Destaques 2020 RTRS

Page 1

DESTAQUES RTRS 2020 Principais resultados de gestĂŁo Round Table on Responsible Soy Association (RTRS)


Realmente multissetorial Como plataforma global, a RTRS facilitou o encontro multissetorial dos atores que integram a cadeia de valor da soja.


Visita de campo em Sorriso Mato Grosso, Brasil A RTRS organizou junto com o CAT Sorriso uma visita de campo, em Sorriso, no estado de Mato Grosso, que se realizou de 9 a 11 de fevereiro. Do encontro participaram aproximadamente 30 representantes de organizações que integram a cadeia de valor da soja, de 9 países e de outras regiões do Brasil. A visita de campo foi uma ocasião ideal para conhecer de perto alguns estabelecimentos certificados RTRS e também para dar lugar a novos relacionamentos e momentos de diálogo entre os participantes. Além disso, foi possível: • Presenciar

a colheita de soja e o plantio de milho no estado que possui a maior produção de grãos do país • Ser

testemunha do impacto positivo, ambiental e social, resultante da produção de soja sustentável na região • Conhecer

o relacionamento que as comunidades locais mantêm com os produtores certificados RTRS • Aprender

sobre o potencial agrícola da região e o trabalho que os produtores realizam junto aos governos locais para favorecer o crescimento da atividade de forma sustentável DESTAQUES RTRS 2020


Série de Webinars RTRS 2020 A RTRS apresentou uma nova proposta de encontro para continuar fortalecendo a plataforma de diálogo multissetorial. A iniciativa contou com a participação de colegas de toda a cadeia de valor.

3

Webinars

15

Palestrantes

+500

Países

3 de setembro

30 de setembro

Inovações em Finanças Sustentáveis

Novo Sistema de Fatores de Conversão e Calculadora de Pegada de Soja RTRS

O valor da certificação: unindo forças entre a Oferta e a Demanda

Painel: Marina Born RTRS

Painel: Marcelo Visconti RTRS

Painel: Morgan Gillespy CDP Worldwide

Maarten Biermans e Lianne Van Leijsen Rabobank

Jane Siqueira Lino Proforest

Justin Adams Tropical Forest Alliance World Economic Forum

Cassio Franco Moreira y Jessica Camilli Bluestein International Finance Corporation (IFC) Justine Leigh-Bell Climate Bonds Initiative

Participantes

+20

22 de julho

Roberto Feeney CEAg – Centro de Agronegócios e Alimentos. Universidade Austral

Luiz Iaquinta Fazendas Bartira Renata Nogueira Cargill

Will Schreiber 3Keel

Jonathan Gorman Efeca

Moderador da Série de webinars: James Allen - Olab

94

Organizações

DESTAQUES RTRS 2020


Novos membros

11 membros

Indústria, Comércio e Finanças

se uniram à RTRS em 2020

Entre eles, encontra-se o primeiro membro de origem japonesa: Fuji Oil Holings Inc. As organizações que se incorporaram à RTRS em 2020 consideram que a Associação é uma plataforma transparente e confiável, e que através do trabalho em sinergia, permite desenvolver suas estratégias para alcançar seus objetivos de sustentabilidade. Observadores

DESTAQUES RTRS 2020


Colaboração com stakeholders A RTRS foi convidada para participar em diferentes encontros para apresentar o sistema de certificação global, holístico e multissetorial. Seminário presencial no Japão A Alliance for Sustainable Supply Chain (ASSC, por suas siglas em inglês) junto à RTRS realizou um seminário em Tóquio, Japão, com o propósito de apresentar a Associação e dar apoio às organizações no processo de adequação e cumprimento do Código de Abastecimento Sustentável para Produtos Agrícolas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 (postergado para 2021).

Webinar “Ações corporativas para o desmatamento zero na produção de soja” A RTRS participou como expositor no evento organizado pelo CDP Worldwide. O objetivo do evento era debater sobre a aquisição de soja sustentável e sobre as ações que as companhias podem desenvolver para promover o desmatamento zero na produção de soja.

Webinar junto à DuPont Nutrition & Biosciences

Apresentação da Plataforma

A Associação realizou um webinar com a participação de mais de 50 colaboradores da DuPont Nutrition & Biosciences do mundo inteiro interessados em reforçar o valor agregado da certificação RTRS.

A RTRS foi convocada para apresentar as novas funcionalidades da Plataforma de Comercialização frente ao Retail Soy Group (RSG).

DESTAQUES RTRS 2020


Cooperação com organismos multilaterais Em reconhecimento ao seu papel global como plataforma multissetorial da soja, a Associação foi convocada para participar de diversas iniciativas lideradas por organismos multilaterais. Grupo de trabalho das Nações Unidas para a promoção da igualdade de gênero Por ter subscrito a Declaração das Nações Unidas sobre a Integração da Perspectiva de Gênero em Normas Técnicas e Padrões, a RTRS faz parte do Grupo de Trabalho sobre Políticas Regulatórias de Cooperação e Normalização da UNECE. No âmbito desta iniciativa, a Associação participou do Grupo de Trabalho para a troca de conhecimentos e capacitação da Iniciativa de Padrões com perspectiva de Gênero (GRSI, por suas siglas em inglês). O objetivo da iniciativa é apoiar o desenvolvimento de capacidades de integração de considerações de gênero no desenvolvimento de padrões de certificação.

