Issuu on Google+

CYAN MAGENTA YELLOW BLACK

Retiro de Carnaval Confira PÁGINA 05

ANO XI - Edição n.° 135 - E-mail - pascomboituva@hotmail.com - Diretor - Responsável: Ronaldo Barbosa da Silva - FEVEREIRO 2012

Informativo Mensal da Paróquia São Roque e São Francisco de Boituva - SP Editorial

Ronaldo Barbosa da Silva Diretor Responsável Tribuna Católica

COMO É GASTO O DINHEIRO PÚBLICO

BOLSHOI: Um sonho realizado

Página 07

Página 08

CYAN MAGENTA YELLOW BLACK

CYAN MAGENTA YELLOW BLACK

O

lá amigos do Informativo Tr i b u n a Católica, mês de Carnaval, tudo é festa, mas não podemos nos esquecer que a festa maior deve ser da alegria de termos um Cristo Vivo, que habita em cada um de nós. Esse mesmo Cristo, que na Quarta-Feira de Cinzas logo após passarmos a essa comemoração de Carnaval, entrará no Deserto, para ser tentado. Coloquemos esse deserto em nossas vidas, será que estamos preparado para enfrenta-lo e evitarmos todas as tentações mundanas. Iniciaremos a nossa Campanha da Fraternidade, que terá como tema: «Fraternidade e Saúde Pública», teremos muitos temas a discutir e refletir sobre os grandes problemas de saúde publica que nosso país enfrenta, confira página 04. Padre Almir explica um pouco mais sobre o Plano Missionário SINE, na página 02. A foto que coloco logo acima no Editorial, foi fotografada em Joinville - SC, porque colocar? Somente para destacar os sonhos de três meninos que você poderá acompanha-lo na página 08. «Devemos acreditar em nossos sonhos e confiar sempre em DEUS que tudo se realizará na vontade dele.» O que seria Jejuar, Padre Brasílio explica para nós, na página 05. Que Deus abençoe a todos e Maria interceda sempre por cada um de nós. Boa Leitura a todos!


Página 02

Fevereiro 2012

Um convidado especial

Padre Almir Flávio Scomparim Pároco Paróquia São Roque

VOCÊ DESEJA LER ESTA MATÉRIA? Acesse nosso site: www.tribunacatolica.com.br

*EXPEDIENTE* Responsável: Henderson Barbosa (15) 9137-3929 Ronaldo Barbosa da Silva (15) 9725-3263

Edição mensal n° 135 Tiragem: 2.000 exemplares Correio Eletrônico: hendersonbarbosa@uol.com.br pascomboituva@hotmail.com rhonaldusilva@hotmail.com

Administração Financeira: Alcebíades Padovan Arte e Impressão: GRÁFICA BOITUVA - (15) 3263-2336

Jornalista Responsável: Ariovaldo Lucas - MTB 39262 O informativo “Tribuna Católica” não se responsabiliza pelos artigos assinados.

Site: www.tribunacatolica.com.br

Proibido a reprodução total ou parcial dos artigos deste informativo.

u m trabalho d e acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhores nas missas e encontros. O objetivo da p a s t o r a l é preocupar-se em passar a imagem de comunidade bonita e acolhedora. Essa imagem está muito ligada à qualidade de recepção. Ás pessoas que vêm à nossa igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas, com a sensação de que continuar participando faz bem . Os agentes da Pastoral da Acolhida são responsáveis pela comunicação interpessoal na comunidade. Garantem no dia a dia a Imagem da Igreja – Mãe acolhedora, e recebem em primeira mão sentimentos e desejos do povo de Deus. Procura-se cumprir a orientação bíblica: "Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai" (Rom 15,7). É um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhores nas missas e encontros, estando a disposição, para cumprir com as necessidades da paróquia, promovendo a evangelização pelo testemunho dos evangelizadores. O que é Acolher? Parece fácil acolher alguém na Igreja, não é mesmo? Mas cremos que existem alguns segredos que devemos descobrir como uma espécie de tesouro escondido na comunidade. A Paróquia São Roque fica feliz com a participação de todos da PASTORAL DA ACOLHIDA, aqueles que desejarem fazer parte, procure na sua comunidade, ficaremos honrados em recebe-lo.

É

Arquivo

FOTO: www.google.com

O

“Acolhei- vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom. 15,7).

