Issuu on Google+

ROTAPRAIA

Rotary Club de Santos-Praia - Distrito 4420 Presidente Agregador 2011-12 Eustázio Alves Pereira Filho

Boletim Eletrônico Janeiro - Fevereiro - Março /2012 Edição Comemorativa dos 53 anos 02 02

Comp. Jorge Thadeu Rogas, fala sobre o Projeto Distrital “Cuidados ao Mergulhar”

O projeto lançado em 22 de novembro de 2011, no RC São Paulo Sul, nas dependências do Colégio Rio Branco, foi abordado em reuniãoordinária do RC Santos-Praia no dia 02/02, onde foram elucidadas todas as imprecisões dos participantes.

07-02

Visita ao Club Afilhado RC de Cubatão RC Santos-Praia participa da Visita Oficial do Governador Fernando Dias Sobrinho ao Clube afilhado RC de Cubatão, no dia 07/02. Devido à viagem de nosso Presidente Eustázio Alves Pereira Filho a Buenos Aires, em comemoração aos 53 anos do RC de Santos-Praia, o clube foi representado pelo casal Companheiro José Eduardo Mangini e esposa Nadia.

09 a 12-02 Companheirismo em Buenos Aires

Presidente indicado 2012-2013 Adelino Pedro Rodrigues apresenta seu Conselho Diretor, durante Assembléia Geral realizada no dia 02 de fevereiro de 2012, aprovado pelos presentes, tornando-se Presidente Eleito 201213 “Paz Através do Servir”.

Fevereiro é um destacado mês rotário! No dia 23, o Rotary Internacional completou 107 anos do ideal de servir! E em clima de muita alegria e total descontração aconteceu a viagem internacional de companheirismo, comemorativa dos 53 anos de fundação do querido ROTARY CLUB DE SANTOS PRAIA (fundado em 12/ 02/1959), na elegante Buenos Aires, em ritmo de tango e deliciosa gastronomia. A viagem que reuniu 33 participantes, entre companheiros e familiares.


Rotapraia - Ano Rotário 2011-12 -Boletim Eletrônico - Jan-Fev-Mar/2012

09 a 12-02

16-02

Pg. 2

Companheirismo em Buenos Aires

LANÇAMENTO DE CARTILHA EDUCATIVA PARCERIA SOS PRAIAS , SABESP E RC SANTOS PRAIA A atenção que o RCS PRAIA dispensa a projetos de preservação do meio ambiente foi patenteada com a palestra da Professora Regina Chírico, Presidente da ONG SOS PRAIAS BAIXADA SANTISTA no dia16/02, quando foi ratificado o lançamento da cartilha pára didática, de sua autoria, em parceria com a SABESP e o “Santos Praia”, entre outros parceiros, que está sendo distribuída nas escolas da rede pública. Abordando o tema “Meio ambiente: praia própria bandeira verde nela!”, a palestrante demonstrou todo o seu conhecimento de ambientalista e sua luta , de mais de duas décadas, nas questões de meio ambiente, notadamente na despoluição das praias de Santos e litoral. Regina Chírico destacou a importância de insistirmos na conscientização, fator que tem contribuído para que tenhamos

nossas lindas praias mais limpas. A palestra despertou grande interesse, tendo em vista, inclusive, o expressivo número de perguntas dos companheiros interessados no tema. O Presidente Agregador Eustázio Alves Pereira Filho agradeceu especialmente a atuação do Diretor da sub Comissão de Meio Ambiente, Companheiro Ari Roberto Rodrigues e demais Companheiros que atuam na Comissão de Projetos de Prestação de Serviços e que preparam o plantio de árvores ( Projeto “Plante Árvore, Ganhe Vida”), pelo Rotaract, ROTARY KIDS e Colégio Lamec, dia 03/03, dentro da programação de aniversário do Clube. O Presidente Eustázio parabenizou a palestrante por sua efetiva liderança no setor, prestando a homenagem do Clube, com a entrega do troféu do ano rotário “Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade”.

