Issuu on Google+

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

Destaques da semana: Reunião do dia 24 de janeiro de 2013 já ocorrerá na sede provisória (antiga tiga sede do Rotary Club de Lavras) Lavras

CALENDÁRIO CÍVICO CALENDÁRIO DE COMPANHEIRISMO ATA DA REUNIÃO ANTERIOR

Companheiros do Rotary tary Club de Lavras-Sul Lavras embalaram os pertences do clube para a mudança e fizeram triagem de roupas para doação.

NOTÍCIAS DO CLUBE NOTÍCIAS DO DISTRITO ROTARY INTERNATIONAL FUNDAÇÃO ROTÁRIA PROGRAMAÇÃO DISTRITAL PROGRAMAÇÃO MENSAL DO CLUBE DÓLAR ROTÁRIO 08/12 R$ 2,06 .

Reuniões às quintas-feiras, 20h Av. Dra. Damina,, 28 - Centro – 37.200-000 Lavras – Minas Gerais – Brasil

1


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

Calendário Cívico Data 25 Jan 30 Jan 31 Jan

Eventos •

Dia do Carteiro

Dia da Saudade, Dia do Por Portuário, Dia Nacional das Histórias órias em Quadrinhos

Dia Mundial do Mágico, Dia do Lançamen Lançamento do Primeiro Satélite e nos EUA (1958)

Calendário de Companheirismo 25 Jan •

Renata, neta de Celso Rodrigues e Helica

Marcelo, filho de Paulo Marcos e Selma

Casamento de José Alair e Maria Delly

11 Anos da admissão da Companheira Ana Vânia C. de Bri Brito

29 Jan 30 Jan 31 Jan

2


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

O Presidente do Clube agradeceu a Companheira Elisângela Rodrigues por doar livros para o Projeto “Livro Circulante” que é uma iniciativa do Companheiro Marcos Pizzolante de Pádua em seu restaurante. Comunicou que o neto do Companheiro Celso Rodrigues, João Pedro, fez a segunda cirurgia e está passando bem. Informou que a partir da próxima semana as reuniões do Clube serão realizadas na antiga sede do Rotary Club de Lavras, na Av. Dra. Damina 28, e a mudança será de providenciada pelo Companheiro Celso Rodrigues, que é Presidente da comissão responsável (que inclui os Companheiros Paulo Henrique Capelli, Gustavo Pereira da Silva, Sélem Vilela de Oliveira e Wilson Raimundo Costa) e convidou a todos para ajudar no sábado às 9h, quando também será decidida a destinação das roupas a serem doadas que estão guardadas no Clube.

ATA da Reunião do dia 17 de janeiro de 2013 Aos dezessete dias do mês de janeiro de dois mil e treze, na sede social do Rotary Lavras Sul, situada a Rua Professor Alberto de Carvalho, 771 – Município de Lavras, Minas Gerais, realizou-se a vigésima reunião ordinária às 20 horas com a presença do Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira. Ano rotário 2012-13. Mesa: A mesa diretora foi composta pelo Presidente Companheiro Lourenço Ricardo de Oliveira; Companheira Secretária Chrystiani Souza Paiva Capelli; Companheiro Juventino Júlio de Souza e Companheiro Antônio César de Pádua. Visitantes: Ricardo Machado de Alvarenga e Juliana

Bernardes F. Cunha.

O Companheiro Juventino Júlio de Souza falou sobre a reforma do estatuto do Rotary, bem como do Regimento Interno do Clube.

Protocolo: Após a composição da mesa diretora, o Companheiro Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira declarou aberta a reunião e convidou a todos para que de pé saudassem a Bandeira do Brasil e demais Bandeiras. Em seguida o Companheiro Diretor de Protocolo, Sélem Vilela de Oliveira, fez a leitura dos calendários cívico e de companheirismo.

A Companheira Maria Raquel Isnard Moulin ofereceu fazer um companheirismo em sua casa no dia 26/01. O Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira agradeceu o jantar da Companheira Cleide Maria de Brito Lopes, comunicou que o próximo jantar será realizado pela Companheira Chrystiani Souza Paiva Capelli e informou que a frequência provisória foi de 83,33%.

