

PA

RC E

RA

2 A L IROS NA PA


“Mas receberão poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos lugares mais distantes do mundo” Atos 1,8


A servir a Causa Bíblica e as Igrejas em Portugal há mais de 200 anos A Sociedade Bíblica, a operar em Portugal desde 1809, é uma associação cristã sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública. Tem por missão promover a mais ampla, eficaz e relevante distribuição da Bíblia, em português ou em qualquer outra língua, e ajudar as pessoas a interagir com a Palavra de Deus. Está integrada numa fraternidade mundial de cerca de 150 entidades congéneres – as Sociedades Bíblicas Unidas – que estão presentes em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. No seu conjunto, as Sociedades Bíblicas Unidas constituem o maior tradutor, editor e distribuidor da Bíblia à escala global.


Por favor, dediquem algum tempo à oração e respondam afirmativamente a esta oportunidade de parceria!


, Como povo de Deus, estamos envolvidos no cumprimento da missão que Jesus deu aos seus discípulos e nos continua a dar hoje de levar as boas novas “tanto em Jerusalém, como… até aos lugares mais distantes do mundo”. A Sociedade Bíblica trabalha para LEVAR A BÍBLIA ÀS PESSOAS E TRAZER AS PESSOAS À BÍBLIA, para que este maravilhoso Livro seja cada vez mais conhecido, mudando pessoas, famílias… enfim, vidas! Assim, a Sociedade Bíblica existe para ajudar igrejas e comunidades, como a vossa, no cumprimento desta admirável chamada. Para tal, a Sociedade Bíblica criou o Programa Parceiros na Palavra! Trata-se de uma parceria entre a Sociedade Biblica e a vossa igreja ou comunidade, em que, com a nossa experiência, recursos e oportunidades, vos queremos ajudar a desenvolver a vossa missão local. Por sua vez, ao participar neste Programa a vossa igreja ou comunidade oferece o seu apoio, através de donativos e orações, ao desenvolvimento da Obra Bíblica em Portugal. A Sociedade Bíblica reconhece que a Bíblia é a chave para a missão dos cristãos aqui em Portugal e em todo o mundo. A Bíblia vai com as pessoas onde quer que estas forem com a mensagem rceiros da e e a P a m a r g o r P lidad nosso de Deus que muda untem-se ao m uma luz na vossa lovcaos na vossa J vidas. Assim, estamos vra e sejaometemo-nos a ajudar-para que: la a P , r a convidar-vos para região; comepé afinal a de todos nós se juntarem a nós e missão, qu ssoas possua e p e d ro e a serem um dos m ú n lia o maior

Parceiros na Palavra, para que

possamos juntos continuar a missão que Deus nos confiou neste século XXI.

prie da Bíb a Bíblia, se aparo e viva a Bíbli a igreja ou comunidade possa ser transformada pelo poder da Sua Palavra e amor.


MISSÃO INTERNACIONAL A Sociedade Bíblica de Portugal está filiada nas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), entidade internacional que engloba 146 Sociedades Bíblicas nacionais, que operam em mais de 200 países e territórios à escala planetária. Traduzir a Bíblia, com fidelidade aos textos nas línguas originais, continua a ser o cerne da nossa missão. O nosso objetivo é providenciar traduções da Bíblia em novas línguas, a fim de que os cristãos de qualquer lugar possam ter acesso à Palavra de Deus na sua própria língua. Para além dos projetos de tradução, as Sociedades Bíblicas nacionais estão intensamente envolvidas na distribuição de Escrituras, alcançando todos os anos uma média de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Uma outra vertente do trabalho das Sociedade Bíblicas é a de projetos de ação social, privilegiando sempre que possível as pessoas e populações que vivem com maiores dificuldades, fazendo-lhes também chegar a Bíblia. Cooperamos lado a lado com igrejas e agências humanitárias, complementando assim a resposta às necessidades físicas das pessoas, com a boa nova do Caminho da Esperança e da Vida.


TRAD , ÕES

A palavra de Deus nas nações

O nosso maior objetivo, é disponibilizar traduções atualizadas no maior número de línguas através de trabalho árduo e continuado das Sociedades Bíblicas apoiadas por cerca de 30 peritos internacionais em tradução. No último ano isso permitiu-nos: Ÿ Apoiar projetos de tradução bíblica em 471 línguas. Ÿ Assistir 534 projetos em curso que envolvem cerca de 1.000 tradutores. Ÿ Conduzir 68 ações de formação com cerca de 3.468 participantes.

