Page 140

VIGAS

PAREDES

CHAPAS FURADAS

EXTERIOR

ANCORANTES

FASE EXPERIMENTAL: ABATIMENTO ACÚSTICO DETERMINAÇÃO DO ENSAIO A determinação do ensaio foi feita de modo a garantir a reproducibilidade do dado e a comparação dos resultados entre os vários materiais. Decidiu-se colocar sob pressão as amostras ao longo do eixo z com faixas de carga pré-definidas (de 5 a 35 kN/m), por terem sido anteriormente testadas em institutos específicos, para lhes optimizar a capacidade resiliente em função da tipologia do perfil fonoisolante. As variações de carga foram possíveis graças a uma prensa oleodinâmica dotada de manómetro. Foram acoplados três elementos de madeira de maneira ortogonal para reproduzirem a junção soalho-parede, com a interposição de diferentes perfis fonoisolantes. O princípio do método é verificar a diferença, em

termos de velocidade vibracional, entre dois pontos situados sobre dois elementos ortogonais e separados pela junta realizada mediante TITAN TTF200, com e sem interposição do material resiliente, e fixação por meio de pregos LBA Ø4 x 60. A tensão é gerada por um golpe de martelo (peso de 350 g) com cabeça de borracha, com repetição de 3 impulsos para cada eixo de referência. Portanto, o fenómeno é detectado ao mesmo tempo sobre dois elementos de madeira em que estão instalados dois acelerómetros triaxiais ligados a um analisador multicanal. Foram colhidas amostras dos dados no intervalo de frequência entre 5 e 5000 Hz, com uma constante de tempo de 5 ms.

z y x

REDUÇÃO DAS VIBRAÇÕES TRANSMITIDAS POR RUÍDOS DE PISADAS

CONFIGURAÇÕES DE ENSAIO TITAN TTF200 + Absorber Plate yellow TITAN TTF200 + Aladin Stripe soft xl TITAN TTF200 + Aladin Stripe extra soft xl

CARGA MÍN.

CARGA MÁX.

33%

32%

3,5 dB

3,4 dB

14%

16%

1,3 dB

1,5 dB

24%

16%

2,3 dB

1,6 dB

O dado expresso em decibel deve ser considerado exclusivamente do ponto de vista comparativo entre vários materiais testados sob as mesmas condições de limite, dado que se refere à atenuação do ruído transmitido sobre a estrutura específica sem levar em conta as camadas adicionais que constituem a parede no seu total (placas de cartão-pedra, painéis de fibra mineral etc.). Tal dado não exprime, portanto, a atenuação do ruído prevista após a realização do edifício.

A apresentação dos resultados é quer de forma percentual de redução das vibrações quer expressa em decibel de atenuação do ruído trasmitido. Para uma maior facilidade de leitura, decidiu-se pela atribuição do dado médio total para as extremidades das faixas de carga previstas. O valor relativo às frequências médias resulta ser aquele mais sólido do ponto de vista estatístico e metodológico. Dentro desse raio de alcance, concentra-se, de facto, a maior parte da energia dada à amostra com o martelo de ensaio.

Maiores informações e esclarecimentos estão disponíveis junto do escritório técnico da rothoblaas.

180

TITAN SILENT

Profile for Rothoblaas

Chapas e ligadores para madeira - pt  

New catalogue - "Plates and connectors for wood"

Chapas e ligadores para madeira - pt  

New catalogue - "Plates and connectors for wood"