Issuu on Google+

Rotary 4560 ROTARYde DEItaúna ITAÚNA-–Distrito DISTRITO 4560 Ano Rotário 2011/12

boletim informativo 17 1ª quinzena de março Presidente: Nora Gonçalves de Souza Oliveira - Secretária: Dagmar de Lourdes Barbosa Soares

Mensagem da Presidente Mês da Alfabetização e Dia Internacional das Mulheres

O domínio da escrita e da leitura transformam a vida de uma pessoa. Saber ler e escrever, algo corriqueiro para muitos de nós e ao qual nem damos tanta importância, pode abrir as portas de um emprego, gerar fonte de renda estável e dar esperança de futuro melhor àqueles que lutam para sair do ciclo da pobreza. Março é o Mês da Alfabetização no Rotary, momento de analisarmos o que podemos fazer para aumentar a taxa de alfabetização local e internacionalmente. Menos de 30% da população mundial sabe ler e escrever. A situação não se restringe aos países do terceiro mundo. Mesmo nos países ricos é comum encontrarmos escolas que não estão conseguindo ensinar o básico para os alunos, e há muitos adultos cujas habilidades de escrita e leitura não são suficientes para contribuir positivamente à sociedade. O programa de Subsídios Humanitários da Fundação Rotária financia projetos mundo afora, ajudando muitas pessoas a obter as habilidades básicas necessárias e possibilitando a distribuição de livros, materiais escolares, computadores e equipamentos de uso escolar. Sabendo que a alfabetização abre as portas de empregos e dá segurança econômica, devemos usar os recursos da Fundação para proporcionar algo tão essencial, que é a alfabetização. O mês de março também é dedicado internacionalmente à figura da mulher. Dia 08 e março é o Dia Internacional da Mulher. Contudo, apesar de toda a superação já experimentada sobre o preconceito e o machismo, a disparidade de salários e oportunidades de trabalho entre homens e mulheres que ocupam os mesmos postos em muitas empresas permanece elevada. Outra questão que preocupa no tocante às mulheres - e cuja solução não mais pode esperar - é a da violência doméstica, hoje, felizmente, denunciada com maior freqüência. Às mulheres de nossas vidas, o nosso reconhecimento pela sua bravura, pelo inconfundível toque de charme e sensibilidade que emprestam a todas as coisas, pela perspicácia sem igual, e, principalmente, por ajudarem, com o seu amor sincero, a fazer da realidade do dia-a-dia o combustível de um amanhã rico de potencial e de alegrias.

Nora Gonçalves de Souza Oliveira Presidente do Rotary de Itaúna Ano Rotário 2011/12

g Boletim 17

1ª quinzena de Março

Página 1


Rotary de Itaúna - Distrito 4560 107 anos de Rotary International Reuniram no Tropical Tênis Clube na sexta-feira dia 24 de fevereiro, os companheiros do Rotary de Itaúna a fim de comemorar com muita alegria e companheirismo os 107 anos de Fundação do Rotary International. Dia 23 de fevereiro é lembrado como o Dia da Paz e da Compreensão Mundial. Justamente por que neste dia do ano 1905, um advogado, um engenheiro de minas, um dono de alfaiataria e um distribuidor de carvão, fundaram o Rotary Club de Chicago, primeiro clube de serviços do mundo. Hoje milhões de rotarianos estão espalhados pelo planeta. Só no Brasil mais de 60.000 profissionais tem como ideal o “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, lema máximo da organização. Eles prestam serviços humanitários, enfatizam altos padrões éticos em suas profissões e ajudam a promover a boa vontade e a paz mundial. PARABÉNS ROTARY INTERNATIONAL!!!

