Page 1

Guia de Identidade Visual do RI


Š 2007 Rotary International


Guia de Identidade Visual do RI

Guia de Identidade Visual do RI :: 1

Rotary Clubs e distritos costumam elaborar seus próprios materiais, como publicações, websites e boletins eletrônicos, para se comunicar com rotarianos e não-rotarianos. A diagramação e o estilo utilizados variam de acordo com o propósito da mensagem a ser transmitida e características culturais. Para garantir que estes materiais tenham uma identidade visual mundialmente condizente, foram desenvolvidas diretrizes sobre o uso apropriado do nome e emblema do Rotary, assim como dos nomes e emblemas dos programas do RI e da Fundação Rotária, e sobre o design das comunicações impressas e eletrônicas. Em respeito a preferências culturais locais de cada Rotary Club, o Rotary International não especifica fontes, cores (a não ser com relação ao emblema da organização) ou elementos de design que devam ser obrigatoriamente utilizados. O propósito desta publicação é prover dicas gerais que possam ajudar rotarianos a elaborar materiais que promovam uma imagem visual do Rotary positiva e profissional.

®


Conteúdo

Guia de Identidade Visual do RI :: 2

O Nome e Emblema do Rotary   3 Identificações em Projetos   3 Nomes de Domínio de Websites   4 Uso Apropriado do Emblema do Rotary   5 As Cores do Rotary   6 Usos Especiais   7 Fundos   7 Tamanhos   7 Emblemas do Rotary para Publicações Impressas   8 Usos Impróprios   9 Marcas do Rotary   10 Melhores Práticas de Design: Websites e Comunicações Eletrônicas   11 Cores da Web   12 Fontes da Web   12 Recursos   12 Melhores Práticas de Design: Impressão   13 Papel Timbrado   13 Cabeçalhos de Boletins   13 Publicações   14 Uso de Imagens   16 Em Impressos   16 Em Projeções   17 Biblioteca de Imagens do Rotary   17


O Nome e Emblema do Rotary

Guia de Identidade Visual do RI :: 3

O nome e o emblema do Rotary International estão registrados em mais de 50 países para assegurar que sejam utilizados exclusivamente pela organização e aumentem o poder desta de prevenir seu uso ilícito por outras entidades. A proteção da integridade do emblema oficial do Rotary é questão da mais alta prioridade para o Rotary International, e os rotarianos devem seguir as normas do capítulo 17 do Manual de Procedimento (035-PT). Todo rotariano tem o direito e é incentivado a exibir o emblema em distintivo de lapela, crachá ou outra insígnia aprovada pelo RI, inclusive cartões pessoais de saudação. Contudo, o nome e o emblema do Rotary jamais podem ser usados em materiais promocionais para fins comerciais ou campanhas políticas, e embora possam aparecer em papéis timbrados e outros impressos de clubes e distritos, não podem ser colocados em cartões de visita ou papéis timbrados particulares.

Identificações em Projetos Como o nome e o emblema estão diretamente associados ao Rotary International, Rotary Clubs e distritos, assim como outras entidades patrocinadas pelo RI, devem assegurar, com sinais claros de identificação no local do projeto e em materiais promocionais, que seu envolvimento seja facilmente reconhecido por todos. Por exemplo, use “Programa de Arborização do Distrito 1234 do Rotary” e não “Programa de Arborização do Rotary”. Ao dar nome a projetos, clubes, distritos e outras entidades rotárias não devem alterar o nome Rotary ou usar o prefixo Rota. Do mesmo modo, Rotarian não deve ser empregado, para evitar associação com a revista The Rotarian. Em eventos de captação de recursos ou comercialização de produtos para obter fundos, o nome do clube ou distrito deve constar de todos os materiais promocionais e mercadorias colocadas à venda, assim como uma referência à data ou duração do evento. O RI solicita que tais mercadorias sejam adquiridas de fornecedores licenciados do Rotary, uma lista dos quais pode ser acessada no Official Directory ou no site www.rotary.org. Caso tenha interesse em comercializar regularmente produtos com o emblema da organização será necessário obter uma licença. Entre em contato com seu representante de suporte a clubes e distritos para mais informações.


O Nome e Emblema do Rotary

Guia de Identidade Visual do RI :: 4

Ao estabelecer parcerias com outras organizações, comerciais ou não, para condução de atividade local, deve-se certificar que os materiais e sinais de identificação mostrem claramente a conexão do clube e distrito com o projeto, não do Rotary International ou da organização parceira. Nomes de fundações de clube ou distrito devem conter uma palavra ou frase de identificação entre “Rotary” e “fundação”. Por exemplo, o nome “Fundação do Distrito 1234 do Rotary” obedece aos requisitos da norma.

