Issuu on Google+

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 25– 17 de janeiro de 2013

Destaques da semana: CALENDÁRIO CÍVICO CALENDÁRIO DE COMPANHEIRISMO ATA DA REUNIÃO ANTERIOR NOTÍCIAS DO CLUBE

Companheiro Companheiros Virgílio (GDE) e Adriane,, do Rotary Club de Lavras Lavras-Sul, participam da Assembleia Internacional Os Companheiros Virgílio Augusto Resende Bandeira andeira e Adriane Cou Coutinho Barbosa Bandeira estão em San Diego onde presenciaram a divulgação pelo presidente eleito Run Burton do lema para o novo período rotário: Viver Rotary – Transformar Vidas.

NOTÍCIAS DO DISTRITO ROTARY INTERNATIONAL FUNDAÇÃO ROTÁRIA PROGRAMAÇÃO DISTRITAL PROGRAMAÇÃO MENSAL DO CLUBE DÓLAR ROTÁRIO 08/12 R$ 2,06 .

Reuniões às quintas-feiras, às 20h 0

Rua Professor Alberto de Carvalho n 721 – Centro – 37.200-000 Lavras – Minas Gerais – Brasil

1


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 25– 17 de janeiro de 2013

Calendário Cívico Data 11 Jan 12 Jan 13 Jan 14 Jan 15 Jan 16 Jan 17 Jan 19 Jan 20 Jan 21 Jan 22 Jan 24 Jan

Eventos •

Dia do Controle trole da Poluição por Agrotóxicos

Fundação de Belém (PA) em 1616

• •

Criação do Museu Nacional de Belas Ar Artes Morte de Frei Caneca, herói da Confederação do Equador (1825)

Dia do Enfermo

Dia Mundial do Compositor, Eleição de Tancredo Neves como Presidente do Brasil (1985)

Instituição tituição do Cruzado Novo (NCz$) em 1989, Morte do Presidente Rodrigues Alves, sem tomar posse, em 1918

Dia doa tribunais de Contas do Brasil, Morte de Joaquim Nabuco em 1910

Morte do mal. Cândido Rondon (1958)

• •

Dia da fundação da cidade do Rio de Janeiro Dia do Farmacêutico

Dia Mundial da Religião

Fundação de São Vicente, primeira vila do Brasil (1532)

Dia da Constituição, Dia Nacional do Aposentado Aposentado, Dia da Previdência Social

Calendário de Companheirismo 11 Jan 12 Jan 17 Jan

Help, esposa do Companheiro Marino Couto Moraes

• •

Otávio, filho do Companheiro Sélen Vilela de Oliveira e Angeluci Diego, filho do Companheiro Márcio Sales Pereira

• • •

Patrícia, filha do Companheiro Eduardo Augusto Anacleto e Maria Cristina Wilson, filho do Companheiro Wilson Raimundo Costa e Maria Aparecida Alice, filha do Companheiro Luciano José Pereira e Julieta

6 anos da admissão do Companheiro Antônio César de Pádua

Companheiro anheiro Luiz Carlos Gonçalves Costa

Henrique, filho da Companheira Alessandra Teixeira da Silva

• •

Luiz Carlos, filho Comp Companheiro Luiz Carlos Gonçalves Costa a e Mariza Mariana, filha de Wilson Raimundo Costa e Maria Aparecida

