Page 1

O JORNAL DA NOSSA TERRA

ANO 21 - EDIÇÃO 228 - NOVEMBRO / 2011

R$ 1,00

IMPRESSO

Folha de Porto Firme Máxima Circulação

Porto Firme e Região

Memorial Padre Tonito é inaugurado A comunidade de Porto Firme vive grande momento de alegria e emoção. Oficializou-se a inauguração do Memorial Padre Tonito com a benção do Padre Luíz e a presença de autoridades locais, familiares e amigos do Padre.

O Memorial conta com uma ampla sala de exposição de objetos pessoais do Padre Tonito e também relatos de sua vida sacerdotal, apresentados em painéis com fotos e documentos. O objetivo central e a preservação de sua memória religiosa e cultural.

Procissão de fé.

Grupo de Congos

Descerramento da placa

Visita ao memorial

Missa em ação de graça.

Secretaria de Agricultura MAXMOTO recebe caminhão FIRME...

EM

PORTO

Danilo secretário de agricultura e Eduardo secretário de transporte. A secretaria Municipal de Agricultura recebeu nesta Sexta-Feira (21) um caminhão Volksvagem para ser utilizado nos programas de apoio as famílias rurais. Trata-se de um modelo 13.180 CVM, com caçamba basculante no valor de R$159.600,00 reais adquirido com recursos próprios. De acordo com o secretário de Agricultura, o caminhão será cedido, para a realização de atividades na Zona Rural.

A concessionária MAXMOTO representada por funcionário, esteve em Porto Firme expondo o que è de melhor em motos Honda, preços, financiamentos, consórcio,desconto especiais na linha de motocicletas. Vá a MAXMOTO e realize seu sonho. Adquira sua moto HONDA zero km.

Há 21 anos divulgando Porto Firme em toda região. Folha de Porto Firme o Jornal que todo mundo lê.

novembro.indd 1

10/11/2011 16:23:00


2

JORNAL FOLHA DE PORTO FIRME

NOVEMBRO / 2011

ANIVERSARIANTES...

Homenagem a Antônio José

Perfil

Com o tema bailarina, soprou as velinhas no dia 23 de outubro a graciosa Maria Clara residente em Viçosa. A aniversariante completou 2 aninhos enchendo de felicidade os pais Rayana e Marcelo (estudandes de direito e comerciantes) e os Maria Clara e seus pais. avós Raimundo Dimas Santana e Ana de Freitas Santana (maternos) e Isildinha Nogueira e Edmundo Alves Martins (paternos).

Deixo aqui uma pequena mensagem ao meu cunhado, afilhado e acima de tudo AMIGO: Antônio José

NOME- Jéssika maria Gonçalves PAIS- Joaquim Luzia Gonçalves e Rosa Helena Gonçalves IDADE- 16 anos ESCOLA- Escola Estadual Imaculada Conceição LIVRO- Vida de Droga AUTOR- Walcyr Carrasco MÚSICA- Never Gonna Be Alone ( Nickelback) ATRIZ-Sandra Bullock ATOR- Bread Pitty BEBIDA- Água COMIDA- Feijão Tropeiro COR- Preto TIME- Flamengo UMA MANIA- Admirar a lua PERFUME- Eternal Magic QUALIDADE- Sinceridade DEFEITO- Ignorância ás vezes DETESTA- Falsidade MENSAGEM- '' Alguém pra eu amar ,precisa me aceitar assim como sou.Imperfeita no amor,quem quiser me amar,precisa ter o dom bem mais que seduzir, navegar em mim...." Paula Fernandes

Venho falar um pouquinho sobre o nosso saudoso Antônio José. Homem humilde e trabalhador que tinha muita fé. Viveu conosco algum tempo e como tinhamos lá os seus defeitos. Mas as suas qualidades Apagaram tudo isso com jeito. Ele aceitou a doença humildemente Mas nunca reclamava Demonstrando muito amor e carinho Com quem convivia e com todos que o visitavam.

Rayana, Maria Clara e o Vovô Raimundo.

Maria Clara ladeada dos tios vovó Ana e a elegante mamãe.

DEZINHO RAMALHO Este mês é o seu aniversário, não poderia deixar de dizer o quanto eu te amo e o quanto você é importante na minha vida. Peço a Deus que lhe dê saúde, paz e muitos anos de vida.Que você seja sempre este pai maravilhoso e amigo. Felicidades.... Suely Ramalho

Emílio Você é um lírio que nasceu no jardim da nossa família. Este mês você completa mais uma primavera. Que Deus lhe dê saúde e muitas alegrias. Parabéns!!! Abraços de sua tia e madrinha Lia Barbosa

Gracinha Brazilino

Felicidades e muita luz em seu caminho seus amigos.

Antõnio José estava tão ancioso Para entregar a coroa Mas Nossa Senhora o buscou antes Para coroá-lo como mãe eterna e boa. E lá se foi o nosso Antônio José Deixando-nos uma grande saudade e dor Mas o que hoje nos conforta É saber de tanta amizade e amor. Que sua família seja confortada por Jesus e Maria Na certeza de que se encontrarão com ele lá no céu um dia.

