Page 1

Especial MAKE IT!

EU FIZ!

ELA FAZ!

VOU FAZER!

EU VI!

EU DIGO!

Decorações de Natal


“Porque adoro o que faço e adoro partilhar ! Espero que gostem! Boas costuras!

Joana Nobre Garcia

Fotografia: Catarina Zimbarra

2


Onde tudo acontece! Rua Prof. Alfredo se Sousa, 10ª 1600-188 Lisboa Tm: 912409620 Info@rosapomposa.com

Espaço Rosapomposa

“Quando partilhamos, damos um pouco de nós! Espero que gostem!” Joana Ferreira È apaixonada por costura, adora criar e adora ensinar a costurar. Joana Nobre Garcia Ainda não é a tempo inteiro mas Proprietária Rosapomposa quem sabe o seu sonho rapidamente se torna realidade!" Rua Prof. Alfredo se Sousa, 10A

1600-188 Lisboa

Minha companheira de linhas e 91 2409620 agulhas presença indispensável www.rosapomposa.com nos Workshops e nos cursos de info@rosapomposa.com formação!

3


MAKE IT! Para fazer!

MAKE IT!

EU FIZ!

Pinheirinho, pinheirinho Brilha, brilha Azevinho bem verde e vermelhinho Pinheiro com folhos Pinheiro com trapilho Ponto cruz fingido Decorar a árvore com trapilho Decorar a árvore com cartolinas Decorar a árvore com forminhas Coroa com feltro Pai Natal

6 9 12 15 18 21 28 30 32 33 36

EU FIZ! Para ver como fiz!

Montra de Outono 39 Curso de Iniciação à Costura Criativa 43

ELA FAZ! Para ver o que as minhas amigas fazem!

ELA FAZ!

Alice no pais do açúcar Agulha não pica Leonor e Lua Nova

50 54 58

4


VOU FAZER! Para saberem o que vou fazer!

VOU FAZER!

Curso de iniciação à Costura Criativa 61 Workshops – Mês de Novembro 62 Ofertas 67

EU VI! O que eu vi no meu Faceou e gostei!

EU VI!

Bom exemplo Lojas e lugares que eu gosto!

68 69

EU DIGO! Onde dou dicas!

EU DIGO!

Quando publicar não se esqueça de editar!

70

5


Pinheirinho, pinheirinho!

MAKE IT!

De ramos verdinhos……….!

6


1. 2. 3.

Corte dois tri창ngulos , um com 30x26cm e outro com 25x22 cm. Arredonde a base.. Junte as partes laterais dos tri창ngulos , e cosa de modo a fazer um cone. Encha com enchimento de almofada. Comece por encher o bico com um pouco se enchimento para ter a certeza que fica bem, direito!

7


5.

Com linha de croché, faça um ponto de alinhavo ao mesmo tempo que faz um pequena bainha para dentro.

6.

Puxe as duas pontas e dê um nó.

7.

Corte dois triângulos . Faça uns canudos com eles, com a ajuda de fitacola.

8.

Corte um pouco de feltro e revista os cones.

9.

Coloque o “pé” nas arvores, faça um lacinho com o trapilho e já está!

8


Brilha, brilha !

MAKE IT!

Lá no céu a estrelinha que nasceu!

9


1. 2.

3.

4. 5.

Passe o molde para o verso do tecido. Cosa por cima do risco que marcou deixando uma abertura como na imagem. Corte o excesso de tecido e vire o tecido pala frente atravĂŠs da abertura.

Encha com enchimento atĂŠ que fique bem direitinha! Por fim, cosa a abertura com ponto casamento !

10


Feliz Natal! Com agulha e linha de bordar, faça passar a agulha pela estrela e dê o nó na pontas, unindo as duas linhas. Coloque umas missangas na linha pois fica muito bonito!

11


MAKE IT!

Azevinho, bem verde e vermelhinho! O azevinho ĂŠ dos sĂ­mbolos de Natal!

12


1. 2.

3. 4.

5.

6.

Corte dois círculos e uma folha de acordo com o molde. Comece por coser o primeiro botão em cima de uma das folhas, Cosa o outro botão. Por fim junte os círculos coloque as folhas em cima e só agora cosa o ultimo botão. Coloque uma fita entre os círculos e cosa tudo junto. E está pronto! Agora é só pendurar no seu pinheiro!

13


1.

2.

3.

4.

5.

