Issuu on Google+

1

ROSELI CARDOSO DO NASCIMEN TO

PROINFOCURSO100 HORASAPRENDENDOE ENSINANDOCOMOSTICSINSTRUTORFテ。IO


2

UNIDADE 1

Atividade 1.1 Quem Sou como professor e aprendiz

Na atividade tive que relatar como sou como professora e aprendiz confesso que essa atividade foi para mim foi a mais difícil de realizar, pois se auto avaliar não é nada fácil, mas posso dizer sem dúvida também a mais significativa para mim, pois me fez refletir a minha prática pedagógica, a importância de estar adquirindo novos conhecimentos e que os mesmos devem ser adquiridos ao decorrer de minha vida e através delas fazer com que os meus alunos se interesse pelas aulas se tornando assim agente de seus próprios conhecimentos.

Atividade 1.2 Registrando a Própria Reflexão

A atividade se deu através da leitura dos textos a “Aprendizagem continuada ao longo da vida” e “as Sereias do Ensino eletrônico” tínhamos que colocar a nossa opinião após a realização da leitura dos textos a atividade foi registrado no diário de bordo a leitura foi muito boa, pois através dela pude refletir que o conhecimento deve ser continuo em nossa vida e que quanto mais vivemos mais podemos aprender e que os conhecimentos devem ocorrer por toda a nossa vida independente da idade.

Atividade 1.3 Educaçãoe Tecnologia

PROINFOCURSO100 HORASAPRENDENDOE ENSINANDOCOMOSTICSINSTRUTORFÁBIO


3

Nessa atividade assistimos ao vídeo de Ladislau Dowbor e o vídeo mostrou claramente a necessidade de nos educadores em estar buscando renovação da nossa prática pedagógica construindo um sujeito agente de sua aprendizagem e que através dessa aprendizagem eles possam contribuir para um futuro melhor, a atividade foi muito produtiva para mim, pois pudemos interagir com os demais colegas, pois foi postada no fórum e pudemos ter acesso a todas as opiniões e através dela pude assim ampliar a minha visão sobre o assunto.

Atividade 1.4 Tecnologia na Minha Escola

Esta atividade me fez conhecer as tecnologias na minha escola levando assim a compreender sobre a importância em que elas têm no trabalho pedagógico fazendo com que eu comesasse a inserir na minha prática docente fazendo com que obtivessem resultados positivos e que aprendizagem de meus alunos ocorresse de forma significativa.

Atividade 1.5 Conhecendo uma Experiência

Eu adorei a atividade e posso dizer que como educadora foi de muita importância para mim, pois, através dela pude conhecer o site do portal do professor na qual eu já havia ouvido falar mais nunca tinha visitado e achei muito legal pude conhecer através dos sites variados projetos na qual puderam contribuir e foram acrescentadas na minha vida que serviram e continuarão contribuindo para nortear e ampliar o meu trabalho com projetos.

Atividade 1.6 Olhando para uma prática do professor com uso da tecnologia

PROINFOCURSO100 HORASAPRENDENDOE ENSINANDOCOMOSTICSINSTRUTORFÁBIO


4

Para a realização dessa atividade assistimos a um vídeo simples e claro mais que deixou claro nele a importância do uso dos recursos tecnológicos na prática docente do professor quando usada de maneira significativa na vida dos alunos. Após assistir o vídeo o comentário foi postado no diário de bordo

Atividade 1.7 Pesquisando Projeto

Essa atividade foi muito boa durante ela pude descrever com clareza os passos de uma experiência com projeto na qual foi aplicado para com os meus alunos destacando desde o publico alvo até a avaliação. Nessa atividade percebi que o trabalho com projeto é algo gratificante e contribui no processo de transformação de nossos alunos, e que essetrabalho é de grande importância para nortear o nosso trabalho pedagógico já que o mesmo faz nossosalunos interagirem através das descobertas tornado assim criativo e seguro com sua aprendizagem.