Você sabia? O ventilador esquenta o ambiente Apesar de você saber ligar o ventilador quando quer diminuir a temperatura, a eletricidade que movimenta a hélice do aparelho tranforma - se em calor , esquentando o ambiente. O motivo pelo qual sente - se maior frescor é que o ventilador faz o suor do corpo, evapora mais rápido , eliminando o calor da pele. Além disso,produzimos calor o tempo todo, mantendo o ar próximo ao corpo mais aquecido, quanto a vento o ar quente dissipa-se mais rápido no ambiente, esfriando-o a nossa volta.

Torta de Halloween

Agradecemos por ter sepultado no dia de Nossa Senhora do Rosário E hoje a celebração da missa de 7º dia Celebramos o dia de Nossa Senhora Aparecida. Que ela o cubra com seu Manto Sagrado. Adeus Antônio José! Fique com Deus e descanse em paz!

Ana Paula Barbosa

Que o brilho de seus anos seja mais intenso a cada dia da sua vida.

Receita do Mês

(Lia Barbosa)

CLASSIFOLHA -Vendo sofá. -Vende-se 2 (dois) lotes saída VIÇOSA. Tel.: (31) 3755-1362 -Vendo moto cargo Tel.: (31) 3893-1223 -Vende-se Balcão Comercial Cel.: (31)9692-1219 -Vende-se um cercadinho para criança. Cel.: (31) 97489992 Anuncie no Classifolha do FOLHA DE PORTO FIRME- ( 31) 3893 1223/ 9692 1219

Massa:

6 colheres (sopa) de margarina 2 e ½ (chá) de farinha integral água

Recheio:

1 colher (sopa) de cebolinha verde picada 2 colheres (sopa) de salsinha picada 3 colheres (sopa) de queijo ralado 1 xícara (chá) de ricota 400 gramas de abóbora moranga cozida 1 cebola em rodelas 2 ovos azeite

Para preparar a massa:

Misture a farinha integral e a margarina com as mãos, até obter uma farofa. Junte a água aos poucos até dar liga à massa. Depois, espalhando a massa com as mãos, forre o fundo e os lados de uma travessa refratária untada. É importante furar toda a superfície com um garfo e depois levar ao forno por cerca de 20 minutos. É hora de adicionar o recheio, salpicar queijo ralado e levar a torta ao forno alto até o recheio secar.

Para o recheio:

Em uma panela, aquecer 1 colher (sopa) de azeite e dourar a cebola. Juntar a abóbora, a ricota e mexer bem. Depois, adicionar os ovos e continuar mexendo. Por último adicionar a salsinha, cebolinha.

Equilibrium Calçados

Calçados de grande diversidade de marcas. Garantindo conforto, ótimos preços e condições de pagamento facilitado. Praça:Juquinha Moreira-Centro Porto Firme

novembro.indd 2

10/11/2011 16:23:02


JORNAL FOLHA DE PORTO FIRME

NOVEMBRO / 2011

3

COMO O ADOLESCENTE PODE MANTER DENTES SAUDÁVEIS E UM SORRISO BRILHANTE? Ortodontia?

A melhor maneira de se ter dentes saudáveis e um sorriso bonito é continuar com os bons hábitos de higiene bucal adquiridos na infância, o importante é: 1.Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia usando um creme dental com flúor, para remover a placa bacteriana, que é a principal causa da gengivite e das cáries. 2.Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana instalada entre os dentes e sob a linha da gengiva. Se a placa não for retirada diariamente, pode endurecer e formar o tártaro, uma substância amarelada e de aparência desagradável. 3.Limitar a ingestão de açúcar e alimentos que contém amido, principalmente os pegajosos (que grudam na superfície dos dentes). 4.Consultar o dentista periodicamente para um exame profissional detalhado e uma limpeza ou profilaxia. Uma boca asseada e bem cuidada não somente prolonga a vida dos dentes como também faz o indivíduo se sentir bem, com hálito fresco e um sorriso mais bonito.

Sobre que assuntos os jovem devem ser informados com relação aos dentes?

Problemas dentários podem acontecer na adolescência e, infelizmente, eles realmente acontecem. Com mais informações sobre temas que afetam a saúde bucal, as escolhas se tornam mais fáceis:

Muitos adolescentes e pré-adolescentes precisam usar aparelhos para corrigir os dentes mal posicionados ou muito juntos, e o mau alinhamento das arcadas. É mais difícil cuidar de dentes que não se ajustam bem. A avaliação de um Ortodontista poderá determinar se você precisa usar aparelho e qual o tratamento correto. O uso de aparelho exige uma escovação ainda mais rigorosa.

Protetores Bucais?

Se você pratica esportes, estes protetores são indispensáveis para proteger seu sorriso. Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são feitos para evitar que eles sejam traumatizados, que os lábios sofram cortes ou que outros possíveis danos ocorram na sua boca. Se você usar aparelho ortodôntico na arcada inferior, seu dentista poderá sugerir que você também use um protetor para os dentes inferiores.

Nutrição?