Secretaria: Companheira Secretária Chrystiani Souza Paiva Capelli leu a convocação para uma assembleia geral em 31/01/2013, às 18h, já na sede provisória.

Ata lavrada pelo companheiro Luiz Carlos Gonçalves Costa.

A Companheira Elisângela Rodrigues apresentou o projeto “Fotografias” destinada a arrecadar recursos entre os sócios. O Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira entregou certificados aos Companheiros Elenice Maria Vilela Oliveira e Gilberto de Oliveira Júnior pela concessão do espaço do Clube Mediterrâneo e pela sua dedicação para a realização do Reveillon Rotário. A Companheira Elenice Maria vilela Oliveira agradeceu a homenagem e aos Companheiros que ajudaram na organização do evento.

Presidente Lourenço entrega certificados aos Companheiros Gilberto e Elenice e livros doados ao Projeto Livro Circulante ao Companheiro Marcos Pizzolante de Pádua

3


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

Rotary Club de Lavras-Sul de mudança A sede do clube será instalada em caráter provisório no local onde era a sede do Rotary Club de Lavras, na Av. Dra. Damina, 28, Centro, para que possam se iniciar as obras de reforma de nossa sede. Neste sábado dia 19/01/2013, os Companheiros Elisângela Rodrigues, Wilson Raimundo Costa, Gustavo Pereira da Silva e sua esposa Luciana, Paulo Henrique Capelli, Chrystiani Souza Paiva Capelli, Juventino Júlio de Souza, Sélem Vilela de Oliveira e sua esposa Angeluci, Alessandra Teixeira da Silva e o Presidente do Clube Lourenço Ricardo de Oliveira providenciaram o empacotamento dos objetos e também realizaram a triagem de roupas arrecadadas para doação. Ao final dos trabalhos houve um momento de companheirismo com um churrasquinho para todos.

Centros comunitários ajudam a manter jovens de Honduras fora das ruas Por Susie Ma, Rotary News -- 10 de janeiro de 2013 Rotarianos de sete clubes da capital hondurenha, Tegucigalpa, se uniram para financiar dois centros comunitários para jovens de alguns dos bairros mais pobres da cidade. Os centros estão sendo criados graças ao financiamento inicial de Rotary Clubs e o apoio da Regional Youth Alliance, um projeto da USAID, e da organização sem fins lucrativos Save the Children. Os centros foram fundados em 2009 nos bairros de Buenas Novas e Villafranca, que juntos possuem 22.000 habitantes, e são considerados como umas das áreas mais pobres da cidade. “Estes dois bairros são de alto risco, onde gangues e traficantes atuam”, disse o rotariano Guillermo Enrique Valle, que coordenou o projeto para os Rotary Clubs de Tegucigalpa e o Grupo Rotarianos em Ação pela População e Desenvolvimento. “Para os jovens, em vez de irem para a escola, eles estão sendo recrutados por gangues e traficantes. Este é um ciclo vicioso, difícil de se sair”. A Save the Children administra os centros, que são abertos a crianças e adultos de 10 a 29 anos de idade. Eles visam prevenir a violência e proporcionar um ambiente seguro para os jovens fazerem seus deveres de casa, praticarem esportes e aprenderem uma vocação. “Muitos destes jovens já estão atrasados ou fora da escola. A ideia é ajudá-los a ter um futuro, antes que se tornem delinquentes,” disse Valle, presidente do Rotary Club de Tegucigalpa. Valle diz que os rotarianos de Honduras pretendem apoiar ainda mais os centros. “Queremos ter um centro por clube, e temos um total de 29 clubes”. Foto cedida pelo Rotary Club de Tegucigalpa