Das 451 traduções completas da Bíblia em todo o mundo, 326 (72%) foram desenvolvidas pela Sociedades Bíblicas. Até ao momento as SBU já traduziram a Bíblia para mais de metade da população mundial. Cada um desses projetos foi coordenado pelos consultores das equipas de tradução das SBU. Neste momento, as SBU em conjunto com as Sociedade Bíblicas nacionais têm um total de 534 projetos de traduções em andamento. Quando terminadas, estas traduções terão o potencial de alcançar mais de 4,6 mil milhões de pessoas.


PUBLICACÕES , Espalhando a Palavra de Deus Através das equipas de produção e publicação em África, Américas, Ásia-Pacífico e Europa, as SBU ajudam as Sociedade Bíblicas nacionais a publicar e a produzir Bíblias e materiais de uma forma mais acessível e menos dispendiosa. As Sociedades Bíblicas beneficiam assim através das SBU, de preços mais baixos em encomendas de grandes quantidades. Pela primeira vez em mais de 200 anos de história do movimento das Sociedades Bíblicas, a distribuição global de Bíblias completas, pelas cerca de 150 Sociedades Bíblicas nacionais, excedeu os 30 milhões. Para além de Bíblias e Testamentos as Sociedades Bíblicas distribuem todos os anos outras porções das Escrituras, o que totaliza quase 400 milhões de exemplares distribuídos a nível mundial.


NOVOS SUPORTES Digital As SBU lançaram a Biblioteca Digital da Bíblia (BDB), um novo e tremendo recurso para trabalhar com a Bíblia. A BDB junta cada uma das 212 Bíblias digitais completas num só local de acesso. É a maior biblioteca online de textos bíblicos. Contem traduções de línguas que servem mais de metade da população mundial. Com esta nova ferramenta as Sociedades Bíblicas nacionais já podem ter acesso a traduções e publicações num formato comum para usarem no seu trabalho local. Em termos de fácil acesso, a BDB oferece ainda um local seguro para armazenar os textos bíblicos, já que as novas tecnologias estão em constante mutação, aliviando assim as necessidades de as Sociedade Bíblicas nacionais estarem constantemente a atualizar e copiar os seus arquivos de tradução.

Áudio As SBU também chegaram a acordo com o seu já antigo parceiro de missão “A Fé Vem pelo Ouvir” (FVPO), que passa a providenciar versões da Bíblia em áudio, para partilha de recursos através da BDB e no projeto da Bíblia digital do ministério FVPO. Esta combinação de esforços irá reduzir trabalho desnecessário, aproximando assim o objetivo de partilha da Bíblia em cada língua.


PROJETOS Levando esperança a todo mundo Em todo o mundo as SBU assistem as Sociedades Bíblicas nacionais em: - Programas para jovens - Programas de Lectio Divina - Projetos para pessoas com deficiência visual. - Projetos relacionados com HIV - Iniciativas de alfabetização

Juventude Na América Latina, as SBU facilitam a criação de parcerias entre Sociedade Bíblicas que têm em comum os mesmos interesses, para desenvolverem ministérios de alfabetização e da prática da Lectio Divina para crianças.

Saúde O Serviço HIV das SBU está a trabalhar com 21 Sociedades Bíblicas para ajudar e coordenar o Programa Bom Samaritano, uma resposta da Igreja à epidemia do HIV que assola o continente africano. Sendo a maior e mais difundida instituição em África, a Igreja está posicionada para um importante papel na luta contra o HIV/SIDA. O Programa Bom Samaritano usa a Bíblia como base para materiais, incluindo filmes, apresentações visuais e formação pessoal, a fim de mobilizar as igrejas para que se preocupem com as vítimas do HIV/SIDA e em simultâneo ensinem os seus membros acerca da necessidade de uma mudança no seu comportamento.


Literacia At rav é s d a s S B U, a s Sociedade Bíblicas nacionais têm acesso a um conjunto de ferramentas que as ajudam a criar metas de trabalho em áreas com grandes necessidades. Em 2011 o Departamento de Coordenação de Literacia das SBU em conjunto com a Sociedade Bíblica Francesa estabeleceram um protocolo oficial com a UNESCO, reconhecendo o trabalho que as SBU fazem no campo da literacia em todo o mundo.


