Paço Municipal Itu

Page 7

o dia a dia do atendimento público naquele setor, como era o espaço físico, quais as suas reclamações e, claro, as suas sugestões para um local ideal de trabalho e como deveria ser uma nova Prefeitura. “Fizemos um retrato, um raio-x de todas as secretarias, abordando, a princípio, o aspecto físico. Procuramos saber quantas pessoas trabalhavam em cada sala, montamos um organograma. Também entrevistamos os servidores, procurando saber o que cada um fazia e verificamos o entendimento que eles tinham sobre como deveria ser a sua secretaria, quais eram os pontos fortes e os pontos fracos de cada um dos locais de trabalho”, relata Tuíze. Segundo o ex-secretário de Administração, todo esse levantamento fotográfico e as entrevistas geraram um relatório que foi usado como base para o desenvolvimento do projeto do novo Paço Municipal. “Percebemos como funcionava cada secretaria, qual era a dinâmica de trabalho em cada uma delas, como era o trâmite das documentações em cada secretaria. Enfim, tivemos esses dados para desenvolver o projeto básico”, conta Tuíze. “Estes procedimentos permitiram conhecer as necessidades dos servidores municipais, visando consolidar novos conceitos e posturas no atendimento ao público, dentro de um espaço inteligente, ecológico e moderno”, relata o diretor da Planung, José Eduardo Hyppolito das Neves.

a prefeitura fez um raio-x de todas as secretarias, abordando, a princípio, o aspecto físico

Prédio sustentável O parceiro eleito para viabilizar a ideia do novo Paço foi a EPPO Construções, que venceu a concorrência promovida pela Prefeitura. “A empresa atendeu a todas as exigências do edital, além de ter apresentado

o melhor preço. E, o mais importante, cumpriu tudo aquilo que estava previsto e determinado para ser feito”, conta Tuíze Com um anteprojeto em mãos, o prefeito Herculano Passos Júnior revelou ao então secretário de Administração que gostaria que a nova Prefeitura de Itu fosse construída com total respeito ao meio ambiente. “A nossa política governamental busca que a cidade se desenvolva de uma forma sustentável. A Prefeitura sempre foi pensada num prédio sustentável, buscando a qualidade de vida das pessoas e buscando harmonia com o meio ambiente”, salienta o chefe do Executivo Municipal. O projeto básico já apresentava alguns conceitos de sustentabilidade. Já se pensava em um edifício ecologicamente correto e sustentável. Era o início de um grande trabalho voltado também ao meio ambiente. O ex-secretário Antonio Tuíze deu início, então, a uma pesquisa sobre a questão dos chamados prédios verdes. “No começo imaginamos que deveria ser um prédio que economizasse energia, por exemplo, mas ainda não tínhamos a noção da riqueza de detalhes que norteiam um projeto do porte deste que foi executado”, frisa Tuíze. Foi nesta pesquisa sobre sustentabilidade atrelada à construção civil que o ex-secretário constatou que esse tema era uma das preocupações do mundo moderno. Em sua pesquisa, Tuíze descobriu que havia uma organização norte-americana, chamada Green Building Council, que atestava certificados para prédios que fossem construídos seguindo conceitos sustentáveis. Na época, Tuíze descobriu que

Valorização imobiliária O novo Paço Municipal motivou a valorização imobiliária no loteamento Itu Novo Centro. De acordo com a Conspar Empreendimentos e Participações, o novo Paço Municipal teve o importante papel de servir como âncora para novos investimentos no local. Além disso, valorizou o espaço e referendou a área como institucional.

Desde 2009, segundo a Conspar, a valorização imobiliária do Itu Novo Centro já ultrapassou a marca dos 100%. Com 90% dos lotes vendidos, o empreendimento tem uma série de obras finalizadas ou avançadas, entre as quais uma agência bancária, uma distribuidora de produtos dentários, galpões comerciais, residências e escritórios.

7

PAÇO MUNICIPAL DE ITU

04-08_PROJETO.indd 7

20/06/2012 07:01:11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.