Issuu on Google+

X X X X X X MAKE IT!

EU FIZ!

ELA FAZ!

VOU FAZER!

EU VI!

EU DESAFIO!


“Porque adoro o que faço e adoro partilhar ! Espero que gostem! Boas costuras!

Joana Nobre Garcia

Fotografia: Catarina Zimbarra

2


Onde tudo acontece!

Espaço Rosapomposa

Rua Prof. Alfredo se Sousa, 10ª 1600-188 Lisboa Tm: 912409620 Info@rosapomposa.com

“Quando partilhamos, damos um pouco de nós! Joana Ferreira

Espero que gostem!”

È apaixonada por costura, adora criar e adora ensinar a costurar. Joana Nobre Garcia Ainda não é a tempo inteiro mas quem sabe o seu sonhoProprietária Rosapomposa rapidamente se torna realidade!" Rua Prof. Alfredo se Sousa, 10A

Minha companheira de linhas e 1600-188 Lisboa agulhas presença indispensável 91 2409620 www.rosapomposa.com nos Workshops e nos cursos de info@rosapomposa.com formação!

3


X MAKE IT!

X

MAKE IT! Para fazer!

Corações há muitos! Coração as riscas Coração as bolas Coração em feltro Coração com alfazema

8 10 12 14

Máscaras em feltro India Pirata Cowboy

23 26 29

EU FIZ! Para ver como fiz!

EU FIZ!

Celebrar a dois! Feira de Natal Solidário Ws Natal handmade

33 40 42

4


X

ELA FAZ! Para ver o que as minhas amigas fazem!

X

EU DESAFIO! Mostro o resultados dos desafios lançados as minhas amigas!

ELA FAZ EU DIGO!

EU DESAFIO!

X VOU FAZER!

Vermelho Morango Sofialgravia Terços da Lupinha

Traquixanas Sugestões dias dos namorados

45 50 54

58

VOU FAZER! Para saberem o que vou fazer! Curso e Workshop

61

5


Sugest천es para dia dos namorados!

Numa livraria perto de si!

6


X MAKE IT!

Corações há muitos! Mas não há um igual!

7


X MAKE IT!

Coração as riscas

3.

1.

Corte dois pedaços de tecido com 13cm x 15cm.

2.

Passe o molde para ao avesso de um dos tecidos, com a ajuda de um lápis..

Se quiser para bordar uma inicial, desenhe no centro do molde a inicial em espelho e faça o ponto direito. Quando chegar ao fim volte pra trás. Junte as duas pontas da linha e dê um nó.

8


4. Corte um pedaço de trapilho com 20 cm e dobre ao meio. 5.

Coloque a fita de trapilho entre os dois tecidos, com as pontas para cima, de modo a coincidir como centro da parte de cima do coração.

6. Coloque um alfinete. 7. Cosa com ponto direito sobre a linha que marcou, não cosendo entre as duas marcas. 8. Corte o excesso de tecido e faça uns cortes como na figura. Estes cortes vão servir para que o tecido não fique enrugado quando virar e encher o coração. 9. Vire o coração pela frente. 10. Encha com enchimento de almofada pela abertura. 11. Quando estiver cheio feche a abertura com uns pontinhos bem pequenos.

9


X MAKE IT!

Coração as bolas 1. Corte dois pedaços tecido com 13cm x 15cm.

de

2. Passe o molde para ao avesso de um dos tecidos, com a ajuda de um lápis. 3. Corte um pedaço de trapilho com 20 cm e dobre ao meio. 4. Coloque a fita de trapilho entre os dois tecidos, com as pontas para cima, de modo a coincidir como centro da parte de cima do coração. 5.

Coloque a fita de trapilho entre os dois tecidos, com as pontas para cima, de modo a coincidir como centro da parte de cima do coração. 6. Coloque um alfinete para segurar as fitas,

10


7. Cosa com ponto direito sobre a linha que marcou, não cosendo entre as duas marcas.

8. Corte o excesso de tecido e faça uns cortes como na figura. Estes cortes vão servir para que o tecido não fique enrugado quando virar e encher o coração. 9.