MISSÃO NACIONAL A Sociedade Bíblica começou a promover e distribuir a Bíblia em Portugal e seus territórios em 1809. Em 1835 foram estabelecidas as agências de Lisboa e Porto, e em 1864 iniciado o trabalho de colportagem. Em 1972 uma equipa de biblistas da Sociedade Bíblica deu origem ao primeiro projeto de tradução bíblica integral em linguagem corrente que é agora conhecido como a BÍBLIA para todos. Em 1989 a Sociedade Bíblica foi constituída em associação, que mais tarde viria a ser reconhecida pelo Governo como pessoa coletiva de Utilidade Pública. Para além da sua evidente missão espiritual de dar a conhecer a Palavra de Deus, a Sociedade Bíblica desempenha também um importante papel na sociedade portuguesa no âmbito da cultura, da educação e da promoção da língua.


TRADUCÕES , na Lingua Portuguesa João Ferreira de Almeida Tradução em equivalência formal na qual os aspetos lexicais, morfológicos e sintáticos das línguas de origem (hebraico, aramaico e grego) são reproduzidos no português. Atualmente, publica-se em Portugal a Edição Revista e Corrigida e, no Brasil, a Edição Revista e Corrigida e a Edição Revista e Atualizada.

a BÍBLIA para todos Feita a pensar no público em geral, a escolha das palavras, da maneira de falar e da sintaxe utilizada procuram situar-se ao nível do quotidiano do leitor. A tradução dependeu da análise semântica dos termos, expressões e construções das línguas originais.

O Livro: a Bíblia para hoje É uma Bíblia em linguagem comum, despida de "vocabulário religioso” difícil de perceber. Foi traduzida a partir da Living Bible americana, com consulta às línguas de origem assim como a versões e traduções noutras línguas.


EDICÕES ESPECIAIS , a BÍBLIA para todos - EDIÇÃO LITERÁRIA Pensada para quem nunca leu a Bíblia ou para quem gostaria de a voltar a ler de uma nova maneira, para os que estão numa busca espiritual ou para os que têm apenas um interesse intelectual nesta obra milenar, esta foi uma edição inovadora, num formato único em língua portuguesa e com uma linguagem acessível. Nesta edição literária o texto aparece numa só coluna, sem capítulos, versículos, secções, subtítulos e notas, acrescentos que se foram fazendo ao longo dos tempos e que são comuns noutras edições da Bíblia. Outra novidade foi a complementaridade de conteúdos impressos com a informação disponível num sítio próprio na internet.

Edição do Novo Testamento “+ Além”: A pedido da Aliança Evangélica Portuguesa e do Movimento Desportivo Internacional, a Sociedade Bíblica preparou uma edição especial do NovoTest amento para o qual foi usado pela primeira vez o texto revisto da tradução interconfessional em Português Corrente da Bíblia Sagrada. Esta edição, cuja tiragem alcançou os 120 000 exemplares, contém para além do texto bíblico testemunhos de vida de atletas cristãos de todo o mundo.


PROJETOS NACIONAIS A Bíblia Manuscrita Sob iniciativa e organização da Sociedade Bíblica, decorreu em 2004 A Bíblia Manuscrita, realização que teve o grande mérito de juntar a sociedade portuguesa em torno da Bíblia. Ao longo de 2004 e ainda em 2005, quase 100 000 pessoas, cristãos católicos e protestantes, fiéis de outras religiões ou mesmo cidadãos sem pertencerem a qualquer confissão, participaram sem preconceitos naquele que deve ter sido o maior reconhecimento público alguma vez visto em Portugal do valor da Bíblia e da influência que esta tem tido ao longo dos séculos na nossa história e cultura. Como clara demonstração da abrangência desta iniciativa, nela participaram os mais importantes dignitários civis e religiosos, como o Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro e outros membros do Governo, Presidente do Tribunal Constitucional, Cardeal-Patriarca de Lisboa, Presidente da Aliança Evangélica Portuguesa, Presidente do Conselho Português de Igrejas Cristãs, Presidente da União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia, entre muitos outros.


... PROJETOS NACIONAIS

eKlogia – ekklesia (Igreja), logos (Palavra) e a ecologia É um projeto inovador e necessário que visa a sensibilização dos cidadãos em geral e a mobilização das comunidades cristãs para a problemática da crise ambiental a partir de uma revisitação dos valores fundadores da nossa identidade comum. Um road show que está a percorrer várias cidades portuguesas, tendo no centro uma Exposição multimédia e interativa sobre o tema da Palavra e da ecologia (Planeta azul, Palavra viva, Igreja verde), complementado por uma série de iniciativas de animação bíblica e cultural, e de educação ambiental para pessoas, famílias e comunidades cristãs. Estas iniciativas promovem o debate e a reflexão sobre a temática, assim como um olhar renovado sobre a natureza e uma nova atitude para com a mesma.

