juventude

Page 48

que faz a diferença, alimenta tanto a mente quanto o espírito do cara que vem até aqui, com palestras e debates sobre vários temas que afeta a comunidade da Cidade Tiradentes” (Elton Ferraz, Aliança Negra Posse, entrevista realizada em São Paulo dia 18/05/2003).

À luz disto, o simples fato da participação implica forte apelo na criação e experimentação de formas diferentes de relações sociais cotidianas no exercício de espaços de relações mais solidárias, de consciência menos dirigida pelo mercado, de manifestações culturais menos alienadas em reação às várias deficiências da esfera social que se manifestam na periferia do sistema. De acordo com Guru, fundador da Aliança Negra Posse 14, cada vez mais se coloca como um desafio para as posses de São Paulo à resolução das limitações internas, ou seja, o de se montar um mecanismo para o desenvolvimento das potencialidades dos componentes, das habilidades no desenvolvimento de projetos e estratégias de trabalho. Os meios de divulgação das posses continuam sendo o fanzine, uma espécie de gibi informativo; telefone; panfletagens; o boca-a-boca; rádios (oficiais e comunitárias); aparições em programas de tvs (abertas e fechadas); eventos; palestras e oficinas em centros de cultura, faculdades e colégios (particulares e públicos), sendo a maioria realizada nas redes públicas de ensino; shows; internet (e-mail); documentários; jornal impresso e revistas especializadas no gênero hip-hop. Vale salientar a importância da “Semana do Hip-Hop” como um dos ótimos exemplos de eventos gratuitos onde as posses procuram firmar um ambiente democrático 14

Informação obtida na palestra “Raízes e resistência: o papel das posses”, realizada na Semana de Hip-Hop, de 28 de julho a 01 de agosto 2003, na Ação Educativa.

48


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.