Issuu on Google+

Permacultura


O que é Permacultura:  A permacultura é um sistema criado pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970, que tem como principio o planejamento de áreas ambientalmente sustentáveis, justas socialmente e financeiramente. O termo permacultura criado na Austrália, veio de ‘’permanent agriculture’’ (agricultura permanente).


A sustentabilidade ecológica, idéia inicial, se estendeu para a sustentabilidade de áreas de assentamentos humanos, estabelecendo uma rotina diária de hábitos e costumes de vida simples e ecológicos, onde não existe a agressão do meio ambiente.


Mandala da Permacultura


Conceitos  A permacultura é uma forma de pensar e criar princípios ecológicos que podem ser utilizados para projetar, criar, gerenciar e melhorar todos os esforços realizados por uma pessoa, famílias e ou, comunidades com o propósito de um futuro melhor.


Pode se dizer que as três preocupações da permacultura são: O cuidado com a terra em que vivemos, o cuidado com as pessoas que nela vivem, e repartir o que sobra para facilitar o acesso de todos aos recursos necessários à sobrevivência.


Cooperação e solidariedade:  A permacultura precisa de uma mudança na atitude de todos, e consiste basicamente em fazer os seres humanos viverem de forma integrada ao meio ambiente, alimentando os ciclos vitais da natureza, protegendo o mundo em que vivem.


 Estabelecer relações estáveis e harmoniosas entre as pessoas e os elementos da paisagem é o caminho dessa transformação.


Iniciativas do Brasil  Um exemplo do sistema permacultural no Brasil é a comunidade localizada em Pirenópolis (GO), a intenção da comunidade demonstra grande preocupação com a proteção do planeta, que atualmente tem tido grande repercusão, afinal como conciliar desenvolvimento com a proteção da natureza?Só existe uma resposta :Sustentabilidade


Fonte:  www.permear.org.br  www.permacoletivo.wordpress.com/perm acultura/  www.webartigos.com/


Oermacultura