PARCEIROS NA PALAVRA


PARA QUEM A Sociedade Bíblica disponibiliza às igrejas em Portugal alguns meios para divulgação da Bíblia, tais como: Edições bíblicas personalizadas Este Serviço de Produtos Personalizados foi especialmente concebido para missões e evangelização, o seu baixo custo faz parte do esforço e investimento nesta missão da divulgação das Escrituras pela Sociedade Bíblica. Com a possibilidade de capas e cadernos informativos personalizados à medida da igreja, estes produtos, são uma importante ferramenta de divulgação do Evangelho, com a vantagem de conterem informações específicas sobre a igreja.

NOVO TESTAMENTO

Edição para Escuteiros

Folhetos bíblicos para evangelização e apoio espiritual Com a nossa paixão de ver a Bíblia distribuída a toda a população, para a mudança de vidas e ajudando as pessoas a conhecerem Jesus, produzimos alguns folhetos, com versículos Bíblicos e palavras de ânimo, com um design moderno que possa ser um recurso para as igrejas na sua missão de divulgação da Palavra. JeSu S ro du ção um a int

Um convite


Exposições bíblicas temáticas Para cumprir a sua missão de serviço às igrejas, a Sociedade Bíblica disponibiliza cinco exposições temáticas (Entre o Sofrimento e a Esperança; O Tesouro mais Precioso – vida e obra de João Ferreira d'Almeida; Violência? Dá-lhe a volta!; O Perdão na Bíblia; Vozes do Silêncio). Estas procuram satisfazer a crescente curiosidade em relação ao conhecimento da Bíblia mediante uma abordagem e linguagem apropriadas.

Recursos para preparação do Dia da Bíblia Em cada ano a Sociedade Bíblica prepara um conjunto de recursos que podem ser usados na celebração do Dia da Bíblia nas igrejas com sugestões para a preparação do culto especial, sermão e programas específicos para crianças, adolescentes e jovens; pode ainda haver apresena A NOSSA IGREJA e pa todos tações multimédia e audiovisuais ONTEM, ra HOJE, AMANHA disponibilizados no Portal da Bíblia (www.sociedade-biblica.pt). Todos estes recursos são elaborados tendo como base o tema e o texto bíblico selecionados anualmente. - Celebra a dadiv da Palavra - Contribui para a aexpan sao da Obra Biblica

ESTE É UM

Gratidão | Escu TEMPO DE ta | Generosidad e

Levando a Trazendo asBíblia às pessoas, pessoas à Bíblia


COMO SER um

PARCEIRO NA PALAVRA

EM PORTUGAL?

É fácil, apenas terão que preencher a ficha de inscrição com os dados da igreja e do seu responsável e decidirem se preferem fazer o donativo anualmente, trimestralmente ou ainda mensalmente (conforme ficha de inscrição). Segue também em anexo um envelope RSF pré-pago para colocarem o vosso pedido (sem custos adicionais).

Juntem-se a nós e sejam um Parceiro na Palavra em Portugal. Desta forma podem: - Usufruir de um desconto adicional de 5% nas nossas edições. - Ter acesso gratuito à realização das nossas exposições em Portugal. - Receber periodicamente material de apoio ao trabalho de evangelização (folhetos). - Prioritariamente ser visitados pela Sociedade Bíblica para a realização do Dia da Bíblia na vossa comunidade. Os vossos donativos serão usados para providenciar a Bíblia onde é mais necessária em Portugal e no mundo, e também mais materiais disponíveis para as igrejas e comunidades locais, como a vossa, para poderem realizar a sua missão com empenho e dedicação.

Sociedade Bíblica de Portugal

Rua José Estêvão, 4 -B 1150-202 Lisboa Portugal 3 5 4 Fax: 213 527 793 Tel: 213 545 info@sociedade-biblica.pt www.sociedade-biblica.pt NIB: 0010 0000 6956 01300 0125 (BPI)


“Em seguida vi uma tal multidão, impossível de contar. Eram de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé, vestidos de branco, diante do trono e diante do Cordeiro e tinham ramos de palmeira nas mãos.” Apocalipse 7,9

2P - Parceiros da palavra  

Apresentação do Programa Parceiros da Palavra (2P).

Advertisement