Page 14

opinião

pesquisa: uma aliada das organizações

Aproximando a empresa do público-alvo, a pesquisa de mercado ganha importância nas organizações Por Larissa Pavin

José Zablonsky, professor da PUCPR, mestre e doutor, dá sua opinião sobre as pesquisas.

Ao alcance de pequenas e médias empresas, as pesquisas podem ser realizadas a partir de empresas terceirizadas e até mesmo dentro da estrutura organizacional ou por estudantes universitários, conforme a complexidade da pesquisa. O Relações Públicas é parte vital no processo de pesquisa de mercado, sendo um profissional com competência para executar essa ferramenta com sucesso. Marcos

Época propícia O período eleitoral é muito favorável para atuar na área de pesquisa de opinião. Como no Brasil temos eleições de dois em dois anos, o mercado é bem promissor. Indicador de tendências Hoje, as empresas precisam de dados relevantes e analisados para a tomada de decisões estratégicas. As pesquisas ajudam a entender o cenário, pensar o futuro e particularmente verificar as tendências.

Mariana Pinton

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta importante para as organizações em geral, desde as pequenas e médias até as grandes empresas, com o objetivo de proporcionar um conhecimento do mercado onde as empresas atuam ou pretendem atuar. Quanto maior essa noção de mercado atuante, melhor será o desempenho nesse negócio.

Percepção do consumidor A pesquisa de opinião é um instrumento muito importante para avaliar o clima organizacional e ajuda nas decisões estratégicas. Na área de pesquisa de mercado, o profissional de relações públicas busca levantar a percepção do consumidor em relação à marca e os serviços oferecidos pela empresa. A elaboração da pesquisa auxilia a selecionar as questões/temas que são pertinentes para compreender a percepção do consumidor em relação a marca e colabora na analise e nas recomendações.

Tomada de decisões Primeiro gostar de pesquisa de opinião, conhecer estatística e ter uma boa compreensão do mundo. Exige um cuidado com os dados que são determinantes para a tomada de decisão e suas recomendações são decisivas.

Marcos José Zablonsky,é professor na PUCRPR. Possui experiência na iniciativa privada na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Marketing. Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas, especialista em Administração de Marketing Avançado, mestre em Educação, na área de concentração em Pensamento Educacional Brasileiro e Formação Docente. Consultor na área de marketing e gestão de matriculas em IES. Doutorando na PUCPR em Politicas Públicas Educacionais.

Com a colaboração de Mariana Pinton e Marina Pedroso

14

RP EM FOCO 2.indd 14

RPEMFOCO

15/07/13 04:08

RP em Foco - Edição II - 2013  

Jornal laboratório do curso de Relações Públicas da PUCPR.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you