23-02 CAMPANHA CONTRA A HOMOFOBIA: RC SANTOS PRAIA PRESTIGIA PALESTRA NO RC SANTOS BOQUEIRÃO. Dando continuidade à campanha contra a homofobia, chancelada pela OAB, o RC Santos Boqueirão, promoveu concorrida palestra proferida pelas causídicas Rosângela Novaes (esposa do Companheiro Sérgio Luis Ribeiro dos Santos Novaes) e Patrícia Cristina Vasques de Souza Gorisch, as quais, de maneira brilhante e com riqueza de conteúdo, abordaram aspectos do Direito Constitucional e sócio culturais, elucidando sobre o polêmico tema. O Presidente Agregador Eustázio Alves Pereira Filho e Marinilza prestigiaram o evento e parabenizaram a Presidente Agregadora do Clube afilhado, Maria Lúcia Moita, pela feliz iniciativa, em promover a interessante reflexão.


Rotapraia - Ano Rotário 2011-12 -Boletim Eletrônico - Jan-Fev-Mar/2012

29-02

Pg. 3

FAMÍLIA SANTOS PRAIA COMEMORA COM MUITA ALEGRIA, OS 53 ANOS DE EXISTÊNCIA

O Prefeito João Paulo Tavares Papa, o Governador do Distrito 4 420 Fernando Dias Sobrinho, 2011-12, ladeando o Presidente Agregador Eustázio Alves Pereira Filho, o Diretor 1º Secretário Leonardo Araújo Peres Martins, o Governador 2006-07, EGD Marcelo Demétrio Haick, Presidente Agregador do Clube Padrinho Rotary Club de Santos, Charles Dias e a Presidente da ASFAR – Associação de Familiares dos Rotarianos de Santos, Marlene Bittencourt.Com muita alegria e de maneira plena, o ROTARY CLUB DE SANTOS PRAIA comemorou seus 53 anos de fundação. Em fevereiro, comitiva formada por 33 participantes realizou bonita viagem de companheirismo na bela cidade de Buenos Aires. No dia 1º/03, aconteceu a Festiva de Aniversário, que reuniu cerca de uma centena de convidados, lotando os salões da cobertura do Edifício Rotary, com vasta programação de protocolo. Em frente a grande painel, com a foto do Marco Rotário da praia, os convidados foram fotografados ao chegarem e levaram bonita foto lembrança do aniversário, grifo “Tudo em Foto”, do Companheiro Gilberto Vieira Branco e Gaby.

POSSE DE NOVOS COMPANHEIROS DURANTE A FESTIVA

O RC Santos Praia continua crescendo. Sejam bem vindos! os novos associados Carlos Carvalho e sua esposa Elza e Rogério Santos e a esposa Renata, acompanhados pelos padrinhos, respectivamente, Companheiro José Luis Blanco Lorenzo e Elenita e o casal Presidente Agregador Eustázio e Marinilza. A Presidente da Associação das Famílias de Rotarianos de Santos – ASFAR -, Marlene Bittencourt empossou as esposas na entidade.


Rotapraia - Ano Rotário 2011-12 -Boletim Eletrônico - Jan-Fev-Mar/2012

Companheiro Robinson Alberto Costa ao lado de sua esposa Aparecida, Presidente Eustázio e EGD 2006-07 Marcelo Demétrio Haick recebe sua 2ª Safira.