Boletim 17

1ª quinzena de Março

Página 2


Rotary de Itaúna - Distrito 4560 Informações Rotárias Reuniões Realizadas em Fevereiro Fevereiro – Mês da Compreensão Mundial

Reunião 25 - 01/02 Tema: Intercâmbios e Projetos Responsável: Companheiro Dairel

Reunião 27 - 15/02 Tema: Planejamento Estratégico Responsável: Companheiro Roberto Henrique Bicalho. Frequência: 75,6 %

Frequência: 63,6 %

Reunião 26 – 08/02 Tema: Cooperativismo e Sicoob - Centro Oeste Palestrante: Márcio Olívio Villefort Responsáveis: Presidente Nora

Reunião 28 - 29/02 Tema: Festiva de Fevereiro -107 anos do RI Responsáveis: Companheira Irdevan Nogueira. Frequência: 71,9 %

Frequência: 87,5 %

Frequência média de Fevereiro: 74.6 % Reuniões Previstas para Março Mês de Março – Mês da Alfabetização

Reunião 29 - 07/03 Tema: Homenagem ao Dia Internacional da Mulher Homenageada: Madalena Duarte Lima Responsável: Companheiro Leonardo Rosenburg Reunião 30 – 14/03 - Semana Mundial do Rotaract Tema: Palestra Rotaract de Itaúna – Cidade Universitária Responsável: Companheiro Hélcio Nogueira

Reunião 31 - 21/03 - Alfabetização Tema: Situação da Educação em Itaúna Responsável: Companheira Patrícia Reunião 32 - 28/03 - Festiva de Março Tema: Entrega Título de Companheiro Paul Harris Homenageado: Dr. Sylla Franco Responsável: Companheiro Cícero Franco

Companheiro Warlei Eustáquio é o novo presidente da ACONITA A ACONITA Associação dos Contabilistas de Itaúna em assembléia de seus associados elegeu por unanimidade para seu Presidente, o nosso companheiro Warlei Eustáquio de Souza, para o biênio 03/2012 a 03/2014. Warlei, com apoio dos associados da entidade, espera com muito trabalho e dedicação, “empolgar os associados, com seus ideais de contador”. Com vasta experiência na área contábil, Direito Empresarial e Tributário, em Administração e Custos, Warlei é proprietário da Contabilidade Central, onde exerce a função por vários anos, juntamente com seu pai, o também contador José Eustáquio de Souza. O Companheiro Warlei vinha fazendo um grande trabalho como vice-presidente da ACONITA, no Departamento de Legislação, e também um grande trabalho comunitário em Itaúna. Companheiro Warlei (a direita) junto com o É bom destacar ainda que o novo presidente da ex-presidente Cajuru ACONITA é membro efetivo do Clube dos ContadoresMG, além de sócio representativo do Rotary de Itaúna, sendo o atual Diretor Tesoureiro. Parabéns ao Companheiro Warlei, desejando-lhe votos de uma gestão profícua frente à ACONITA.

Boletim 17

1ª quinzena de Março

Página 3


Rotary de Itaúna - Distrito 4560 Perguntas e respostas sobre o Rotary 1.

De onde vem o nome Rotary, qual seu significado? Rotary é um adjetivo do idioma Inglês equivalente a rotativo, giratório, circulatório. Os sócios fundadores desta grande organização que é hoje o ROTARY INTERNATIONAL optaram pelo nome ROTARY porque suas primeiras reuniões eram feitas em rodízio, no local de trabalho de um dos sócios. Paul Harris Imaginou, então, um clube, uma associação, um grupo de homens que sentissem o mesmo vazio em suas vidas, e expôs a sua idéia a um de seus constituintes – um engenheiro de minas – que concordou com o plano. Conversaram depois com um comerciante de carvão e um alfaiate, homens de bem e também carentes de convívio, e logo começaram a reunirse, periodicamente, cada vez no local de trabalho de um: assim nasceu o Rotary.

2.

Que representam os dentes da Roda Denteada e o que significa os seus seis raios? Os 24 dentes da nossa roda DENTEADA (e não dentada) representam às 24 horas do dia onde cada rotariano deve viver o Rotary em ação e pensamento. Os 6 raios representam as qualidades essenciais do rotariano em relação à: FAMILIA – Ser bom chefe de família AÇÃO – Cumprir os deveres de cidadão AMIZADE – Cultivar a capacidade de fazer e manter amigos PROFISSÃO – Ter ética profissional, agindo sempre de acordo com os princípios rotários RELIGIÃO – Respeitar normas e princípios religiosos INSTITUIÇÃO – Manter a integração no movimento rotário, cooperando sempre. A cor dourada significa a nobreza e legitimidade dos propósitos rotários. A cor azul lembra o firmamento, indicando a universalidade e elevação dos mesmos propósitos.

