Issuu on Google+

ROTARY CLUB RIO DE JANEIRO GRAJAÚ - DISTRITO 4570 - PERIODO 2010/2011

Boletim nº 05 , de 20 de setembro de 2010

33º INSTITUTO ROTARY DO BRASIL Sob a inspiração de Paulo Viriato e a liderança de Ray Klinginsmith, o IRB de Santos enfatiza que é tempo de mudanças e debate o futuro do Rotary no Brasil e no mundo. Vinte anos depois que Santos realizou seu primeiro Instituto, em 1990, no período da presidência de Paulo Viriato Corrêa da Costa, a bela e hospitaleira cidade praiana acolheu 1212 rotarianos e convidados. Dentre eles os 483 governadores participantes que puderam atualizar seus conhecimentos, bem como debater temas de muita importância para o futuro de Rotary no Brasil. O Coordenador Geral do IRB Henrique Camilo de Lellis e o Diretor de RI e Convocador Antonio Hallage lembraram na Noite de Abertura, o inesquecível líder rotário Paulo Viriato Corrêa da Costa, filho de Santos, cujos ensinamentos nos inspiram e conduzem até hoje. O Presidente Ray Klinginsmith falou da mesa, de onde saudou a todos os rotarianos brasileiros que trabalham no Rotary com paixão. Esta paixão que os rotarianos brasileiros demonstram está ligada à lógica do cowboy, que sempre tem as melhores soluções, nas maiores dificuldades. O IRB aconteceu entre os dias 07 e 11 de setembro e foi marcado pela organização, pelo conteúdo e pela inovação. Maiores informações e diversas fotos do evento estarão nas edições de outubro e novembro da Revista Brasil Rotário.


Reunião nº 9, de 13 de setembro de 2010

Abertura O Presidente Wilson abriu a reunião agradecendo a todos, solicitou aos presentes uma saudação à Bandeira Brasileira e às demais bandeiras da panóplia. Protocolo O companheiro Gustavo Mendes de Freitas, primeiro Diretor de Protocolo, saudou os presentes e apresentou a Mesa Presidencial, assim constituída: - Presidente Wilson de Castilho, 21º Presidente do nosso Clube; - Companheiro Alaor Gomes Martho Júnior, do nosso clube; - Companheiro Alex Siqueira Sotero, do nosso clube.

O companheiro Alex também compareceu, juntamente com a Marli, no IRB de Santos, e fez alguns comentários sobre o mesmo. O Pres. Wilson fechou a reunião e abriu uma assembléia para tratar do nosso gabinete dentário. Ele lembrou que o saldo mensal financeiro do clube não nos permite manter mensalmente o projeto. Quintaes recomendou que fizéssemos um evento para arrecadar fundos para colaborar com a manutenção do gabinete. Convidadas Vera Lucia Andrade e Leda Moassab.

Secretaria A companheira Tereza Ramos, terceira Secretária, fez as comunicações da Secre- Menina taria, mencionando as informações recebi- Eva, nossa Associada Honorária das sobre os eventos programados para a semana. Total de presentes: 22 pessoas Desenvolvimento da reunião O Pres. Wilson comunicou que alguns dos nossos Companheiros Paul Harris tem sobras. Ele colocou em votação que o aproveitamento delas não será feita por sorteio. O companheiro Sergio Afonso falou sobre o XXXIII Instituto Rotary do Brasil, que foi realizado em Santos, entre os dias 07 e 11/09/10. O companheiro EGD Waldir também falou sobre o IRB. Ele lembrou que haverá um Seminário preparatório para o Fórum Global, no dia 15/09, no RC D. Caxias, de 9 às 12h. 2


Reunião nº 10, de 20 de setembro de 2010

Abertura O Presidente Wilson abriu a reunião agradecendo a todos, solicitou aos presentes uma saudação à Bandeira Brasileira e às demais bandeiras da panóplia. Protocolo O companheiro Gustavo Mendes de Freitas, primeiro Diretor de Protocolo, saudou os presentes e apresentou a Mesa Presidencial, assim constituída: - Presidente Wilson de Castilho, 21º Presidente do nosso Clube; - Companheira Alba Regina Ferreira, do RCRJ Maracanã; - Companheiro Leodir Néri dos Santos, do nosso clube. Secretaria A companheira Tereza Ramos, terceira Secretária, fez as comunicações da Secretaria, mencionando as informações recebidas sobre os eventos programados para a semana. Desenvolvimento da reunião A companheira Alba Regina informou sobre a Visita Oficial do Gov. Coutinho, amanhã, às 20h no RCRJ Maracanã. O companheiro Antonio Carlos agradeceu pelas mensagens que ele e Solange receberam dos companheiros, por ocasião do Encontro de Casais. O companheiro Álvaro informou que visitou a Comunidade JK, para verificar o funcionamento do nosso projeto do Gabinete Dentário. Ele disse que esta comunidade é pacífica e que a pedreira ao fundo está com problemas, constituindo uma área de risco. A Associação de Moradores é bem atuante. Ele foi exatamente numa 6ª feira e se encontrou com a dentista Dra.

