Issuu on Google+

1


Batatas Gratinadas

    

Ingredientes 4 colher(es) de sopa de maionese 1 xícara(s) de chá de leite (200 ml) 1/2 colher(es) de chá de orégano seco 1 colher(es) de sopa de queijo parmesão ralado 500 grama(s) de batatas cortadas em rodelas e cozidas com sal Modo de preparo Misture a maionese com o leite. Adicione o orégano e o queijo ralado. Espalhe uma parte da mistura em um refratário. Distribua as batatas por cima, cubra com o restante da mistura de maionese e finalize com outra camada de batata. Cubra com o restante do molho e polvilhe com queijo parmesão a gosto. Leve ao forno a 200ºC por 25 minutos.

2


Batata Hasselbeck

    

Ingredientes 4 batatas grandes e compridas Bacon fatiado a gosto Sal a gosto Pimenta-do-reino a gosto Azeite a gosto Modo de preparo Faça cortes transversais na batata com cerca de dois centímetros de largura. Os cortes não devem atravessar toda a batata, mas ir até no máximo um centímetro da base. Preencha o espaço entre os cortes da batata com o bacon fatiado. Acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto. Finalize com azeite e leve ao forno médio por, pelo menos 40 minutos, ou até dourar.

3


Vichyssoise

     

Ingredientes 900 grama(s) de alho-poró em fatias finas (somente a parte branca) 300 grama(s) cebola em fatias finas 600 grama(s) batata cortada em tirinhas bem finas 2,5 litro(s) caldo de legumes 300 mililitro (ml) creme de leite sal e pimenta a gosto Modo de preparo Refogue o alho-poró e a cebola juntos na manteiga até amolecer. Adicione a batata e refogue por mais dois minutos. Junte o caldo de legumes e deixe cozinhar por 20 minutos. Coloque o creme de leite, mexa bem e cozinhe por mais cinco minutos. Bata no liquidificador até ficar um creme bem liso e passe em uma peneira fina. Sirva fria.

4


Cheese Bacon Potato

     

Ingredientes 100 grama(s) de bacon 1 fio de azeite 500 grama(s) de batata palito Óleo para fritar a batata 100 grama(s) de muçarela 100 grama(s) de queijo cheddar Modo de preparo Corte o bacon em cubos e frite em um fio de azeite até que fique sequinho crocante. Reserve. Em seguida frite a batata em óleo quente por imersão até que fique dourada e crocante. Para montar, coloque em um prato refratário (que possa ir ao fogo) as batatas e cubra com cheddar e mussarela. Leve ao forno alto por alguns minutos para gratinar. Assim que derreter os queijos e dourar salpique o bacon em cubos.Sirva imediatamente.

5


Escondidinho de Purê de Batata com Bobó de Camarão

  

Ingredientes 2 colher(es) de sopa de bobó de camarão pronto 4 colher(es) de sopa de purê de batata queijo parmesão ralado a gosto Modo de preparo Caso esteja congelado, descongele o bobó, separe os camarões e leve o creme para ferver. Incorpore os camarões de volta e deixe por alguns minutos. Forre cada forminha individual com metade do purê de batata. Em seguida coloque o bobó, cubra com o purê de batata e salpique com queijo parmesão. Leve para gratinar com forno a 180º C, por 15 minutos, até dourar o queijo. Dica da chef: No lugar do bobó de camarão, é possível usar a carne moída temperada que foi feita no dia anterior ou mesmo temperar lascas do frango assado que sobrou do almoço ou jantar.

6


Bolo de Batata com Ragu de Fraldinha

Ingredientes

      

      

Ragu de fraldinha 4 colher(es) de sopa de azeite de oliva 1 peça(s) de fraldinha cortada em pedaços grandes no sentido da fibra 1 cebola média em cubos pequenos 1/2 xícara(s) de chá de salsão em cubos pequenos 1/2 xícara(s) de chá de cenoura em cubos pequenos 1,5 quilo(s) de tomate débora ou italiano bem maduro, sem pele e sem sementes (ou 3 latas de tomate pelado) salsinha a gosto Bolo de batata 5 batatas médias cozidas com casca, e depois descascadas e amassadas 1 ovo 1/2 xícara(s) de chá de leite 2 colher(es) de sopa de manteiga sem sal 4 colher(es) de sopa de farinha de trigo 1/2 xícara(s) de chá de queijo parmesão 1 pitada(s) de noz-moscada

7


  

sal e pimenta a gosto 1 gema de ovo, para pincelar 1 porção de ragu de fraldinha Modo de preparo Ragu de fraldinha Aqueça o azeite e nele doure a carne. Quando formar uma crosta escura no fundo da panela, acrescente uma xícara de água. Limpe o fundo da panela com a água e misture bem. Deixe reduzir o líquido até formar novamente a crosta e repita o processo. Acrescente a cebola e deixe que doure nos sucos da panela. Junte o salsão e a cenoura. Misture bem e, quando mudarem de cor, acrescente o tomate e a salsinha. Tampe a panela, abaixe o fogo ao mínimo. Se tiver uma chapa de alumínio, coloque-a sob a panela para reduzir ainda mais o calor. Deixe cozinhar lentamente por cerca de 3 horas, ou até que a carne desfie. Caso queira acelerar o processo, cozinhe em panela de pressão por cerca de 30 minutos. Bolo de batata Em uma tigela, misture a batata com o ovo, o leite e a manteiga até obter uma massa homogênea. Acrescente a farinha de trigo, misture bem e então junte o parmesão. Tempere a massa com noz-moscada, pimenta-do-reino e sal a gosto. Forre o fundo de um refratário com a massa do bolo. Acrescente uma camada generosa de ragu. Cubra com mais massa e pincele a superfície com a gema batida. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 30 minutos ou até dourar.

8


Rosbife com Salada Morna de Batatas

   

       

Ingredientes 250 grama(s) de filé mignon em formato de bastonete sal a gosto pimenta do reino a gosto 50 mililitro (ml) de azeite Salada Morna de Batatas 1 batata cozida em cubinhos aquecida 1/2 maça verde cortada em cubinhos 1/4 de salsão cortado em cubinhos 1 mandioquinha cozida amassada aquecida 1 colher(es) de sopa de maionese 5 gota(s) de suco de limão ' colher(es) de sopa de salsinha picada sal a gosto

9


Modo de preparo Em uma frigideira bem quente, coloque o azeite, doure o filĂŠ mignon por 3 minutos de um lado. Vire e doure mais 3 minutos do outro. Retire e deixe descansar por 5 minutos. Reserve. Salada Morna de Batatas Misture todos os ingredientes em um bowl e reserve. Fatie o rosbife em rodelas de 1 cm e sirva com a salada de batatas morna.

10


Batata Rústica

   

Ingredientes sal a gosto alecrim a gosto 5 dentes de alho 1 quilo(s) de batata com casca Modo de preparo Lave bem as batatas. Encha uma panela grande com água e cozinhe-as por aproximadamente 15 minutos. Depois que estiverem cozidas, corte em rodelas de 1 cm e frite em óleo bem quente. Escorra em papel absorvente e reserve. Frite os ramos de alecrim e o alho separadamente e jogue sobre a porção de batatas. Sirva a seguir.

11


Tortilha com Batata-Doce e Cogumelos

        

Ingredientes 1 xícara(s) de chá de azeite ou óleo vegetal 2 batatas-doces cortadas irregularmente 6 dente(s) de alho cortados em fatias grossas 2 xícara(s) de chá de cogumelos frescos fatiados 2 cebolas roxas cortadas em gomos 2 pimentas-dedo-de-moça fatiadas 1/2 maço(s) de salsinha fatiadas finamente 8 ovos batidos com uma colher de café de sal e pimenta-do-reino Sal e pimenta-do-reino a gosto Modo de preparo Coloque o azeite em uma frigideira funda e acrescente as batatas quando ele estiver morno. Quando as batatas estiverem fritas, retire-as da panela e coloque-as sobre papeltoalha. Escorra o azeite da frigideira para um recipiente e reserve. Deixe apenas um fio de óleo na frigideira. Refogue o alho, com uma pitada generosa de sal. Acrescente os cogumelos e salteie-os até mudarem de cor. Junte a cebola e a pimenta e salteie. Coloque as batatas-doces na frigideira, junte metade da salsinha e três colheres do azeite

12


reservado anteriormente. Junte os ovos batidos, abaixe o fogo ao mĂ­nimo e coloque uma chapa entre o fogo e a frigideira. Deixe cozinhar por 25 minutos, polvilhe o restante da salsinha no Ăşltimo minuto de cozimento. Retire do fogo e sirva. Leia mais em: http://zip.net/bxpBkS

13


Batatas Gratinadas

    

Ingredientes 4 colher(es) de sopa de maionese 1 xícara(s) de chá de leite (200 ml) 1/2 colher(es) de chá de orégano seco 1 colher(es) de sopa de queijo parmesão ralado 500 grama(s) de batatas cortadas em rodelas e cozidas com sal Modo de preparo Misture a maionese com o leite. Adicione o orégano e o queijo ralado. Espalhe uma parte da mistura em um refratário. Distribua as batatas por cima, cubra com o restante da mistura de maionese e finalize com outra camada de batata. Cubra com o restante do molho e polvilhe com queijo parmesão a gosto. Leve ao forno a 200ºC por 25 minutos.

14


Brandade de Bacalhau

           

Ingredientes 1 quilo(s) de lombo de bacalhau dessalgado 250 grama(s) de batata 4 ramo(s) de tomilho 3 xícara(s) de chá de leite 3 colher(es) de sopa de salsinha picada 3/4 xícara(s) de chá de azeite extra virgem 10 dente(s) de alho assados 2 filé(s) de anchova sal a gosto pimenta-do-reino moída na hora a gosto noz-moscada a gosto 2 xícara(s) de chá de miolo de pão de miga esfarelado Modo de preparo Ferva o leite e acrescente o bacalhau, os dentes de alho, as batatas e os ramos de tomilho. Deixe cozinhar por 30 minutos. Depois, retire a pele e todos os espinhos do bacalhau. Bata o bacalhau em um processador, pulsando junto com as anchovas, as batatas, o alho assado e os temperos. Vá colocando aos poucos o azeite até que a mistura fique com consistência de purê. Acrescente um pouco do leite onde o bacalhau foi cozido para deixar mais cremoso. (Continua) Espalhe a massa em refratário untado com azeite e cubra com o miolo de pão esfarelado e a salsinha. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno preaquecido a 160oC por cerca de 20 minutos ou até dourar.