Vire o coração pela frente.

10. Encha com enchimento de almofada pela abertura. 11. Quando estiver cheio feche a abertura com uns pontinhos bem pequenos. 12. Cosa à mão em toda a volta uma fita galão , mesmo por cima das costuras. 13. Fica com um coração lindo!

11


X MAKE IT!

Coração com feltro 1.

Corte dois pedaços de feltro com 14cmx14cm.

2.

Passe o molde para a feltro com a ajuda de um lápis.

3.

Corte um pedaço de feltro de outra cor e desenhe a inicial que quiser.

4. Cosa-a, como ponto direito, no centro do coração. Eu acho que fica bonito só com ponto direito, ou seja, não voltando para trás para preencher o ponto, mas se quiser preencher, volte para trás.)

12


5.

Junte os dois tecidos e cosa ambos com ponto direto pequeno ( 0.25cm), deixando uma abertura para colocar o enchimento e a alfazema.

6. Corte o excesso de malha polar deixando 1 cm de malha apos as costuras. 7. Encha com enchimento de almofadas, coloque uma colher de alfazema seca ou um algodão embebido em essência de alfazema. 8. Cosa a abertura fazendo o mesmo ponto. 9. Ofereça ao seu amor para ele colocar mas gavetas, ou para colocar no roupeira dentro de um bolso do casaco.

13


X MAKE IT!

Coração de alfazema 1.

Corte quatro pedaços de tecido com 13cm x 15cm.

2.

Passe o molde para ao avesso de um dos tecidos, com a ajuda de um lápis.

3.

Cosa pelo risco que marcou sem coser na abertura. Corte o excesso de tecido Faça uns golpes como na figura para que o tecido fique direito na parte da frente. Encha com alfazema colocando um pedaço de algodão no fim antes de coser. Cosa a abertura com ponto casamento. Coloque um fita para os corações ficarem juntinhos!

4. 5.

6.

7. 8.

14


X MAKE IT!

3 Máscaras de animais!

Faça a mascara do animal favorito do seu filho/a! Ele/a vai adorar para isso basta ter: feltro grosso e fino, elástico, agulha e linha de coser de várias cores. Siga as instruções e num instante fica pronta! Dica: Use sempre feltro de cores vivas , pois chamam a atenção e ficam mais “alegres”.

15


X MAKE IT!

Coruja

Como muitos meninos e meninas que conheรงo que gostam, de passar as noites acordadas!

16


Para fazer esta máscara precisa de : -

Feltro castanho, rosa e amarelo

-

Elástico

Como fazer: 1.

Corte de acordo com os moldes, a cabeça , os olhos e o bico.

2.

Abra uma abertura um pouco menor que os olhos.

3.

Cosa os olhos à cabeça com linha da cor dos olhos.

4. Depois cosa o bico com linha amarela. 5.

Para terminar cosa o elástico nas marcas.

17


X MAKE IT!

Papagaio

Sempre a falar, não sabe estar calado nem um minuto! – “Onde é que eu já ouvi isto!”

18


Para fazer esta mรกscara precisa de : -

Feltro verde, amarelo e laranja

-

Elรกstico

Como fazer: 1.

Corte de acordo com os moldes, a cabeรงa , as penas e o bico.

2.

Cosa o bico primeiro do lado esquerdo e depois do lado direito sempre acompanhando a abertura para o bico..

3.

Depois cosa as penas por cima dos olhos

4. Para terminar cosa o elรกstico nas marcas.

19


X MAKE IT!

Leรฃo

O mais forte de todos, o Rei da Selva ou serรก o Rei da sala!

20


Para fazer esta máscara precisa de : -

Feltro castanho, laranja e castanho

-

Elástico

Como fazer: 1.