Cristiane, que cobra um baixo valor pelo seu trabalho, apesar da expectativa da comunidade é que fosse gratuito. Ele verificou que o telhado precisa de um reparo. É preciso quantificar os valores da necessidade do projeto, para que possamos agir, quem sabe fazendo um bazar por lá. O Pres. Wilson informou que nós temos condições de fazer um bazar na Comunidade. A companheira Terezinha, presidente da Comissão do BB informou que enviou um modelo de carta para arrecadação de brinquedos, por e-mail, para todos. Ela também enviou um comunicado para todos os clubes do distrito, solicitando brinquedos. O Rotary Ilha do Gov. respondeu oferecendo um espaço no site do clube, para divulgação. O Rotakids Bangu vai realizar um evento para arrecadar brinquedos para o nosso BB. Ela ainda informou que recebeu muitos brinquedos que já foram recuperados e embalados, e que no dia 07/11, domingo, haverá um bingo igual ao anterior. O companheiro EGD Waldir falou sobre a Visita do Gov. Coutinho ao RCBR Lote XV, ocorrida no último domingo e que foi cercada de momentos de emoção. Ele conclamou todos a reservarem logo o hotel para o Fórum Global., em Barra do Piraí. O companheiro Gustavo falou sobre a Feira de Ação e Cidadania, em 19/10, organizada pelo Lions Maracanã/Rio Comprido, na Escola Cons. Mayrink, das 8 às 15h, na Rua Professor Gabizo, esquina com Rua Morais e Silva. Visitantes Alba Regina Ferreira, do RCRJ Maracanã; Fernando Faria, do RCRJ Ipanema. Convidadas Vera Andrade e Leda Moassab. Menina Nelly. Total de presentes: 31 pessoas 3


DESAFIO CONTRA A PÓLIO: Estamos mais perto da meta Primeiro time de futebol O primeiro clube de futebol do mundo foi o Sheffield FC., fundado em 24 de outubro de 1857, na Inglaterra, país criador do esporte mais popular do mundo. Quando de sua criação, foram redigidos os primeiros regulamentos do esporte, que ficaram conhecidos como Códigos de Sheffield, que serviram para organizar as primeiras partidas oficiais, disputadas entre solteiros contra casados e entre profissionais contra amadores. Logo depois da sua fundação outros clubes surgiram até virar a coqueluche que o futebol desperta. O Sheffield existe até hoje e tem o seguinte site para informações mais detalhadas sobre o clube sua história: www.sheffieldfc.com . Oktoberfest de Santa Catarina A Oktoberfest de Blumenau foi criada em 5 de outubro de 1984, logo após a enchente que devastou a cidade naquele nefasto período. A primeira edição aconteceu durante 10 dias e dela participaram cerca de 100 mil pessoas, o equivalente a mais da metade da população da cidade. O consumo de chopp é de quase 1 litro por pessoa. Hoje, a Oktoberfest é conhecida como a segunda festa alemã do mundo, atrás somente do evento de Munique.

CONSELHO DIRETOR 2010/2011 Presidente: Wilson de Castilho Vice-presidente: Alex Siqueira Sotero 1º Secretário: Alaor Gomes Martho Junior 1º Tesoureiro: Antonio Carlos F. de Oliveira 2º Secretário: Leodir Néri dos Santos 2º Tesoureiro: Adelson Pereira da Mota 3° Secretário: Tereza Alves Ramos 3º Tesoureiro: Sérgio Lopes Sampaio 1º Diretor de Protocolo: Gustavo Mendes de Freitas 2º Diretor de Protocolo: Marcio André Guimarães Macedo Presidente da Comissão de Administração: David Lardy de Azambuja Presidente da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo: Cory Bastos Brochado Presidente da Comissão de Imagem Pública do Rotary: Paulo Marques Barbosa Presidente da Comissão de Projeto de Prestação de Serviços: José de Castro Quintaes Presidente da Comissão da Fundação Rotária: Alex Siqueira Sotero Presidente da Comissão do Banco de Brinquedos:Terezinha Flavio Goulart Miranda Responsavel Pela Confecção do Boletim: Sergio Afonso Barbosa da Silva Instrução Rotaria:Otávio Lopes Dias Filho 4


Boletim 05