Page 1


Caríssimo(a) autor(a) Para nós, que fazemos o Colégio ISO, é uma honra contar com sua dedicação no projeto do Material Didático de Ensino Médio. Sabemos os desafios de uma produção autoral, mas, ao mesmo tempo, nos tranquilizamos pela certeza de termos escolhido uma equipe competente para tal fim. Nesse documento, trazemos as principais orientações para sua escrita. Temos convicção de que produziremos livros diferenciados, que, junto ao Método ISO, levarão nossos alunos a um patamar de destaque nos processos seletivos a que se submeterão. Conte conosco! Coordenação Editorial

ENVIO DE ORIGINAIS Envie todo o material para o e-mail editoraiso@gmail.com. Esse será nosso canal de comunicação oficial.

TEORIA Você está recebendo, junto a este documento, uma planilha com o cronograma das aulas que vai elaborar. Por gentileza, para cada aula escrita crie um arquivo separado e use o código específico da aula, como por exemplo: CN BIO 11 2 1. Mas fique tranquilo(a) quanto a esse código, porque sua planilha já virá com a codificação específica de cada semana. Nosso material seguirá todas as normas de publicação, até porque cadastraremos os livros na Biblioteca Nacional, para que tenhamos o registro de ISBN. Escreva seu texto em word, evitando qualquer marcador, já que o material produzido por você será editado em Indesign. Para cada aula, você deve usar no máximo 5 páginas de texto, obviamente podendo fazer compensações entre uma aula e outra. As ilustrações necessárias precisam respeitar os direitos autorais. Para tanto, a Editora adquiriu um banco de imagens muito amplo, que o auxiliará. Caso necessite produzir alguma ilustração exclusiva, solicite à editoração, que criaremos. No decorrer da teoria você deve criar boxes com informações complementares, que intitulamos Saiba Mais, Aprofundando o Conhecimento, Interdisciplinaridade ou Curiosidade. Esses boxes não são obrigatórios em todas as aulas, mas achamos relevante que apareçam sempre que possível. Outra possibilidade que você sempre deve usar é a inserção de QrCode para direcionamento a vídeos que tragam mais informações à sua teoria. Esses vídeos devem ser de sites de domínio público como Youtube, revistas, sites governamentais e/ou vídeos produzidos por você mesmo, por não terem problemas de direitos autorais. Na abertura de cada aula, você deve inserir a Habilidade e Competência a que se refere aquele objeto de conhecimento.


EXERCÍCIOS Fique livre para usar questões abertas ou de múltipla escolha. No entanto, selecione apenas questões de vestibulares, que são de domínio público. Para isso, a editora vai lhe disponibilizar dois bancos de dados com um número considerável de questões. Lembre-se apenas de que, para as de múltipla escolha, o material não deve trazer questões que peçam a alternativa incorreta, questões com apenas 4 alternativas, nem modelos de questões V ou F ou somatórias. Sempre que usar questões do ENEM, coloque um destaque (utilize um símbolo qualquer para destacar esse tipo de questão, pois o pessoal da editoração usará um padrão). TIPOS DE EXERCÍCIOS Para as disciplinas com mais de 1 aula semanal, você deve trazer as questões a cada duas aulas. Os exercícios serão distribuídos conforme descrito a seguir: 1. EXERCÍCIO RESOLVIDO Separe 1 questão por aula. 2. RESOLVENDO JUNTOS Exercício de Fixação (para resolução em sala de aula) Use 5, 10 ou 15 questões (a seu critério), mas nunca um número diferente desses. Muito importante: essas questões de sala devem vir numa gradação de dificuldade, sempre iniciando pelas mais fáceis. 3. AGORA É COM VOCÊ! Exercícios Propostos (Para Casa) Essas questões serão divididas em dois blocos: 3.1. Exercícios de Aprendizagem Coloque 5 ou 10 questões, mais básicas 3.2. Exercícios de Aprofundamento Use 5 ou 10 questões, com um nível mais acentuado de dificuldade. 4. APROFUNDAMENTO Ao final de cada assunto (independente do número de aulas desse assunto), selecione os seguintes tipos de questões:

4.1. Testando seus Conhecimentos Revisão de aprofundamento Essa bateria deve vir no final de cada capítulo, também num número entre 5 e 10 questões. 4.2. Assim foi no ENEM Questões de ENEMs anteriores que versaram sobre o assunto Também apenas no final de cada capítulo, porém com quantidade livre de questões. Lembramos, no entanto, que as questões de ENEMs anteriores podem aparecer em qualquer bloco de questões do material.


Material iso corrigido  
Material iso corrigido  
Advertisement