Arquivo

VI Congresso de Nova Evangelização, do qual participamos na Guatemala, contou com um convidado especial, a presença do Secretário Geral do Pontifício Conselho para Promoção da Nova Evangelização Dom Octavio Ruiz Arenas. Este conselho foi criado recentemente pelo Papa Bento XVI. Dom Octavio nos incentivou com sua presença e, entre outras coisas, nos disse: “O Compromisso que vocês adquiriram ao implementar e desenvolver a Nova Evangelização o SINE como estratégia evangelizadora dentro dos planos diocesanos ou paroquiais de pastoral, constitui uma realidade de enorme importância para colaborar no desenvolvimento da missão continental e para dar solidez à formação de autênticas comunidades cristãs, evangelizadas e evangelizadoras. Seu compromisso missionário, sua entrega generosa em favor da evangelização e seu testemunho de vida cristã faz de vocês, verdadeiramente, autênticos protagonistas da Nova Evangelização.”. Nossa Paróquia graças ao apoio de seu povo esta, com a bênção do Papa, se emprenhando de forma concreta na Nova Evangelização. O que é o Plano de Evangelização SINE: É um Sistema Integral da Nova Evangelização ou poderíamos entender como a Nova Evangelização cumprida em nossas Paróquias de forma Sistemática e Integral. É um Plano que apenas sistematiza, ou seja, coloca em etapas lógicas e sucessivas a oferta integral de vida cristã, a partir das próprias paróquias, partindo do momento Missionário, ou seja, da experiência Querigmática, que leva a um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo. Para esse momento, o plano contempla a saída missionária em duas dimensões: missões intensivas querigmáticas uma vez por ano e visita integral permanente durante todo o ano casa por casa, o que coloca as paróquias em permanente estado de Missão. O Plano contempla o cumprimento de todas as dimensões da Integralidade que tem com meta IR A TODOS (e ao homem todo), ENVOLVER TODOS E DAR TUDO.

PARÓQUIA SÃO ROQUE

BLACK


Página 03

Fevereiro 2012

CARNAVAL

O Tribuninha F

Oração da criança Jesus, eu gosto do Senhor, muito obrigado pela vida que o Senhor me deu! Muito obrigado por papai e mamãe e por todas as pessoas, que o Senhor colocou bem perto de mim. Jesus, eu estou crescendo não só por fora, para ter um corpo bonito e forte mas, ajude-me a crescer também por dentro, para ter um coração cheio de bondade. Jesus, ajude-me a ser feliz porque eu existo. Jesus, eu gosto do Senhor, de todo coração e vou gostar de todo mundo, como o Senhor gosta de mim. Amém.

oi assim: Para comemorar a Páscoa (a morte e ressurreição de Jesus, na chamada Semana Santa, pela Igreja Católica), as pessoas deveriam ficar quarenta dias sem comer carne e sem usar bebidas fortes, como se fosse um período de purificação. Então, eles contavam o dia que antecedia a estes 40 dias (chamado de Quaresma), e faziam neste dia uma Grande Festa de despedida do uso de carne e bebidas. Neste dia podiam fazer toda e qualquer extravagância. Diziam que neste dia a Carne Valia. Era o "Carne Vale". Dai a palavra Carnaval. O Brasil foi o país que melhor interpretou este vale-tudo. E ainda se orgulha muito disso. E é conhecido no mundo todo como o pais do Carnaval, o pais em que se pode fazer tudo da carne. Na época do Carnaval aqui até o governo e as prefeituras colaboram com somas de dinheiro altíssimas. Por causa do pecado no coração das pessoas, esta festa foi ficando cada vez mais, uma festa marcada pela carnalidade, pela imoralidade, pela embriaguez, pelo vale tudo. As pessoas vivem uma falsa alegria, precisam de drogas, álcool e música para ficar contentes. Há um vazio nos corações.

Contribua com o Tribuna Católica, mande nos e-mail: pascomboituva@hotmail.com

BLACK


Página 04

Fevereiro 2012

CF: A FRATERNIDADE E A SAÚDE PÚBLICA “Converte-te e crê no Evangelho”!

