Issuu on Google+

ROTARY CLUB DE FORTALEZA–OESTE Reuniões às 12:00 de terça-feira no Náutico Atlético Cearense

ANO ROTÁRIO 2011/2012 – Edição de abril de 2012

EDITORIAL

Lema do Ano Rotário 2011/12

“Símbolos Rotários”

PRESIDENTE DE ROTARY INTERNATIONAL

Companheiros e Companheiras,

Kalyan Banerjee

DISTRITO 4490 GOVERNADOR D-4490 Francisco Alves do Nascimento GOVERNADOR ASSISTENTE Mauriti de Lucena Cavalcanti ROTARY CLUB DE FORTALEZA-OESTE Fundação: 15/11/1955 Admissão em RI: 27/12/1955 CONSELHO DIRETOR PRESIDENTE José Amaury Batista Gomes Filho 1º VICE-PRESIDENTE Antônio Dantas Breckenfeld 2º VICE-PRESIDENTE Carlos Miranda Ponte (Carlito) 1º SECRETÁRIO Roberto Coelho Lima 2º SECRETÁRIO Théo Espíndola Basto 1º TESOUREIRO Rubens Alves de Freitas Sobrinho 2º TESOUREIRO José Mathias de Brito Pinheiro DIRETOR DE PROTOCOLO José Háteras e Silva VICE DIR. DE PROTOCOLO José Armando Pontes Dias COMISSÕES PERMANENTES Nelson Marcelino – Adm. Clube Domenico Gabriele – Prest. Serv. João Oswaldo – Des. Quadro Soc. Pelágio Brandão – Fund. Rotária Sérgio Porto – Relações Públicas PRESIDENTE ANTERIOR Marcos de Oliveira Pina PRESIDENTE ELEITO 2012/2013 Eduardo Augusto Cortez Campos

“ O C O M P A N H E I RO ” COMISSÃO EDITORIAL Raimundo Avelino e Silva José Maria Bonfim Amaury Gomes Marcos Pina EDITOR Eduardo A. C. Campos Boletim Mensal Impresso e Eletrônico boletimrotaryoeste@gmail.com

O mês de maio no calendário rotário é dedicado aos símbolos rotários. Todas as organizações, para serem reconhecidas, necessitam de símbolos que as representem. Com o Rotary não é diferente. A bandeira, flâmula, o sino e malhete são símbolos rotários. Mas nada se compara ao distintivo rotário, o emblema representado pela famosa roda denteada, nas cores azul e/ou dourado. Sem dúvida é a insígnia mais marcante da nossa instituição. O primeiro desenho da engrenagem é atribuído a Montague Bear, rotariano de Chicago, na forma de uma simples roda de trem, com alguns traços ao seu redor para dar a perspectiva de movimento. Na época, o símbolo não possuía caráter universal, o que somente veio a ocorrer em 1929, momento em que foi adotada a forma atual, existente desde 1924, que já continha o detalhe do rasgo de chaveta, ao centro, que representa utilidade. Os seus 24 (vinte e quatro) dentes representam o número de horas do dia. Traduzem a idéia de que o rotariano vive o Rotary a todo e qualquer momento seja em ação ou em pensamento. Os 6 (seis) raios significam as 6 (seis) qualidades que o rotariano deve possuir em relação à família, sendo bom chefe de família; à ação, cumprindo seus deveres de cidadão; à amizade, sendo leal e parceiro; à profissão, atuando com ética em seus negócios; à religião, respeitado a diversidade de crenças; e à própria instituição, praticando o companheirismo, servindo a quem necessita e cooperando para a compreensão e paz mundiais. A roda denteada deve ser sempre acompanhada da expressão “Rotary International” em qualquer mercadoria ou publicação. A utilização do distintivo rotário é de suma importância não somente para a instituição, que vê sua marca divulgada, como para o próprio rotariano, que, através dela, se identifica como cidadão do mundo. Exemplos não faltam de rotarianos que já obtiveram ajuda ou auxílio em um momento de necessidade por mercê de seus “botons” nas lapelas. De igual, a curiosidade de nãorotarianos em saber o que estes significam já deram ensejo ao crescimento do número de rotarianos e à cooperação e à parceria para a realização de inúmeros projetos sociais. Cultivemos os símbolos rotários!

José Amaury Batista Gomes Filho Presidente 2011/2012


02

O COMPANHEIRO ABRIL/2012 ROTARY CLUB DE FORTALEZA - OESTE ANIVERSARIANTES DE ABRIL / 2012 P A R A B É N S

Em nome do Companheiro Amaury Gomes, PARABENIZAMOS todos os aniversariantes do mês de abril de 2012.

02 - Maria Virgínia, esposa do comp. David Zanotelli 03 - Lúcia Maria, esposa do comp. Alfredo Luzardo 03 - Iara, esposa do comp. Júlio Bezerra leite 06 - Lúcia, esposa do comp. Rui Filgueiras Lima 08 - Teresinha, esposa do comp. Gilberto Rangel 10 - Companheiro Maximiano Leite Barbosa Chaves 10 - Companheiro Everardo Moisés Ferreira 16 - Companheiro Leonardo Carapeba Lundgaard Jensen 17 - Lúcia Maria, esposa do comp. Clodionor Carvalho de Araújo 18 - Maria Iêda, esposa do comp. Carlito Ponte 22 - Companheira Rita Rêgo 23 - Veroneida, esposa do comp. Antônio Rogério Brandão 25 - Rosalina, esposa do comp. Carlos Alberto Mont’Alverne 27 - Zuleide, esposa do comp. Antônio Dantas Breckenfeld 27 - Companheiro Schubert de Farias Machado 29 - Companheiro José Amaury Batista Gomes Filho 29 - Zélia, esposa do comp. Arylo de Aguiar Holanda

Reunião do dia 10/04/2012

1

3

2

Na foto 1, a mesa principal composta, da esquerda para a direita, pelo companheiro Pelágio Brandão, sua esposa Márcia Brandão, presidente Amaury Gomes, companheiro Raimundo Avelino e Silva, e companheira Sâmia Militão, presidente da Casa da Amizade; Na foto 2, o companheiro Pelágio Brandão colocando em sua esposa Márcia, o pin do título Paul Harris; Na foto 3, Márcia Brandão exibindo seu título Paul Harris, entre o marido, companheiro Pelágio Brandão, e o presidente Amaury Gomes.