4


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

Mensagem do diretor do RI Neste novo ano, vamos unir nossa força e pensamento No final de 2012, o Rotary International destacou a família como célula mater da nossa existência. Tenho percorrido diversas regiões do Brasil, da América do Sul e outras partes do mundo e observado no semblante de rotarianos, rotaractianos, interactianos, rylenses, intercambiados e bolsistas que o Rotary forma uma grande família em nível mundial. É dignificante ser recepcionado em diversas partes do mundo – a exemplo: Portugal, Tailândia, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Estados Unidos etc. – com o mesmo carinho e amizade que recebemos de nossa esposa, mãe, pai, filhos, netos e agregados quando nos encontramos em nossa casa. Ficaria imensamente gratificado se todas as famílias rotárias tivessem a felicidade de ter formado uma família tão linda como a minha. Recebi um legado de meus pais, que infelizmente não estão mais vivendo conosco, pois partiram para o oriente eterno, mas procuro dar continuidade. Minha mulher, Ana Lúcia, e eu, temos procurado, por meio de diálogos constantes, manter os ensinamentos e experiências que nossos pais nos deram. Aprendemos que é importantíssimo nos reunirmos pelo menos uma vez por semana, compartilhando à mesa os alimentos e comemorando a alegria de vivermos em união. Reunimo-nos no trabalho, na vida em sociedade, nas datas festivas (aniversários, casamentos, batizados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal, Ano Novo), férias e em viagens. Graças a essa união de pensamentos, diálogos e convivência, podemos nos considerar pessoas extremamente felizes. Importantíssimo é também mantermos a nossa crença em um Deus Supremo, pois graças a Ele estamos aqui, curtindo essa magnífica vida que Ele nos proporcionou através de nossos pais. Neste início de ano, quando refletimos sobre a vida, pensemos na felicidade de vivermos junto a todos que nos são importantes – a família, os companheiros de trabalho, os amigos, os companheiros do Rotary e toda a sociedade –, para encontrarmos a plenitude de vivermos em família. Que Deus nos abençoe e nos proporcione um novo ano extraordinário com paz, saúde, alegria, amizade e felicidade. Não mais ex ou past De acordo com uma proposta aceita no último Instituto Rotary do Brasil, realizado em Vitória em setembro de 2012, ficou deliberado que os ex-administradores do Rotary no país não serão mais designados pelo prefixo ex ou por past. Foi proposto que todos os cargos sejam seguidos do ano de exercício na função. Assim, como exemplo: presidente do Rotary International 2012-13; diretor do Rotary International 2011-13; governador do Rotary International 2012-13; presidente do Rotary Club 2012-13. Com essa deliberação, o plenário do Instituto elimina o chamamento, às vezes pejorativo de ex, àqueles que dedicaram parte de suas vidas ao trabalho no Rotary. Encontros de governadores Ana Lúcia e eu compartilhamos momentos de extrema felicidade, aprendizado, experiência, amizade e companheirismo ao participarmos de alguns encontros na Argentina e no Brasil. Nos feriados da nossa Proclamação da República e Consciência Negra, participamos em La Falda, Córdoba, de um encontro de ex, atuais e futuros governadores de distritos argentinos, momento em que dialogamos sobre diversos assuntos rotários de relevância para nossa organização. Logo em seguida, participamos das Regos de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Chapecó, em Santa Catarina.