Google

FOTO: Arquivo Pessoal

A

o recebermos a imposição das cinzas, no início da quaresma, somos convidados a viver o Evangelho, viver da Boa Nova. A Boa Nova que recebemos é Jesus Cristo. Ele abriu um novo horizonte para todas as pessoas que nele crêem. Crer no Evangelho é crer em Jesus Cristo que na doação amorosa da cruz deu-nos vida nova e concedeu-nos a graça de sermos filhos do Pai. Com sua morte transformou todas as realidades, criando um novo céu e uma nova terra. A quaresma é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado. Caminho, porque processo existencial, mudança de vida, transformação da pessoa que recebeu a graça de ser discípulo missionário. A oração, o jejum e a esmola indicam o processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz e da ressurreição. Assim, atingidos por Ele e transformados n’Ele, percebemos que todas as realidades devem ser transformadas, para que todas as pessoas possam ter a vida plena do Reino. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade, desde o ano de 1964, como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da quaresma. A Igreja propõe como tema da Campanha deste ano: “A fraternidade e a Saúde Pública”, e com o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8). Deseja assim, sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas. A Igreja, nessa quaresma, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a dura realidade da Saúde Pública e levar os discípulos-missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento e na morte. E, ao mesmo tempo, exigir que os pobres tenham um atendimento digno em relação à saúde. Que ela se difunda sobre a terra, pois a salvação já nos foi alcançada pelo Crucificado. À nossas Comunidades, grupos e famílias, uma abençoada caminhada quaresmal e celebremos a Jesus Cristo que fez novas todas as coisas. Dom Leonardo Ulrich Steiner Bispo Prelado de São Felix - MT Secretário Geral da CNBB

Oração da CF 2012 Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra. Amém.

Venha participar e conhecer o Grupo de Oração Jovem El Shadai, todos os sábados no Centro Pastoral Igreja M a t r i z , à s 19h30min.

BLACK

A

boca é um meio de comunicação muito importante do ser humano com o exterior e a via de acesso para que o exterior alimente o ser humano, tanto afetivamente, como mentalmente e emocionalmente. Através da boca recebemos o primeiro alimento e a primeira demonstração de afeto e sentimento de pertencer. Ao nascer à criança já expressa sua primeira impressão sobre o novo mundo que a recebe, ou chora, ou sorri, e até às vezes, simplesmente resmunga. O aleitamento materno já traz com simplicidade e totalidade uma amostra da importância desta cavidade denominada boca, durante toda a nossa trajetória. A alimentação, essencial para nosso desenvolvimento físico saudável e completo e manutenção de nossas atividades de maneira prazerosa até o final de nossos dias. O contato e o relacionamento, que para o ser humano, é tão essencial quanto o alimento físico. Já vi pessoas morrerem por falta de afeto. Através da boca nos comunicamos. Expressamos nossos sentimentos com a posição de nossos lábios, se estamos felizes, tristes, desconfiados, “aprontando”, com desejo... E nossas palavras tem som, sabor e cor, podem abençoar ou destruir. A posição dos dentes, estética, cor, ou simples presença, têm determinado o grau de autoestima das pessoas. Nossos dentes estão intimamente ligados com os órgãos internos e nobres de nosso organismo e com os traços de nossa personalidade. Podemos adoecer o corpo através de infecções iniciadas na boca e também podemos descobrir grandes desordens fisiológicas através dela. Muitas doenças importantes podem ser diagnosticadas na boca: diabetes, câncer, AIDS e outras alterações provocadas por doenças autoimunes. Segundo a OMS , Organização Mundial de Saúde, a saúde compreende o bem estar global do indivíduo, incluindo corpo, mente, espírito, trabalho, lazer. Pelo descrito acima podemos observar como a saúde bucal é essencial para todas as pessoas e como ela influencia o dia-a-dia de nossas vidas de maneira tão intensa e profunda. Saúde Bucal é um Direito de todos e um ato de AMOR, que ultrapassa fronteiras e preconceitos. Agradeço a Deus pela minha abençoada profissão! Eu amo ser Dentista!!! Márcia Regina Gaspar Cirurgiã Dentista - Prevenção/Homeopatia


Página 05

Fevereiro 2012

RETIRO DE CARNAVAL

A

Faça do período do Carnaval, um momento inesquecível na sua vida. Participe conosco de um retiro espiritual! Mas, o que é retiro? Retiro é exercício do coração. Não é um curso. Santo Inácio diz: “não é o muito saber que sacia e satisfaz a pessoa, mas o saborear internamente cada coisa”. Para nos ajudar a saborear internamente, precisamos cultivar durante o retiro algumas atitudes que são fundamentais: Ânimo e generosidade para com o nosso Senhor e Criador: Disponibilidade para deixar-me amar, modelar, saciar, tocar e escutar. E a exemplo de Maria dispor o coração numa atitude de simplicidade: Faça-se! “A oração é simplicidade, por isso só os simples conseguem rezar”. Silêncio interior e exterior: O silêncio exterior cria ambiente de escuta indispensável para ouvir Deus interiormente. É preciso silenciar para perceber que a vida de Deus palpita em nós e que Ele nos fala. Rezar não é ficar pensando em Deus; é bem mais do que isto, é deixar-se envolver por sua presença. O silêncio é a linguagem das pessoas que se amam. Atenção, pois Deus nos fala em tudo. “É na simplicidade que o simples se revela”. Retiro é tempo de colocar Deus no centro. Deixar Deus ser Deus em nossa vida.