18 Jan 20 Jan 23 Jan 24 Jan

2


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 25– 17 de janeiro de 2013

ATA da Reunião do dia 10 de janeiro de 2013 Aos dez dias do mês de janeiro de dois mil e treze, na sede social do Rotary Lavras Sul, situada a Rua Professor Alberto de Carvalho, 771 – Município de Lavras, Minas Gerais, realizou-se a vigésima quinta reunião ordinária às 20 horas com a presença do Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira. Ano rotário 2013-14. Mesa: A mesa diretora foi composta pelo Presidente Companheiro Lourenço Ricardo de Oliveira, Companheiro Paulo Marcos de Paula Lima e Companheiro Carlos Frederico Leite Corrêa. Protocolo: Após a composição da mesa diretora, o Companheiro Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira declarou aberta a reunião e convidou a todos para que de pé saudassem a Bandeira do Brasil e demais Bandeiras. O Companheiro Celso Rodrigues salientou que uma senhora que completou 106 anos, estava em uma cadeira de rodas com o símbolo do Rotary. O Companheiro José Oscar de Paiva Vieira fez um relato sobre sua viagem à Colômbia em “Cartagena das Índias” com exposição de fotos. A Companheira Cláudia Maria de Brito Sousa ofereceu pizza no lugar do tradicional jantar e o Presidente anunciou que o próximo jantar será providenciado pela Companheira Cleide Maria de Brito Lopes. Ata lavrada pelo companheiro Luiz Carlos Gonçalves Costa.

DIVULGADA A FOTO OFICIAL DO GOVERNADOR ELEITO VIRGÍLIO BANDEIRA Foi divulgada hoje a foto oficial do casal GDE 2013/2014 Virgílio Bandeira e sua esposa Adriane, juntamente com o PE Ron D. Burton e também sua esposa Jetta. A foto, já tradicionalmente institucionalizada no meio rotário é tirada tendo ao fundo o lema do próximo ano rotário.

3


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 25– 17 de janeiro de 2013

GDE Virgílio e Adriane: participação ativa na Assembleia Internacional Desde domingo, dia 13 de janeiro, o casal Virgílio Bandeira e Adriane está desfrutando de inesquecíveis experiências rotárias em San Diego, cidade-sede da Assembleia Internacional do RI. As sessões plenárias, discussões em grupo e atividades de companheirismo da assembléia internacional visam educar, motivar e inspirar os governadores eleitos a liderar os rotarianos de seu distrito. Diversos líderes rotários, como o presidente eleito do RI, o presidente eleito do conselho de curadores da Fundação Rotária, ex-presidentes e diretores, fazem pronunciamento durante o evento. Os participantes trocam idéias com outros governadores de todo o mundo, criando duradouros laços de companheirismo e amizade. O casal presenciou com muita emoção a divulgação pelo presidente eleito Run Burton do lema para o novo período rotário: Viver Rotary – Transformar Vidas, um lema tão objetivo quanto intenso para ser ‘vivido’ nos 12 meses da nova gestão rotária. O Comp. Dejarino Santos Filho, governador eleito do distrito 4490, assim se pronunciou a respeito do futuro presidente: “Ron é um Grande líder, todos ficamos muito motivados, ele nos ensina a liderar com objetivo, planejamento, organização, acompanhamento e reconhecendo os resultados!

Jantar do presidente eleito Ron Burton com os governadores do Brasil

Esta é a paisagem que o casal Virgílio e Adriane estão apreciando da suíte do Manchester Grand Hyatt San Diego

4

Umas das plenárias realizadas no Centro de Convenções do Manchester Grand Hyatt San Diego