FOTO DO COMPANHEIRO DALVE NEGRÃO PASSA A INTEGRAR GALERIA DOS PAST PRESIDENTS DO RCS PRAIA Momento da grande emoção, durante a Festiva, foi a inauguração da foto do Companheiro DALVE MANOEL NEGRÃO DOS SANTOS, 52º Presidente do RCS Praia – ano rotário 2010-11. Acompanhado por sua Conceição, filhos, genros, nora e netos, os integrantes da bonita família descerraram juntos a fita, inaugurando a tradicional foto, que passa a integrar a Galeria dos ex - Presidentes do Rotary Club de Santos Praia. O Presidente Agregador Eustázio Alves Pereira Filho, assim como o Governador Fernando Dias Sobrinho e o Prefeito João Paulo Tavares Papa, cumprimentaram o Companheiro Dalve por sua dinâmica gestão a frente do RCS Praia. OUTORGA DE TÍTULOS DE A S S O C I A D O S HONORÁRIOS O RCS Praia, através de seu Conselho Diretor, tem por hábito, expressar reconhecimento às pessoas que se destacam, por sua dedicação às iniciativas do Clube, ao Rotary International e com notoriedade na sociedade, homenageando-as com a outorga do Título de Associado Honorário. Durante a Festiva de 53º Aniversário - neste ano rotário 2011-12 -, receberam a láurea, NILDA DE CASTRO SMOLKA, MARIA SILVIA MARTINS HAICK e o Prefeito JOÃO PAULO TAVARES PAPA, merecedores dos mais efusivos aplausos, principalmente, pela postura exemplar, fundamental à formação das novas gerações

Pg. 4

PREFEITO PAPA DESTACA MOMENTO PUJANTE DE NOSSA CIDADE E DE NOSSO CLUBE E nosso Prefeito Papa, da tribuna do Santos Praia, já reconduzido associado honorário do Clube, explicou sobre o Projeto de revitalização do Porto Valongo, que finalmente dará a Santos na sua memorável região do centro um auspicioso “Porto Madero”, mas com marina pública e novo terminal de passageiros de cruzeiro. Além disso, ressaltou a chegada da USP com o campus Mar, na região da Vila Mathias e da UNIFESP. Quanto ao RCS Praia, agradeceu pela homenagem recebida e cumprimentou os Companheiros e familiares pela expressiva trajetória de 53 anos de serviços prestados a Santos.

Fone: 3222-5848


Rotapraia - Ano Rotário 2011-12 -Boletim Eletrônico -Jan-Fev-Mar/2012

03-03

ROTARY KIDS SANTOS PRAIA Ação do ROTARY KIDS SANTOS PRAIA é notícia no Diário Oficial. Crianças plantam árvores na orla e Campo Grande .Um grupo de crianças do Rotary Club Santos-Praia deu exemplo de cidadania no sábado (3) ao plantar 23 mudas de árvores, sendo um ipê no jardim da praia e o restante no bairro do Campo Grande. A atividade na orla, nas proximidades da Av. Conselheiro Nébias, fez parte das comemorações de 53 anos da instituição e marcou ainda a criação do grupo Rotary Kids, formado por meninos e meninas de 6 a 12 anos. Já o plantio no Campo Grande (Rua Marquês de São Vicente com a linha férrea), integra o projeto Plante Árvore, Ganhe Vida, realizado pela entidade em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, com doação de mudas da Ecovias. A área contemplada foi a Rua Marquês de São Vicente com a linha férrea. Agradecemos pelo grande empenho do Diretor de Patrimônio Companheiro Luiz Carlos Negrini Machado, que não mediu esforços, em tratativas constantes com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente, conseguindo,inclusive que o Marco Rotário da praia foi todo pintado, além da construção de base inclinada, colocação da nova placa do ano rotário 201112 e plantio do ipê junto ao Marco. Nossa profunda gratidão!

Santos-Praia agora está no facebook! Abra “Rotary Santos-Praia” e veja: informações, mural, amigos.

Pg. 5 04-03 COMPANHEIRISMO NA ILHA DAS PALMAS

Reunião de Companheirismo, realizada na Ilha das Palmas no dia 04/03.