15


Nhoque de Batata com Camarão e Molho Arrabiata

Ingredientes

      

Nhoque 1 quilo(s) de batata roxa 1 colher(es) de sopa de sal 100 grama(s) de queijo parmesão 2 1/2 colher(es) de sopa de manteiga 5 colher(es) de sopa de farinha de trigo 80 grama(s) de sêmola de trigo 2 1/2 colher(es) de sopa de azeite

16


           

Molho Arrabiata 200 mililitro (ml) de azeite extra virgem 3 folha(s) de louro 5 dente(s) de alho picados 400 grama(s) de camarão-rosa limpo 2 pimentas-dedo-de-moça 1 colher(es) de chá de orégano 100 grama(s) de azeitonas pretas sem caroço 150 mililitro (ml) de vinho branco 500 grama(s) de molho de tomate pimenta-do-reino gosto sal a gosto 1/2 maço(s) de salsinha picada Modo de preparo Nhoque Descasque e cozinhe as batatas. Quando estiverem cozidas, retire-as do fogo, deixe esfriar e tempere com sal e parmesão. Junte a manteiga, misture bem e passe as batatas em um espremedor fino para purê. Deixe esfriar por 20 minutos e leva à geladeira por uma hora. Depois, retire da geladeira e espalhe a mistura sobre uma superfície lisa. Junte metade da farinha e metade da sêmola. Amasse com as mãos até a massa ficar consistente. Divida a massa em cinco partes e acrescente o restante da farinha e da sêmola aos poucos. Use as mãos para fazer tubinhos com a massa. Corte-os em pedaços de mais ou menos um centímetro. Coloque água e uma pitada de sal em uma panela funda e deixe ferver. Quando a água levantar fervura, coloque o nhoque e cozinhe por três minutos. Molho Arrabiata Coloque metade do azeite, as folhas de louro e o alho em uma frigideira aquecida e deixe dourar por três minutos. Acrescente o camarão, a pimenta, o orégano, as azeitonas, o vinho branco, o molho de tomates, o sal, a pimenta-do-reino e a salsinha. Deixe ferver por 10 minutos. Sirva por cima do nhoque.

17


Batatas Gratinadas com Queijo, Funghi Secchi e Presunto Defumado

          

Ingredientes 600 grama(s) de batatas 150 grama(s) de presunto defumado 50 grama(s) de funghi secci 200 mililitro (ml) de leite 1/2 lata(s) de creme de leite fresco sal a gosto pimenta-do-reino a gosto noz-moscada a gosto 1 dente(s) de alho 30 grama(s) de manteiga 20 grama(s) de queijo tipo comté ralado Modo de preparo Preaqueça o forno a 180°C. Descasque as batatas e corte-as em rodelas de aproximadamente 1 cm de espessura. Corte o presunto defumado em cubos de 1 x 1 cm, mais ou menos. Hidrate o funghi secci em água fria por 30 minutos. Retire da água e

18


esprema para retirar o excesso de líquido e reserve Em uma panela, coloque o leite, o creme de leite e as batatas. Tempere com o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, aproximadamente, ou até que as batatas estejam cozidas. Em outra panela refogue o presunto, o alho e o funghi hidratado na manteiga. É importante fazer o refogado adicionando os ingredientes na panela nesta ordem. Acrescente o refogado às batatas cozidas e misture bem. Coloque a mistura em um refratário e cubra com o queijo ralado. Leve ao forno para gratinar por 15 minutos, aproximadamente, ou até que a superfície esteja dourada. DICA: Se preferir, o presunto pode ser substituído por bacon. Receita do restaurante Così

19


Bolinho Crespo de Batata

        

Ingredientes 2 cebolas grandes 10 batatas médias 3 ovos 1/2 xícara(s) de chá de farinha de trigo 1 colher(es) de sopa de salsa picada 1 colher(es) de sopa de cebolinha picada 1/2 xícara(s) de chá de queijo parmesão ralado sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto óleo de milho para fritar Modo de preparo Rale 2/3 das batatas descascadas no ralo grosso e 1/3 no ralo fino. Em seguida, rale a cebola. Deixe-as um pouco no escorredor de macarrão até que escorra toda a água. Acrescente o sal, a pimenta, os ovos, o queijo ralado e a farinha. Incorpore a mistura de batata e cebola raladas e agregue bem. Reserve. Em uma frigideira, esquente bem o óleo e frite a mistura às colheradas. Deixe escorrer no papel toalha para tirar o excesso de gordura. Sirva enquanto estiver quente e crocante.

20


Lombo Assado com Batatas e Alecrim

Ingredientes

     

  

Lombo 1 xícara(s) de chá de suco de laranja 2 colher(es) de chá de sal 1 colher(es) de sopa de alecrim picado 2 colher(es) de sopa de azeite de oliva 600 grama(s) de lombo suíno cortado em filés 500 grama(s) de batatas bolinha Molho 1/2 xícara(s) de chá de água 1 xícara(s) de chá de maionese 1 colher(es) de chá de alecrim picado Modo de preparo Lombo Preaqueça o forno a 180º C. Enquanto isso, em uma tigela, misture o suco de laranja, o sal, o alecrim e o azeite. Coloque o lombo e reserve por 15 minutos. Passe o lombo para uma assadeira retangular média (33 x 23 cm) e junte as batatas ao lado, cubra com o papel-alumínio e leve ao forno por 30 minutos.

21


Retire o papel e leve novamente ao forno por mais 30 minutos ou até dourar a superfície. Retire do forno e passe o lombo e as batatas para uma travessa. Molho Coloque a assadeira sobre a chama do fogão, junte a água e aqueça até soltar os resíduos da assadeira. Passe por uma peneira e transfira para uma panela pequena. Acrescente a maionese e aqueça por cinco minutos, mexendo sempre, até formar um molho cremoso. Disponha o molho na travessa sobre o lombo, salpique o alecrim e sirva em seguida.

22


Tortilla de Batata

       

Ingredientes 8 batatas médias 1/2 cebola picada 5 ovos 2 pitada(s) de sal 2 pitada(s) de pimenta-do-reino 2 colher(es) de sopa de azeite cebolinha francesa picada a gosto, para servir 2 pitada(s) de flor de sal, para servir Modo de preparo Descasque as batatas, fatie-as em lâminas e frite em óleo sem deixar dourar. Refogue a cebola com um pouco de azeite. Bata levemente os ovos em uma tigela e adicione as batatas, a cebola refogada e tempere com sal e pimenta. Misture delicadamente todos os ingredientes. Aqueça uma frigideira, em fogo baixo, coloque a mistura de batatas e ovos, doure dos dois lados, virando com cuidado. Sirva com uma pitada de flor de sal e um pouco de cebolinha francesa picada por cima das tortillas.

23


Nhoque Recheado com Carne ou Cogumelo

Ingredientes

         

      

Massa 5 batatas médias cozidas com casca 1 ovo inteiro 1/2 xícara(s) de chá de leite 1/2 xícara(s) de ch�� de queijo parmesão 2 colher(es) de sopa de manteiga sem sal 4 colher(es) de sopa de farinha de trigo sal a gosto 1 pitada(s) de noz-moscada pimenta-do-reino a gosto 1 gema para pincelar Carne Moída (primeira opção de recheio) 1/2 cebola cortada em cubos mínimos 2 colher(es) de sopa de azeite sal a gosto 2 colher(es) de sopa de talos de salsinha cortados em fatias finas 1/2 cenoura cortada em cubos 400 grama(s) de carne moída 1 lata(s) de tomates pelados ou 6 tomates sem pele

24


  

        

3 colher(es) de sopa de folhas de salsinha cortadas em fatias finas 1 xícara(s) de chá de ervilhas 1 pimenta-dedo-de-moça cortada em fatias Ragu de Cogumelo (segunda opção de recheio) 1/2 cebola cortada em cubos mínimos 2 colher(es) de sopa de talos de salsinha cortados em fatias finas 2 colher(es) de sopa de manteiga sem sal sal a gosto 1 dente(s) de alho cortado cubos mínimos 1 xícara(s) de chá de cogumelos paris ou porto belo frescos 1 colher(es) de sopa de folhas de tomilho 1 colher(es) de sopa de folhas de salsinha cortadas em fatias finas 1/2 xícara(s) de chá de creme de leite fresco Modo de preparo Massa Cozinhe as batatas com casca. Depois, descasque e amasse todas elas. Misture todos os ingredientes, menos a gema para pincelar. Reserve. Carne Moída (primeira opção de recheio) Sue a cebola no azeite com uma pitada de sal. Acrescente os talos de salsinha e a cenoura. Salteie até que os ingredientes mudem de cor. Junte a carne moída e doure bem. Depois, junte o tomate pelado, misture bem e deixe cozinhar por cinco minutos. Acrescente as ervilhas e deixe cozinhar por mais três minutos. Acerte o sal, adicione a salsinha e a pimenta. Reserve Ragu de Cogumelo (segunda opção de recheio) Sue a cebola e os talos de salsinha na manteiga com uma pitada de sal. Acrescente o alho e deixe suar também.Junte os cogumelos e salteie bem. Quando eles começarem a mudar de cor, começando a dourar, junte o creme de leite e deixe ferver até reduzir a mistura. Ajuste o sal, polvilhe o tomilho e a salsinha.Reserve. Neste caso você também pode usar o shitaki cortado em fatias finas. Montagem Forre o fundo de um refratário com metade da massa de batatas, coloque um dos recheios por cima e cubra com o restante da massa. Pincele com a gema e leve ao forno preaquecido a 220 ºC até dourar. Sirva quente. DICA: Você pode colocar uma camada de queijo parmesão ou muçarela de búfala antes da segunda camada de massa.

25


Nhoque de Batata-Doce 2 porções

          

Ingredientes 2 batatas-doces médias 1 ovo 1 pitada(s) de sal 1 colher(es) de sobremesa de amido de milho 1 colher(es) de sopa de farinha de trigo 150 grama(s) de queijo minas meia cura 2 copo(s) de leite integral 1 colher(es) de sopa de manteiga gelada noz-moscada a gosto 1 tomate maduro e firme picado sem pele nem semente cebolinha francesa a gosto Modo de preparo Cozinhe as batatas e esprema. Acrescente o ovo, uma pitada de sal e misture bem. Junte o amido de milho e a farinha de trigo e continue misturando. A massa vai ficar um pouco grudenta, mas não há problema. Isso será corrigido na hora de abrí-la. Salpique farinha em uma superfície lisa e faça rolinhos compridos com a massa. Corte em pedaços de 1,5 cm, aproximadamente. Reserve. Rale o queijo e coloque em uma panela junto com o leite. Levo ao fogo em banho-maria

26


até que o queijo derreta e o molho fique cremoso. Use o mixer para desfazer qualquer bolinha ou pedaço que ficar no molho. Misture uma colher de manteiga e noz-moscada ralada na hora. Reserve. Cozinhe o nhoque na mesma água do banho-maria (que deve estar fervendo). Retire-os assim que emergirem da água e escorra bem. Cubra o nhoque com o molho e salpique cubos de tomate e cebolinha francesa. Sirva quente.