5


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

Os rotarianos e cônjuges nos emocionaram com o carinho, amizade e hospitalidade que nos dedicaram, desde nossa chegada aos aeroportos até o nosso embarque para retorno. É impressionante como uma autoridade rotária é recebida em partes do Brasil e da América do Sul. Normalmente fazemos visitas e somos recepcionados pelos prefeitos e demais autoridades dos municípios como se fôssemos verdadeiros chefes de Estado. O que são Regos e Congos Nas Reuniões de Governadores (Regos) e nos Consejos de Gobernadores (Congo), os administradores passados, atuais e futuros discutem, dialogam e trocam experiências sobre os assuntos rotários passados, as tendências dos trabalhos ora realizados e as perspectivas para o futuro. Fizemos uma nova proposta para esses encontros, eliminando o monólogo que permeava os eventos anteriores e propondo a participação de todos os envolvidos. Nesse aspecto, sentimos uma maior vibração. Pedimos aos chairmen e governadores anfitriões que eliminassem festividades em excesso e oportunizassem as falas apenas aos administradores rotários. Pelo feedback que nos foi dado, cremos que estamos encontrando um novo modelo de encontros eficazes para este momento. Por que dizer para esse momento? Pois o mundo caminha em constante mutação e precisamos nos adaptar à realidade do hoje. É necessário, para o fortalecimento da nossa organização, que transformemos nossas maneiras de agir. Hoje, as palavras de ordem são a motivação, o conhecimento, a atualização, a competência, a amizade e o carinho. As críticas devem ser transformadas em atitudes positivas. O ciúme, a inveja e a contestação não fazem parte do vocabulário rotário. Vamos nos unir, vamos ser família, procuremos dar as mãos em um só pensamento, pois unidos somos uma força imbatível. Nesse ímpeto, abraçaremos o mundo, erradicaremos a pólio, minimizaremos os problemas sociais e estaremos mais próximos da felicidade. Feliz 2013 com a Paz Através do Servir. José Antônio Figueiredo Antiório (O Comp. José Antônio Figueiredo é diretor do RI no biênio 2011/2013)

6


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

Janeiro: Mês da Conscientização Rotária “O Rotary pode ser comparado a um rio caudaloso. O rotariano é uma pequena nascente que se junta a outras, formando um grande rio. É no clube que as nascentes se formam e correm. Se a nascente é convenientemente tratada com informações e oportunidades de servir, mais o grande rio cumprirá a sua finalidade de preservar a vida” Flávio de Mattos(em artigo para o site www.2brasilrotario.com.br) Na esteira do que já se tornou salutar costume em Rotary, janeiro é o mês do ano tradicionalmente destinado a reflexões mais prolongadas em torno do tema “CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA”. É o momento em que, como rotarianos, somos chamados a reafirmar o nosso compromisso precípuo de servir e de nos darmos as mãos e unirmos corações e mentes na busca por um mundo mais solidário, mirando-nos, em 2008, no lema “ROTARY COMPARTILHA”, do presidente de RI Wilfrid J. Wilkinson. Consciência, valor filosófico, é algo não se compra, não se aluga e nem se toma emprestado; ao revés disso, é prêmio que se conquista com o cultivo da paciência, da maturidade, da fidelidade ética, mas, principalmente, com a sincera vontade de crescer e de ajudar outros a que façam o mesmo. Na seara de Rotary, consciência é predicado que nasce não apenas da chamada “PROVA QUÁDRUPLA”, mas da percepção do quanto significa ser co-protagonista de um ideal capaz de unir milhares, cuja junção de vontades e de esforços vem ajudando, sem dúvida, a transformar para melhor a realidade de tantos que sofrem, distribuídos pelos mais diferentes quadrantes do planeta. Certa vez se expressou a respeito o EGD ALBERTO BITTENCOURT, em artigo referencial sobre o tema, já publicado neste Boletim (para nossa felicidade), dizendo que “consciência rotária é a percepção de que, cada um, dentro de sua singularidade, é unido ao coletivo, ao todo, que é o Rotary”. Estar em Rotary, apenas, não basta; é preciso vivenciá-lo, dar-lhe amplitude, repercuti-lo, vestindo-lhe todos os dias a camisa. Sem esse compromisso nada se fará, ou, como se diz no meio científico, “não se produz reação química”. Perfeita, assim, a definição de JOSÉ ALFREDO PRETONI, em artigo para a BRASIL ROTÁRIO, quando enuncia: “Não há versões definitivas para o Rotary, mas há versão definitiva para o rotariano”. Portanto, conscientes cada vez mais do nosso papel no mundo como rotarianos, nos tornemos melhores criaturas, façamos, enfim, a diferença, somando sentimentos e esforços na construção de uma realidade sob todos os aspectos mais feliz. Artigo do Companheiro Gustavo Henrique de Brito Alves Freire RC Recife Boa Vista