Corte dois passarinhos( um de cada tamanho e de cores diferentes) , uma asa, e uma folha de acordo com o molde. Comece por coser os dois botões, de modo a fazer as bagas do azevinho. Coloque as folhas em cima da asa do passarinho e cosa o terceiro botão. Coloque uma fita entre os dois passarinhos e cosa tudo junto. E está pronto! Agora é só pendurar no seu pinheiro!

14


Pinheiro com folhos!

MAKE IT!

15


1.

Corte o molde da cor castanha e o molde da cor verde. 2.

3.

Cosa com ponto de alinhavo o folho ao feltro verde. Comece pela parte de baixo.

Cosa umas em cima das outras de modo a preencher todo o pinheiro de feltro verde..

16


4. 5.

Quando chegar ao topo, corte a fita folho e remate! Coloque uma fita de cetim ou seda entre o feltro verde e o castanho e cosa em toda a volta.

17


Pinheiro com trapilho!

MAKE IT!

18


Vai precisar de: • tecido • trapilho verde • um boião vazio • fita de cetim • pauzinho chinês Pode utilizar uma lata em vez do boião ou um rodela de queijo fresco!

1.

2.

3.

Comece por fazer um buraco no boião onde caiba o pauzinho chinês. Depois corte um quadrado de tecido e envolva o boião. Aperte com uma fita fazendo um laço. Corte 10 fitas de trapinho 10cm, 12cm, 15cm, 18c, 2 20cm ( 10 de cada).

Se quiser pode fazer uma bainha no tecido, ou como uma tesoura dentada, cortar o tecido em ziguezague.

19


4.

5.

Comece pelo tamanho maior. Dobre a fita ao meio e faça um pequeno corte ao centro. Coloque no pauzinho o trapilho pela abertura que fez.

6.

7.

Quanto colocar todas, corte as pontas que estiverem a mais. Quando acabar coloque uma fita de trapilho no topo e com outra dê um nó.

20


Ponto cruz “fingido” Gosta de ponto cruz mas não sabe e não tem tempo para fazer? Aqui está a solução! Fácil e sem agulha e linha!

21


Comece por escolher o motivo que vai desenhar! Escolha a caneta de tinta permanente que vai usar , qual a cor e qual a grossura do bico. Escolha sempre um tecido claro para poder copiar, sem recorrer a claridade que vêm através do vidro de uma janela. Como fazer: 1. Coloque o molde onde vai querer o desenho. Se achar necessário coloque fita-cola ou alfinetes. 2. Desenhe um dos riscos da cruz e só depois os outros pois ficam mais bonitos assim! Quando fazemos a cruz de uma só vez por vezes a cruz fica torta, assim temos a certeza que fica tudo bem!

22


3.

4.

Depois de desenhar o motivo, coloque o tecido com o motivo para cima. Coloque outro pedaço de tecido com o mesmo tamanho e desenhe uma circunferência de tamanho suficiente para caber o motivo lå dentro. Cosa por cima do risco que marcou deixando uma abertura para colocar o enchimento.

5.

Quando coser, corte o excesso de tecidos e vire os tecidos pela frente.

23


6. 7. 8.

Coloque enchimento pela abertura até ficar bem fofinha! Cosa com ponto casamento Se quiser com linha de bordar faça uma “pega” para poder pendurá-la na arvore!

24


25


MAKE IT!

Bolas decoradas!

Lindas e muito fĂĄceis de fazer!

1. 2. 3.

4.

Corte tecido e feltro do mesmo tamanho. Desenhe uns cĂ­rculos no feltro. Cosa o feltro ao tecido, que se colocou com a face contra o feltro, colocando a fita de cetim no meio. Corte o excesso de feltro e tecido.

26


Decore com coraçþes, pinheirinhos ou estrelas!

27


MAKE IT!

Estrelas em trapilho! Lindas e muito fáceis de fazer!

1.

2.

3.

Corte uns círculos de vários tamanhos. Utilize uma tesoura dentada para cortar o cartão ou cartolina Com fita trapinho, enrole a volta do circulo de cartão de modo a formar uma estrela. No fim , dê um nó e corte.

28


Coloque um pouco de lã para fazer o fio para prender na arvore e está pronto. Para fazer as “franjinhas”. Enrole a volta da sua mão, retire com cuidado, dê um nó numas nas pontas para Juntar as fitas. Coloque uma lã para prender o enfeite a árvore e por fim corte os excesso de trapilho em baixo.

29


Bolas e estrelas em cartolina!

MAKE IT!

1.

2. 3.

Escolha duas cartolinas bem bonitas de preferência de dupla face Com ajuda de um copo faça vários círculos e recorteFaça um furo com o furador de secretaria.

30


5.

6. 7.