Nosso Marco Rotário


Pg. 6

Rotapraia - Ano Rotário 2011-12 -Boletim Eletrônico - Jan-Fev-Mar/2012

02-03

TEATRO COLISEU LOTADO APLAUDE O MUSICAL “MALANDRAGEM” Quem foi ... lamentou por quem não foi... e quem não foi, perdeu a belíssima apresentação do musical - nível exportação! – “MALANDRAGEM, UM TRIBUTO A ADONIRAN BARBOSA E NOEL ROSA”, pelo Balé da Cidade de Santos, premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte e que logrou o direito de representar o Brasil em Nova York. Em pleno centenário dos dois ícones do samba de São Paulo e Rio de janeiro, o espetáculo, do mais alto nível, corou as festividades de 53º aniversário de fundação do Rotary Club de Santos Praia, verdadeiro sucesso, tendo reunido mais de quinhentos participantes, em prol da APAE, interação perfeita da cultura com a benemerência. O Presidente Agregador Eustázio Alves Pereira Filho, em seu speech, agradeceu ao Prefeito João Paulo Tavares Papa e a sua equipe da Administração Municipal, pela parceria na liberação de toda estrutura; à mídia escrita, falada e televisada pela ampla divulgação e grande apoio; aos Presidentes Agregadores dos demais clubes de Rotary e equipe Distrital, pelo empenho na venda de ingressos;aos companheiros, familiares, e Amigos do RC Santos Praia e cada pessoa presente que acreditou no projeto para seu

seu êxito. Lembrou o Presidente que, se o ideal de servir preconizado por Rotary, deve ser vivência do dia a dia, fevereiro tem um colorido todo especial. Foi em 23 de fevereiro de 1905 – portanto há 107 anos! – que nascia no mundo a extraordinária engrenagem que trabalha pela paz mundial, através da busca incessante da diminuição das diferenças e desigualdades. E, em 12 de fevereiro de 1959 – portanto há 53 anos! – surgia em nossa cidade o ROTARY CLUB DE SANTOS PRAIA, a serviço solidário da sociedade santista. O Presidente prestou homenagem às jovens bailarinas e à Diretora Renata Pacheco, com a entrega de troféus do ano rotário 2011-12, “Conhecer a Si Mesmo para Envolver a Humanidade”. O Presidente da APAE/Santos, Dr. Luiz Lopes Junior, agradeceu à ação humanitária do RC Santos Praia. A Banda da Polícia Militar abrilhantou o evento, por deferência especial do Coronel Sérgio Del Bel, Comandante da área regional da PM. O Companheiro Martinho Polillo, especialista em marketing, expressou abalizado parecer sobre o quanto toda a programação agregou à marca Rotary Santos Praia, junto à comunidade. Estamos todos, portanto, de parabéns! EXPEDIENTE Edição e criação: Rosana L. Oliveira Fotos: Alan Hudson Lopes Supervisão: José Eduardo Mangini Site: www.rotary-santospraia.com.br E-mail: secretaria@rotary-santospraia.com.br


Rotapraia - Ano Rotário 2011-12 -Boletim Eletrônico - Jan-Fev-Mar/2012

08-03

FESTIVA DO RCS PRAIA EM HOMENAGEM ÀS MULHERES

03-03

O Dia Internacional da Mulher foi devidamente comemorado em festiva do Rotary Club de Santos Praia, dia 08 de março, quando a jornalista e escritora CLARA MONFORTE apresentou, de maneira simpática e descontraída, o tema ”Coragem x Preconceito”, sob os aplausos de interessada platéia, que lotou os salões da cobertura do tradicional Edifício Rotary. Apesar da profundidade, a palestrante teve a maestria de desenvolver a temática de forma sutil e com especial leveza. A exceção do Presidente Agregador Eustázio Alves Pereira Filho, que presidiu o evento, a mesa diretora dos trabalhos, a convite do Presidente, foi formada por mulheres, que representaram as esposas do RCS Praia e acompanharam a palestrante. Além de Marinilza, esposa do Presidente, fizeram parte das mesa, Elza Cicone, esposa do 1º Vice Presidente Arthur Cicone e Aline, esposa do Diretor 1º Secretário Leonardo Araújo Peres Martins, Presidente indicado para o ano rotário 2013-14. O Presidente Eustázio, em nome dos Companheiros do Clube, prestou homenagem às mulheres, lembrando o episódio que deu origem à instituição do Dia Internacional, quando 130 operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova York, foram carbonizadas por reivindicarem melhores condições e a diminuição da jornada de 16 horas de trabalho/dia, ocorrido em 08 de março de 1857. Ao final, entregou o troféu do ano rotário “Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade”, à aplaudida palestrante CLARA MONFORTE, acompanhada do esposo, Dr. Oswaldo Monforte, da filha Graziela ao lado do Felipe Chiarello, Companheiro do Rotary Club de Santos, nosso Clube padrinho. Presentes ao bonito evento, Ana Gonçalves e Leila Nader, do Rotary Club de Santos Boqueirão, Christiane Oliveiros, os Companheiros Rafael e Maria Del Carmen Alvares, do RC de Santa Cruz de La Sierra Las Palmas, Bolívia, entre tantos convidados, Companheiros do RCS Praia e familiares. Uma noite cercada de encanto!