Corte de acordo com os moldes, a cabeça , os olhos e o bico.

2.

Abra uma abertura um pouco menor que os olhos.

1. 2.

3.

Cosa os olhos à cabeça com linha da cor dos olhos. Depois cosa o nariz com os bigodes por baixo com linha castanha. Para terminar cosa o elástico nas marcas.


X MAKE IT!

India, pirata ou Cowboy! Máscaras feitas com feltro! Apenas basta juntar mais um pormenores! Pirata Use uma camisola as riscas, calças pretas, meias altas brancas e sapatos pretos para completar a máscara

Indía Vista uma camisa colorida e faça uns riscos na cara do seu/sua Índio/a para completar a máscara. .

Cowboy/Cowgirl Vista uma camisa aos quadrados, coloque um lenço ao pescoço e umas calças de ganga para completar a máscara.

22


X MAKE IT!

India

23


Vai precisar de: • Feltro de 3 cores • Feltro castanho • Linhas de bordar • Agulha de bordar • Velcro • Alfinetes • Lápis

Como fazer: 1. Corte o molde das penas. 2. Com a ajuda de um lápis de cor branca passe para o feltro verde, azul e verde o molde de duas penas. 3. Corte as penas 4. Ensaie as penas na fita


5. Tire a medida a cabeça da criança que vai usar a fita , deixando mais 2 cm para sobrepor. 6. Coloque as penas em cima da fita castanha e com cola universal cole as penas no sitio.

7. Com a agulha e linha de bordar cosa a fita grega do lado contrário ao que colou as penas, para isso cosa primeiro para um lado e depois para o outro fazendo um ziguezague. 8. Cole o velcro um de cada dado da fita um na parte de dentro e outro na parte de fora e está pronto. Nota: Os moldes são fornecidos em tamanho real para serem impressas em folhas A3. E são entregues quando comprar o seu PDF.


X MAKE IT!

Pirata

26


Vai precisar de: • Feltro preto • Feltro branco • Elástico preto • Linhas de bordar branco e preto • Agulha de bordar branco e preto • Lápis branco Como fazer: 1. Para fazer o chapéu, corte o molde A, desenhe no feltro preto uma linha com um lápis branco a volta, vire o molde e complete o molde para o chapéu. Recorte o molde e faça o mesmo para a parte de trás

2. Corte o molde dos ossos usando o molde B e o feltro branco 3. Prenda com alfinetes e cosa a parte da frente a parte de trás do chapéu. Cosa de lado e em cima com linha branca de bordar a 1 cm de distância da extremidade. 4. Coloque os dois ossos em posição no centro e a frente e cosa-os com linha de bordar branca.


5. Para fazer a pala, corte o molde e com um lápis transfira-o para o feltro preto, corte o feltro. 6. Coloque um alfinete na ponta do elástico preto com 45cm e na ponta da pala. 7. Verifique o tamanho na cabeça da criança e coloque um alfinete do outro lado. 9. Cosa as pontas dos elásticos a pala ao elástico, com linha preta. 9. Use o feltro vermelho para fazer um lenço.

Nota: Os moldes são fornecidos em tamanho real para serem impressas em folhas A3. E são entregues quando comprar o seu PDF.


X MAKE IT!

Cowboy

29


Vai precicar de: Feltro castanho claro para o colete Feltro castanho escuro para o chapéu Linha de bordar castanha escura e clara Agulha de bordar. Fazer o colete: 1. Para fazer o colete corte os dois moldes. Coloque o molde A junto do outro molde por cima onde têm uma marca. 2. Transfira o molde para o feltro com a ajuda de um lápis claro. 3. Traçe um lado e depois vire em espelho e marque do outro lado. 4. Corte o feltro pelos riscos que marcou. 5. Com uma tesoura faça umas franjas e cosa a parte da frente com a parte de trás do colete.


