Page 1

Apresentação Esta história fez parte do meu trabalho de iniciação científica no curso de Pedagogia (2001). Foi um CD experimental sobre o tema ecologia, para o trabalho educativo direcionado a crianças de seis anos, este CD foi acompanhado por um manual pedagógico com atividades complementares para uso dos professores.

Profa Rosária Helena Ruiz Nakashima rosaria@uft.edu.br Universidade Federal do Tocantins


Instruções Vai para a tela seguinte

Volta para a tela anterior

Inicia a narração da história

Volta para o mapa do CD


Mapa do CD • Apresentação da narradora: Abelhinha Molly Bee. • Inicio da história: Pooh e os amigos da natureza. • Inicio das atividades. • Animais domésticos e selvagens. • Numerais de um a dez. • Vogais. • Como proteger a natureza.


Olá! Eu sou Molly Bee. Vou contar uma história muito divertida!! Tenho certeza que vocês vão adorar!!

Clique sempre no pote de mel para você participar desta super aventura!!


Com suas aventuras superdivertidas!!


Pooh ĂŠ um ursinho que adora comer mel. Mas um dia, ao pegar seu pote, viu que nĂŁo tinha nem mais uma gotinha de mel. EntĂŁo, ele saiu para procurar seu alimento preferido.


Enquanto procurava uma colmĂŠia cheinha de mel encontrou seu grande amigo LeitĂŁo que estava cuidando do jardim.


Pooh encontrou uma grande colmĂŠia... Ele nunca tinha visto tanto mel em toda sua vida!!!


Pooh comeu, comeu, comeu ... bastante mel, atĂŠ ficar com a barriga cheia.


Ursinho Pooh e LeitĂŁo foram brincar com as flores e com as borboletas. Eles gostam muito de brincar com a natureza!!

Enquanto isso uma minhoca se aproximou e começou a conversar com os dois. Ela disse com muita tristeza que os animais não estavam mais brincando uns com os outros.


Pooh ficou preocupado com a notícia e procurou seu amigo Tigrão que prometeu ajudá-lo a reunir os animais.


Bem depressa, Leit達o chamou seus amigos para procurar os animais da floresta. Tigr達o avistou Cristov達o que estava brincando sozinho.


Ursinho Pooh foi até lá conversar com ele. E Cristovão percebeu que brincar com seus amigos é muito mais divertido.


JĂĄ era noite, as estrelas e a lua brilhavam no cĂŠu. E eles, os amigos da natureza, continuaram a procurar mais animais para que a alegria voltasse Ă floresta.


Quando o sol apareceu no céu azul, Pooh e seus amigos chegaram à casa de Ió que tinha acabado de acordar de uma longa soneca.

Leitão gostava muito de brincar com Ió e disse que sem ele as brincadeiras na floresta não tinham mais graça.


Leitão abraçou Ió com muito carinho. Pooh e Tigrão ficaram admirando as lindas flores da floresta.

Para comemorar, todos fizeram um grande piquenique, com muitas frutas gostosas, um queijo saboroso e também muito mel!!! Enquanto eles comiam, as formiguinhas resolveram pegar um delicioso docinho de morango.


Enquanto procuravam os animais da floresta, Ursinho Pooh e seus amigos perceberam que a natureza é muito maravilhosa! Tigrão encontrou com um sapo e começou a brincar de pula-pula.

Pooh e Leitão aproveitaram para molhar o jardim. As flores estavam com muita sede!


Mas ainda faltavam alguns amigos para completar a turminha do Pooh. E, assim, foram a procura do sĂĄbio CorujĂŁo.

CorujĂŁo era muito inteligente. Lia muitos livros, por isso conhecia bastante a natureza.


Para chegar até a casa do Corujão, transformaram um guarda-chuva em um barquinho e atravessaram o rio.

Enquanto isso Corujão descansava em sua confortável cadeira de balanço.


Coruj達o ficou muito feliz em reencontrar seus bons e velhos amiguinhos. Eles o convidaram para sair em busca de outros animais da floresta. Ele aceitou e ficou muito animado!!!


Coruj達o, muito esperto, tinha um novo plano. Ele queria reunir muitos amigos da floresta porque assim todos ajudariam a cuidar da natureza.


Assim que anoiteceu os amigos se reuniram para admirar a lua, as estrelas e a linda floresta em que eles viviam. Todos cuidavam da natureza com muito carinho. As árvores, as flores, os rios e os animais da floresta eram especiais para eles. Corujão começou a relembrar os bons momentos e as brincadeiras engraçadas que fizeram juntos. - “Ah, como é bom ter amigos” disse ele encantado.