Faça passar um lã pelos furos de modo a fazer uma grinalda. Coloque a grinalda a volta do pinheirinho. Faça uma estrela e coloque no topo do pinheiro.

31


MAKE IT!

Enfeites

com forminhas! 1. 2.

3.

Prepare agulha e linha Faça passar a linha pela forminha e faça uma “pega” para colocar na árvore. Para fazer a estrela corte triângulos em toda a volta da forma.

32


MAKE IT!

Coroas em feltro! Vai precisar de: • feltro • cartão • trapilho • linha • caneta • fita.

1.

2. 3.

Com o prato faça um circulo no cartão faça outro um pouco menor e corte. No feltro desenhe o molde do coração pelo menos 12 vezes. Faça um laço na fita e coloque linha de bordar para pode segurar o laço à coroa.

33


4. 5.

6.

7. 8.

Coloque a fita trapilho no aro. Coloque os corações em cima do aro de cartão, repartidos! Coloque depois os outros corações virados noutra direção , nos espaços vazios. Cole e coloque o laço. Está pronta!

34


Pode colocar em vez de 12 corações, 6 corações e 6 pinheiros, Fica muito bonita!

35


Pai natal em feltro!

MAKE IT!

Ho…ho….ho…!

36


Vai precisar de: • feltro ou flanela vermelho, cru e branco • 4 botões pretos pequenos • elástico preto com 1 cm largura • linha e agulha • um guizo

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Corte um triângulo em feltro vermelho e arredonde a base. Cosa os dois lados com ponto direito. Coloque um alfinete na zona onde vai começar o gorro do Pai Natal Encha com enchimento até ficar “forte”. Faça uns pontos de alinhavo grandes (1,5cm) com agulha e linha. A linha pode ser de croché e a agulha de bordar. Puxe pelas duas pontas da linha e dé um nó para o enchimento não sair.

37


7.

8. 9. 10. 11. 12.

Corte uma tira com 1 cm de largura para fazer a “volta” do gorro de feltro cru. Corte um retângulo branco para a cara. Em feltro cru corte a barba. Ensaie o lugar dos olhos e dos botões. Depois de tudo ensaiado cole a tira, a cara e a barba. Cosa os botões para os olhos e para o casaco. Cosa o elástico preto e faça a fivela do cinto com feltro cru.

38


EU FIZ!

Montra de Outono! A Rosapomposa transformou a montra da loja de tecidos Santo CondestĂĄvel num quarto de uma adolescente que adora cĂŁes.

39


40


41


42


Curso de iniciação à costura criativa Realizaram-se durante os meses de Setembro e Outubro na Rosapomposa dois cursos certificados de iniciação à costura criativa. Com muita teoria e muita prática as alunas saíram aptas a enfrentarem sozinhas qualquer projeto a que se proponham! Aqui deixo as fotografias dos projetos finais. O tema era livre e tinham a sua disposição uma pequena “retrosaria”. Estão todas de parabéns fizeram coisas muito giras e criativas!

43


Uma bolsa para lรกpis e caderno, um estojo com muitos compartimentos e uns babetes!

44


Uma boneca, um saco, muda fraldas, fralda e babetes e um estojo de costura de viagem.

45


Saco em patchwork, uma mala para a mรกquina de costura, uma capa para livro, um fato de Minie e um puxa-sacos!

46


Uma cama de “casal” para cães, uma bolsa, um saco e um porta-chaves.

47


Jogo de gam達o, almofada para comandos de Tv, pasta e organizador de cabos e sacola.

48


As minhas queridas alunas! Obrigada a todas!

49


Alice no País do Açúcar!

ELA FAZ!

Alice no pais do açúcar! Um doce de pessoa que faz doces de encantar! Os doces e a decoração de bolos e bolachas com pasta de açúcar surgiu como um hobby que rapidamente se tornou numa ocupação. Fazer as pessoas sorrirem e deliciarem-se com os seu bolos é a sua missão. Ensinar a sua arte e ainda arranja tempo para costurar, outra das sua paixões! Parabéns Alice pelas maravilhas em açúcar! Marca: Alice no pais do açúcar Proprietária: Alice Mendes Faísca

50


Bolachinhas decoradas para o natal! Lindas!

51


O facto da Alice ser mãe ajuda na elaboração das decorações! As decorações são cheias de pormenores amorosos!

52


Para os rapazes bolos com as suas personagens favoritas1 Uma delicia!

53


ELA FAZ!

Agulha Não Pica Quando se borda com o coração!