Nomes de Domínio de Websites As mesmas diretrizes para projetos e programas se aplicam à seleção de nomes de domínio. Devido a usuários geralmente assumirem que os endereços de sites são diretamente relacionados ao nome da organização, o RI solicita que uma referência ao nome do clube, distrito ou entidade ou programa rotário seja incluída no nome do website como, por exemplo, rotarydistrict1234.org ou rotaryclubdequalquercidade.org. Coloque o nome de domínio em papéis timbrados e materiais promocionais do clube ou distrito. Procure usar nomes curtos, fáceis de lembrar e significativos.


Uso Apropriado do Emblema do Rotary

Guia de Identidade Visual do RI :: 5

A roda dentada do Rotary é o elemento gráfico que serve para identificar os Rotary Clubs e seus sócios nos quatro cantos do mundo. Sempre que tal emblema aparecer em materiais impressos ou eletrônicos, deve ser reproduzido em sua forma completa, como mostrado neste guia. (Leia no Manual de Procedimento detalhes específicos sobre dimensões.) O uso apropriado do emblema identifica o Rotary de maneira visualmente clara e fortalece sua imagem pública, portanto, este não deve jamais ser modificado, obstruído ou reproduzido que não em sua forma completa.

®

O emblema do Rotary pode ser baixado do site www.rotary.org. O material Logotipos do Rotary em CD (234-MU) contém emblemas do Rotary, da Fundação Rotária e diversos programas rotários, podendo ser encomendado pelo catálogo on-line ou escritório internacional de sua área.


Uso Apropriado do Emblema do Rotary

Guia de Identidade Visual do RI :: 6

As Cores do Rotary As cores oficiais do Rotary são azul e dourado (ou dourado metálico), como mostrado aqui. As cores devem aparecer em websites, publicações impressas em quadricromia e em qualquer outro lugar onde seja possível a utilização de cores. A tabela abaixo mostras as especificações exatas.

Azul do Rotary Dourado do Rotary Dourado metálico (ou PANTONE® 286) (ou PANTONE 123 C do Rotary** or PANTONE 115 U*) (ou PANTONE 871)

CMYK (cor de processo) Impressão em quadricromia

100-66-0-2

0-17-100-0

20-25-60-25

RGB Visualização em tela

0-51-153

255-204-0

163-145-97 (não é seguro para Web)

HEX Visualização em tela

#003399

#FFCC00

#A39161 (não é seguro para Web)

* PANTONE 123 C deve ser usado em papel revestido e PANTONE 115 U em papel não revestido. Consulte a gráfica se não tiver certeza que cor pontual utilizar. As cores PANTONE® ao lado, cujos padrões se encontram na edição atual do PANTONE Formula Guide, podem ser usadas para substituir as cores rotárias especificadas neste manual. As cores CMYK, RGB e HEX mostradas neste guia não tiveram sua acurácia avaliada pela Pantone, Inc. e podem não ter os mesmo padrões da empresa. PANTONE® é marca registrada da Pantone, Inc.

** O dourado metálico do Rotary somente produzirá o efeito metálico quando impresso em cor pontual em papel revestido. As outras cores simularão a cor dourada, mas não darão o efeito metálico.

Quando a reprodução em cores não for possível, o emblema do Rotary pode ser reproduzido em cor única, e o logotipo colocado sobre um fundo monocromático. O emblema não deve jamais ser impresso em mais de duas cores.


Uso Apropriado do Emblema do Rotary

Guia de Identidade Visual do RI :: 7

Usos Especiais do Emblema Exemplos de fundos adequados

Para gofragem ou estampagem podem ser usados logotipos invertidos. O Rotary não fornece logotipos para uso em apliques bordados. Ao produzir emblemas tridimensionais, como em uma placa de bronze, siga as especificações do Manual de Procedimento.

Fundos

Fundo claro ou branco

Quando um emblema colorido aparecer sobre um fundo mais claro ou branco, a roda dentada deve ter um contorno em azul em todo seu perímetro. Se o fundo for uma cor escura, o contorno azul não deve ser aplicado. Ambas as versões estão disponíveis no site do RI, www.rotary.org. Em reproduções monocromáticas, o contorno deve sempre ser utilizado. O emblema do Rotary não deve ser colocado sobre um gráfico ou foto com detalhes demais que possam vir a obscurecer ou distorcer a roda dentada.