27


Frango defumado com ninhos de massa 

Porções: 6

INGREDIENTES        

500g de macarrão cabelo-de-anjo 1 colher (sopa) de manteiga 500 g de frango defumado desfiado 4 xícaras (chá) de leite (960 ml) 1 xícara (chá) de creme de leite fresco (240 ml) Sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz-moscada a gosto ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado Galhos de tomilho para decorar

28


MODO DE PREPARO Em uma panela grande com água fervente temperada com sal, cozinhe a massa por apenas 2 minutos, mexendo com um garfo de madeira para separar os ninhos. Escorra e reserve. Unte com a manteiga um refratário médio e coloque metade da massa escorrida. Distribua quase todo o frango por cima da massa e coloque a massa restante. Acrescente o frango restante e reserve. Misture o leite com o creme de leite e tempere com sal, pimenta e noz-moscada e despeje sobre o refratário montado. Polvilhe metade do parmesão e leve ao forno moderado (180°C), preaquecido, por 20 minutos. Retire do forno, sirva com o parmesão restante e decore com tomilho. Sirva imediatamente.

29


Coxa de frango recheada ° Porções: 4

INGREDIENTES         

2 coxas de frango sal a gosto Pimenta-do-reino preta moída a gosto 20 ml de azeite comum 100 ml de vinho branco 100 ml de fundo claro de ave 20 g de farinha de trigo 20 g de manteiga clarificada 40 ml de creme de leite fresco

30


            

100 g de cenoura Recheio 40 g de bacon 1 maçã fuji pequena 50 g de cogumelo paris fresco ½ dente de alho 15 g de cebola pérola 20 g de manteiga integral sem sal 50 g de peito de frango ½ clara de ovo tipo extra Salsa fresca a gosto Sal a gosto Pimenta-do-reino preta moída a gosto

MODO DE PREPARO Para a coxa Desossar as coxas de frango, deixando a ponta do osso. Temperar com sal e pimenta. Rechear as coxas de frango, fechar as pontas com palitos e finalizar amarrando com barbante. Colocar a carne sobre uma grelha de forno e levá-la para assar em forno preaquecido a 250ºC, por 10 minutos, colocando uma assadeira embaixo. Abaixar a temperatura para 160ºC, colocar a cenoura em cubos pequenos, o vinho e o fundo na assadeira e assar por completo, colocando mais fundo quente sempre que necessário. Fazer um roux amarelo e reservar. Retirar a coxa do forno quando atingir a temperatura de 70ºC internamente. Espessar o caldo do cozimento da coxa com um pouco do roux e acrescentar o creme de leite fresco. Para o recheio Cortar o bacon, a maçã descascada e os cogumelos em cubos pequenos. Suar o bacon em uma sauteuse fria para soltar a gordura. Nesta gordura, com o bacon, suar o alho e a cebola em brunoise, adicionar a maçã e o cogumelo e saltear, adicionando a manteiga. Processar o frango até virar uma pasta. Adicionar a clara, o salteado, a salsa finamente picada e temperar com sal e pimenta. Rechear as coxas de frango.

31


Bobó de frango light Porções: 4

INGREDIENTES           

400 g de mandioca 2 colheres (sopa) de margarina light 1 colher (sopa) de azeite-de-dendê ½ cebola pequena picada em pedaços pequenos 300 g de filé de frango cortado em pedaços pequenos 2 tomates médios picados sem pele e sem sementes 2 colheres (sopa) de ervas frescas (salsinha e coentro) picadas 1 xícara (chá) de caldo de frango 1 colher (chá) de molho de pimenta 1 colher (chá) de sal Para decorar: manjericão, orégano e pimenta dedo-de-moça

32


MODO DE PREPARO Descasque a mandioca, lave, pique em pedaços pequenos e coloque na panela de pressão com 700 ml de água. Tampe e cozinhe por 25 minutos ou até a mandioca ficar macia. Retire do fogo, tire a pressão da panela e abra. Bata no processador a mandioca com 1 xícara (chá) de água do cozimento até obter um purê. Reserve. Coloque em uma panela a margarina, o azeite-de-dendê e a cebola. Leve ao fogo e refogue por 2 minutos. Acrescente o frango e refogue, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até ficar cozido. Adicione os tomates e continue a refogar por mais 3 minutos. Incorpore o purê de mandioca, as ervas, o caldo de frango, o molho de pimenta e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 30 minutos. Retire do fogo. Sirva decorado com manjericão, orégano e pimenta-dedo-de-moça.

33


Rolinhos de frango com creme de cenoura light Porções: 4

INGREDIENTES        

Para o filé de frango 2 filés de frango médios 1 colher (chá) de sal 1 folha de alga nori Para o creme de cenoura 2 cenouras médias descascadas e picadas 2 ramos médios de salsinha ½ xícara (chá) de tofu picado

34


   

1 colher (chá) de açúcar refinado 2 colheres (sopa) de uvas-passas brancas sem sementes 1 colher (chá) de sal Para decorar: salsinha

MODO DE PREPARO Para o filé de frango Disponha os filés entre filme plástico e bata com um batedor até ficarem bem finos. Tempere com o sal, abra-os e cubra com alga. Enrole como um rocambole. Embrulhe com filme plástico, apertando e feche as pontas com um nó. Arrume os rolinhos na parte de cima de uma panela para cozimento à vapor e na parte de baixo com água fervente. Tampe e cozinhe por 25 minutos. Retire do fogo e reserve. Para o creme de cenoura Coloque em uma panela as cenouras, os ramos de salsinha e 1 litro de água fervente. Cozinhe por 25 minutos ou até as cenouras ficarem macias. Retire do fogo e bata as cenouras no processador com o tofu, o açúcar e o sal. Misture as uvas-passas. Desembrulhe os rolinhos de frango, fatie e sirva com o creme de cenoura. Decore com salsinha.

35


TORTA DE STROGONOF DE FRANGO

INGREDIENTES STROGONOFF DE FRANGO 1 kg.de peito de frango 1 copo de molho de tomate peneirado 1 lata de creme de leite sem soro 1 cebola ralada 1 colher de manteiga 2 dentes de alho sal a gosto PURÊ 1 1/2kg de batatatinha

36


100 grs de manteiga 2 colheres de queijo parmesão 1 COPO DE REQUEIJÃO 200 Grs DE QUEIJO MUSSARELA

MODO DE PREPARO 1. Cortar o peito de frango em pedaços pequenos e temperar a gosto. 2. Ralar a cebola, o alho e dourar na manteiga, juntar o peito de frango, o molho de tomate e deixar cozinhar, depois de cozido acrescentar o creme de leite, mexer e desligar. 3. Com as batatas fazer um purê bem macio e acrescentar a manteiga e o queijo parmesão. 4. Em um pirex redondo de aproximadamente 40cm forrar o fundo e os lados com o purê. 5. Em cima do purê cobrir com requeijão. 6. Depois do requeijão JOGAR O STROGONOFF 7. Por último cobrir com queijo mussarela, polvilhar com queijo parmesão e levar ao forno em 180%. 8. Quando o queijo estiver gratinado desligar e servir com arroz.

° Esta torta pode ser feita com camarão ou lagosta

37


Caldo de feijão carioca no pão italiano

Ingredientes 500 g de feijão carioca 4 pães italianos de 100 g cada 200 g de linguiça fina defumada 2 cebolas médias picadas 2 dentes de alho Azeite Sal e pimenta-do-reino a gosto Modo de Preparo Cozinhe o feijão carioca em uma panela de pressão com 2 litros de água por 15 minutos. Em uma frigideira, frite no azeite a cebola, o alho e a linguiça em rodelas. Passe o feijão no liquidificador e coe em uma peneira. Acrescente o tempero com a linguiça e deixe ferver por mais 10 minutos. Tire a tampa do pão italiano e um pouco do miolo. Sirva o caldo dentro do pão. Sugestão Se quiser, faça ovos cozidos picados com tempero verde para salpicar por cima. 38


Flan de coco

Ingredientes 1 lata de leite condensado 1 vidro de leite de coco (200 ml) 1 lata de creme de leite com soro 1 caixa de pó para maria-mole sabor coco 1 xícara (200 ml) de água fervente Modo de fazer Bater no liquidificador: leite condensado, leite de coco, creme de leite e pó para mariamole dissolvido na água fervente. Despejar em uma forma para pudim levemente untada com óleo. Levar à geladeira e deixar por 4 horas. Desenformar e servir com a calda da preferência: ameixa, cereja, morango

39


Almôndegas de brócolis com molho branco

10 brócolis com os talos, 15 castanhas-do-pará, 2 ovos, 3 colheres se sopa (cheias) de aveia, 100 g de farelo de aveia, 2 colheres de sopa de cebola desidratada, 1 colher de sopa de alho desidratado, 1 colher de azeite, orégano, sal e temperos a gosto (sugestão: 4 folhinhas de manjericão, um pouco do tempero pronto e salsa desidratada).

40


Ingredientes para o molho branco (opcional): 1 colher de sopa de manteiga, 2 xícaras de leite desnatado (eu coloquei sem lactose), 1 colher de sopa e meia de amido de milho (maisena), 1/2 (meia) embalagem de queijo ralado, noz moscada, pimenta do reino e sal a gosto.

Modo de preparar as almôndegas: Triturar o brócolis e as castanhas no multiprocessador - não juntos. Depois, em uma vasilha, juntar todos os ingredientes e misturar bem. Em seguida, vá montando os bolinhos. Nessa hora você vai pensar que a receita deu errado, mas aperte bem os bolinhos que eles darão a liga, sim. Depois de montadas, grelhá-las em um fio de azeite para que elas fiquem mais firmes (se você optar por não fazer o molho, sua receita termina aqui).

Modo de preparar o molho branco: Em uma panela derreta a manteiga e acrescente os demais ingredientes, é importante que nessa hora mexa bem a mistura para não empelotar. Cozinhe em fogo médio (para baixo) até que fique com um aspecto de molho ou creme.

Montagem: Coloque as almondegas em uma travessa e cubra com o molho (salpicar um pouco de queijo ralado nessa hora), coloque no forno médio por 15 minutos. E sirva!