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 25– 17 de janeiro de 2013

O PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE ELEITO RON BURTON Burton revelou o lema durante a abertura da sessão plenária da Assembleia Internacional de 2013, um evento de treinamento para governadores eleitos do Rotary. “Se realmente quisermos levar o serviço do Rotary adiante, temos que ter certeza de que todos os rotarianos possuam o mesmo sentimento que cada um de nós temos por ele”, disse Burton. “Devemos ter certeza de que todos os rotarianos desempenhem um papel significativo, que todos estejam fazendo uma contribuição, e que estas contribuições sejam valorizadas”. Ele disse que o lançamento do novo modelo de subsídios da Fundação, o Visão de Futuro, é um momento de orgulho para rotarianos. O modelo, que tem sido utilizado por cerca de 100 distritos pilotos desde 2010, representa uma nova era para a Fundação e ajudará rotarianos a se entusiasmarem sobre a capacidade da organização em transformar vidas. “O Visão de Futuro elevará o Rotary para um novo nível – incentivando projetos maiores, mais sustentáveis, e lhes proporcionando maior flexibilidade. Em ambos casos, colocando em primeiro lugar as necessidades das comunidades beneficiárias”. Burton pediu para que os governadores assumam a liderança ajudando seus clubes durante a transição, com a ajuda de seus presidentes de Comissão Distrital da Fundação Rotária, que também participaram da Assembleia este ano. As sessões de treinamento são focadas em capacitar estes líderes e para que voltem a seus distritos como especialistas sobre o novo modelo de subsídios. Antes da Assembleia, Burton pediu para que os governadores dessem o exemplo, e fizessem uma doação em nome da Fundação. Durante a Assembleia, ele anunciou que todos os 537 governadores tinham feito uma doação. Junto com as doações de todos os membros do Conselho Diretor do RI e de Curadores da Fundação Rotária, foram arrecadados US$675.412. “Acredito que a Fundação não teria recebido todo este dinheiro se eu não tivesse pedido. Esta é uma lição importante. Se você quer que alguém faça alguma coisa, você pode apenas esperar que alguém tenha a ideia ou você pode pedir.” Burton aplicou esta lição também para o desenvolvimento do quadro associativo, que insistiu ser responsabilidade de todos os rotarianos. Ele disse à plateia que, embora tivesse sido associado ativo do Key Club, um programa para jovens da Kiwanis International, ele se associou ao Rotary simplesmente porque o Rotary Club de Norman, Oklahoma, o convidou. “Você precisa perguntar,” disse ele. Ron enfatizou que o trabalho não termina quando um novo associado vem para o Rotary. “O trabalho não está completo até que o associado esteja envolvido, inspirado, vivendo o Rotary, e utilizando o poder do serviço rotário para transformar vidas”.

5


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 25– 17 de janeiro de 2013

Mensagem do governador Aristides para o mês de janeiro Companheiros, vivemos momentos de festas, alegrias com a chegada do ano que ora se inicia. É sempre motivo de expectativas, de darmos uma chance a novos compromissos e de reafirmarmos nossos propósitos e projetos. Ficamos ansiosos, no entanto, nossa consciência nos faz olhar para nós mesmo. O que faz o homem refletir é a consciência. E hoje, especialmente falamos da consciência rotária. Ter a consciência de que Rotary é cada um de nós, me faz pensar um pouco, na nossa Prova Quádrupla – Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos. Cada clube é a soma de seus membros e o reflexo de seus sócios. Quanto mais eficiente formos maior eficiência terá o clube. E quem eu sou? O que faço? Quem somos nós? O que fazemos e queremos? São perguntas que, antes de falarmos em consciência rotária, devemos encontrar no nosso interior. “ Quem quer que sejamos e o que desejamos para nós, é aquilo que os outros também desejam para si” disse nosso companheiro Kalyan Banerjee. Essa consciência de que cada um é Rotary, manifesta-se na afirmação: “Eu sou Rotary”, mas, com atitude de vida. Sabemos que podemos ser , fazer melhor e mudar o que for preciso. Viver o “EU SOU ROTARY” é muitas vezes deixar cair a face da aparência, da vaidade, esse ego que parecemos ser e começarmos a viver a verdadeira vida. Praticando o “EU SOU ROTARY”, eu vou me perguntar: É a verdade? Como líderes que somos devemos pensar como tal, agir como líderes, sintonizar-nos com novos pensamentos, com estilo de vida diferente e refletir: Eu fui um bom exemplo hoje? Tomar iniciativas, estar à frente, ser comprometido, ser otimista, ter perseverança nos projetos, buscar parcerias, levar o amor e a paz através do servir, doar sem limites. Nunca esquecer em momento algum que a ÉTICA deve ser praticada nos relacionamentos familiares, nas relações comerciais e profissionais e principalmente entre os companheiros. Praticar a amizade dentro e fora do clube e aplicar sempre a Prova Quádrupla. Aceitar as pessoas, as diferenças, as individualidades, não rotular ninguém. Ter consciência de suas ações, não ter pressa, compreender sempre, perdoar. Com boa vontade nos corações e habilidade nas mãos faremos o que é difícil na hora, o impossível leva um pouco mais de tempo, mas, não podemos desistir nunca! Portanto companheiros, consciência rotária é aquilo que nos faz responsáveis pelas nossas comunidades, pela realização de projetos que mudem a vida de pessoas desprovidas de recursos, é estar atento ao desenvolvimento da humanidade. Este mês digo a vocês que é um mês de reflexões, de procurar conhecer mais nossa organização, conhecer os objetivos de cada comissão e o que é preciso melhorar para contribuir, aqui e agora. Representamos uma classificação de profissionais , tenhamos consciência de pertencer a uma organização centenária que caminha na busca de um mundo mais justo, mais solidário, realizando sonhos de paz para viver em comunhão com Deus. Companheiros, somente olhando para nós mesmos é que poderemos responder a tantas interrogações. Nossa missão é servir ao próximo, promover a boa vontade, a paz e a compreensão mundiais através de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários. Um clube que reflete, fortalece e pode servir melhor, pode contribuir para mudar o mundo. “Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo”. Já ouvimos isto no Rotary. Sendo assim, companheiros, acreditem: Vocês são a chave de um Rotary que busca construir a paz através do servir. Companheiros, vamos reafirmar nossos propósitos rotários, vamos deixá-los brotar no verdadeiro rotariano que existe em nós. Família Rotária, acredito eu que tudo o que foi dito acima é muito bonito e inspirador, entretanto, se não estivermos dispostos a dar a nossa contribuição, por pequena que seja, o dito acima não será mais que palavras sem nenhum sentido. Pense nisso! Entusiasme-se, tenha orgulho dessa missão em prol da dignidade humana. Um forte abraço. Aristides Beraldo Garcia – Governador 2012/2013