Tamanhos Fundo escuro

Tamanho mínimo Web: 45 pixels

Material impresso: 1,3 cm (0,5 polegada)

O emblema do Rotary deve ter sempre um tamanho que permita seu reconhecimento pelas pessoas. Recomenda-se um mínimo de 45 pixels para websites e 1,3 cm (0,5 polegada) para impressões


Uso Apropriado do Emblema do Rotary

Emblemas do Rotary para Publicações Impressas A tabela à direita mostra os vários arquivos de emblemas disponíveis no CD com Logotipos do Rotary (234-MU) e para download no site do RI, www.rotary.org. Cada emblema possui cores específicas para impressão em papel revestido ou papel não revestido. Por exemplo, se a intenção é fazer impressão em quadricromia de um folheto em papel não revestido, o escolhido deverá ser wh-4p-ol.eps. Usar o logotipo correto para o sistema de cores e o papel selecionado assegura que o azul e dourado sejam visualmente idênticos nos diversos materiais.

Cor e papel

Cores pontuais em papel revestido

Guia de Identidade Visual do RI :: 8

Logotipo com contorno em fundo mais claro ou branco

Logotipo em fundo escuro

wh-2s-c-ol-gd.eps

wh-2s-c-gd.eps

wh-2s-c-ol.eps

wh-2s-c.eps

wh-2s-u-ol-gd.eps

wh-2s-u-gd.eps

wh-2s-u-ol.eps

wh-2s-u.eps

Cores de processo (CMYK) em papel revestido e não revestido

wh-4p-ol.eps

wh-4p.eps

Uma cor (azul) em papel revestido e não revestido

wh-286.eps

wh-rev.eps

Uma cor (preto) em papel revestido e não revestido

wh-k.eps

wh-rev.eps

Estampagem

wh-foil.eps

Cores pontuais em papel não revestido

Nome-chave do arquivo 2s = Impressão em bicromia 4p = Impressão em quadricromia c = papel revestido u = papel não revestido ol = com contorno gd = versão em dourado (871) k = preto rev = invertido


Uso Apropriado do Emblema do Rotary

Guia de Identidade Visual do RI :: 9

CL

U

N

Usos Impróprios

B

O F AN Y TO

W

Nunca elimine da roda dentada as palavras “Rotary International” ou qualquer outro elemento.

Nunca adicione outros elementos à roda dentada.

Nunca substitua o texto da roda dentada por outro.

Nunca elimine o rasgo da chaveta.

Nunca preencha o centro do rasgo da chaveta.

Nunca remova o círculo em torno do rasgo da chaveta.

Nunca altere o formato ou as proporções da roda dentada.

Nunca modifique o direcionamento da roda dentada.

Nunca corte parte da roda dentada.

Nunca adicione elementos ou digite texto sobre a roda dentada.

Nunca reproduza o emblema em mais de duas cores.

Nunca use cores não-rotárias em impressões em bicromia.

Nunca coloque o emblema sobre fotografias confusas.

Evitar uso frívolo do emblema.

T R TA RYRO R O TA TA R Y A R Y R O TA O TA R Y R O Y R R T R Y R O Y R O TA R Y A R Y R O TA O T R R Y O A OT A R Y R R Y R O TA R TA O Y R OT A O TA R TA R Y R O T R O TA R Y R R Y A Y O T R R O A Y R T AR TA R Y R RYRO R O TA O TA R Y R O Y R O TA R Y R OT TA R RYR R O TA O TA R Y R O Y R O TA R Y A T R R O A Y R T Y O AR O TA R ARYR Y R O T R O TA R Y R R Y R O TA R R TA RY R O TA O TA R Y R O Y R O TA R Y R R O A Y T R ARYR YRO O TA O TA R TA R Y R O T R O TA R O ARYR RY

Nunca coloque o emblema sobre gráficos complicados.


Marcas do Rotary

Guia de Identidade Visual do RI :: 10

A Fundação Rotária e vários programas rotários possuem marcas e emblemas oficiais protegidos mundialmente como marcas registradas do RI, os quais também podem ser utilizados de maneira apropriada. Tais emblemas, mostrados abaixo, estão disponíveis para download no site do RI, www.rotary.org, e no material Logotipos do Rotary em CD (234-MU), que pode ser encomendado através do catálogo on-line ou do escritório internacional de sua área.