Sempre adorou bordar, mas nunca imaginou que bordar seria o seu futuro! Uma filha muito curiosa fê-la pensar numa ideia de negócio e assim surgiu a AGULHA NÂO PICA e logo depois o MUNDO AO COLO. Em ambas as marcas o gosto pelos bordados, por ensinar e o orgulho nas nossas tradições estão presentes! Kits de bordar com motivos tradicionais e em materiais tradicionais fazem as delicias de muitos portugueses e alem fronteiras. Marca: AGULHA NÂO PICA e MUNDO AO COLO

Proprietária: Gabriela Pereira

54


55


Kits para bordar em bastidor ou em cart達o!

56


Exemplo como aplicar os bordados! Apetece fazer todos! A cortiça em tecido ou papel ou em contas de diferentes tamanhos são a nova aposta da AGULHA NÂO PICA.

57


Leonor e a Lua Nova!

ELA FAZ!

Há pessoas que nascem com dons, com capacidades que parecem não ter explicação. Leonor Rebelo de Andrade é uma delas. Nas suas mãos os objetos mais simples transformam-se em arte. Começou muito nova a experimentar a reutilização e nunca mais parou. Mas a sua criatividade não parece ter fim. Seja em tecido, em papel, com tintas ou agulhas de crochet o difícil é dizer o que ela não faz! O mundo de Leonor é colorido, e profundamente feliz. Um mundo de magia para adultos e crianças. Marca: LUA NOVA Proprietária: Leonor Rebelo de Andrade

58


Móveis forrados a tecido, loiças pintadas à mão ou cartonagem são apenas alguns exemplos do que sai das mãos da Leonor!

59


Este carinho faz as delicias que quem gosta de usar carrinhos para as compras!

60


Curso

Curso certificado

VOU FAZER!

de iniciação à Costura Criativa Objetivos: o Conhecer os materiais utilizados em costura criativa o Coser à mão o Coser à máquina o Utilizar e aplicar entretelas, fitas, elásticos, fechos e botões o Idealizar, criar e executar um projeto de costura criativa

Horário: 10.00-14.00h Duração. 18 horas Local: Espaço Rosapomposa: Rua Prof. Alfredo de Sousa, 10A 1600-188 Lisboa Datas : 6,8,13 e 15 de Novembro. Formadoras: Joana Nobre Garcia e Joana Ferreira Preço: 90.00€ Inscrições: info@rosapomposa.com

61


Costura Criativa

VOU FAZER!

10.11.2012 10h-13.00h Manta de Retalhos Formadoras: Joana Ferreira Preço: 25.00€ ( tudo incluído) Local: Espaço Rosapomposa info@rosapomposa.com

Bordados

VOU VOU FAZER! FAZER!

11.11.2012 10.30h-13.30h Capa de livro Formadoras: Gabriela Pereira AGULHA NÂO PICA Preço: 25.00€ ( tudo incluído) Local: Espaço Rosapomposa info@rosapomposa.com

62


Decoração

VOU VOU VOU FAZER! FAZER! FAZER!

17.11.2012 10.30h-13.30h Abajur artesanal Formadoras: Leonor Rebelo de Andrade Preço: 25.00€ ( tudo incluído) Local: Espaço Rosapomposa

info@rosapomposa.com

Cartonagem

VOU FAZER!

17.11.2012 14.30-17.30h Memo de Cozinha Formadoras: Cláudia Alexandra Rodrigues Preço: 25.00€ ( tudo incluído) Local: Espaço Rosapomposa info@rosapomposa.com

63


VOU VOU VOU FAZER! FAZER! FAZER!

Cartonagem 18.11.2012 10.00h-13.00h Álbum para fotografias Formadoras: Cláudia Alexandra Rodrigues Preço: 25.00€ ( tudo incluído) Local: Espaço Rosapomposa

info@rosapomposa.com

Costura Criativa

VOU VOU FAZER! FAZER!

18.11.20121 14.00h-17.00h Pasta para computador Formadoras: Joana Nobre Garcia Preço: 25.00€ ( tudo incluído) Local: Espaço Rosapomposa info@rosapomposa.com

64


Costura Criativa

VOU FAZER!

24.11.2012 10.30h13.30h Decorações de Natal Formadoras: Joana Nobre Garcia Preço: 25.00€ ( tudo incluído) Local: Espaço Rosapomposa

info@rosapomposa.com

Costura Criativa

VOU FAZER!

25.11.2012 10.00-13.00h Mala para máq. costura Formadoras: Joana Nobre Garcia Preço: 25.00€ ( tudo incluído) Local: Espaço Rosapomposa info@rosapomposa.com

65


NATAL HANDMADE 01.12.2012 9.30h ou 14.30 ( 3 horas)

VOU FAZER!