3.

Qual é mesmo a data de Fundação de Rotary International? Rotary foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, no dia 23 de fevereiro de 1905. A primeira reunião deu-se na modesta sala no 711, do Edifício Unity, na Rua Dearbom, em Chicago, e dela participaram: • Gustav Loehr – engenheiro de minas • Hiran Shorey – alfaiate • Paul Percy Harris (idealizador) – advogado • Silvester Schiele – comerciante de carvão.

4.

Quantas e quais a categorias de sócios num Rotary Club? São duas as categorias de sócio: Representativo e Honorário. Nosso clube é Rotary de Itaúna ou Rotary Club de Itaúna? Por quê? O nome do nosso clube é “Rotary de Itaúna”, na carta mensal nº. 3 de setembro/92 o Gov. Juscelino publicou a seguinte informação: “De conformidade com a emenda 92-204 aprovada no Conselho de Legislação de 1992, a partir de 1º de julho de 1992, os clubes poderão emendar seus nomes, eliminando a palavra “clube”. Na carta nº. 9 – março/93 foi publicado a aprovação da alteração no nosso Rotary.

5.

6.

Você tem idéia de quando foi criado o Rotary de Itaúna? Precisamente, 20 de junho de 1963, final do ano rotário 1962/1963 foi criado do Rotary de Itaúna (na época com o nome de Rotary Club de Itaúna). Mesmo assim nossa admissão em Rotary International só ocorreu em 17 de abril de 1965, quando já era Governador João Luíz Alves Valadão, no final do segundo mandato do Companheiro Godofredo Gonçalves de Sousa, um ano, nove meses e vinte e sete dias depois de criado o Clube.

7.

O que precisamos fazer para sermos Companheiro Paul Harris? Fazer contribuição para a Fundação Rotária de um valor igual ou superior a 1.000,00 dólares rotários.

8.

Qual o único Presidente do Rotary de Itaúna, sócio fundador, que não tem o Título de Companheiro Paul Harris? O companheiro Sylla Franco, que foi presidente nos anos 1966/1967 e 1972/1973. Na festiva de março deste ano rotário ele receberá do clube, seu título de Companheiro Paul Harris.

9.

É obrigatório assinarmos a Revista Brasil Rotário? Qual sua periodicidade? O Rotariano é obrigado a assinar uma revista oficial de RI. Assinamos a Revista Brasil Rotário e sua periodicidade é mensal.

10. Quando começa e quando termina os mandatos em Rotary (RI, Distritos e Clubes)? Os mandatos em Rotary começam no primeiro dia de julho e se encerra no último dia de junho do ano seguinte.