Fundação Rotária

Fundo Anual para Programas

Campanha Todos os Rotarianos — Todos os Anos

Subsídios “Saúde, Fome e Humanidade” (3-H)

Interact

Fundo Permanente

Pólio Plus

Parceiros Pólio Plus

Rotaract

Centros Rotary de Estudos Internacionais sobre a Paz e Resolução de Conflitos

Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário

Grupos de Companheirismo do Rotary

Intercâmbio Rotário da Amizade

Voluntários do Rotary

Intercâmbio de Jovens

Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA)

Serviços à Comunidade Mundial


Melhores Práticas de Design: Websites e Comunicações Eletrônicas

Guia de Identidade Visual do RI :: 11

A construção e layout de websites têm se desenvolvido rapidamente nos últimos anos, e embora qualquer formato desejado possa ser aplicado, o importante é que este seja adequado à função do site. Usuários devem ser capazes de compreender imediatamente o que estão vendo, sendo simplicidade a característica mais importante. Considere as seguintes recomendações: • Escolha um esquema de navegação, e utilize-o em todo o site. • Lembre-se de levar em consideração as necessidades dos usuários. • Avalie como as pessoas irão interagir com o site. Que informações os usuários procuram com mais freqüência? Estas podem ser encontradas facilmente? Tipo de arquivo de emblema para publicações eletrônicas Aplicação

Website, PowerPoint (PPT), Microsoft Word e Excel*

Formatos de arquivo que podem ser usados wh-c-ol.gif wh-c-ol.jpg

wh-286.gif wh-286.jpg

wh-k.gif wh-k.jpg * Somente para uso eletrônico. Veja na página 8 exemplos de uso.

• Tenha o mínimo possível de itens de navegação. • Não utilize elementos de navegação metafóricos (ex. não faça com que tenham que girar a roda dentada para encontrar uma informação). Deve ficar claro à primeira vista quem é responsável por divulgar o material. Assim, o emblema do Rotary, o nome de seu clube, distrito, etc., e uma descrição da organização devem ser colocados em lugar de destaque no topo de websites e boletins eletrônicos. Além disso, recomenda-se que seja adicionado um link para o site www.rotary.org e fornecidas informações sobre o RI, de modo a esclarecer a inter-relação do projeto com o Rotary International e promover outras iniciativas rotárias. Se ninguém do clube ou distrito possuir experiência em construção de websites, considere a opção de contratar um profissional da área.


Melhores Práticas de Design: Websites e Comunicações Eletrônicas

Azul e dourado oficiais do Rotary

RGB 0-51-153 HEX #003399

RGB 255-204-0 HEX #FFCC00

Cores do website do RI

RGB 119-119-119 HEX #777777

RGB 68-68-68 HEX #444444

Guia de Identidade Visual do RI :: 12

Cores da Web Os navegadores de web costumam limitar a quantidade de cores dentro do espectro RGB conforme seu grau de segurança para aplicações em websites. Webdesigners usam geralmente cores de alto contraste dentro das opções disponibilizadas, de modo que usuários com problemas de visão consigam ler a página sem muita dificuldade. O site do RI utiliza as cores ao lado.

Fontes da Web A web é limitada a um grupo de fontes Unicode, e qualquer tipo de letra fora deste grupo tem que ser instalado separadamente no sistema para que venha a ser aplicado corretamente. Por esta razão, é melhor trabalhar somente com as seguintes fontes: Fontes Com Cerifa

RGB 70-120-200 HEX #4678C8

RGB 20-50-100 HEX #143264

Fontes Sem Cerifa

Georgia

Georgia

Arial

Arial

Times

Times

Verdana

Verdana

Times New Roman

Times New Roman

Tahoma

Tahoma

Trebuchet

Trebuchet

O site do RI utiliza Trebuchet e Verdana.

RGB 170-140-70 HEX #AA8C46

RGB 210-200-150 HEX #D2C896

RGB 220-215-200 HEX #DCD7C8

RGB 248-247-239 HEX #F8F7EF

Recursos Como construir websites www.webdesignfromscratch.com Descrição geral sobre desenvolvimento, padrões e acessibilidade de websites Webmonkey www.webmonkey.com Instruções sobre como estabelecer seu próprio servidor Zen Garden www.csszengarden.com Informações sobre acessibilidade e padrões da web e idéias de design


Melhores Práticas de Design: Impressão

Papel Timbrado

Modelo de Papel Timbrado

The Rotary Club of Anytown District 8000 Street Address City, State, Postal Code Web Site Address

Guia de Identidade Visual do RI :: 13

Telephone Number Fax Number E-mail Address

O papel timbrado de Rotary Clubs e distritos deve conter o emblema do Rotary e oferecer informações básicas tais como nome, endereço, números de fax e telefone, e-mail e website do clube, bem como o número do distrito. Muitos inserem também uma lista dos atuais dirigentes.