6


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 25– 17 de janeiro de 2013

Mensagem do presidente Sakuji Tanaka para o mês de janeiro Prezados Rotarianos, Como empresário japonês, visto terno e gravata quase todos os dias e sempre tenho o distintivo do Rotary na minha lapela, pois sinto orgulho de ser rotariano. Seja para onde for, as pessoas que veem o distintivo sabem quem eu sou. Para rotarianos, o meu pin do Rotary indica que sou um amigo; para os não rotarianos, o pin desperta interesse. Meu desejo é que todas as pessoas entendam o significado deste distintivo. Por isso estou pedindo para vocês usarem seu distintivo rotário e ajudar a divulgar seu significado. Eu acredito que quando usamos o pin do Rotary, nos tornamos mais conscientes do seu significado, passando a pensar mais antes de falar ou agir. Ao ostentá-lo, você lembra constantemente que é rotariano e que, como tal, sua missão é ajudar o próximo. Todos nós devemos estar sempre prontos a falar sobre o Rotary e a responder a perguntas como “O que é o Rotary?” e “O que o Rotary faz?”. Não devemos convidar alguém para se associar ao Rotary apenas porque queremos aumentar o número de associados. Devemos, sim, mostrar que o Rotary é uma organização maravilhosa e que eles serão mais felizes por pertencer a um Rotary Club. Convidamos as pessoas para se juntarem ao Rotary também para ajudá-las. Tenho certeza que todos nós somos gratos à pessoa que nos convidou a entrar para esta nossa organização. Minha vida é muito mais feliz e produtiva por causa do Rotary. Não tenho dúvida alguma que mudei o rumo de minha vida no dia em que me associei ao Rotary Club de Yashio, e graças a isso hoje tenho mais amigos, satisfação e paz. É este sentimento que quero compartilhar com os outros. Uma forma de fazer isto é convidando novos associados ao Rotary. Outra, é promovendo a imagem pública do Rotary, divulgando o seu trabalho e usando o nosso distintivo na lapela todos os dias. Sakuji Tanaka Presidente do RI 2012/2013