Na manhĂŁ seguinte eles foram em busca de mais um amigo: o simpĂĄtico coelhinho Abel. Ele foi logo encontrado e estava com um carrinho cheinho de cenouras gostosas que havia acabado de colher! Pooh e sua turminha do barulho chegaram fazendo festa para o amigo coelho que ficou muito feliz com a visita!!


A turma já estava quase completa... só faltava encontrar o Dentucinho, um castor muito espertinho que se escondia embaixo da terra. Era uma tarefa difícil, mas os amigos não desistiram desta superaventura.


Um coelhinho que vivia na floresta explicou ao ursinho Pooh onde era o esconderijo do Dentucinho.


E todos foram para lรก bem rapidinho e logo encontraram o amigo Dentucinho dentro de sua toca!


Finalmente, a turminha estava completa: Ursinho Pooh, Tigrão, Leitão, Abel, Cristovão, Corujão, Ió, Dentucinho, Dona Kan e seu filhinho Guru! Agora, todos juntos podiam brincar e se divertir na linda floresta, onde as aventuras dos amigos da natureza não tem fim!!!!


Fim


Depois de se aventurar com esta divertida hist贸ria, que tal aprendermos brincando!!? Clique no pote de mel e venha brincar comigo!!


Na natureza, existem muitos animais diferentes. Clique sobre uma das figuras e saiba mais sobre este animal: O sapo vive próximo de rios e lagos. Possui uma língua muito rápida. Ele é muito importante para todos nós, porque come lagartas, moscas e outros insetos.

As abelhas vivem em colméias, são muito trabalhadoras e organizadas. Elas fornecem um dos mais puros e ricos alimentos: o mel. Que delícia!


Existem mais de 25.000 tipos de peixes que podem viver em aquários, rios ou mares. Eles se alimentam de ração, algas e insetos. Eles são muito coloridos e alegres!

As focas vivem no mar, adoram comer peixinhos, camarões e caranguejos. São muito bonitinhas!!

O elefante é o maior dos animais terrestres, é muito forte, pode até derrubar uma árvore inteira no chão. Ele gosta muito de tomar banhos bem demorados!!


O leão possui dentes muito grandes e fortes. Alimenta-se principalmente de zebras, girafas e veados.

O papagaio é um pássaro que se alimenta de sementes e frutas. Vive mais ou menos por 30 anos. É capaz de imitar o que nós falamos para ele. Não é engraçado?


Existem animais que podem viver em nossas casas e existem tambĂŠm aqueles que vivem na floresta. Para saber quais sĂŁo eles clique sobre a floresta:


Animais da floresta:


Animais que podem viver em casa:


Todos os animais sĂŁo muito importantes para a natureza, por isso devemos respeitĂĄ-los e cuidar de todos eles!


Eu adoro matemática e você? Tenho certeza que também gosta! Preciso da sua ajuda para contar quantos animais aparecem na tela do seu computador. Clique no pote de mel para o jogo começar!


Conte quantos são, depois clique no botão de ouvir para ver se você acertou.


Agora, vamos saber um pouco mais sobre: O alfabeto. O alfabeto é composto por 23 letras. Com a união das letras, podemos escrever várias coisas, como o nome de vocês, nomes dos seus animais preferidos, o nome da sua professora... Enfim, tudo o que nós quisermos!!! Agora, vamos ver alguns animais que têm seus nomes iniciados com as vogais: A–E–I–O-U


ABELHA


ELEFANTE


Burrinho IĂ“


ONÇA


URSO


Ei amiguinho! VocĂŞ conhece algum nome de pessoa que comece com esta letra? Diga baixinho para o colega que estĂĄ ao seu lado.


Será que você se lembra de algum animal que comece com esta letra? Diga baixinho para o colega que está ao seu lado.


Vamos ajudar a turminha do Pooh a cuidar do nosso planeta? Clique sobre a figura acima e saiba como ser um amigo da natureza!


Espero que vocĂŞs tenham aprendido mais algumas coisas sobre os animais e sobre a natureza! Adorei conhecer vocĂŞs! Tchau! Tchau! Um grande beijo da abelhinha: Molly Bee

Pooh e os amigos da natureza  

Esta história fez parte do meu trabalho de iniciação científica no curso de Pedagogia. Foi um CD experimental sobre o tema ecologia, para o...