7


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

Top 5 Rotary International: veja uma retrospectiva dos principais momentos vividos em 2012 O ano começou de forma emocionante com a Índia comemorando um ano sem nenhum novo caso de pólio. Em fevereiro, a Organização Mundial da Saúde retirou a Índia da lista de países endêmicos. Veja a retrospectiva dos cinco principais eventos rotários em 2012: 1. Índia livre da pólio Depois de completar um ano inteiro sem nenhum registro de novo caso de poliomielite, a Índia foi retirada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) da lista de países endêmicos da doença. Ghulam Nabi Azad, Ministro da Saúde e do Bem-Estar da Família da Índia, anunciou este marco em Nova Delhi em 25 de fevereiro. A notícia foi recebida com entusiasmo por rotarianos que, desde 1985, têm trabalhado arduamente para erradicar a doença. A pólio continua endêmica em apenas três países: Nigéria, Paquistão e Afeganistão. Um dos fatores mais importantes para o sucesso na Índia tem sido o uso da vacina oral bivalente, que é eficaz contra ambos os tipos remanescentes do vírus. Outro fator tem sido o rigoroso monitoramento que, de acordo com a OMS, ajudou a reduzir para menos de 1% o número de crianças que deixam de ser vacinadas durante os Dias nacionais de Imunização. As lições aprendidas na Índia poderão ser usadas nos países ainda endêmicos. Em maio, rotarianos na Convenção do RI em Bangcoc, Tailândia, comemoraram mais um grande resultado do Rotary: superar o Desafio 200 Milhões de Dólares. O desafio foi lançado em resposta a uma doação de US$355 milhões da Fundação Bill e Melinda Gates para atividades em prol da erradicação da pólio. Apesar dos bons resultados, os esforços devem continuar até que a paralisia infantil seja erradicada em todo o mundo. Assim, o Rotary lançou uma campanha on-line para incentivar líderes governamentais a continuarem contribuindo fundos para a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Em outubro, o Rotary lançou o maior comercial do mundo, através do qual visitantes ao site End Polio Now podem adicionar suas próprias fotos e participar deste empenho histórico. 2. O novo modelo de outorga de subsídios Os distritos rotários começaram a se qualificar para o novo modelo de outorga subsídios da Fundação Rotária, que será lançado globalmente em 1º de julho. Durante os últimos três anos, 100 distritos participaram da fase piloto do Visão de Futuro, fornecendo feedback para ajudar a Fundação a fazer os ajustes necessários. O novo modelo inclui três tipos de subsídios: Distritais, Globais e Pré-definidos. A Fundação começou a aceitar pedidos para Subsídios Distritais no final de outubro e começará a aceitar pedidos para os demais subsídios no início de 2013. Os Subsídios Distritais oferecem a clubes e distritos flexibilidade na realização de atividades que apoiam a Missão da Fundação, podendo ser usados para projetos de curta duração tanto em comunidades locais como internacionais. Cada distrito pode solicitar até 50% do seu Fundo Distrital de Utilização Controlada em um subsídio agrupado por ano. Por exemplo, rotarianos no Distrito 5340 (EUA) usaram Subsídios Distritais para fornecer água limpa a comunidades rurais no Sudão do Sul e para melhorar os serviços de busca e socorro em sua própria comunidade, entre outros projetos.