Atividade 1.8 Divulgando a Pesquisa

Durante essa atividade pude apresentar o meu projeto de maneira mais clara, gostei muito mesmo da atividade, pois através dela pude conhecer variadas propostas de trabalho de projetos na qual pudemos discutir e refletir sobre cada um deles. Refletimos sobre o verdadeiro trabalho com projetos e a importância deles na vida de nossosalunos quando realizado com significação.

UNIDADE 2

Atividade 2.1 NavegaçãoEm Hipertexto

PROINFOCURSO100 HORASAPRENDENDOE ENSINANDOCOMOSTICSINSTRUTORFÁBIO


5

A atividade foi postada através do fórum, e foi bem legal, pois pude compartilhar com meus colegas a opinião sobre o fato de se navegar a deriva (ou seja, sem rumo na internet) pude obter a oportunidade de navegar por vários sites e posso dizer que a navegação foi uma experiência boa, pois, pude obter acesso a várias informações através do hipertexto que contribuíram para a minha aprendizagem, mais ainda acho que ao navegar a deriva podemos obter à vezes não só pontos positivos e sim negativos também.

Atividade 2.2 A AcesseO Site Da Wikipédia

Nesta atividade visitamos o site da Wikipédia e tivemos que relatar como foi essa experiência, foi muito bom a visita, pois através dos links obtemos acesso a várias informações mais devemos lembrar que não devemos se restringir apenas a uma única fonte e deve se levar em conta que a Wikipédia é uma fonte bem ampla de informação mais não é a única fonte de pesquisa.

Atividade 2.2 B O Que É Hipertexto? Essaatividade foi bastante simples tivemos que pesquisar o conceito de hipertexto copiar e colar deixando em link a referência pesquisada no site

Atividade 2.3 Comentando O Trabalho Dos Colegas

Tivemos que postar no fórum o conceito pesquisado de hipertexto

PROINFOCURSO100 HORASAPRENDENDOE ENSINANDOCOMOSTICSINSTRUTORFÁBIO


6

e comentar sobre a pesquisa dos nossoscolegas e o que achava da pesquisa através de hipertexto, foi legal pude encontrar diversos conceitos de hipertextos mais enfim conseguimos chegar ao mesmo conceito.

Atividade 2.4 Criando Um Portfólio Em Hipertexto Sem dúvida está foi uma atividade bem demorada para realizar mais foi muito importante para mim, pois foi o momento em que pude expressar minha opinião e emoções sobre cada atividade desenvolvida e o que cada uma delas pode contribuir para a minha aprendizagem. Nela tivemos que começar a criar o nosso portfório através de hipertexto. Achei boa também a atividade porque através dela pude explorar e conhecer melhor a ferramenta Google docs na qual eu nunca havia utilizado antes.

Atividade 2.5 A Planejando uma atividade em hipertexto ou internet Nesta atividade reunimos em pequenos grupos e elaboramos um plano de aula utilizando recursos tecnológicos.

Atividade 2.5 B Enriquecendo O Planejamento

Nesta participação, nos analisamos um planejamento postado na bibliotecamaterial do aluno, e participamos do fórum, colocando nossos comentários, duvidas e sugestões. Em seguida postamos novamente na biblioteca com novas alterações.

Atividade 2.6 Execução da atividade planejada PROINFOCURSO100 HORASAPRENDENDOE ENSINANDOCOMOSTICSINSTRUTORFÁBIO


7

Foi muito produtiva esta atividade, pois, tive a oportunidade de inserir os recursos tecnológicos em minha prática docente.

Atividade 2.7 Registro digital da experiência

Nesta atividade, redigimos um texto relatando todo o experimento, começando pelo descrição do projeto, suas características, desenvolvimento, recursos obtidos, conclusão e referencias bibliográficas.

Atividade 2.8 Preparando a sua apresentação Nesta atividade, elaboramos um pôster com a finalidade de dar suporte a nossa apresentação no encontro presencial. No pôster tentamos demonstrar os aspectos gerais do trabalho, e alguns fatos ocorrido durante a execução do trabalho.