Fones: (15) 8132-6262 / 9105-9022 Rua José Ferriello, 65 - Centro - Boituva

BLACK

bstinência ou abstenção total ou parcial de alimentação em determinados dias, por penitência ou prescrição religiosa ou médica. (Dicionário Aurélio) Jejum é uma prática muito comum no meio religioso, todas as religiões existentes, cristãs ou não, usam desta forma de sacrifício para louvar as suas divindades. Mas o que verdadeiramente é o jejum para os cristãos? Uma simples abstinência de alimentos! Não! Infelizmente muitos têm olhado para o jejum como um fardo difícil de ser carregado e ignorado o verdadeiro sentido desta abstinência. Ficam sem alimentar-se por um período levado pelas circunstâncias (determinação da igreja ou algo semelhante), porém, não conseguem ver a grandeza deste ato de louvor ao Senhor. Infelizmente resumindo: Passam Fome! Em Isaias 58.6,7 está escrito: “Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?" O Senhor está ensinando através de seu profeta, que o jejum deve envolver todo o nosso ser, a vontade é subjugada, a mente volta-se para Ele. São momentos nos quais devemos fechar a porta para a existência e abrir-nos totalmente para o Senhor. Longe de ser algo mecânico, ou encarado como uma obrigação, no entanto deve ser um ato que parte de nosso íntimo um reconhecimento da glória do Pai e do prazer em humilhar-se em sua presença. Este ensino é dado ao povo escolhido desde os tempos dos reis, como uma prática agradável e que geralmente movia o coração do Senhor. Sua pratica era geralmente em situações difíceis, em que o socorro divino era indispensável. Veja o exemplo de Davi: “... Jejuou Davi e, ... passou a noite prostrado...” 2Sm 12.16 Padre José Brasílio - Paróquia São Roque


Fevereiro 2012

Página 06

AS BEM-AVENTURANÇAS DO CASAMENTO

B

em-aventurado o casal que continua a demonstrar carinho e consideração um com o outros depois que a empolgação dos primeiros anos passou. Bem-aventurado o casal que é educado e cortês um com o outro como eles são com seus amigos. Bem-aventurados são aqueles que têm senso de humor, pois este atributo é um grande "amortecedor de choques". Bem-aventurados são aqueles que amam seus companheiros mais do que qualquer outra pessoa no mundo e que cumprem com alegria seus votos de casamento com uma vida inteira de fidelidade e respeito mútuos. Bem-aventurados são aqueles que alcançam a paternidade, pois os filhos são herança do Senhor. Bem-aventurados os que se lembram de agradecer a Deus por sua comida antes de tomá-la, e que separam tempo para a leitura de Bíblia e oração diariamente. Bem-aventurados os cônjuges que nunca levantam a voz para o outro e que fazem de seu lar um lugar onde palavras desencorajadoras são pouco ouvidas. Bem-aventurado o casal que fielmente vai à igreja e que trabalha junto para a expansão do reino de Deus. Bem-aventurado o marido e a esposa que sabem lidar com suas diferenças e se ajustam sem a interferência dos parentes. Bem aventurado é o casal que tem um completo entendimento das finanças e que consegue uma parceria perfeita onde todo o dinheiro está sob o controle dos dois. Bem-aventurados são o esposo e a esposa que humildemente dedicam suas vidas e seu lar a Deus e que praticam seus ensinamentos sendo leais, amorosos e não egoístas. Seleção de Luzia de Campos Lapas - Santos - SP Colaboração: Gilda Doroty Barreto