Formadoras: Joana Nobre Garcia, Joana Ferreira, Danielle Russo, Cláudia Rodrigues e Leonor Rebelo de Andrade Preço: 45.00€ ( tudo incluído) Local: Espaço Rosapomposa info@rosapomposa.com

Venha fazer um cabaz com: • Uma Coroa de Natal • 1 Tabuleiro forrado a tecidos feito em cartonagem VOU • Caixa para bolinhos FAZER! secos em cartonagem. • 2 individuais em tecido com motivo de natal • 1 kit doce ( licor e açucares) ou salgado ( azeites e sal) ou kit scones ( base e duas compotas).

Num só Workshop vários presentes! 66


VOU Ofereça um vale para um Workshop FAZER! no Espaço Rosapomposa

Ofereça um presente diferente : um Workshop Rosapomposa. Pode escolher entre os Workshops de Costura criativa, Bordados, Decoração, Vida pratica, Cartonagem e Encadernação.

25.00€

Vale

WORKSHOP

info@rosapomposa.com

VOU FAZER!

Compre 5 pelo preço de 4 Workshops no Espaço Rosapomposa

Vale WORKSHOP

Vale WORKSHOP

Vale WORKSHOP

Vale WORKSHOP

Vale WORKSHOP

Compre um pacote de 5 workshops pelo preço de 4! Basta escolher os workshops que mais gosta e inscrever-se!

100.00€ info@rosapomposa.com

67


Um bom exemplo!

EU VI!

. Há alguns meses surgiu no Facebook um grupo chamado “Tutoriais” que reflete todo o espírito de partilha e ajuda entre artesãos. O grupo tem sido dinamizado de uma forma extraordinária e com grande dedicação pela Ana Penicheiro e Nazaré Aquino, para além de muitos outros artesãos e artesãs que por lá vão colocando questões e ajudando quem precisa. Trata-se de um grupo de partilha e ajuda no que concerne a tutoriais e passo-a-passo, mas já deu origem a outro grupo onde se partilham os trabalhos já realizados e também a várias iniciativa de solidariedade. Parabéns à Ana e à Nazaré pelo empenho e dedicação e também pelo espírito de partilha, tão importante nos dias que correm. Eu tenho o prazer de fazer parte do grupo que se quer "o melhor grupo de artesanato do Facebook".

68


EU VI!

Lojas e lugares que eu gosto! PAPELARIA INEDITA Uma “papelaria” fora do comum! Em Albufeira ou on-line pode encontrar a coisas muito giras! Vale a pena a visita!

BLOG DA CARLOTA .

Um blog que conta o dia-a-dia da Carlota. A Carlota têm apenas 1 ano! Para quem tem filhas é uma delicia as sugestões pois a mãe partilha dicas e onde comprar roupa, sapatos , etc.. ÉTER Uma empresa de comunicação, diferencia-se pelo inconformismo e pelo apelo à inovação! Quer uma nova imagem? É com eles!

69


EU DIGO!

Quando publicar, não se esqueça de editar!

Quando se publica uma fotografia quer num site , blog ou facebook existem alguns cuidados que se deve ter: 1.

Leia as instruções da sua máquina! Perca algum tempo e vai descobrir para que servem tantos botões! E verá que vale a pena!

2.

Tente, sempre que possível, fotografar com luz natural. A luz natural dá aos objetos mais força nos detalhes.

3.

Cuidado com as sombras! Se estiver a fotografar na rua, tente “cortar” a sombra com um cartão por exemplo, de modo a provocar uma sombra em todo o objeto e no seu fundo!

4.

Escolha fundos sempre claros!

5.

Não abuse nos acessórios pois podem distrair do objetivo!

6.

Antes de publicar tenha atenção ao formato da fotografia, a luminosidade, ao contraste das cores e a nitidez da imagem.

Existem, programas que fazem isso de forma automática, por exemplo, a Galeria de Fotografias do windows live, é um programa básico que vêm em qualquer computador com sistema Windows. A juda a que as suas fotografias fiquem com um toque mais profissional! nov. 2012

70


Make it!

By Rosapomposa

Gostava de ter esta revista para si! Agora já é possível adquirir o seu exemplar em formato PDf para imprimir o que lhe apetecer!


Pr贸ximo numero

Presentes de Natal Dia 2 de Dezembro Num ecr茫 perto de si!

MAKE IT! #2  

A sua revista de costura criativa e muito mais!