Cabeçalhos de Boletins O cabeçalho de um boletim de clube ou distrito deve ser fácil de ler e oferecer o máximo possível de informações, inclusive nome e data da publicação, nome do Rotary Club, número do distrito e, se possível, os nomes dos dirigentes e administradores atuais do clube e do distrito. O emblema do Rotary deve ser usado de acordo com as diretrizes deste guia.

Modelo de Cabeçalhos A NEWSLETTER FROM THE ROTARY CLUB OF YOUR TOWN, DISTRICT 0000

THE SPRINGVILLE

SERVICE NEWS

Inside this issue: • President’s Message • Service Above Self • Photos from the child-care fundraiser • Rotary 2008 AUGUST 16, 2008

VOLUME 1 NUMBER 4


Melhores Práticas de Design: Impressão

Guia de Identidade Visual do RI :: 14

Publicações Ao elaborar uma publicação rotária, lembre-se de que o design da página é a ferramenta de apresentação de seu trabalho aos leitores e os tipos de fontes selecionados são seu acabamento. Decisões sobre layout e tipografia são críticos ao sucesso do material. Layout da página Procure criar um layout simples e claro: • Deixe considerável margem e espaços entre os elementos de composição. • Use sistema de hierarquia, com um elemento dominante. • Siga as diretrizes para boa tipografia (veja abaixo). • Utilize cabeçalhos, subtítulos e marcadores para separar informações. • Utilize o mínimo possível de ilustrações comerciais. • Utilize fotografias de alta resolução que tenham somente os objetos de interesse (ver Uso de Imagens na página 16). • Utilize cores com um propósito específico em mente: para direcionar a atenção, dar ênfase a um assunto ou diferenciar um conteúdo de outro. Cada elemento da página deve contribuir para o trabalho total, ao invés de se destacar separadamente. Esse efeito pode ser obtido através de agrupamento de elementos e de estabelecimento de similaridades em traços, formas e cores. O resultado final de um layout bem organizado é o perfeito equilíbrio entre os vários elementos da página. Tipografia As considerações mais importantes na composição visual de uma publicação são legibilidade e clareza, as quais podem ser conseguidas por meio de aplicação de princípios básicos de boa tipografia. As pessoas não lêem palavra por palavra, elas geralmente visualizam toda a linha e processam de três a quatro palavras de cada vez. Portanto, o texto de corpo deve facilitar o movimento dos olhos pela página. Técnicas de tipografia ajudam a organizar um material de acordo com níveis do conteúdo e hierarquia de informações, além de mostrar aos leitores quais palavras são mais importantes.


Melhores Práticas de Design: Impressão

Exemplos de tipos de fontes [título: Trebuchet bold]

Guia de Identidade Visual do RI :: 15

Considere as seguintes diretrizes: • Selecione tipos de fontes que combinem com sua mensagem. Uma fonte adequada para um acampamento de Rotary Club pode não ser tão apropriada para uma carta formal.

Rotaract Club auxilia a formação de times juvenis de futebol em Nairobi

• Escolha sabiamente. Algumas características atrativas para um cabeçalho ou citação pessoal podem ser cansativas se usadas em textos mais longos.

[bloco de texto: Arial regular]

• Escolha tamanhos de fontes que sejam de fácil leitura, ou seja, nem pequenos nem grandes demais. O padrão mais usado é 10 a 12 pontos em texto e 14 ou mais em cabeçalhos.

O Rotaract Club de Nairobi Central trabalhou com grupos locais para organizar equipes de futebol para adolescentes, os quais adoram o esporte, mas devido às condições econômicas locais tinham dificuldade de participar de competições organizadas. Os rotaractianos da cidade viram nisso a oportunidade de ajudar a comunidade. [título: Arial bold]

Soprando os ventos da paz no Iraque

• Seja consistente na seleção de tipos de fontes para títulos, subtítulos e textos. Procure não usar mais de três tipos diferentes na mesma publicação.