Rendimento: 15 almôndegas. Tempo de preparo: 15 minutos

Hambúrguer recheado 41


Ingredientes 1 kg de carne moída para hambúrguer 1 pacote de creme de cebola (usei ¼) 1 pacote de 750 gr de bacon fatiado 2 cebolas médias 1 pimentão vermelho (usa só metade) 1 pimentão verde (usa só metade) 400 gramas de queijo mussarela (ou outro queijo que derreta) 1 pacote de queijo parmesão ralado 1 sache de cogumelos fatiados 1 maço de cheiro verde Modo do preparar Tempere a carne moída a gosto com a cebolinha picada e com ¼ do creme de cebola e reserve. Refogue a cebola, o pimentão, o cogumelo. Deixe o recheio esfriar e depois misture a mussarela. Faça bolas de carne, (eu fiz quatro com essa quantidade de carne... fica grande, mas é uma porção ideal para uma pessoa). Pegue um molde de hambúrguer alto, coloque a bola de carne dentro e pressione com um copo menor para abrir um buraco para formar um copo de carne. Ao redor da carne, enrole duas fatias de bacon (prenda com palito de dente). Enquanto isso, a sua carne ficará em formato de copo. Preencha a carne com o recheio. Coloque uma generosa porção de mussarela no topo da rodela de carne, e polvilhe com o parmesão ralado. Aqueça o formo por 10 minutos e asse entre 40 a 50 minutos a 250ºC.

42


Bolinho caipira

Ingredientes 500 g de farinha de milho em flocos 4 colheres (de sopa) de óleo sal a gosto 3 colheres (sopa) de farinha de mandioca 1 litro de água fervida 1 tablete de caldo de carne 500 g de carne moída (para o recheio) ou outro de sua escolha (frango, carne desfiada, calabresa) óleo para fritar Modo de preparar Em uma vasilha grande, misture bem as farinhas, o sal e o óleo. Vá esmigalhando para reduzir o tamanho dos flocos da farinha de milho. Dissolva o tablete de caldo de carne na água e deixar bem quente. Aos poucos, acrescente está água na massa e vá incorporando com as mãos aos poucos (cuidado para não queimar as mãos). A massa deve ficar bem homogênea e lisinha. Deixe a massa descansar um pouco e, enquanto isso prepare a carne moída para o recheio, sem caldo, temperada a gosto, como se fosse para rechear pastel. Molde nas mãos um disco da massa e coloque o recheio de carne, feche fazendo bicos como um quibe. Frite os bolinhos em óleo bem quente até dourar bem, com uma aparência crocante. Rendimento: 30 bolinhos de bom tamanho.

43


Torta de ovo

Ingredientes ½ kg de patinho moído 2 cebolas grandes 1 cabeça de alho 200 g de palmito 100 g de cogumelos 300 g de presunto 300 g de muçarela 3 tomates grandes pequena porção de orégano um pacote de queijo parmesão ralado 24 ovos e pequena porção de manteiga

44


Modo de preparar

Frite as cebolas e o alho bem cortados, misturando a carne moída para cozinhar. Após cozida, junte o palmito e os cogumelos também picados. Corte os tomates em rodelas finas. Unte uma forma que comporte em seu forno micro-ondas ou forno a gás, acomodando uma camada de presunto de forma a cobrir todo o fundo da assadeira, logo após faça uma camada de muçarela e distribua uma camada de carne moída até quase desaparecer a muçarela. Após distribua um tomate e meio em rodelas, quebre uma dúzia de ovos posicionando na assadeira tentando não quebrar as gemas, salpicando uma quantidade a gosto de orégano. Repita a operação na mesma ordem (presunto, queijo, carne moída, tomate, 12 ovos e orégano), depois salpique um pacote de queijo parmesão a gosto para gratinar. Leve ao forno e fique de olho quando as gemas estiverem bem firmes e o queijo parmesão devidamente gratinado.

45


Vinho quente com frutas

Ingredientes

1/2 litro de vinho tinto seco 1 xícara de água 1 xícara de açúcar 1/2 xícara de abacaxi em cubos 1/2 xícara de uvas sem caroço 1/2 xícara de morangos picados 1 pedaço de gengibre 1 pauzinho de canela 4 cravos da índia

Modo de preparar

Em uma panela ferver a água,açúcar,cravo,gengibre e a canela. Acrescentar as frutas e ferver por uns minutos. Juntar o vinho,desligar quando levantar fervura. Servir em seguida.

46


Dobradinha Baiana

Ingredientes 1 Calabresa cortada em cubos 300 g de bacon cortado em cubos 300 g de charque ponta de agulha cortado em cubos e dessalgado 400 gr de bucho cortados em cubos 500 g de feijão branco 1 cebola grande picada 1 pimentão picado, 4 dentes de alho picados cheiro verde (preferência coentro) picado a gosto pimenta do reino e colorau a gosto sal a gosto Modo de preparar: 1 fio de azeite na panela de pressão, deixe aquecer, coloque a cebola junto com o alho até que embranqueça e coloque depois o pimentão, coloque depois o bucho e recheie por uns 5 minutos, depois acrescente as carnes (charque, bacon e a calabresa) e recheie por mais 5 minutos, depois acrescente o feijão e a água o quanto baste para cobrir e cozinhe na pressão por 50 minutos sem o feijão branco estar de molho na água, depois corrija o sal e acrescente o cheiro verde e bom apetite.

47


Moqueca de camarão paraibana

Ingredientes para duas pessoas: 500 gramas de camarão 20 ml azeite de dendê 1 cebola 1 tomate 1 pimentão 1 alho 500 ml leite de coco 1 pimenta de cheiro Coentro a gosto Cebolinha a gosto Pimenta de Reino a gosto Tempero Completo a gosto Sal a gosto Modo de preparar: Deixar esquentar um azeite, depois colocar o alho e a cebola, quando estiverem dourados, acrescentar o camarão, deixar até dourar, em seguida colocar o tomate, pimentão e o leite de coco, mexendo e deixando ferve. Depois acrescentar a pimenta de reino, coentro, cebolinha e os demais temperos de sua escolha. Deixar ferver por 15 minutos. Caso o caldo fique muito grosso, acrescentar um pouco de água e deixar ferver por mais 5 minutos. Corte também 4 anéis de cebola, 2 de pimentão e 3 de cebola para decorar e uma pimenta de cheiro. Colocar todas por cima da moqueca, deixar repousar por 5 minutos e servir acompanhado de arroz branco

48


Macarrão com Queijo (Mac and Cheese)

         

MOLHO BECHAMEL Ingredientes 3 colher(es) de sopa de manteiga 1/4 cebola picada 1 xícara(s) de chá de cogumelos paris cortados e ligeiramente refogados no azeite 200 mililitro (ml) de molho Bechamel 1 xícara(s) de chá de queijo emmental ralado 200 grama(s) de macarrão curto (do padre, caracol, penne ou outro de sua preferência) sal e pimenta-do-reino a gosto 1 xícara(s) de chá de mussarela ralada 1/4 xícara(s) de chá de farinha para empanar Modo de preparo Em uma panela, derreta a manteiga, adicione a cebola picadinha e junte os cogumelos. Refogue um pouco e acrescente o molho Bechamel (molho branco) e o queijo emmental ralado. Misture bem, desligue o fogo e adicione o macarrão cozido "al dente" (nem muito macio nem muito firme). Misture novamente, acerte o sal e a pimenta-do-reino. Reserve. Em uma tigela à parte, misture a mussarela e a farinha para empanar. Coloque o macarrão em uma travessa pequena e salpique a mistura de queijo. Leve ao forno para gratinar até que fique dourado. Sirva em seguida.

49


Churros com Chocolate Quente

Ingredientes

    

   

Churros 3/4 xícara(s) de chá de água 2 1/2 colher(es) de sopa de óleo, para a massa 1 2/3 xícara(s) de chá de farinha de trigo Açúcar e canela a gosto, para polvilhar Óleo, o suficiente para fritar os churros Chocolate 200 grama(s) de chocolate meio amargo 1/2 xícara(s) de chá de creme de leite fresco 1 colher(es) de sobremesa de café em pó solúvel 1 colher(es) de chá de conhaque Modo de preparo Churros Em uma panela, aqueça a água e o óleo sem deixar ferver. Deixe o fogo baixo e junte a farinha, mexendo sempre para cozinhar a massa de maneira uniforme. Desligue o fogo quando a massa começar a se soltar do fundo da panela. Polvilhe uma superfície com farinha de trigo para não deixar a massa grudar e coloque a massa na superfície enfarinhada para poder trabalhar melhor com ela. Deixe esfriar um pouco e, com a ajuda de uma espátula, faça movimentos de fora para dentro, como se estivesse envelopando a massa. Acerte o ponto com mais farinha, caso seja necessário. Divida a massa em partes e faça cordões, corte em churros de aproximadamente 12 cm cada.

50


Frite os churros em óleo bem quente. Retire as massinhas e deixe em papel-absorvente para remover o excesso de gordura. Passe numa mistura de açúcar e canela. Chocolate Corte o chocolate em pedaços menores com a ponta de uma faca. Em uma tigela, coloque o chocolate, o creme de leite fresco, o café e o conhaque e leve ao banho-maria para derreter o chocolate. Tome cuidado para não deixar a água ferver. Misture os ingredientes para começar a incorporar. Quando a mistura estiver bem cremosa, desligue. Sirva com os churros.

51


Bolo de Macaxeira COMENTE

     

1 quilo(s) de macaxeira ralada fina 2 xícara(s) de chá de açúcar cristal 1 pitada(s) de sal 1 xícara(s) de chá de coco seco ralado 1 1/2 xícara(s) de chá de manteiga com sal 4 ovos

Modo de preparo Misture todos os ingredientes e coloque em uma forma untada com manteiga. Leve ao forno preaquecido a 200oC e deixe por cerca de 1 hora, ou até a superfície ficar dourada.

52


Torta de chocolate branco e frutas vermelhas

INGREDIENTES              

Para a massa 200 g de biscoito maria 125 g de manteiga sem sal Para o recheio 500 g de chocolate branco 50 g de manteiga sem sal 350 ml de creme de leite fresco Para a calda de framboesa 45 g de açúcar 200 g de framboesa 125 g de água

MODO DE PREPARO Para a massa Bata o biscoito no liquidificador até formar um farelo. Misture com a manteiga e forre uma forma fazendo uma camada fina, inclusive a lateral (3,5cm de altura). Coloque no forno para assar a 150 graus, por aproximadamente 10 minutos. Reserve. Para o recheio Em banho maria, derreta o chocolate branco e a manteiga. Depois que já estiver

53


derretido, ainda no banho maria, acrescente o creme de leite, e deixe por aproximadamente 3 minutos. Coloque na forma forrada com a massa e leve ao freezer para gelar por duas horas. Para a calda de sobremesa Bata tudo no liquidificador. Montagem Com a torta em uma travessa, coloque as frutas por cima e a calda de framboesa ao lado. Finalize com raspas de chocolate meio amargo.