7


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 25– 17 de janeiro de 2013

Brasil Rotário, 21.12.2012

Rotary condena ataques contra vacinadores no Paquistão Confira a declaração do presidente da Comissão Polio Plus do Rotary International, Robert S. Scott, sobre os ataques a vacinadores no Paquistão: O Rotary International se junta ao governo do Paquistão e a nossos parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio e condena os recentes atos que causaram mortes e ferimentos a trabalhadores da área da saúde no Paquistão. As vítimas estão entre os milhares de trabalhadores e voluntários pró-saúde, incluindo rotarianos paquistaneses, comprometidos a salvar vidas de crianças ao interromper a transmissão da poliomielite no Paquistão, um dos três países onde esse vírus devastador permanece endêmico. Os ataques levaram o governo do Paquistão a suspender temporariamente a campanha de vacinação, para proteger a segurança dos vacinadores. O Rotary está extremamente preocupado que ataques como esse impeçam que as crianças recebam assistência necessária, como vacinas antipólio, que podem salvar suas vidas. Sei que rotarianos paquistaneses, apoiados por rotarianos de todo o mundo, continuarão a dar o seu melhor para criar um ambiente seguro, a fim de que esses dedicados trabalhadores da área da saúde possam levar a vacina e outros cuidados às crianças mais vulneráveis do país. A erradicação da paralisia infantil tem sido a prioridade maior do Rotary desde 1985, e estamos prestes a fazer história, ao derrotarmos essa doença de uma vez por todas. Em nome dos 1,2 milhão de rotarianos de 34 mil clubes em 200 países e regiões geográficas, apresento nossas profundas condolências às famílias das vítimas. Sua dedicação e sacrifício nos inspiram a seguir em frente, até atingirmos nosso objetivo de um mundo livre da pólio. Robert S. Scott Presidente da Comissão Internacional Polio Plus Os programas de vacinação, especialmente aqueles com envolvimento de organizações internacionais, se tornaram suspeitos no país desde que um médico paquistanês realizou um programa falso de imunização no ano passado para ajudar a CIA a caçar Osama Bin Laden. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2012-12-18/integrantes-da-campanha-de-vacinacao-contra-polio-sao-mortas-nopaquistao.html

8


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 25– 17 de janeiro de 2013

PRECE ROTÁRIA: VIVER ROTARY – TRANSFORMAR VIDAS Viver Rotary com otimismo e esperança no amanhã! Compromisso pessoal de amor pela vida de todos! Procurar enxergar sempre o lado positivo de tudo! Nada é forte o suficiente para impedir a ação rotária! Viver Rotary é valorizar todos os seus momentos! Viver Rotary é combater a miséria e a ignorância! Viver Rotary e transformar vidas é praticar o bem! Buscar existência mais digna para pessoa carente! Compromisso com a melhoria de comunidade necessitada! Viver Rotary é sonhar e tornar real os próprios sonhos! Doação é gesto de amor ao próximo e solidariedade humana! Contribuição é permissão de serviço voluntário com amor! Promover compreensão e boa vontade entre os homens! Apoiar propostas e iniciativas de melhoria da comunidade! Fomentar harmonia, bem-estar e paz entre as nações! Somos missionários da vida: sobreviver bem e conviver melhor! Saúde é a condição básica para a sobrevivência! Convivência é condição básica para a felicidade! Todo rotariano, todos os anos, vivenciando Ideal de Servir! Todo cidadão mobilizado e envolvido em cuidar de sua vida! Desenvolvimento máximo do potencial humano! Poder de transformação da vida na sua comunidade! Autoajuda e trabalho coletivo para melhorar a qualidade de vida! “Viver Rotary e Transformar Vidas” é nosso Ideal. Oração inspirada no 59º Lema de Rotary International: VIVER ROTARY – TRANSFORMAR VIDAS – do Presidente 2013/14 Ron D. Burton, (Jetta) – Rotary Club de Norman - Oklahoma / EUA - Uma colaboração do Distrito 4730: Governador Luiz Alberto Scorsin (Gisele), R. C. de Curitiba Oeste – Governador 2013-14 / Curitiba – Paraná – Brasil. Autor: Joaquim Monte – Governador 1998-99 do Distrito 4730 de Rotary International.