Boletim 17

1ª quinzena de Março

Página 4


Rotary de Itaúna - Distrito 4560 A pequena Madalena Quem via a pequena Madalena como catadora no lixão de Itaúna aos sete anos de idade não imaginava a surpresa que o futuro lhe reservava. Ou, até mesmo se haveria futuro. Hoje, Maria Madalena Rodrigues Duarte de Lima, de 51 anos, é uma guerreira da causa dos catadores e um exemplo de vida. A excatadora é presidente da Cooperativa de Reciclagem e Trabalho Ltda. (Coopert), em Itaúna, coordenadora da Rede Cataunidos e da Articuladores Latino-Americana de Catadores, alem de representar o Momento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Mas chegar até aqui não foi fácil para Madalena. Ela passou a infância e juventude retirando do lixão a sua sobrevivência e a da sua família. Separava tudo que podia ser vendido para ajudar na renda familiar, afinal, era difícil para os pais cuidar de 15 filhos. Com todo esse trabalho, não sobrou muito templo para o estudo. "Cursei apenas até a 6ª serie. Minha formação é na escola da vida”, explica, mesmo depois de casada, Madalena continuou no lixão, sempre depois de ajudar o marido na fazenda onde ele era caseiro. "E um trabalho muito digno" afirma. Madalena encontrou na organização o caminho para superar suas condições sociais. Em 1999, criou a Coopert com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Itaúna e da prefeitura. Com a cooperativa, Madalena realizou o sonho de profissionalizar os catadores. "Quando se organiza, é possível fazer a diferença”, enfatiza. Itaúna não tem mais lixão ha cinco anos. O aterro sanitário foi criado graças ao trabalho da cooperativa, motivo de muito orgulho para Madalena. São 40 catadores cooperados, que fazem a triagem e prensagem do material recolhido na cidade, já que a coleta seletiva é uma realidade em Itaúna. Nilcilena Ferreira dos Santos, de 40 anos, está na Coopert desde sua fundação. Antes de ser cooperada, Nilcilena trabalhava em casa de família, mas afirma que a renda era pequena. "'Hoje é diferente. Posso dar uma vida mais digna para os meus filhos. Até a minha autoestima rnelhorou”, relata. Nilcilena tem muita admiração por Madalena. "Ela é lutadora e fiel a causa dos catadores, à luta pelos nossos direitos". A Cooperada explica que, antes, o catador não podia entrar nas lojas, pois era malvisto. "'Pensavam que ele ia pedir ou roubar", explica. Mas, segundo ela, agora a realidade é diferente, existe respeito pelo profissional. Joana Juliana Aparecida Rocha de 26 anos, mora lias nas ruas há 11 anos com o marido. Ela considera a Coopert sua casa e sua família. '''A Madalena é como uma mãe. Aqui na Coopert, tomamos banho, almoçamos, jantamos, lavamos a nossa roupa. Ganho o meu dinheiro de forma honesta para o meu sustento, afirma emocionada. Itúna ficou pequena para os sonhos de Madalena e, em 2001, foi criada a Cataunidos, Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede Economia Solidária. "O objetivo é promover a melhoria das condições de vida e de trabalho dos catadores da região metropolitana de Belo Horizonte”, esclarece. Atualmente, Madalena percorre o mundo divulgando sua história e organizando milhares de pessoas que ainda vivem nos lixões. A ex-catadora visita escolas e empresas estimulando a coleta seletiva, a defesa do meio ambiente e a vida dos catadores. A frente desse trabalho, Madalena já conheceu vários países: Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia, Equador Peru, Chile. Colômbia e Tailandia. A próxima viagem é para a Nicarágua, no dia 18 de fevereiro. "Tenho muito orgulho do meu trabalho e posso dizer que ele mudou a minha vida".

Boletim 17

1ª quinzena de Março

Página 5


Rotary de Itaúna - Distrito 4560 O maior evento do Rotary de Itaúna Já virou tradição, “O Boi no Rolete”, o maior evento do Rotary de Itaúna. Onde se pode saborear um delicioso churrasco e contribuir com uma ajuda filantrópica, que nesse ano pretendemos agraciar as seguintes entidades: Instituição Sagrada Família, CRASI e Lar Fraterno. Esperamos para esse ano mais de 600 pessoas.

Expediente Editor Boletim: Roberto Antonio Barbosa Soares Revisores: Homero Machado de Oliveira Lara e Henrique Rocha Penido

Presidente do RI 2011-12

Governador Assistente - Área 7

Kalyan Banerjee Rotary Club de Vapi - India.

Paulo Roberto Ramos Rotary Divinópolis Leste

Governador Distrito 4560

Governador Assistente Indicado - Área 7 - 2012/13

Fabiano Antônio de Souza Rotary Club de Itapecerica

Governador Eleito 2012/13

José Eustáquio dos Santos Rotary Itaúna

Aristides Beraldo Garcia Rotary Club de Arcos

Reuniões:

Governador Indicado 2013/14 Virgilio Augusto R Bandeira Rotary Club de Lavras

Governador Indicado 2014/15 Ângelo de Freitas Rotary de Itaúna - Cidade Educativa

Boletim 17

4ª Feira – 20:00 horas Tropical Tênis Clube Rua Dona Alzira Matos, 150. Cerqueira Lima – Itaúna – MG DOLAR ROTÁRIO DE MARÇO: 1,76 1ª quinzena de Março

Página 6


Boletim do Rotary de Itaúna 17