54


Frango à moda camponesa

INGREDIENTES                

1 frango médio limpo 3 colheres (chá) de sal 1 pitada de pimenta-do-reino branca moída 4 cravos-da-índia 1 maçã pequena ½ xícara (chá) de óleo 2 cebolas médias descascadas e em gomos finos 2 cenouras médias descascadas e em rodelas 1 alho-poró médio limpo e em rodelas 1 maço médio de ervas frescas (salsinha, tomilho, cebolinha-verde) amarrado 1 colher (sopa) de grãos de pimenta-do-reino 300 ml de caldo de frango ½ xícara (chá) de vinho branco Para acompanhar: mandioca cozida

MODO DE PREPARO Tempere o frango (parte interna e externa) com o sal e a pimenta-do-reino moída. Espete os cravos-da-índia na maçã e coloque-a dentro do frango. Amarre com um barbante apertando as coxas e as asas junto ao corpo para manter a forma. Reserve. Aqueça o óleo em uma panela grande (que possa ir ao forno), disponha o frango e frite, virando-o de lado de vez em quando, por 25 minutos ou até dourar de maneira uniforme. Escorra o excesso de óleo, deixando na panela 4 colheres das

55


de sopa. Junte as cebolas, as cenouras, o alho-poró, o maço de ervas, os grãos de pimenta-do-reino, o caldo de frango e o vinho. Cozinhe por 10 minutos ou até ferver. Retire o fogo. Tampe a panela e leve ao forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por 1 hora e 20 minutos ou até o frango ficar cozido. Retire do forno. Tire o frango e arrume em uma travessa, com os legumes. Elimine os barbantes do frango e mantenha-o aquecido. Coe o molho do cozimento do frango aparando em outra panela. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 20 minutos ou até encorpar um pouco. Retire do fogo. Sirva com o frango e com os legumes. Se preferir, fatie o frango e para acompanhar, mandioca cozida.

56


Coxa de peru recheada com brócolis

INGREDIENTES 

2 coxas de peru 2 folhas de laranjeira 2 ramos de alecrim 1 xícara (chá) de suco de laranja 3 colheres (chá) de sal 2 xícaras (chá) de brócolis picado 4 damascos secos picados 1 colher (sopa) de creme vegetal light

Para decorar: tomilho e manjericão

     

MODO DE PREPARO Desosse as coxas e sob a pele arrume as folhas de laranjeira e o alecrim. Coloque em uma tigela e junte o suco de laranja e 2 colheres (chá) sal. Deixe tomar gosto na geladeira por 15 minutos. Misture em uma tigela o brócolis, os damascos, o creme vegetal e o sal restante. Recheie as coxas de peru, feche bem e prenda com palito ou amarre com um barbante. Arrume em uma assadeira, regue com o tempero e cubra com papelalumínio. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C) e asse por 55 minutos ou até a carne ficar macia. Retire do forno e elimine o papel-alumínio. Asse por

57


mais 35 minutos ou até as coxas dourarem. Retire do forno. Sirva fatiado com o molho formado na assadeira. Decore com tomilho e manjericão.

Frango defumado com ninhos de massa

INGREDIENTES        

500g de macarrão cabelo-de-anjo 1 colher (sopa) de manteiga 500 g de frango defumado desfiado 4 xícaras (chá) de leite (960 ml) 1 xícara (chá) de creme de leite fresco (240 ml) Sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz-moscada a gosto ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado Galhos de tomilho para decorar

MODO DE PREPARO Em uma panela grande com água fervente temperada com sal, cozinhe a massa por apenas 2 minutos, mexendo com um garfo de madeira para separar os ninhos. Escorra e reserve. Unte com a manteiga um refratário médio e coloque metade da massa escorrida. Distribua quase todo o frango por cima da massa e coloque a massa restante. Acrescente o frango restante e reserve. Misture o leite com o creme de leite e tempere com sal, pimenta e noz-moscada e despeje sobre o refratário montado. Polvilhe metade do parmesão e leve ao forno moderado (180°C), preaquecido, por 20 minutos. Retire do forno, sirva com o parmesão restante e decore com tomilho. Sirva imediatamente.

58


Peito de peru assado com cebolinha pérola e molho de vinho e ervas

INGREDIENTES         

1 peito de peru bolinha (sem osso), de aproximadamente 800 kg, congelado 1 dente de alho picado ½ xícara (chá) de vinho branco seco Suco de 1 limão 3 galhos de tomilho 250g de bacon fatiado 1 vidro de 300 g de cebola pérola em conserva, lavada e escorrida 2 colheres (sopa) de azeite Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO Descongele o peito de peru conforme as instruções da embalagem. Tempere a ave com o alho, o vinho branco, o suco de limão, o tomilho, sal e pimenta. Deixe marinar por 20 minutos. Escorra e reserve o tempero para usar depois. Em uma panela com água fervente, temperada com pouco sal, ferva o peito de peru por 15 minutos. Escorra e retire a rede que envolve a ave. Enrole as fatias de bacon envolta do peru e coloque-o em uma assadeira, junto com o tempero reservado. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente (200°C), preaquecido, por 30 minutos. Retire o papel e continue assando por mais 20 minutos, regando com o caldo da assadeira ou até dourar bem. Nos últimos 10 minutos, junte a cebolinha e se necessário, acrescente água fervente para não

59


secar o caldo. Retire o peru do forno, transfira para uma travessa e deixe amornar antes de fatiar. Decore com galhos de tomilho.

Moqueca de camarão

INGREDIENTES          

400 g de camarões médios, limpos Suco de 2 limões 2 cebolas pequenas cortadas em rodelas 2 pimentões verdes, sem pele, picados 3 tomates cortados em rodelas ¼ de xícara (chá) de azeite ¼ de xícara (chá) de azeite-de-dendê 1 maço pequeno de coentro picado 1 maço pequeno de cheiro verde picado Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO Tempere o camarão com sal, pimenta e o suco de limão. Reserve. Em uma panela de barro, faça camadas de cebola, pimentão, tomate e camarão. Regue com uma parte dos azeites e leve ao fogo por alguns minutos. Junte os azeites restantes e cozinhe por mais 5 a 10 minutos ou até o camarão ficar no ponto (não cozinhe demais). Adicione o coentro e o cheiro verde, verifique o tempero e sirva com arroz branco.

60


Sardinha grelhada com molho vinagrete

INGREDIENTES            

½ xícara (chá) de azeite 2 cebolas cortadas em gomos finos 3 tomates sem pele e sem sementes, picados 1 cenoura pequena cortada em cubinhos 3 talos de salsão cortado em cubinhos 2 colheres (sopa) de salsinha picada 1 folha de louro 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco Sal e pimenta-do-reino a gosto 12 sardinhas limpas, sem a espinha dorsal ½ xícara (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de óleo para fritar

MODO DE PREPARO Em uma panela grande, aqueça 2 colheres (sopa) do azeite em fogo médio e refogue a cebola até murchar. Junte o tomate, o louro esmigalhado, a cenoura e o salão e refogue por 2 minutos. Regue com o vinagre e acrescente sal e pimenta. Abaixe o fogo e deixe ferver por 1 minuto. Retire do fogo, junte mais 2 colheres do azeite, misture e reserve. Tempere as sardinhas com sal e pimenta. Em uma grelha ou frigideira antiaderente, untada com azeite, aqueça bem e grelhe as sardinhas passadas rapidamente na farinha de trigo, aos poucos, por 4 minutos ou

61


até dourar dos dois lados. Retire e deixe escorrer sobre papel-toalha. Arrume as sardinhas em uma travessa e sirva com o molho e com mais azeite, se desejar.

Cação com leite de coco

INGREDIENTES           

1 ½ kg de cação em postas Suco de 1 limão 1 folha de louro Sal a gosto ½ xícara (chá) de óleo 2 colheres (sopa) de azeite de dendê 2 cebolas médias cortadas em fatias 4 tomates sem peles e sem sementes picados 1 pimentão verde sem sementes cortado em tiras 2 xícaras (chá) de leite de coco 1 colher (chá) de gengibre em pó

MODO DE PREPARO Tempere o peixe com o suco de limão, o louro e o sal. Deixe descansar por 30 minutos. Aqueça o óleo, o azeite de dendê e refogue as fatias de cebola e o tomate. Coloque as postas do peixe, o pimentão, o leite de coco, o gengibre, tampe a panela e deixe cozinhar no fogo alto por cerca de 15 minutos ou até que o peixe esteja macio e o molho consistente. Sirva em seguida.

62


Bacalhau ao forno

INGREDIENTES        

500 g de bacalhau 3 cebolas em fatias 3 tomates sem pele cortados em fatias 6 batatas médias cortadas em rodelas 1 pimentão vermelho cortado em rodelas salsinha picada 10 azeitonas verdes ½ xícara (chá) de azeite de oliva

MODO DE PREPARO Coloque o bacalhau em um recipiente, cubra com água e deixe de molho por 24 horas, dentro da geladeira. Durante esse período, troque a água várias vezes para eliminar o sal. No dia seguinte, enxágue o bacalhau e coloque-o em uma panela com água suficiente para cobri-lo. Deixe ferver, tomando cuidado para que não amoleça demais. Em seguida, separe-o em nacos grandes. Cozinhe as batatas na mesma água em que foi cozido o bacalhau. Em um refratário de vidro, coloque os ingredientes por camadas. Salpique a salsinha, coloque as azeitonas e regue com azeite. Leve ao forno médio por 30 minutos.

63


Importante: o bacalhau deve ficar de molho por 24 horas, antes do início do preparo. Durante esse período, troque a água várias vezes para eliminar o sal.