8


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

Os Subsídios Globais apoiam atividades internacionais de grande porte que tenham resultados sustentáveis e mensuráveis em uma das seis áreas de enfoque. Rotarianos em Moçambique usaram um Subsídio Global para fornecer água potável e melhor saneamento para 2.500 estudantes e funcionários de um escola primária. Os Subsídios Pré-definidos dão aos Rotary Clubs a oportunidade de trabalhar com parceiros estratégicos da Fundação Rotária em atividades e projetos pré-desenvolvidos que apoiam as áreas de enfoque e que são financiados integralmente pelo Fundo Mundial e parceiros estratégicos. Através de um Subsídio Pré-definido do Distrito 3810 (Filipinas), mais de 2.000 mulheres em Antipolo estão aprendendo sobre administração de empresas e formas de equilibrar a família e o trabalho 3. Lema do RI para 2012-13 O presidente do RI, Sakuji Tanaka, revelou o seu lema para 2012-13, Paz Através do Servir, durante a Assembleia Internacional em janeiro. Além disso, Tanaka pediu para os rotarianos divulgarem os três Fóruns Rotary pela Paz Global, dos quais o primeiro já foi realizado de 30 de novembro a 2 de dezembro em Berlim. Os próximos fóruns serão realizados em Honolulu, Havaí, em janeiro, e Hiroshima, Japão, em maio. 4. Convenção do RI de 2012 Mais de 35.000 rotarianos de 181 países e regiões geográficas se reuniram em Bangcoc, Tailândia, em maio para a Convenção do RI de 2012. Os participantes comemoraram os sucessos da campanha para erradicar a pólio (veja acima), deixando o evento com suas energias renovadas e prontos para continuar a luta contra esta terrível doença. Sua Alteza Real, a princesa Chulabhorn representou Sua Majestade o Rei durante a cerimônia de abertura, agradecendo aos rotarianos por seu excelente trabalho. Durante quatro dias repletos de sessões plenárias e workshops, rotarianos tiveram a oportunidade de ouvir ilustres palestrantes, como Muhammad Yunus, pioneiro de microcréditos e ganhador do Prêmio Nobel da paz; Hugh Evans, fundador do Projeto Contra a Pobreza Global; Gillian Sorenson, conselheira sênior da Fundação das Nações Unidas; e Angelique Kidjo, cantora e compositora premiada e ativista. Durante o Simpósio Rotary sobre Paz realizado antes da Convenção, o ex-soldado mirim sudanês, Emmanuel Jal, falou sobre atrocidades que ele presenciou, e a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Leymah Gbowee, pediu para os participantes continuarem a trabalhar em prol da paz. 5. Interact comemora 50 anos; e os Centros Rotary pela Paz, 10 anos Interact Clubs e seus patrocinadores de todo o mundo comemoraram os 50 anos de existência do programa durante a Semana Mundial do Interact, de 5 a 11 de novembro. O primeiro Interact Club foi fundado em Melbourne, EUA, em novembro de 1962 sob a orientação e patrocínio do Rotary Club de Melbourne. Em comemoração aos 50 anos do clube, associados fundadores, atuais interactianos e rotarianos do Distrito 6930 se reuniram para uma noite de companheirismo. O programa Centros Rotary pela Paz completou dez anos em 2012. Desde 2002, os centros têm oferecido cursos de mestrados na área de paz e resolução de conflitos em universidades na Austrália, Inglaterra, Japão, Suécia e Estados Unidos. Em 2004, o programa para certificação profissional de três meses passou a ser oferecido na Chulalongkorn University na Tailândia.

9


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

CAMPANHAS REALIZADAS PELO ROTARY CLUB DE LAVRASLAVRAS-SUL na gestão 20122012-2013 16/ago – Doação de tênis ao time de voley - Projeto Arremesso para Novo Horizonte; 16/set - Doação de 520 litros de leite e vários medicamentos à Casa do Vovô; 17/dez - Doação de R$1.200,00 em alimentos à Fazendinha do Padre Israel; 19/dez - Doação de 600 brinquedos para crianças carentes; Doação mensal de 500,00 ao Galpão Cidadão para manutenção do professor de caratê; Projeto Livro Circulante - diariamente são recebidos e repassados livros à comunidade; Campanha de arrecadação de roupas e calçados - em andamento.