Pg. 7 Instituto de Liderança Rotária ILR.

A enfase do treinamento de lideranças, como o permitido pelas três partes do curso promovido pelo ILR, tem como objetivo ajustar a visão dos Rotarianos que deles participam para posturas superiores e desafiadoras em nossa organização. Divisão São Paulo do Instituto de Liderança Rotária - ILR, criada no final de 2007, têm em seus clubes altíssimo potencial e que serão estimulados a identificar futuros e potenciais líderes e motivar sua participação, o propósito é o de oferecer para estes líderes potenciais a possibilidade de conhecer mais sobre Rotary e que estes conhecimentos sejam postos em prática e por eles transmitidos a todos os demais companheiros de seus respectivos clubes. Presidente indicado 2013-14, Leonardo Araujo Peres Martions, participou do treinamento de Instituto de Liderança Rotária no dia 03, na Assembléia Legislativa em São Paulo.

Atualização da Nossa Secretaria Conforme aprovado pelo Conselho Diretor foram adquiridos novos equipamento para a secretaria como segue: CPU –Torre Intel i3, 500 HD, Windows 7 – Home Premium, Mouse e Teclado – Microsoft, Monitor LED 21’ – OAC, Impressora HP Laser (color), HD externo Samsung 500 G. Foram doados pelo companheiro Mangini mais alguns itens como segue: Monitor LCD 17’ OAC, Impressora HP 930, Roteador Intelbras, Softwares (originais): Office 2010 e Norton 360 Antivirus O companheiro Nivaldo providenciou a pintura da sala dos troféus.


Rotapraia - Ano Rotário 2011-12 -Boletim Eletrônico - Jan-Fev-Mar/2012

Pg. 8

15-03 Reunião de Companheirismo é o nosso FORTE!. Self Service, descontração, atmosfera de alegria, assim foi realizada a reunião jantar no dia 15/03. Dar de Si Antes de Pensar em Si é a expressão do espírito humanitário que acalora 1,2 milhão de rotarianos. Os laços de companheirismo que unem os rotarianos e a excelência dos projetos comunitários e internacionais são marca indelével do Rotary mundialmente.

24/-03

Presidente da Paz participa de PETS

Marcos Luiz Zanardo e Maria Laiz, Casal Governador 2012-2013, com o Presidente da Paz, Adelino Rodrigues, do Santos Praia.

Adelino Rodrigues e Celina, na plenária.

Neste final de semana, mais precisamente sexta, sábado e domingo, juntamente com minha mulher Celina, participei do Seminário para presidentes eleitos organizado pelo Governador 2012-2013, Marcos Luiz Zanardo, na cidade de São Pedro. O seminário abrangeu sobretudo as áreas de enfoque do Rotary e que são parte integral do Plano Visão de Futuro da Fundação Rotária, através do qual rotarianos utilizam Subsídios Globais para dar apoio, em parceria com os Rotary Clubs, distritos ou outras organizações, a projetos sustentáveis, de grande escala e com resultados mensuráveis. As áreas de enfoque estão inseridas no Plano Estratégico do RI como parte da prioridade “dar mais enfoque e expansão aos serviços comunitários”. Questões que envolvem a administração de um Clube também foram objeto de análise, com ênfase no aprimoramento e motivação para que todos possam


boletim eletr. Jan-Fev-Mar/2012