Miojo Paraíba no mar

INGREDIENTES          

1 pacote de macarrão instantâneo 50 g de tomates picados, sem pele e sem sementes 150 g de frutos do mar sortidos (lula, camarão e polvo) 4 colheres (sopa) de azeite de oliva 2 colheres (sopa) de cebola bem picadinha 1 colher (chá) de alho bem picado 4 colheres (sopa) de leite de coco 30 ml de suco de manga Pitada de curry, de sal e de pimenta-do-reino moída na hora Folhas de coentro a gosto

MODO DE PREPARO Cozinhe um pacote de macarrão instantâneo, de acordo com as instruções da embalagem de tempo; reserve. Em uma frigideira, coloque o azeite de oliva, a cebola, o curry e o alho e deixe refogar por cerca de três minutos. Em seguida, tempere com o sal e a pimenta, adicione os frutos do mar, metade dos tomates e o leite de coco. Refogue por cerca de dois minutos. Misture bem a massa e desligue o fogo. Coloque o restante dos tomates e o suco de manga (deixe reduzir um

64


pouco caso fique muito aguado). Finalize com as folhas de coentro. Sirva em seguida

Yakisoba de camarão com legumes

INGREDIENTES           

250 g de massa própria para yakisoba 2 colheres (sopa) de óleo de girassol 300 g de camarão limpo 1 dente de alho picado 1 pimentão vermelho, sem sementes, cortado em rodelas 100 g de cogumelos shiitake picados 6 cebolinhas verdes picadas 100 g de broto de feijão 3 colheres (sopa) de molho de soja 1 colher (sopa) de óleo de gergelim Sal a gosto MODO DE PREPARO Em uma tigela coloque a massa, cubra com água fervente e deixe de molho, enquanto prepara os outros ingredientes. Em uma panela wok, aqueça o óleo e frite o camarão, o alho, o pimentão, o cogumelo, a cebolinha e o broto de feijão por 5 minutos. Escorra a massa e adicione à panela. Sacuda para misturar os ingredientes e frite por mais 5 minutos em fogo alto. Tempere com molho de soja e óleo de gergelim. Sirva em seguida

65


Bacalhau no forno

INGREDIENTES        

1,5 kg de lombo de bacalhau demolhado por 24 a 48 horas, na geladeira, trocando a água três vezes ao dia 4 cebolas grandes cortadas em rodelas 6 batatas sem pele, cortadas em rodelas de 1 cm de espessura, ligeiramente aferventadas 8 tomates italianos, maduros, cortados em rodelas 1 maço de couve, sem o talo mais duro 1 xícara (chá) de azeitonas pretas portuguesas Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 500 ml de azeite

MODO DE PREPARO Cozinhe o bacalhau com a pele por 5 minutos em água fervente até se soltar em lascas. Forre o fundo de um refratário com uma parte da cebola e faça camadas de batata, tomate, bacalhau e trouxinhas de couve (enrole a couve ainda crua, para formar uma trouxinha). Vá espalhando as azeitonas e regando com azeite. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente (200°C), preaquecido, por 30 minutos. Retire o papel e asse por mais 20 minutos, regando com o molho que se formou. Sirva quente

66


Bacalhau com natas INGREDIENTES 

2 batatas mĂŠdias cozidas em cubos; 50g de cebola fatiada e dourada no azeite; 200g de lascas de bacalhau cozido; 100ml de creme de leite; 10g de mostarda; 1 gema; 25g de queijo ralado; Sal a gosto.

MODO DE PREPARO Doure as batatas no azeite, adicione as lascas de bacalhau, cebola, creme de leite, a mostarda. Adicione a gema e mexa. Adicione o sal e deixe refogar por 5 minutos. Coloque em uma travessa, polvilhe com queijo ralado, e leve ao forno para gratinar por aproximadamente 3 minutos.

67


Enrolado de peito de peru com mussarela de búfala

INGREDIENTES       

1 rolo de massa de pastel comprada pronta (400 g) 200 g de peito de peru fatiado fino 300 g de mussarela de búfala (ou comum) fatiada fina 4 tomates maduros picados, sem sementes 3 colheres (sopa) de azeite Sal e orégano a gosto 1 gema ligeiramente batida

MODO DE PREPARO Desenrole a massa e forme um quadrado de 45 x 21 cm de lado (se necessário, sobreponha um pedaço de massa sobre o outro). Espalhe sobre a massa uma camada de peito de peru e outra de mussarela, deixando um espaço livre nas pontas. Repita mais uma camada, e por cima, distribua o tomate picado, temperado com sal, orégano e 2 colheres (sopa) do azeite. Enrole a massa, como rocambole, apertando ligeiramente. Transfira com cuidado para uma assadeira untada com o azeite, deixando a ponta virada para baixo. Aperte as bordas para dar um acabamento. Pincele com a gema misturada ao azeite restante e leve ao forno moderado (180°C), preaquecido, por 30 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e corte em fatias. Sirva morno.

68


Torta de bacalhau INGREDIENTES 

Massa:

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (chá) de sal 1 colher (chá) de fermento em pó 2 colheres (sopa) de manteiga

   

1/2 lata de creme de leite Recheio: 2 colheres (sopa) de azeite 2 dentes de alho picados 2 xícaras (chá) de bacalhau dessalgado, limpo e desfiado 2 tomates picados 1/2 lata de creme de leite Sal e pimenta a gosto 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO Massa: Em um recipiente, peneire a farinha de trigo, o sal e o fermento. Faça um buraco no meio e adicione a manteiga e o creme de leite. Misture a massa com a ponta dos dedos até ficar homogênea, sem grudar nas mãos. Envolva a massa em filme plástico e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Recheio: Aqueça o azeite e refogue o alho e os tomates. Coloque o bacalhau e mexa por cerca de cinco minutos. Deixe esfriar, misture o creme de leite, os temperos e o queijo ralado. Montagem: Abra a massa em uma superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma forma redonda média, previamente untada e enfarinhada. Coloque o recheio e faça tiras com a massa. Pincele a mesma com uma gema batida e leve para assar em forno 180°C, por 25 minutos.

69


Torta de palmito pupunha com requeijão

INGREDIENTES 

Massa:

200g de margarina forno e fogão 1 ovo batido Sal a gosto 100ml de creme de leite 300g de farinha de trigo Recheio: 3 colheres (sopa) margarina 100g cebola picada 1 dente de alho picado 400g de palmito pupunha picado em conserva 1 xícara (chá) de requeijão 3 ovos cozidos e picados Salsinha picada a gosto Cebolinha picada a gosto

70


Sal a gosto Ovo batido para pincelar

MODO DE PREPARO Massa: Coloque na batedeira a margarina e bata na velocidade lenta usando o globo. Acrescente o sal e aos poucos os ovos batidos. Adicione crme de leite e bata até montar um creme. Misture a farinha de trigo até formar uma massa homogênea. Resfrie por 1 hora antes de abrir.

Recheio: Refogue o palmito com a cebola picada e o alho na margarina e em uma tigela o palmito refogado, o requeijão, os ovos picados, a salsinha picada e a cebolinha. Acerte o sal. Reserve.

Com 350g de massa cubra o fundo e lateral de uma assadeira para tortas com fundo removível com diâmetro de 20 cm e 4,5 cm de altura. Preencha com o recheio e usando o restante da massa cubra e decore a torta. Pincele ovo batido sobre a massa. Asse em forno pré-aquecido a 160ºC por aproximadamente 45 minutos.

71


Mexidão

INGREDIENTES          

3 fatias de bacon picadinha 1 tomate pequeno em cubinhos ½ cebola picadinha 2 ovos 150 g de linguiça frita picada 1 maço de couve manteiga cortada bem fininha 3 xícaras de arroz pronto 1 xícara de feijão pronto 2 batatas grande Óleo para fritura quanto baste

MODO DE PREPARO Frite o bacon e escorra. Doure a cebola na gordura do bacon. Coloque o arroz, o tomate e a linguiça. Enquanto isso, frite a batata, a couve e os ovos. Disponha o arroz no prato e cubra com ovo e couve e batata frita. Se desejar, tempere com umas gotinhas de pimenta

72


Bolinho assado de arroz com ervas light

INGREDIENTES 

1 xícara (chá) de arroz polido cozido 2 colheres (sopa) de margarina light 1 ovo médio 1 colher (chá) de sal 1 pimentão vermelho pequeno limpo e picado em pedaços pequenos 1 pimentão verde pequeno limpo e picado em pedaços pequenos 2 colheres (sopa) de ervas frescas picadas (cebolinha-verde, manjerona)

Para acompanhar: mostarda cremosa

    

MODO DE PREPARO Bata no processador o arroz com a margarina, o ovo e o sal. Ao obter uma pasta, misture os pimentões e as ervas picadas. Mexa com uma colher e arrume os bolinhos em colheradas em uma assadeira antiaderente. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C) por 20 minutos ou até os bolinhos ficarem levemente firmes. Retire do forno. Sirva com mostarda cremosa

73


Croquete de Coxão Duro

Ingredientes           

600 grama(s) de coxão duro moído 1 unidade(s) de cebola 2 dente(s) de alho 1 colher(es) de chá de açafrão sal a gosto pimenta a gosto 1 colher(es) de sobremesa de salsa 1 colher(es) de sobremesa de cebolinha 100 grama(s) de mozarela 2 unidade(s) de ovos 1 xícara(s) de chá de farinha de rosca

Modo de preparo Em uma tigela, misture a carne moída, a cebola, o alho, o açafrão, o sal, a pimenta, a salsa e a cebolinha. Modele os croquetes. Com o dedo, faça um buraco no meio de cada um deles e coloque um cubo de mozarela. Em seguida, remodele os croquetes, fechandoos bem para não escapar o recheio. Passe os croquetes nos ovos batidos e na farinha de rosca. Frite-os no óleo bem quente até dourar. Escorra no papel-toalha e sirva em seguida.

74


Picadinho de Acém com Espaguete e Ovo de Gema Mole

Ingredientes

Picadinho 4 colher(es) de sopa de manteiga sem sal 600 grama(s) de acém cortado em cubinhos (manter a gordura) 1 cebola pequena, cortada em cubinhos 3 colher(es) de sopa de talos de salsinha 3 tomates sem pele e sem sementes em cubinhos 1 colher(es) de sopa de pimenta-dedo-de-moça picada salsinha, para polvilhar 1 cálice(s) de vinho tinto seco

Espaguete 1 pacote(s) de espaguete

      

 

Ovos 4 ovos sal e pimenta-do-reino a gosto Modo de preparo Picadinho Aqueça bem uma frigideira de fundo grosso. Derreta metade da manteiga e doure metade da carne com uma pitada de sal. Retire a carne da panela. Repita o processo com o restante da carne. Reserve toda a carne em uma tigela à parte.

75


Na mesma frigideira em que foi feita a carne, junte a cebola e os talos de salsinha. Salteie até mudarem de cor. Acrescente o tomate em cubinhos, misture bem. Coloque a carne novamente na panela e misture bem ao refogadinho de cebola, talos de salsinha e tomate. Reserve. A panela estará com uma camada marrom causada pela carne e pelo refogado. Acrescente o vinho. Deixe ferver para evaporar o álcool. Acrescente ½ xícara de água, deixe cozinhar e reduzir até obter um molho grosso. Polvilhe com a pimenta e a salsinha. Desligue e reserve. Espaguete Cozinhe o espaguete em água fervente com sal, apenas pelo tempo indicado na embalagem. Ovos Frite os ovos em manteiga sem sal. Em seguida, sirva em pratos fundos com o espaguete por baixo, uma porção generosa de picadinho e, no topo, o ovo com a gema mole, salpicado de pimenta-do-reino e queijo parmesão ralado na hora para completar.

