Marcio bontempo pimenta e seus beneficios a saude

Page 46

Há observadores, contudo, que afirmam ser o excesso de consumo de pimenta capaz de provocar câncer de estômago, com base apenas na verificação de maior incidência da doença em populações que fazem uso intenso de pimentas, como na Índia e no México, porém essa afirmação carece de base científica, já que existe também incidência de câncer de estômago em populações que tradicionalmente não consomem pimenta, como foi o caso dos japoneses no período pós-Segunda Guerra Mundial. Ao contrário, dietas para o tratamento natural do câncer de estômago, baseadas em cereais integrais, frutas e legumes, incluem pimentas como ingredientes. Recentemente, cientistas de Taiwan observaram a morte de células cancerosas do esôfago. Já em Toronto, no Canadá, a pimenta melhorou o funcionamento do pâncreas em cobaias com diabete tipo 2.

Pesquisa brasileira sobre a atuação da pimenta na cura da esquistossomose A esquistossomose é uma doença infecciosa provocada pelo parasita Schistossoma mansoni. Os sintomas da fase crônica são as hepatopatias/enteropatias com hepatomegalia, ascite, diarréia e patologias urinárias como disúria/hematúria, nefropatias, cancro da bexiga. É uma doença que ocorre quase no mundo inteiro. Há 200 milhões de casos em todo o mundo, sendo uma doença endêmica em várias regiões tropicais e subtropicais do globo terrestre, com estimativas de mais de 200 mil mortes por ano. No Brasil há entre 6 a 10 milhões de pessoas infectadas. Pesquisadores da Universidade de Franca (Unifran) e da Universidade de São Paulo (USP) descobriram uma substância extraída da pimenta asiática que conseguiu eliminar a doença em


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.