O

s Vicentinos da Conferência Santa Te r e z i n h a d o M e n i n o J e s u s entregaram presentes para as crianças assistidas pela conferência na véspera do natal. Foram entregues presentes para mais de cinquenta crianças. Também foi entregue para cada uma dessas famílias uma cesta básica de natal. Os Vicentinos agradecem a todos que colaboraram com esses presentes e com os itens utilizados para montar as cestas. Quem se interessar em fazer parte da Conferência pode entrar em contato com o Flávio pelo fone: 97120467. Flávio Miguel dos Santos Fernandes Presidente da Conferência Santa Terezinha do Menino Jesus

m simples (errado!) ato corriqueiro de muitas donas de casa pode contribuir e muito para a devastação de nosso planeta. Despejar o óleo de cozinha usado no ralo da pia ou no quintal causa diversos prejuízos ao meio ambiente. Pode-se pensar que ele é inofensivo por ser — e é até aconselhado que seja — consumido em pequenas quantidades. Mas imagine residências, bares e restaurantes lançando óleo velho na natureza durante anos... Quando descartado na pia, além de entupir o ralo, ele desce pela rede de esgotos e alcança os rios, ao entrar em contato com os mananciais hídricos o óleo cria uma camada em cima da água que impede a penetração solar, causando a morte da fauna aquática, uma vez que a oxigenação da água não é processada. “Além disso também, quando é despejado, o óleo pode ir para o solo, impermeabilizando-o e podendo causar processos de enchente”. Ele também pode eliminar gás metano em contato com o sol, o que propicia a chuva ácida, O óleo de cozinha é altamente poluente. Cada litro derramado na pia, além de danificar a instalação hidráulica, é suficiente para poluir até um milhão de litros de água. Portanto coloquem o óleo de cozinha em um recipiente PET e entreguem as instituições que a recolhem no município, onde será dado o destino correto.

U

DA SILVA - Presidente da Associação Ambientalista Floresta para o Futuro

Panificadora SÃO JUDAS Pães, Doces, Salgados, Frios etc...

Fone: (15) 3363-1183 R. Scandar Eid, 88 - Boituva - SP

BLACK


Página 07

Fevereiro 2012

N

o ano de 2012, caminhamos para um ano eleitoral, onde muitas pessoas começam mostrar trabalho ou são oportunistas de trabalhos de outros. E neste desespero de oportunidade, começam os grande ataques, que me faz lembrar do tormento de onze de setembro, onde o ser humano julgou o correto fazer justiça por si próprio. Na politica partidária não está sendo diferente, são muitos os ataques, são os bombardeios, muitos são os aviões que querem derrubar as torres. E nessa briga de poder, oremos para que ninguém possa sair ferido, pois as ruas estão minadas, o espaço aéreo está sendo fechado, o povo está presente. Que os ataques não seja para uma busca de conforto para si mesmo, não ficar refugiado, pois até o próprio OSAMA BIN LADEN foi encontrado. Mas que a população possa ser beneficiada com um exercício de gestão ética, transparente, eficaz e que possam sentar em sua cadeira sem planejar uma guerra. RONALDO SILVA Ministro da Palavra - Paróquia São Roque

Quanta alegria na avenida, Quanta alegria entre os foliões! As escolas transmitindo alegria, Emocionando os mais fortes corações. As pessoas a vibrarem nas arquibancadas, Soltando gritos e extravasando contidas emoções. Uma festa para pobres e para ricos, Todos unidos! Quanta alegria... São tantas e diversas emoções. Carnaval das marchinhas e dos xaxados, Carnaval dos axés, dos trios elétricos e das fantasias multicores. Carnaval das crianças, dos jovens e dos adultos, Carnaval para todos os ritmos, fantasias e cores. São prestadas diversas homenagens, A épocas passadas, fatos e pessoas, Homenagens mais que merecidas, Traduzidas em músicas, fantasias, danças e loas. Quão belo é ver imensa multidão, Num bailado festivo e colorido. Todos numa grande sinfonia, Dançando, pulando e saltando. Que tamanho alarido! Carnaval é uma festa popular, Já faz parte da nossa rica e vasta cultura. Remonta a décadas passadas, Alcançará com certeza, diversas gerações futuras. Embora sendo um povo sofrido!!!... Todo brasileiro possui um coração maternal. Onde quer que se encontre um... Logo começa o futebol, o samba e o carnaval.

A

1ª Conferência Municipal sobre transparência e Controle Social (1ª Consocial/Boituva), que seria realizada no próximo dia 10, foi reagendada para o dia 25, sábado. A nova data foi estabelecida pela Comissão Organizadora Municipal (COMU), afim de haja mais adesão da população boituvense no evento. O projeto tem como principal proposta a inserção da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. Além de discutir e propor ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento e controle da gestão pública. A conferência também visa debater e propor medidas de prevenção e combate à corrupção (envolvendo o trabalho de governos, empresas e sociedade civil).