Para fazer o chapéu:

1. Comece por cortar os moldes e passa-los para o feltro castanho com a ajuda de um lápis de cor branca. Cada molde é apenas um quarto do circulo, logo depois de fazer um quarto circulo vire o molde ao contrario e faça os restantes até obter um circulo. 2. Recorte os dois círculos e as duas fitas, uma com 57.5cm x 7cm do feltro castanho escuro e outra de 57.5cm x 3cm do feltro castanho claro.

Nota: Os moldes são fornecidos em tamanho real para serem impressas em folhas A3. E são entregues quando comprar o seu PDF.


3. Comece por colocar alfinetes e depois coser com linha e agulha de bordar a tira com 57.5cm x 7cm a parte interior do circulo maior. 4. Coloque alfinetes e cosa a parte de cima do chapéu com linha e agulha de bordar. 5. Coloque a tira mais fina no chapéu e cosa com ponto largo como na foto. Faça o mesmo ao longo da aba do chapéu fica muito mais giro.


Celebrar a dois!

X EU FIZ

รˆ simples e fรกcil surpreender a sua cara metade!

33


Faça uma argolas em feltro e cole um coração em tecido. Corte um triangulo e faça um lenço para a garrafa. Corte um molde do coração em feltro e coloque como base para o vinho!


Revista arame com linha de bordar vermelha e molde a palavra love ou amor. Faça e recorte a forma de flores em papel de seda vermelho e coma ajuda de alfinete prenda num coração de esferovite! Fica lindo!


Uma base em tecido em forma de coração fica muito bonito sobre uma toalha que “vichy” vermelha. A toalha é um simples tecido com uma bainha de 1cm em toda a volta. A base é em feltro fino. Tamanho real

Aumente pelo menos 2x


Para que o seu jantar dia 14 de Fevereiro seja um sucesso, aqui fica uma sugestão de jantar, fácil de fazer e muito saboroso! Entrada: Queijo fresco com tomatinhos.

Como fazer: Coloque o queijo fresco no centro de uma taça não muito alta! Coloque a volta os tomatinhos cortados ao meio. Tempere com sal grosso, pimenta e orégãos. Coloque umas gotas de vinagre balsâmico e duas folhas de hortelã para enfeitar.


Segundo prato: Risoto com tomate

Como fazer: Numa caçarola, coloque uma cebola picada grosseiramente, azeite e dois dentes de alho. Deixe refogar. Junte uma lata de pedaços de tomate ( mas sem o molho). Junte o risoto e vá colocando um caldo de galinha que foi previamente fervido e dissolvido num litro de agua. Acrescente a calda a medida que vai cozendo, sem nunca deixar secar. ( +/- 18 minutos). No final Junte uma colher de sopa de queijo parmesão e meia colher de manteiga. Deixe descansar tapado durante dois minutos. Sirva e decore com orégãos e queijo parmesão. Delicioso!


Sobremesa: Suspiros com morangos

Como fazer: De véspera, corte os morangos e adicione duas colheres de vinagre balsâmico. Antes de jantar coloque 3 a 4 suspiros dos pequenos meio partidos no centro de um prato e coloque os morangos por cima e regue com o molho dos morangos e delicie-se. Lista de compras: 2 queijos frescos, tomate em lata, risoto, queijo parmesão, morangos e suspiros. Na dispensa: azeite, cebola, alho, vinagre balsâmico, orégãos e hortelã.


X Feira Natal Solidário EU FIZ

Realizou-se no Espeço Rosapomposa um eventomuito especial, convidei um grupo de amigas para costurar babetes e fraldas para os bebés que são acompanhados pelo Banco do Bebé. A Agulha não Pica veio dar uma ajuda nos bordados, ficaram lindos! Foram feitos donativos para os bebés e para as suas famílias. Muito obrigada a todos! Mais uma vez foi uma tarde muito divertido de grandes costuras e de muito boa disposição!

