Issuu on Google+

ROTARY INTERNATIONAL

THE ROTARY FOUNDATION

Pontos importantes sobre o Visão de Futuro Em 2005, a Fundação Rotária iniciou um plano de longo prazo, chamado Visão de Futuro, em preparação ao seu segundo século de atuação. O plano visa maximizar o impacto das contribuições dos rotarianos através do apoio a projetos de maior escopo que tenham resultados sustentáveis e que contribuam para melhorar o reconhecimento da entidade junto ao público. Com a simplificação das opções para prestação de serviços locais e internacionais, e também dos processos administrativos, a Fundação busca aumentar o grau de participação de clubes e distritos, fortalecer o senso de propriedade dos rotarianos em relação aos recursos da Fundação e aumentar o número de associados e doadores.

Futuro, as proporções são invertidas com o intuito de apoiar projetos de alta qualidade, sustentáveis e de grande impacto nas comunidades, ajudando mais pessoas e aumentando a projeção da imagem pública da organização.

O novo modelo de subsídios da Fundação Rotária, ou seja, o Plano Visão de Futuro, aumentará a habilidade da Fundação no que se refere ao apoio a projetos humanitários e educacionais de clubes e distritos. •

A Fundação reconheceu que poderia melhor servir os clubes e distritos se simplificasse suas operações, de modo a se tornar mais eficaz e a alcançar maior impacto nas seis áreas de enfoque do Rotary.

As áreas de enfoque servem como guias para a elaboração de projetos, melhorando a habilidade dos rotarianos de atender a necessidades e mostrando ao mundo que o Rotary é um líder global na área humanitária. •

As seis áreas de enfoque são: paz e prevenção/ resolução de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; recursos hídricos e saneamento; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização; e desenvolvimento econômico e comunitário. Estas áreas representam setores pelos quais os rotarianos demonstram bastante interesse e nos quais inúmeras iniciativas têm sido realizadas, o que contribui para o engajamento dos associados e êxito de projetos. Com sua nova estrutura de subsídios, o Rotary terá maior impacto e apoiará projetos eficazes e sustentáveis. Em 2007, a Fundação estava gastando 20% de seu orçamento anual para programas em projetos maiores e de alto impacto e 80% em projetos de curto prazo e baixo impacto. Com o Visão de

Abril de 2012

Todos os distritos começarão a usar o novo modelo a partir de 1º de julho de 2013. Cronogramas referentes à transição para a nova estrutura de subsídios estão disponíveis a clubes e distritos.

O novo modelo de subsídios oferece diversos benefícios: •

Maior conscientização e engajamento – a clareza e simplicidade dos Subsídios Distritais facilita a participação dos clubes. Os distritos pilotos relataram maior envolvimento dos clubes em projetos financiados pela Fundação.

Maior escala – subsídios maiores e ênfase em sustentabilidade resultam em mais projetos com resultados duradouros para mais pessoas.

Maior projeção – medir a eficácia dos projetos permite à Fundação divulgar resultados quantificáveis. Compartilhados com o mundo, tais resultados contribuirão para melhorar a imagem pública do Rotary local e internacionalmente.

Mais entusiasmo e contribuições – o entusiasmo gerado pelas novas opções de subsídios gerou maior interesse por doações e maior senso de propriedade dentre os distritos pilotos.


Melhor gestão de fundos e prestação de contas – relatórios mais simplificados e um Memorando de Entendimento explicando claramente os requisitos e responsabilidades contribuem para maior nível de obediências às exigências e mais transparência no gerenciamento de subsídios. Mais eficiência – todo o processo de subsídios é mais eficiente e mais transparente. Além disso, os pagamentos são processados de forma mais rápida. Mais autonomia – os distritos agora podem acessar mais FDUC para Subsídios Distritais, o que resulta em mais fundos para projetos e maior controle das verbas. Os clubes e distritos podem definir seu próprio nível de participação em Subsídios Globais através de projetos com parceiros internacionais ou Subsídios Globais prédefinidos com os parceiros estratégicos do Rotary.

Bolsas de estudos financiadas por Subsídios Globais – clubes e distritos podem selecionar seus bolsistas de forma mais rápida. Além disso, o custo para os patrocinadores é mais baixo, pois cada Subsídio Global usado para financiar bolsas de estudos recebe equiparação do Fundo Mundial.

Equipes de formação profissional – estas equipes fazem referência aos objetivos profissionais do programa Intercâmbio de Grupos de Estudos, além de contribuírem para resultados mais focados, mensuráveis e sustentáveis, formação de relacionamentos sólidos e duradouros, e promoção da compreensão intercultural.

O novo modelo de subsídios oferece uma abordagem simplificada e mais flexível, além de englobar uma vasta gama de atividades. •

Subsídios Distritais permitem aos clubes e distritos atender a necessidades imediatas em suas comunidades e no exterior.

Subsídios Globais financiam projetos humanitários de maior escopo, equipes de formação profissional e bolsas de estudos, sendo que todas as atividades devem se alinhar a pelo menos uma das áreas de enfoque e ter resultados sustentáveis e mensuráveis.

Subsídios Globais pré-definidos maximizam recursos através de fundos, conhecimento técnico e defesa de causas oferecidos pelos parceiros estratégicos da Fundação Rotária.

Financiamento para Pólio Plus, Bolsas Rotary pela Paz e assistência pós-desastre continuarão a existir no novo modelo de subsídios.

No Visão de Futuro, o enfoque é em projetos sustentáveis e de maior impacto. “Sustentabilidade” significa que os benefícios se mantêm mesmo depois de usadas as verbas. •

O termo sustentabilidade é definido como a capacidade de um projeto manter resultados a longo prazo para continuar atendendo às necessidades da comunidade depois de esgotados os fundos do subsídio.

Projetos sustentáveis oferecem valor de longa duração e maior retorno ao investimento do Rotary, tanto no que se refere a recursos financeiros quanto a trabalho voluntário.

Um projeto sustentável geralmente conta com a participação da comunidade, utilizando treinamentos e troca de informações para que os beneficiários possam manter os resultados e solucionar problemas depois que o envolvimento do Rotary tiver terminado.

O sucesso do novo modelo de subsídios do Rotary será avaliado com o passar do tempo. •

O sucesso pode ser medido com base no aumento do nível de participação dos rotarianos em atividades que recebem o apoio da Fundação, aumento de doações à entidade, mais engajamento dos clubes e maior cobertura de mídia para projetos financiados pela Fundação.

O processo de avaliação contribuirá para medirmos o nível de sucesso, através de dados sobre o número de pessoas que se beneficiaram com subsídios da Fundação e projetos sustentáveis.

As opiniões dos rotarianos participantes do piloto do Visão de Futuro já estão sendo usadas para aprimorar a nova estrutura de subsídios. Os distritos pilotos indicaram satisfação em relação a vários aspectos (como o processo on-line de solicitação) e relataram um maior senso de autonomia nos clubes e distritos.

EN—(412)

PT—(412)


PONTOS IMPORTANTES SOBRE O VISÃO DE FUTURO