Companheiro Alfredo Luzardo colocando a safira no companheiro Pelágio Brandão sob os olhares de Márcia Brandão e do presidente Amaury Gomes.

Companheiro Alfredo Luzardo, companheiro Pelágio Brandão e sua esposa Márcia, e presidente Amaury Gomes.

Companheiro Célio Fontenelle com o companheiro Pelágio Brandão e sua esposa Márcia, nossa nova companheira Paul Harris.

Companheiro Marcos Pina com o companheiro Pelágio Brandão e sua esposa Márcia, nossa nova companheira Paul Harris.

ABRIL DE 2012 - NÚMERO DE REUNIÕES = 4 / NÚMERO DE SÓCIOS = 69 / FREQUÊNCIA = 61,19%


03

O COMPANHEIRO ABRIL/2012 ROTARY CLUB DE FORTALEZA - OESTE

Reunião do dia 17/04/2012

Na foto da esquerda, a mesa principal da reunião dedicada à comemoração do Dia do Exército Brasileiro (19/04), assim composta: comp. Jimmy Clark, comp. Nelson Faria Filho, General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho, Comandante da 10ª Região Militar, presidente Amaury Gomes, comp. Théo Basto, comp. Paulo Studart Filho e comp. Ary Araripe; Na foto do centro, General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho, Comandante da 10ª Região Militar, o presidente Amaury Gomes e o comp. Nelson Faria Filho; Na foto da direita, o comp. Théo Basto apresentando o General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho, Comandante da 10ª Região Militar, palestrante do dia.

Na fotos da esquerda e do centro, o General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho, Comandante da 10ª Região Militar, proferindo palestra intitulada O Exército Brasileiro na Atualidade; Na foto da direita, o presidente Amaury Gomes agradecendo ao General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho, Comandante da 10ª Região Militar, pela excelente palestra proferida.

Na foto da esquerda, o presidente Amaury Gomes entregando o certificado de palestrante ao General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho, Comandante da 10ª Região Militar; Na foto do centro, os companheiros Jimmy Clark, Théo Basto, Amaury Gomes, Nelson Faria Filho e Paulo Studart Filho com o General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho, Comandante da 10ª Região Militar. Na foto da direita, o presidente Amaury Gomes apresentando uma amostra das novas camisas com o logotipo do Rotary.

Na foto da esquerda, os companheiros Dantas Breckenfeld, Gilberto Rangel, Júlio Leite, Rita Rêgo, Lúcia Matos e Domenico Gabriele; Na foto do centro, os companheiros Célio Gurgel, José Armando, João Oswaldo e Mathias Pinheiro; Na foto da direita, o companheiro fundador Ary Gadelha de Alencar Araripe.

“61ª Conferência do Distrito 4490” “17 a 20 de maio de 2012, em Teresina-PI” “Companheiro rotariano! Prestigie, compareça!”


04

O COMPANHEIRO ABRIL/2012 ROTARY CLUB DE FORTALEZA - OESTE

Reunião do dia 24/04/2012

Na foto da esquerda a mesa principal da reunião do dia 24/04/2012, assim composta: companheiro Pedro Carapeba, companheira Rita Rêgo, presidente Amaury Gomes, companheiro Schubert Machado e companheira Sâmia Militão, presidente da Casa da Amizade. Na foto da direita, a companheira Sâmia Militão quando falava sobre o programa de intercâmbio de jovens do Rotary.

Nas fotos da esquerda, a intercambiada Clara Brotnov, dos Estados Unidos, com o companheiro Pelágio Brandão; Na foto do centro, a intercambiada Clara Brotnov falando aos companheiros do Oeste; Na foto da direita a intercambiada Maria Glahn, da Dinamarca, com o companheiro Pelágio Brandão, presidente da Comissão da Fundação Rotária.

Na foto da esquerda a intercambiada Maria Glahn, da Dinamarca, com os companheiros Dantas Breckenfeld e Pelágio Brandão; Na foto do centro, a companheira Sâmia Militão; Na foto da direita o companheiro Pelágio Brandão, intercambiada Maria Glahn (Dinamarca), presidente Amaury Gomes, intercambiada Clara Brotnov (USA), intercambiado Florent Paulin (França) e companheira Sâmia Militão.

A Fundação Rotária melhora as condições de vida mundo afora. Graças a ela, poços d’água são abertos na Índia, crianças cegas aprendem a ler e escrever em Braille no Brasil, sanitários são instalados no Sri Lanka, e tratamento dentário é fornecido na Nicarágua. Em um mundo onde o abismo entre ricos e pobres é cada vez maior, os rotarianos seguem resolutos fazendo o bem no mundo. Todo rotariano, todo projeto e toda contribuição fazem uma grande diferença todo ano. “Rotariano! Participe da Conferência Distrital, de 17 a 20 de maio em Teresina. ” .”


Boletim do Rotary Club de Fortaleza-Oeste