Doação de 300 brinquedos para crianças carentes

Doação de alimentos à Fazendinha do Padre Israel

10


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

FESTIVA FESTIVA DE NATAL

11


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

REVEILLON ROTÁRIO ROTÁRIO

12


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

NOITE NOITE ÁRABE

13


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

Programação Distrital e de Rotary International DATA

EVENTOS

16 Fev 2013

GATS – Seminário de Treinamento da Equipe Distrital – Lavras - MG

16 Mar 2013

PETS – Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos – Lavras - MG

14 Abr 2013

Assembleia Distrital – Lavras - MG

21 a 26 Abr 2013

Conselho de Legislação – Chicago – Illinois - USA

24 a 26 Mai 2013

Conferência Distrital – Caxambu - MG

23 a 26 Jun 2013

Convenção Internacional do RI – Lisboa - Portugal

06 Jul 2013

Posse do Governador Distrital 2013-2014 – Lavras - MG

Programação Mensal do Rotary Club de Lavras-Sul JANEIRO – MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA DATA

EVENTO

03 Jan

Reunião ordinária

04 Jan

Reunião do Conselho Diretor

10 Jan

Reunião ordinária

17 Jan

Reunião ordinária

24 Jan

Reunião ordinária

31 Jan

Reunião ordinária e Assembleia

Datas de Companheirismo – R.C. Lavras-Sul 26/01 – Comp. Maria Raquel Isnard Moulin 02/02 – Comp. Lourenço Ricardo de Oliveira 23/02 – Comp. José Oscar de Paiva Vieira 23/03 – Comp. José Alair Couto 14


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

Missão do Rotary Nós servimos ao próximo, difundimos a integridade e promovemos boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

Café Rotário 18/01/2013 Todas as sextas-feiras às 07h30 na Casa do Pão. Venha participar de mais este momento de Companheirismo!

Cartaz do Projeto Livro Circulante

15


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

ROTARY CLUB de LAVRAS-SUL 41 anos

Volume I – ano 04 – nº 26– 24 de janeiro de 2013

ANO ROTÁRIO 2012 2012-2013 PRESIDENTE DE ROTARY INTERNATIONAL: Sakuji Tanaka GOVERNADOR DO DISTRITO 4560: Aristides Beraldo Garcia GOVERNADOR ASSISTENTE DA ÁREA 4: Carlos Frederico Leite Corrêa PRESIDENTE DO CLUBE : Lourenço Ricardo de Oliveira

CONSELHO DIRETOR PRESIDENTE: Lourenço Ricardo de Oliveira VICE-PRESIDENTE: PRESIDENTE: Marcos Pizzolante de Pádua PAST-PRESIDENTE: PRESIDENTE: Gustavo Pereira da Silva

rotary.lavrassul Av. Dra. Damina, 28– Centro 37.200-000 Lavras – Minas Gerais – Brasil

SECRETÁRIA: Chrystiani Souza P. Capelli TESOUREIRO: Marcos Antônio Cherezi DIRETOR DE PROTOCOLO: Sélem Vilela de Oliveira INSTRUTOR DO CLUBE: Juventino Júlio de Souza – Governador 1997-98 MEMBROS: Carlos Frederico Leite Corrêa José Alair Couto Luiz Carlos Gonçalves Costa Antônio César de Pádua Paulo de Souza COMISSÃO DO QUADRO ASSOCIATIVO: Dilma Inês Chaves Reis COMISSÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Paulo Henrique Capelli COMISSÃO DE FUNDAÇÃO ROTÁRIA: José Luiz Rigato COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE: Luciano José Pereira COMISSÃO DE IMAGEM PÚBLICA DE ROTARY: Magno de Souza COMISSÃO SSÃO DE BANCO DE CADEIRA DE RODAS:Hermínio da Cunha Amorim Filho CONSELHEIROS: Juventino Júlio de Souza – Governador 1997-98 Marcos Pizzolante de Pádua Paulo Henrique Capelli RESPONSÁV RESPONSÁVEIS PELO BOLETIM: Luciano José Pereira Maria Raquel Isnard Moulin Lourenço Ricardo de Oliveira Luiz Carlos Gonçalves Costa Alessandra Teixeira da Silva

Créditos Figuras: 1) Calendário: www.folhadeitalva.com.br 2) Calendário de Companheirismo: www.brasil-rotario.com.br

16


Lavras-Sul em ação - nº 26 - 2012-2013