76


Barreado

          

Ingredientes 1,2 quilo(s) de músculo bovino em cubos 2 tomates 2 cebolas médias 2 litro(s) de água 3 dentes de alho 2 folhas de louro Cominho a gosto 1 quilo(s) de farinha de mandioca fina Sal e pimenta a gosto 1/2 dúzia(s) de banana-da-terra Manteiga para dourar a banana Modo de preparo Doure ligeiramente os cubos de músculo. Processe (num processador) ou liquidifique os tomates e as cebolas. Junte tudo numa panela de barro, cubra com a água, adicione o alho, as folhas de louro e o cominho a gosto (o chef recomenda uma pitada ou 1/2 colher de café). Feche a panela e vedando com uma massa feita com farinha de mandioca e água (400 gramas de farinha e 150 ml de água são uma quantidade aproximada). Deixe cozinhar por 24 horas em fogo baixo ou até que a carne se desfie completamente. Ajuste o sal e sirva com a farinha de mandioca e a banana-da-terra dourada na manteiga.

77


Músculo ao molho de vinho

                 

Ingredientes 1 quilo(s) de músculo (cortado em cubos grandes) 1 e 2/3 copo(s) de vinho tinto 1 cebola média picada 2 dentes de alho Sal a gosto 1 cenoura média 3/4 xícara(s) de chá de salsão Salsinha a gosto Tomilho a gosto Louro a gosto Pimenta preta em grão a gosto 1 colher(es) de sopa de azeite 3 e 1/3 xícara(s) de chá de farinha de trigo 1/4 copo(s) de óleo de soja 4 e 2/3 xícara(s) de chá de cebola bolinha 250 grama(s) de cogumelo salsinha a gosto para decorar 1 caixa de molho de tomate (opcional) Modo de preparo Tempere os cubos de músculo com o vinho, a cebola, o alho, o sal, a cenoura, o salsão, a salsinha, o tomilho, o louro, a pimenta e o azeite. Deixe marinando por 24 horas.

78


Passado esse tempo, retire o músculo da marinada, passe na farinha de trigo e deixe dourar em um pouco de óleo, selando a carne de todos os lados. Junte o caldo da marinada à carne na panela e cozinhe em fogo muito baixo por quatro horas, até que fique bem macia. Se secar, adicione água. Em torno de 45 minutos antes de finalizar o cozimento, retire a carne, passe os ingredientes da marinada numa peneira - para o molho ficar liso - e retorne à panela. Junte as cebolinhas inteiras e o cogumelo paris, cortado à juliana (fatias finas). Por fim, acrescente o músculo. Nesse momento, se preferir, elimine um pouco da gordura exposta da carne. Acerte o sal e a pimenta após o cozimento, se necessário. Se quiser quebrar um pouco o gosto do vinho, que deve ter evaporado suficientemente com o cozimento, acrescente ao caldo uma caixa de molho de tomate e deixe que ferva com o músculo nos últimos 45 minutos do cozimento.

79


Garganelli à Bolonhesa

Ingredientes   

        

1 cenoura 2 talo(s) de salsão 1 cebola grande Molho 450 grama(s) de patinho 200 grama(s) de copa 2,5 quilo(s) de tomates italianos bem vermelhos 1 colher(es) de sopa rasa de extrato de tomate sal a gosto 1 folha(s) de louro azeite de oliva a gosto queijo parmesão a gosto 800 grama(s) gramas de macarrão tipo Garganelli ou outro formato de sua preferência Modo de preparo Moa o patinho e a copa, tempere com sal e reserve. Pique os legumes para o mirepoix (a cenoura, o salsão e a cebola) bem miudinho. Leve a uma panela com o azeite e doure. Junte a carne a este refogado e mexa até diminuir um pouco o liquido. Retire a pele e as sementes dos tomates. Pique-os e junte à carne. Adicione o extrato de tomate e o louro e deixe reduzir em fogo baixo por aproximadamente

80


uma hora ou até o molho encorpar. Ajuste o sal a gosto. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do pacote, junte com o molho e sirva salpicado com queijo parmesão ralado na hora *Mirepoix: mistura de legumes (cenoura, salsão e cebola) e ervas usados para fazer molhos e caldos

81


Puchero à Love Story

Ingredientes                

3 colher(es) de sopa de azeite 500 grama(s) de grão de bico 3 dentes de alho picados 1 cebola picada 400 grama(s) de patinho bovino cortado em cubos de 5 cm 4 costelinhas de porco cortada em ripas 4 sobrecoxas cortadas ao meio 1 paio cortado em rodelas 1 linguiça calabresa defumada cortada em rodelas Sal a gosto 1 folha de louro 8 copo(s) de água 150 grama(s) de vagem cortadas em três partes 200 grama(s) de batatas cortadas em cubinhos de 1 cm 150 grama(s) de cenouras cortadas em cubinhos de 1 cm Cebolinha, cheiro-verde e pimenta biquinho a gosto

Modo de preparo Em uma panela de pressão refogue no azeite o alho e a cebola. Coloque o patinho, a costelinha, as sobrecoxas, o paio e a lingüiça calabresa.

82


Acrescente o grão-de-bico, o sal a gosto, o louro, cubra com a água. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos na pressão. Tire da pressão, junte os legumes, tampe a panela e cozinhe por mais cinco minutos sem pressão. Desligue o fogo, coloque o cheiro-verde, a cebolinha e a pimenta biquinho. Sirva quente.

Coxão Duro com Ratatouille 83


Ingredientes           

1 quilo(s) de coxão duro em cubos sal a gosto pimenta a gosto 1 colher(es) de sopa de vinagre 1 colher(es) de chá de orégano 6 colher(es) de sopa de azeite 2 xícara(s) de chá de caldo de legumes 1 unidade(s) de cebola 2 unidade(s) de berinjela em rodelas 2 unidade(s) de abobrinha em rodelas 2 unidade(s) de tomate em rodelas Modo de preparo Tempere a carne com o sal, a pimenta, o vinagre e o orégano. Na panela de pressão, aqueça três colheres de azeite e doure a carne. Junte o caldo de legumes, feche a panela e deixe cozinhar por 20 minutos após o início da pressão. Verifique se a carne está macia e reserve. Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite e doure a cebola com as rodelas de berinjela, abobrinha e tomates temperados com sal e pimenta. Em um refratário grande, disponha uma camada de cebola, berinjela, abobrinha e tomate. No meio, coloque a carne e sirva em seguida

PANQUECA INTEGRAL 84


F

INGREDIENTES MASSA:      

1 xícara (chá) de água morna 1 colher (chá) de azeite 4 colheres (sopa) de aveia em flocos 2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral 1 ovo inteiro sal a gosto RECHEIO:

    

250 g de filé de frango desfiado 1 cebola picada 1 tomate picado 1 colher (sobremesa) de salsinha Sal a gosto MOLHO BRANCO:

2 colheres (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de farinha de trigo 4 xícaras (chá) de leite desnatado 1 pitada de noz moscada ralada

Sal a gosto

50 g de queijo ralado para gratinar

 

85


MODO DE PREPARO MASSA: Bata todos ingredientes no liquidificador Faça as panquecas em frigideira antiaderente Reserve RECHEIO Grelhe os filés e desfie Junte o restante dos ingredientes do recheio Recheie as panquecas e as feche MOLHO: em uma panela, derreta a manteiga Acrescente a farinha e mexa até dourar Junte aos poucos o leite, misturando sempre, até ficar homogêneo Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até engrossar (cerca de 5 minutos) Junte a noz-moscada, o sal e misture bem Cubra as panquecas Leve ao forno para gratinar

EPOLHO RECHEADO LIGHT 86


Manu

INGREDIENTES 

1 repolho ( tamanho opicional)

1 cenoura grande ralada no ralo grosso 1 cebola média picada 2 tomates picados

  

1/2 ímentão picado Vagem picado e cozido no vapor (quantidade opicional) 1 a 2 latas de sardinha light sal a gosto

1 colher (sopa) de azeite de oliva

 

MODO DE PREPARO Despetalar o repolho e colocar as folhas inteiras pra cozinhar em água e sal Amassar as sardinhas com um garfo e não esquecer de retirar a espinha, em seguida aqueça o azeite numa frigideira e acrecente a cebola, os tomates, o pimentão, a cenoura e a vagem até que fiquem aquecidos Em seguida, escorra as folhas do repolho e recheie com o refogado de sardinha, faça troxinhas e sirva com molho se desejar Fica uma delícia com molho branco ou molho de tomate pronto

HAMBÚRGUER SAUDÁVEL 87


Carolina

INGREDIENTES  

1 fatia de peito de frango cortado em cubos 1 ovo 1 dente de alho amassado

salsinha a gosto

Pimenta-do-reino a gosto sal a gosto

MODO DE PREPARO Moa o peito de frango no liquidificador Após, retire do liquidificador e misture todos os ingredientes com as mãos Depois, faça em formato de hambúrgueres Você pode grelhar ou assar no forno O tempo irá depender do ponto que preferir a carne Bom apetite!