• Não escreva textos inteiros em letras maiúsculas. Este artifício torna a leitura mais difícil. • Esteja ciente da importância dos espaços entre palavras. Muito espaço força os leitores a ler palavra por palavra ao invés de sentenças. Pouco espaço exige que as palavras tenham que ser decifradas. • Não coloque as linhas do texto muito próximas umas das outras. O espaçamento deve ser suficiente para que as partes inferiores das letras de uma linha não toquem a parte superior das letras da linha de baixo.

[bloco de texto: Times New Roman regular]

• Seja moderado ao procurar realçar partes do texto. Utilize negrito somente para as informações mais importantes.

Como representante do Peace Winds Japan, Miho Kishitani poderia ter escolhido prestar serviços em qualquer região do mundo.

• Quebre os parágrafos em seções pequenas e fáceis de ler. Utilize espaçamento simples entre linhas ou recuos para separar parágrafos.

[legenda: Arial bold] Kishitani (à esquerda) e outros membros de sua equipe, visitam um projeto em Sulaimaniyha, Iraque, que irá fornecer água a 300.000 pessoas.

Recursos Printernational www.printernational.org Dicas gerais de design e informações sobre impressão Typography-1st www.typography-1st.com/typo/txt-lay.htm Guia de tipografia e layout de página All Graphic Design www.allgraphicdesign.com/design101.html Portal com links para tutoriais de design, dicas e recursos About.com http://desktoppub.about.com/od/designguidelines Diretrizes de design de publicação por meio de programas de layout


Uso de Imagens

Guia de Identidade Visual do RI :: 16

Fotografias, gráficos, mapas, desenhos e ilustrações comerciais podem ser usados para prover mais detalhes, adicionar apelo estético ou mostrar o propósito dos materiais do clube ou distrito. No entanto, sua utilização excessiva pode reduzir o impacto da publicação. Antes de usar uma fotografia ou ilustração, responda às seguintes perguntas: Recorte apropriado dá destaque à parte mais importante da imagem.

• A imagem condiz com a mensagem e a fortalece? • A imagem adiciona informações relevantes ou é uma mera duplicação dos dados do texto? • A imagem pode ser facilmente compreendida? As fotos devem: • Estar bem focalizadas e com os objetos principais claramente visíveis • Ter contrastes de cor bem marcados • Ter contrastes de sombreamento bem delineados • Ter pessoas e objetos que sejam facilmente reconhecíveis • Ser recortadas de maneira a dar destaque à parte mais importante • Ter fundos que não compitam com o objeto em questão

Em Impressos

Imagens a ser reproduzidas em material impresso devem ter a resolução de no mínimo 300 dpi.

Imagens que serão reproduzidas em material impresso devem ter a resolução de no mínimo 300 dpi para fotografias e 1.200 dpi para o restante. Deve-se utilizar modo de impressão em escala de cinza (preto e branco) ou CMYK (cyan, magenta, amarelo e preto). Os formatos de arquivos recomendados são TIFF para fotos e EPS para digitalização de informações (line art).


Uso de Imagens

Guia de Identidade Visual do RI :: 17

Em Projeções Imagens que serão visualizadas em telas devem ser salvas em resolução mais baixa, de 72 a 96 dpi. Lembre-se de que quanto maior o arquivo, mais tempo demorará para o site poder ser visto pelo usuário. Arquivos de imagens de web são geralmente salvos em cores RGB nos formatos comprimidos JPEG ou GIF. A menos que tenham sido carregadas em tamanho maior, fotos baixadas da web não costumam ser adequadas para impressões, e podem resultar em imagens não nítidas. Só porque uma imagem foi veiculada na internet não assuma que tem autorização para usá-la. Certifique-se de obter todas as autorizações necessárias.

Biblioteca de Imagens do Rotary Milhares de fotos do Rotary podem ser acessadas por rotarianos na página www.rotary.org/images. As imagens são em alta resolução e foram tiradas por fotógrafos profissionais, podendo ser usadas em qualquer material de referência rotária. Brevemente, serão disponibilizadas também fotos históricas da organização. A busca pode ser feita por palavra-chave, data ou tipo de projeto. Se desejar utilizar alguma foto em outdoor ou pôster, escolha a imagem primeiro e em seguida contate (photography@rotary.org).


One Rotary Center 1560 Sherman Avenue Evanston, IL 60201-3698 EUA www.rotary.org

547-PT—(1107)

GUIA DE IDENTIDADE VISUAL DO ROTARY  

MATERIAL CRIADO PELO ROTARY INTERNATIONAL E DIVULGADO NO ISSUU PELO ROTARY CLUB CONTAGEM CIDADE INDUSTRIAL

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you