40


Está Feira/workshop solidário contou com a ajuda da Pink Linonade e da O barriguinhas que gentilmente colaboram com uns folhadinhos quentes e um excelente Bolo Rei! Obrigada a todas que participaram e as minhas amigas do coração que me ajudaram a realizar este evento!


X Ws Natal Handmade EU FIZ

Realizou-se no dia 1 de Dezembro um Workshop Especial de Natal!

Fizemos um cabaz de Natal hamdnade!

43


Cada cabaz continha: um tabuleiro feito em cartão e forrado a tecido. Uma caixa com bolinhos feita em cartão e forrada a tecido, dois individuais costurados e pintados ou bordados, um kit para fazer Scones/compota, um kit salgado (azeite e sal) ou um Kit doce ( açúcar e licor bailys) e para terminar uma coroa de retalhos para enfeitar!

Este ws foi organizado pela Rosapomposa em parceria com as minhas amigas: Danielle da Par capriche e Cláudia da Traquixanas, e com a imprescindível Joana Ferreira!

44


Fizemos cartonagem, costura e decoramos os frascos, para o ano hรก mais!


X ELA FAZ!

46


O Vermelho morango surge quando “- vi a Joana Nobre Garcia na Sic Mulher e senti uma vontade louca de fazer bonecos para os meus filhos�.

47


A Catarina Gaspar assim como eu acredita que é com pequenas coisas que se criam vínculos afetivos com nossos filhos para toda a vida. Por isso tudo o que podemos fazer para eles e com eles é feito com o coração e com muito amor! Cada objeto é feito a pensar no sorriso da criança que o vai usar!


Catarina prefere associar sempre algo prático e funcional ao que faz para que não seja só mais qualquer coisa a encher “lá em casa”! Daí surgiram os Doudous grandes que são ótimos para abraçar, para adormecer, para levar de viagem, para servir de aconchego ao bebé recém nascido no berço. Os mini 0oudous com pega chucha, os porta fraldas e toalhitas, os cubos didáticos, enfim… um mundo de utilidades para os bebés e não só! A Vermelho Morango quer marcar a diferença pelo amor com que cria cada peça e até agora isso tem chegado a quem procura os artigos VM.

Blog: vmorango.blogspot.pt Email:vermelhomorango.info@gmail.com


X ELA FAZ

Ana Sofia, Algarvia de Portimão, vive em Lisboa desde que veio para a Faculdade, já lá vão 23 anos! Vive com as duas filhas de 11 e 14 anos, o namorado e um casal de enteados.! Casa cheia e nem sempre muito fácil de gerir, mas as agulhas e as linhas são o seu refugio. “ Nessa altura esqueço-me do resto, por vezes até das refeições.” Costura e faz tricot, sacos, malas, babetes, animais em tecido etc… Sempre objetos com muita personalidade!

51


A trabalhar no sector bancário desde que se formou , há quatro anos criou um blog para mostrar aos amigos o que sabia fazer nos meus tempos livres. Desde então nunca mais parou.” Abri uma página no Facebook, abri uma loja online no etsy.com, e recentemente fui convidada para ir ensinar a costurar… Enquanto gostar do que faço, continuarei!”


Objetos simples, mas de muito bom gosto são a sua marca, aliado a utilização de tecidos e matérias simples originais!


Site: www.sofialgarvia.com Email: sofia@sofialgarvia.com Loja: www.etsy.com/shop/SofiAlgarvia


X ELA FAZ

Filipa detestava praia, mas como passava, em pequena, os 3 meses de Verão de “castigo “na praia, dedicava-se a fazer peças em bijutaria, de costura, e de pintura que vendia aos amigos, sendo certo nessa altura que era mais o prejuízo, que o lucro! Pois é hoje em dia é ao contrario! Toda a gente conhece os terços da Lupinha, chegam a vários cantos do globo e todos nós os adora-mos! Peças cheios de cor e pormenores são indispensáveis num quarto de criança!

55


Com a marca Terços da Lupinha encontra tudo sobre o tema Batizados , comunhþes e todas as festas religiosas tipicamente Portuguesas.