9


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 25– 17 de janeiro de 2013

Programação Distrital e de Rotary International DATA

EVENTOS

13 a 19 Jan 2013

Assembleia Internacional – San Diego – Califórnia - USA

16 Fev 2013

GATS – Seminário de Treinamento da Equipe Distrital – Lavras - MG

16 Mar 2013

PETS – Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos – Lavras - MG

14 Abr 2013

Assembleia Distrital – Lavras - MG

21 a 26 Abr 2013

Conselho de Legislação – Chicago – Illinois - USA

24 a 26 Mai 2013

Conferência Distrital – Caxambu - MG

23 a 26 Jun 2013

Convenção Internacional do RI – Lisboa - Portugal

06 Jul 2013

Posse do Governador Distrital 2013-2014 – Lavras - MG

Programação Mensal do Rotary Club de Lavras-Sul JANEIRO – MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA DATA

EVENTO

03 Jan

Reunião ordinária

04 Jan

Reunião do Conselho Diretor

10 Jan

Reunião ordinária

17 Jan

Reunião ordinária

24 Jan

Reunião ordinária

10


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 25– 17 de janeiro de 2013

Missão do Rotary Nós servimos ao próximo, difundimos a integridade e promovemos boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

Café Rotário 10/01/2013 Todas as sextas-feiras às 07h30 na Casa do Pão. Venha participar de mais este momento de Companheirismo!

11


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

ROTARY CLUB de LAVRAS-SUL 41 anos

Volume I – ano 04 – nº 25– 17 de janeiro de 2013

ANO ROTÁRIO 2012 2012-2013 PRESIDENTE DE ROTARY INTERNATIONAL: Sakuji Tanaka GOVERNADOR DO DISTRITO 4560: Aristides Beraldo Garcia GOVERNADOR ASSISTENTE DA ÁREA 4: Carlos Frederico Leite Corrêa PRESIDENTE DO CLUBE : Lourenço Ricardo de Oliveira

CONSELHO DIRETOR PRESIDENTE: Lourenço Ricardo de Oliveira VICE-PRESIDENTE: PRESIDENTE: Marcos Pizzolante de Pádua PAST-PRESIDENTE: PRESIDENTE: Gustavo Pereira da Silva

rotary.lavrassul Rua Professor Alberto de 0 Carvalho n 721 – Centro – 37.200-000 Lavras – Minas Gerais – Brasil

SECRETÁRIA: Chrystiani Souza P. Capelli TESOUREIRO: Marcos Antônio Cherezi DIRETOR DE PROTOCOLO: Sélem Vilela de Oliveira INSTRUTOR DO CLUBE: Juventino Júlio de Souza – Governador 1997-98 MEMBROS: Carlos Frederico Leite Corrêa José Alair Couto Luiz Carlos Gonçalves Costa Antônio César de Pádua Paulo de Souza COMISSÃO DO QUADRO ASSOCIATIVO: Dilma Inês Chaves Reis COMISSÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Paulo Henrique Capelli COMISSÃO DE FUNDAÇÃO ROTÁRIA: José Luiz Rigato COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE: Luciano José Pereira COMISSÃO DE IMAGEM PÚBLICA DE ROTARY: Magno de Souza COMISSÃO DE BANCO DE CADEIRA DE RODAS:Hermínio da Cunha Amorim Filho CONSELHEIROS: Juventino Júlio de Souza – Governador 1997-98 Marcos Pizzolante de Pádua Paulo Henrique Capelli RESPONSÁVEIS PELO BOLETIM: Luciano José Pereira Maria Raquel Isnard Moulin Lourenço Ricardo de Oliveira Luiz Carlos Gonçalves Costa Alessandra Teixeira da Silva

Créditos Figuras: 1) Calendário: www.folhadeitalva.com.br 2) Calendário de Companheirismo: www.brasil-rotario.com.br

12


Lavras-Sul em ação - nº 25 - 2012-2013