Atividade 2.9 Atualizar o hiperportfólio Nesta atividade publicamos na web as atividades anteriores atualizando assim o nosso Hiper-Portfólio.

Atividade 2.10 Momento De Socialização

Nesta atividade foi realizada a apresentação presencial da nossa proposta de aula publicada anteriormente destacando assim momentos vivenciados pelos alunos durante a aula planejada, foi um momento muito bom, pois, podemos

PROINFOCURSO100 HORASAPRENDENDOE ENSINANDOCOMOSTICSINSTRUTORFÁBIO


8

discutir sobre inserção das tecnologias em nossa prática docente fazendo nos refletir sobre o quanto são importante para o nosso trabalho pedagógico.

UNIDADE 3

Atividade 3.1 (Diário De Bordo) Vídeo Bloco De PassoSalto No Tempo

Nesta atividade, assistimos a um vídeo, “Saltos no Tempo”, do Bloco do Passo. Vimos à reflexão na página 07, considerando o seguinte aspecto: cada um dos participantes do Bloco do Passo faz um movimento diferente para que o trabalho seja o que é. Refletimos sobre as seguintes questões; Será que com os computadores podemos fazer coisa semelhante, delegando a cada membro de um grupo uma tarefa diversa e chegando a um trabalho que é de todos e de cada um? Após a reflexão relatamos no diário de bordo Atividade 3.2 Repositório

De Mídias

Nesta atividade escolhemos um tema e fizemos um passeio por alguns sites na internet ricos em material para nós professores e exploramos o que tinha de melhor em forma de vídeo, imagens, textos e outros criando a partir deles um repositório de mídias digitais. Atividade 3.3 Tv Análise Produto Midiático Durante a atividade tive que escolher um programa de televisão na qual costumo assistir e relatar de que forma ocorre esse programa se transmitiam

PROINFOCURSO100 HORASAPRENDENDOE ENSINANDOCOMOSTICSINSTRUTORFÁBIO


9

valores ou não enfim demos o nosso relato sobre o programa e podemos assim analisar as sua verdadeira contribuição para a nossavida. Atividade 3.4 Seminário Virtual Nesta atividade elaboramos um seminário virtual, o trabalho foi dividido em grupos cujo cada grupo ficou responsável por uma mídia digital, o nosso tema foi relacionado à mídia digital o DVD, cada um postou sua contribuição sobre o tema no fórum e elegemos um representante para sintetizar as informações elaborando o trabalho final e postando na biblioteca o trabalho confesso que esse foi a mais difícil das tarefas, pois trabalhar em grupo nem sempre é fácil, mas confesso que aprendi muito com esta atividade e no final deu tudo certo. Atividade 3.5 Movie Maker Através dos recursos do movie maker criamos um vídeo e publicamos no youtube, foi maravilhoso realizar esta atividade, pois, nos apresentou um recurso na qual contribuiu bastante para minha prática pedagógica, além da possibilidade de criarmos nosso próprio vídeo.

UNIDADE4 4.1 Pensando Nas Possíveis Mudanças Durante a atividade pudemos relatar e pensar no que as mídias digitais pode contribuir na nossaprática pedagógica.

4.2 Compartilhando Possibilidades De Contribuições DasTecnologias

PROINFOCURSO100 HORASAPRENDENDOE ENSINANDOCOMOSTICSINSTRUTORFÁBIO


10

Esta atividade foi postada no fórum explicamos alguma tecnologia de informação e comunicação que pode contribuir e trazer significações em nossa prática docente. 4.3 Hiperportfólio Final Nesta atividade postamos o nosso hiperportfólio final na qual elaboramos ao decorrer do nosso curso de 100 horas (aprendendo e ensinado com os tics foi trabalhoso mais muito gratificante. Refletir o quanto contribuiu para a minha aprendizagem.

PROINFOCURSO100 HORASAPRENDENDOE ENSINANDOCOMOSTICSINSTRUTORFÁBIO


11

PROINFOCURSO100 HORASAPRENDENDOE ENSINANDOCOMOSTICSINSTRUTORFテ。IO


livro de receitas