FEIJÃO TROPEIRO 88


Josiane Priscilla

INGREDIENTES 

2 calabresas grandes picadinhas

200 g de bacon Feijão cozido na hora e coado na peneira Salsinha 1/2 cebola picadinha

Tempero a gosto

Farinha de mandioca 4 ovos fritos e picados

 

MODO DE PREPARO Em uma panela grande frite a calabresa e o bacon até ficarem douradinhos Acrescente a cebola, e frite mais um pouco Frite os ovos em panela separada e pique - os Coloque - os na panela e coloque a salsinha, sempre mexendo Acrescente o feijão coado Aos poucos, acrescente a farinha, para não deixar ficar seco

PEIXE NA TELHA 89


Rafael Dietrich

INGREDIENTES 

400 g peixe de couro (pintado ou surubim) 1 limão 2 dentes alho, socado com um pouco de sal Óleo

3 colheres de sopa de leite de coco

1 xícara de chá de farinha de mandioca Salsinha, cebolinhaverde e coentro, picados a gosto

 

  

Sal a gosto Pimenta malagueta picada PARA O CALDO:

       

1 cebola ralada 1 dente alho socado com um pouco de sal 1 colher de sopa de óleo 30 g colorau 1 litro água Salsinha, cebolinha verde e coentro quanto baste Sal a gosto Pimenta malagueta, picada, quanto baste

90


PARA A DECORAÇÃO: 

Cebolinha verde em finas rodelas

 

Pimentão verde em rodelas Tomate em rodelas

Azeitonas verdes

MODO DE PREPARO Espremer os limões, picar os temperos e fatiar os ingredientes para a decoração Temperar o peixe com o suco de limão e com o alho Dourar o peixe no óleo quente, para tirar o sabor de alho cru Virar as postas no óleo e escorrer

PARA O CALDO: Aquecer o óleo, dourar a cebola, juntar o alho amassado, o colorau e refogar mexendo sempre, até o colorau ficar seco Acrescentar a água fervente e deixar no fogo por quinze minutos, colocando os demais ingredientes Derramar o caldo na telha, com o fogo ligado, de maneira que cubra até a metade Colocar os filés de peixe e cozinhar durante oito a dez minutos Salpicar um pouco de salsinha, cebolinha-verde e coentro Corrigir o sal e a pimenta Puxar o peixe para uma extremidade da telha e, na outra, juntar a farinha aos poucos e mexer com uma colher de pau, até formar um pirão mole Derramar o leite de coco sobre o peixe e deixar mais alguns instantes no fogo Decorar com a cebolinha-verde, os pimentões, os tomates e as azeitonas Servir bem quente

91


BOLO DE MACAXEIRA FÁCIL E RÁPIDO

lados reis

INGREDIENTES 

5 a 6 macaxeiras médias cruas cortadas em pequenos pedaços 2 xícaras de açúcar 3 colheres de sopa de manteiga 200ml de leite de coco 1/2 xícara de leite 2 colheres de sopa de trigo 3 ovos

50 g de coco ralado

    

MODO DE PREPARO Bata a macaxeira junto com o leite de coco e o leite de vaca no liquidificador Reserve Depois bata também no liquidificador o açúcar, o trigo, a manteiga e os ovos, misture com a macaxeira triturada Acrescente o coco ralado e mexa bem (reserve 1 colher de sopa do coco ralado para salpicar em cima do bolo antes de ir ao forno) Leve para assar em forno médio, por aproximadamente 45 minutos, ou até o palito sair seco

92


COCADA

Tudo Gostoso

INGREDIENTES   

400 g de coco fresco ralado, grosso 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar

1 e 1/2 xícara (chá) de água 1/4 xícara (chá) de leite condensado

óleo, o quanto baste para untar

MODO DE PREPARO Unte uma assadeira grande com óleo Reserve Coloque a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo alto Deixe a calda cozinhar até o ponto de fio médio Despeje o coco na panela com a calda e mexa Acrescente o leite condensado e continue mexendo até que comece a desprender do fundo da panela Retire a cocada do fogo e coloque as colheradas sobre a assadeira untada Espere endurecer um pouco e retire as cocadas da assadeira com uma espátula Se quiser guardar a cocada, deixe esfriar bem e guarde num recipiente com tampa

93


PÃO DE QUEIJO COM BASTANTE QUEIJO

Thoanny Ludymilla

INGREDIENTES        

3 ovos 400 g de queijo mussarela ralada 1 colher de queijo parmesão ralado 5 batatas médias cozidas e amassadas 300 ml de leite 300 ml de óleo 1 pitada de sal 1 kg de polvilho azedo

MODO DE PREPARO Em uma tigela escalde o polvilho com o óleo aquecido e o leite aferventado Adicione o sal, o queijo parmesão ralado e os ovos, amasse bem Juntar à mistura o queijo mussarela ralado e as batatas, sempre amassando bem Molde os pães de queijo em bolinhas pequenas e uniformes, coloque-os em uma assadeira untada com óleo Asse em forno pré-aquecido, à 200°, por aproximadamente 20 minutos, ou até ficarem levemente dourados Os pães de queijo podem ser congelados antes de serem assados

94


EMPADÃO DE FRANGO ESPECIAL

Tudo Gostoso

INGREDIENTES MASSA:       

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo 150 g de margarina culinária ou comum 1 ovo 1 colher (sopa) cheia de açúcar 1/2 colher (chá) de sal 1 colher (chá) de fermento para bolo 4 colheres (sopa) de água gelada RECHEIO:

  

1/2 kg de peito de frango 1 cebola picada

1 tomate picado 1 lata de ervilha

1 cenoura ralada (ralo grosso)

Temperos a gosto 2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo

MODO DE PREPARO RECHEIO: Cozinhe o peito de frango com os temperos, com pouca água Desfie e reserve

95


Em uma panela coloque a cebola, o tomate e a cenoura Junte o frango com um pouco de caldo e deixe cozinhar por 10 minutos Misture e deixe cozinhar mais 3 minutos À parte, em uma xícara (chá) do caldo de frango frio, dissolva as 2 colheres de farinha de trigo, acrescente ao recheio com a ervilha, misture bem por 2 minutos e retire do fogo Enquanto esfria prepare a massa

MASSA:

Junte a farinha, o açúcar, o fermento o sal e misture Acrescente a margarina e misture com a mão até ficar uma farofa À parte bata ligeiramente o ovo, junte a água e acrescente a massa, misture bem Deixe descansar por 15 minutos Divida a massa em 2 partes e espalhe uma parte no fundo de uma forma média (retangular ou redonda) e laterais Recheie e cubra com o restante da massa Pincele com uma gema Asse em temperatura moderada por 45 minutos ou até dourar

AMBROSIA

96


tigr

INGREDIENTES       

1 l de leite 1 kg de açúcar 6 ovos 1 colher (sopa) de vinagre ou suco de limão Cravo - da - índia 6 gemas de ovo Canela em pau

MODO DE PREPARO Coloque o açúcar em uma panela, de preferência com o fundo grosso para não queimar, com 2 xícaras de água Mexa e leve ao fogo para formar uma calda Deixe ferver em fogo forte por 15 minutos, para que a calda fique grossa Enquanto isso, passe os ovos inteiros e as gemas na peneira, junte o leite e o vinagre Quando a calda estiver grossa, junte a mistura de ovos, deixando no fogo Abaixe o fogo e mexa delicadamente até que fique cozida para granular por 15 minutos De vez em quando, mexa lentamente para não pegar o fundo Se começar a secar muito, acrescente mais água

SOPA DE FEIJÃO

97


INGREDIENTES 

3 xícaras de feijão cozido e temperado (pode ser sobra de feijão)

1 batata média cortada em cubinhos 3 xícaras de água 2 tomates picados (com pele e semente) Sal e pimenta do reino a gosto

  

MODO DE PREPARO Bater o feijão, a água e o tomate no liquidificador Colocar o feijão batido e a batata em uma panela e cozinhar, até amaciar a batata Se ficar muito grosso, acrescentar mais água Provar e acertar o sal, se necessário Salpicar com pimenta do reino a gosto, e servir

PÃO CASEIRO 98


Paula Carvalho

INGREDIENTES 

2 e 1/2 copos de água morna

2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher de sal 1 ovo 1 copo de óleo 1 kg de farinha de trigo 50 g de fermento de padaria

    

MODO DE PREPARO Misture o fermento e a água morna, reserve No liquidificador, bata o açúcar, o óleo, o sal, o ovo e a água com o fermento por alguns minutos Despeje a massa e acrescente a farinha de trigo aos poucos, misturando com as mãos Acrescente a farinha de trigo até que a massa desgrude das mãos e deixe crescer por 1 hora Divida a massa em partes e modele os pães Deixe crescer, novamente, por 40 minutos Leve para assar por 30 minutos

COSTELA NA PANELA DE PRESSÃO SEM ÁGUA 99


Elis ilva

INGREDIENTES 

1 kg de costela vaca meio magra

1 tablete de caldo de carne

MODO DE PREPARO Coloque a costela e o caldo na panela de pressão, espere abrir fervura e deixe cozinhar por 10 minutos (não precisa de água) Abra a panela mexa, para que o caldo mistura com costela Feche a panela e deixa abrir fervura novamente e deixa cozinhar por 20 minutos Pronto é so servir Atenção: na hora de preparar vai cheirar queimado, isso é normal a costela tem que ser meia magra, fica parecendo churrasco e se for gorda junta muita água fica parecendo cozida

ROLÊS DE FRANGO RECHEADO

100


Ca r

INGREDIENTES        

10 filés de frangos grandes alho, tempero pronto, cebolinha e suco de limão para temperar 5 fatias de mussarela 5 fatias de presunto 2 ovos batidos farinha de rosca palitos óleo para fritar

› Aves › Frango, galinha › Rolês de sobrecoxas com requeijão

ROLÊS DE SOBRECOXAS COM REQUEIJÃO 101


Vera Danuza

INGREDIENTES 

1 kg de sobrecoxas 1 limão 5 tomates 1 cebola grande

3 dentes de alho amassados

Pimenta-do-reino a gosto Temperos verdes

 

 

1 colher (sopa) de sal 200 g de presunto fatiado 100 g de queijo mussarela 1 lata de milho verde

1 copo de requeijão cremoso

2 colheres de sopa de óleo

 

MODO DE PREPARO Lavar as sobrecoxas, tirar o excesso de pele e colocar de molho na água com um limão espremido durante 20 minutos Escorrer a água e secar com toalha de papel as sobrecoxas

102


Temperá-las com alho sal e pimenta-do-reino Deixar no vinhad'alhos de um dia para outro Levar ao fogo uma panela com o óleo, fritar as sobrecoxas dourando-as de todos os lados Bater no liquificador os tomates,a cebola e os temperos verdes Juntar as sobrecoxas Deixar cozinhar colocando água, se necessário, até que fiquem cozidas Retirar da panela, dessossar as sobrecoxas e cortá-las ao meio Enrolar cada 1/2 sobrecoxa em uma fatia de presunto e sobre o frango colocar 1/2 fatia de queijo Se quiser pode fechar o rolinho usando um palito Arrumar os rolinhos em uma forma refratária, cobrir com milho verde Por último cobrir com requeijão cremoso Levar ao forno para dourar

103


FRANGO À VALENCIANA

Tudo Gostoso

INGREDIENTES             

8 ou 10 sobrecoxas de frango 1 pimentão verde em cubos 1 pimentão verde batido no liquidificador 15 mini cebolas ( bem pequeninas mesmo) 1 vidrinho de champignon 1 colher de sopa de manteiga 1 lata de creme de leite 1 copo de vinho branco seco 1 copo de água tomilho 2 dentes de alho picados e amassados 2 cubos de caldo de galinha sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO Refogue o frango na manteiga e alho, acrescente o pimentão e as mini cebolas, refogue mais um pouco Coloque o pimentão batido, água, os cubinhos de caldo de galinha e deixe ferver Ponha o vinho branco, o champignon e os outros temperos, deixe apurar Em seguida acrescente o creme de leite, mexa até borbulhar e está pronto

104


105


Receitas rozian 1