Compromisso com a Global Compact Como membro do Pacto Mundial das Nações Unidas (Global Compact), a RTRS apresentou a Comunicação de Compromisso (COE, por suas siglas em inglês) onde descreve as principais ações realizadas durante 2018-2019 e renova seu compromisso com os dez princípios do Global Compact reunidos em quatro áreas: direitos humanos, direitos trabalhistas, meio ambiente e corrupção.

DESTAQUES RTRS 2020


Participação em colóquios e encontros organizados por organismos governamentais Plataforma da Comissão Europeia A RTRS se incorpora à Plataforma da Comissão Europeia para o Diálogo Multissetorial

sobre Desmatamento e Degradação Forestal.

A Plataforma foi criada pela Comissão Europeia como um fórum onde os atores possam trocar informações e experiências, construir parcerias, impulsionar e compartilhar compromissos para uma significativa redução do desmatamento. A primeira reunião virtual ocorreu no dia 2 de outubro.

Devida diligência sobre produtos básicos de risco florestal A RTRS participou do Seminário “Devida Diligência na América Latina” e na consulta pública “Devida diligência sobre produtos básicos de risco florestal”, organizado pelo Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial e o Departamento de Desenvolvimento Internacional do governo do Reino Unido. As iniciativas têm como objetivo a coleta de informações para tomar medidas contra o desmatamento no mundo e a melhoria da sustentabilidade dos produtos básicos de risco florestal.

DESTAQUES RTRS 2020


Inovação e credibilidade


A RTRS apresentou a Calculadora de Pegada de Soja que permite aos atores do segmento da soja, às organizações e aos consumidores em geral calcular o conteúdo de soja dos produtos de soja*, da ração animal e dos alimentos para consumo humano. Para realizar os cálculos, a RTRS desenvolveu o Sistema de Fatores de Conversão a partir de um rigoroso trabalho técnico e de pesquisa que incluiu o entendimento e análise de cada uma das etapas dos processos de produção da soja e seus resultados. O trabalho de pesquisa foi realizado em diferentes etapas, pelo CEAg – Centro de Agronegócios e Alimentos da Universidade Austral (Argentina) e 3Keel (Reino Unido), assessores profissionais e especialistas na matéria.

Nossos parceiros

Inicie sua experiência; conheça sua pegada de soja. * Subprodutos e produtos da primeira e da segunda industrialização da soja .

DESTAQUES RTRS 2020


Novo website Um novo ponto de encontro para os atores da cadeia de valor da soja responsável.

Confira maiores informações sobre o novo site da RTRS neste vídeo:

A RTRS lançou um novo website totalmente renovado e desenhado para melhorar a navegabilidade e a experiência dos usuários. Trata-se de uma ferramenta informativa desenvolvida para potencializar a implantação da agenda agrícola sustentável. O novo website é apto para todo tipo de dispositivo móvel e fornece informação de mercado da RTRS em tempo real para a tomada de decisões estratégicas. Oferece uma experiência de navegação eficaz que permite aos usuários o acesso às ferramentas e padrões de certificação RTRS e a rápida identificação dos atores que fazem parte da plataforma multissetorial da soja.

Participe deste novo ponto de encontro, acesse responsiblesoy.org

DESTAQUES RTRS 2020


A RTRS é Membro da Comunidade ISEAL A ISEAL é a aliança global de padrões de sustentabilidade confiáveis. A RTRS é o primeiro sistema de certificação de soja que cumpre os critérios de elegibilidade da ISEAL e se torna membro da Comunidade. Como Membro da Comunidade ISEAL, a RTRS trabalhará para melhorar seu sistema de certificação de forma contínua, participando das atividades de aprendizagem, colaboração e inovação da ISEAL. Assim, a RTRS se compromete a: • Trabalhar com os participantes envolvidos em um espaço de atores múltiplos, realmente aberto, baseado no consenso, para o desenvolvimento do nosso padrão de produção. • Permitir que os atores deste segmento possam ter uma ideia mais precisa do que está acontecendo no campo, através da publicação dos relatórios de auditoria e das listas de produtores certificados RTRS. • Continuar com a verificação e certificação independente e rigorosa, para assegurar que as mudanças positivas realizadas pelos produtores de soja e seus estabelecimentos sejam comprovadas. • Medir seu impacto e melhorar a partir do que aprende. A Teoria da Mudança e Sistema de Monitoramento e Avaliação (M&E) da RTRS são o reflexo deste compromisso.