A participação da sociedade é de muita importância pois as propostas elaboradas nesta conferência, serão encaminhadas para o governo Estadual e governo Federal, a fim de uma melhor gestão dos recursos públicos. A conferência acontecerá nas dependências da Câmara Municipal na Rua Vereador Olímpio de Barros, 100, Jardim Oreana, a partir das 8h30. Fonte: Prefeitura Municipal de Boituva / Adaptado: Informativo Tribuna Católica

Antônio Francisco Cândido Membro Correspondente da A.C.L.A.C. Arraial do Cabo E-mail: candidok1917@gmail.com candidoka1917@yahoo.com

Todos os domingos às 19h00 acompanhe a Missa pela Ideal FM.


CYAN MAGENTA YELLOW BLACK

Fevereiro 2012

Página 08

N

CYAN MAGENTA YELLOW BLACK

esta primeira semana de Fevereiro de 2012, os alunos Gustavo Henrique Soares (11), Willian Marques (12) e Roni Campos da Silva (14), integrantes do Projeto INDEPENDENTES URBANOS da ACA – Associação Cidadão do Amanhã, coordenado pelo Arte-educador coreografo Jessé da Cruz (22), iniciaram suas aulas na melhor escola de dança russa no mundo. Os bailarinos conquistaram bolsas integral de 08 anos de estudo, porem necessitam de maior ajuda, de patrocinadores para cobrir as despesas com o alojamento, já que a instituição não oferece. Boituva se sente orgulhosa por ter os primeiros bailarinos da região a ingressar no THEATRO DA ESCOLA BOLSHOI NO BRASIL. O Coordenador da Associação Cidadão do Amanhã e Embaixador da Paz Ronaldo Silva, esteve em Joinville Santa Catarina conhecendo as dependências da ESCOLA TEATRO BOLSHOI, acompanhado do Bailarino Jessé da Cruz, coordenador do Projeto Independentes Urbanos pertencente a Associação. No mês de Julho de 2011, ocorreu a audição do Teatro Bolshoi em Santa Catarina, e os alunos da Associação Cidadão do Amanhã e Fundação Crescer Criança, participaram e foram aprovados em cursar na melhor escola de balé Russo do mundo. A necessidade dos Pais e da Associação é em manter os alunos em Santa Catarina, as empresas que desejarem fazer alguma doação, somente encaminhar e-mail: rhonaldusilva@hotmail.com

omos abençoados pela sua presença e pelo seu trabalho! Sua Sabedoria pastoral, seus conselhos sempre nos direcionaram para o caminho certo. Desejamos ao senhor paz, alegria, saúde e a realização de todos os seus objetivos e sonhos. Festejar mais um ano de ordenação sacerdotal é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, ensinar novas lições, sorrir novos motivos, amar mais ao próximo, dar cada vez mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. É também amadurecer um pouco mais e olhar a sua missão de lançar redes como uma dádiva de Deus. "É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo.» Parabéns Padre Almir Flávio Scomparim pelos seus 22 anos de Ordenação Sacerdotal

S

Tenho razão de sentir saudade, tenho razão de te acusar. Houve um pacto implícito que rompeste e sem te despedires foste embora. Detonaste o pacto. Detonaste a vida geral, a comum aquiescência de viver e explorar os rumos de obscuridade sem prazo sem consulta sem provocação até o limite das folhas caídas na hora de cair. Antecipaste a hora. Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas. Que poderias ter feito de mais grave do que o ato sem continuação, o ato em si, o ato que não ousamos nem sabemos ousar porque depois dele não há nada? Tenho razão para sentir saudade de ti, de nossa convivência em falas camaradas, simples apertar de mãos, nem isso, voz modulando sílabas conhecidas e banais que eram sempre certeza e segurança. Sim, tenho saudades. Sim, acuso-te porque fizeste o não previsto nas leis da amizade e da natureza nem nos deixaste sequer o direito de indagar porque o fizeste, porque te foste... Carlos Drummond de Andrade

O QUE FALTA AQUI?

Escreva para nós pascomboituva@hotmail.com

CYAN MAGENTA YELLOW BLACK


Informativo Tribuna Católica - Fevereiro 2012 - Boituva - SP