Com a pagina do Facebook, chegaram os clientes da Franรงa, Holanda, Espanha, Bruxelas, Angola e ao Funchal.


Filipa participa com mais 4 amigas no grupo Friends que se dedica ao artesanato e através da entre- ajuda organizam feiras sazonais, onde expões os seus produtos e dão a conhecer as novidades aos clientes habituais e as suas amigas. TREÇOS DA LUPINHA Blog: Tercosdalupinha.blogspot.com

Email: geral.lupinha@gmail.com


X ELA FAZ

A Rosapomposa desafiou a Cláudia Alexandra Rodrigues, a alma da TRAQUIXANAS, a criar 4 sugestões para o dia dos namorados usando a técnica da cartonagem! Aqui estão elas!

59


Informações aqui:

Caixa para CD´s para guardar memorias de bons momentos a dois. Marcadores para livros para que o nosso amor não se esqueça de nós! Álbum para guardar as melhores fotos e uma caixa para colocar chocolates ou bolachas!


O melhor presente de dia dos namorados ĂŠ um Workshop Rosapomposa!

X Vale um Workshop na Rosapomposa para o meu amor!

Informaçþes: info@rosapomposa.com


Dia 7 13.00-15.00h WS Bordar à máquina Tema livre com Sandra Serra 15.00€

X

Dia 8 10.30-13.30h WS Cartonagem Álbum para namorados com Claudia Rodrigues 25.00€

Dia 9 10-30-13.30h WS Cartonagem Caixa formato coração com Cláudia Rodrigues 25.00€

Dia 9 14.30-17.30h WS Cartonagem e papietagem Caixa com fecho coração com Danielle Russo 25.00€

Fevereiro

CURSOS E WORKSHOPS

Dia 10 10.00-13.00h WS Costura Criativa Capa Ipad e pasta computador com Joana Nobre Garcia e Joana ferreira 25.00€

Dia 11 14.00-16.00h WS Técnico de Costura Criativa Bainhas invisíveis à mão e à máquina com Joana Nobre Garcia 15.00€ Dia 12 10.00-13.00h WS Culinária Menu de são Valentim com Inês de Bragança 25.00€ Dia 15 10.30-13.30h WS Cartonagem Tema livre com Cláudia Rodrigues 25.00€

61


Dia 16 10.00-13.00h WS Costura Criativa Sacos para fatos em tecido com Joana Nobre Garcia e Joana Ferreira 25.00€ Dia 18 10.00-13.00h WS Vida Pratica Forrar caixas de sapatos com Maria João Dourado 25.00€ 14.00-16.00h WS Técnico de Costura Criativa Coser e fazer casa de botão a mão e a máquina com Joana Nobre Garcia 15.00€ Dia 19 09.30-12.30h Curso Certificado de Costura Criativa 1ªAula Lisboa com Joana Nobre Garcia Dia 21 13.00-15.00h WS Bordar à máquina Tema livre com Sandra Serra 15.00€

Dia 22 10.30-13.30h WS cartonagem Tema livre com Claudia Rodrigues 25.00€ Dia 23 09.00-15.00h Curso Certificado de Costura Criativa 1ªaula Sertã com Joana Ferreira

Dia 25 14.00-16.00h WS Técnico de Costura Criativa Coser fita de viés com Joana Nobre Garcia 15.00€ Dia 26 09.30-12.30h Curso Certificado de Costura Criativa 2ªaula Lisboa com Joana Nobre Garcia Dia 28 13.00-15.00h WS Bordar à máquina Tema livre com Sandra Serra 15.00€


Gostou da Revista MAKE IT! Agora a revista pode ser sua em formato PDF, para imprimir o que lhe apetecer !

Compre aqui!


Prรณximo numero

Especial Pascoa Em Marรงo num ecrรฃ perto de si!

C:\Users\hp\Desktop\P1270938.JPG


MAKE IT #4