DESTAQUES RTRS 2020


Impacto da certificação


Produção sustentável RTRS

9.536

produtores certificados pelo Padrão de Produção RTRS, dos quais, 97% são produtores indianos.

1.257.783

Conforme os resultados parciais informados para 2020 no momento da publicação deste documento, os produtores com certificação RTRS representam uns 4.4 milhões de toneladas da produção de soja certificada da América Latina (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e Ásia (China e Índia). Brasil é o maior produtor RTRS, com 3.5 milhões de toneladas certificadas.

hectares certificados no mundo.

DESTAQUES RTRS 2020


Novos adquirentes 2020

39

novos adquirentes de material certificado RTRS.

Adquiriram

500k

toneladas de material certificado.

DESTAQUES RTRS 2020


Comportamento do uso de material certificado RTRS

4,750

milhões de

toneladas de material certificado RTRS (créditos e balanço de massas). Representa um crescimento de

20%

Dez principais adquirentes da RTRS:

450k

330k

294k

240k (créditos)

212k

(209k créditos + 3k balanço de massas)

185k

180k

162k

130k

(balanço de massas)

(créditos)

(créditos)

vs. 2019.

Deste 4,750:

634k

toneladas de fluxo físico RTRS. Representa um crescimento na aquisição de soja física 14% vs. 2019. De los cuales, 506k toneladas foram destinadas ao mercado de biocombustíveis, o que representa um crescimento de 20% vs. 2019.

225k

toneladas de material certificado RTRS destinado ao segmento aquícola. Representa um crescimento de 339% vs. 2019.

(créditos)

((créditos)

(créditos)

(créditos)

124k (créditos)

DESTAQUES RTRS 2020


Recorde de certificação da Cadeia de Custódia RTRS

84

novos locais certificados em 2020 +121% vs. 2019. 68 Plantas de armazenamento, 21 Processamentos, 19 Portos, 1 Transbordo y 6 Escritórios comerciais.

4

certificados Cadeia de Custódia Segregação não-OGM +50% vs. 2019.

8

países

Argentina, Alemanha, Brasil, França, Índia, Países Baixos, Paraguai e Uruguai.

O compromisso das empresas processadoras e comercializadoras com a soja sustentável, que escolhem a certificação RTRS como ferramenta prática e confiável para o cumprimento de seus objetivos de sustentabilidade, registrou um aumento significativo em 2020. É um marco para o suprimento de material físico (balanço de massa) RTRS e é a prova de que as conquistas em escala podem ser atingidas mediante o esforço conjunto de todos os atores da cadeia de valor da soja.

O sistema Cadeia de Custódia RTRS se consolida, e não se trata de um acontecimento avulso, é o resultado de um processo contínuo durante uma década. Todas as organizações que adotaram a RTRS sistema de crédito desde a primeira certificação em 2011 ajudou a consolidar o crescimento da produção, comércio e uso da RTRS soja responsável. Esta abordagem permitiu o desenvolvimento sustentável de diversas regiões do mundo, gerando as condições para que o sistema de Certificação Cadeia de Custódia se expanda e consolide a estrutura para receber, processar e comercializar a soja física RTRS (Balanço Nacional de Materiais; Balanço de Massa e Segregação).

DESTAQUES RTRS 2020


Revisão do Padrão de Produção RTRS A Associação iniciou o processo de revisão do Padrão RTRS para a Produção de Soja Responsável e seus 106 indicadores, como parte de seu compromisso de melhoria contínua e em cumprimento dos Códigos de Boas Práticas da ISEAL, que promovem o desenvolvimento de padrões de sustentabilidade eficazes, transparentes e multissetoriais. Em junho de 2020, a RTRS abriu uma Consulta Pública de 60 dias sobre seu Padrão para Produção de Soja Responsável. Nesse período, foram coletados 79 comentários e observações, que foram analisados e discutidos pelo Grupo de Trabalho (GT) criado para esse fim. Em linha com a abordagem de múltiplas partes interessadas da Associação, todos os três constituintes da RTRS foram representados de forma equitativa no Grupo de Trabalho: Produtores; Organizações da Indústria, Comércio e Finanças e da Sociedade Civil, com possibilidade de participação de especialistas e organismos de certificação na qualidade de observadores, garantindo a plena representatividade do setor. Para analisar os comentários recebidos na consulta pública, o GT participou de seis videoconferências entre setembro e dezembro de 2020. Finalmente, a RTRS desenvolveu a versão preliminar do Padrão RTRS para a Produção de Soja Responsável V.4.0, que inclui as conclusões e recomendações para a produção sustentável discutidas pelo WG. Em 2021, esta versão preliminar será publicada em nova consulta pública. DESTAQUES RTRS 2020


2020 foi um ano desafiador para muitas pessoas. Também foi um ano de progresso positivo, resultados valiosos e mais oportunidades à frente. Que 2021 seja o ano em que você se una a RTRS. Que seja o ano da escolha de soja responsável.

www.responsiblesoy.org

@responsiblesoy

RTRS