A alimentação tem um papel fundamental na sua saúde bucal. Os açúcares e amidos em muitos alimentos e bebidas contribuem para a formação da placa bacteriana, que destrói o esmalte do dente. Reduza a ingestão de lanches e refrigerantes. Cada vez que você consome alimentos e bebidas que contém açúcar ou amidos, os ácidos atacam seus dentes durante 20 minutos ou mais. A adoção de uma dieta equilibrada, baseada nos cinco grupos de alimentos, pode fazer uma grande diferença para a saúde de sua boca. Como lanche, escolha alimentos nutritivos, como, por exemplo, queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas.

Fumo?

Se você não fuma, resista e não comece com esse hábito. Eles podem manchar seus dentes e gengivas, tornar mais forte a mancha do tártaro que se acumula nos dentes e produzir “mau hálito”, além de outros problemas de saúde. Com o passar do tempo, o fumo aumenta o risco de gengivite e câncer na boca. Se você faz uso do tabaco, informe seu dentista e seu médico e avise-o se houver qualquer problema bucal.

FAZENDO A DIFERENÇA...

Colaboração : Dora Siqueira Quer saber qual foi a maior bronca que já levei? Vou contar: tínhamos uma aula de Filosofia. Como a maioria dos alunos tinha viajado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas. Um velho professor entrou na sala e logo viu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com muito esforço, tentou começar a aula, mas em vão. Com certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio. Nada. Foi aí que o professor perdeu a paciência

novembro.indd 3

e deu a maior bronca: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez. ( Silêncio) Desde que comecei a lecionar, isso já faz muitos anos, descobri que nós professores trabalhamos 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada 100alunos, apenas 5 são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas 5 se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. Se vocês prestarem atenção, notarão que de 100 professores, ape-

"Piercing" na Boca?

Apesar da sua popularidade, este tipo de "piercing" pode causar complicações tais como infecções, sangramento incontrolável ou danos a um nervo. Você também corre o risco de engasgar com os pinos e argolas. As jóias de metal podem danificar seus dentes e sua gengiva. Se estiver pensando em fazer "piercing" oral, fale com seu dentista. Ele poderá ajudálo a fazer uma escolha mais segura.

Distúrbios Alimentares?

A bulimia (comer demais e vomitar) e a anorexia (medo excessivo de ganhar peso que, muitas vezes, resulta em vômitos) são problemas graves de saúde que afetam diretamente a aparência dos dentes, corroendo o esmalte. O dentista pode corrigir o esmalte deteriorado, mas não pode tratar o distúrbio alimentar, que pode levar ate à morte e deve ser tratado com um psicólogo. Se você tem - ou acha que tem - um distúrbio deste gênero, fale com seu médico.

O que fazer para deixar os meus dentes mais brancos?

Uma boa limpeza ou profilaxia, feita por seu dentista, remove a maior parte das manchas externas causadas pelos alimentos e pelo tabaco. O uso de um creme dental branqueador especial também pode ajudar a remover estas manchas até o momento da sua próxima consulta. Se seus dentes estiverem manchados há muito tempo, é possível que você tenha que fazer um tratamento profissional para branqueá-los. As manchas internas podem ser branqueadas ou recobertas (coroa). Todos estes métodos são seguros e trazem bons resultados. Seu dentista poderá recomendar o tratamento apropriado que depende do estado dos seus dentes e dos resultados desejados. Drª Rozilene Mesquita Ciconelli Moreira CRO: 14072

nas 5 são aqueles que fazem a diferença; de 100 garçons, apenas 5 são excelentes profissionais; de 100 motoristas de táxi, apenas 5 são verdadeiramente profissionais... É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula!” Hoje não me lembro muito dessas aulas, mas sei que esse professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. Fonte: Folhinha do Coração de Maria

10/11/2011 16:23:06


4

JORNAL FOLHA DE PORTO FIRME

NOVEMBRO / 2011

III Concurso de Desenho na Escola Estadual Ima- Aos alunos AMANDA, AMANDA GOMES, CARLOS ALEXANDRE, culada Conceição Foi realizado no último dia 29 (Sábado), no ginásio poliesportivo o concurso de desenho, promovido pela direção, supervisores e professores da Escola, com a participação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. . Os trabalhos foram avaliados pela comissão de jurados, seguindo os critírios do tema proposto: habilidade, originalidade e criatividade.. Os alunos vencedores do concurso foram; Gleiciane das Dores R. Silva1 ºlugar (prêmio de 100,00 reais)Jean Rodrigues 2º lugar(prêmio de

50,00 reais)Nayara Gonçalves3º lugar (prêmio de 30,00 reais) Durante a avaliação dos trabalhos foram apresentados diversos números artísticos envolvendo música, teatro, dança culminando com a entrega dos prêmios do projeto Oba(Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica). A EICON agradece e parabeniza alunos e funcionários pela realização do projeto, que possibilitou integração, socialização e resgate dos valores como amor ,respeito e cidadania.

FABIANA E GREICE

Quero em primeiro lugar , agradecer á vocês pela homenagem. Embora sem os méritos para tal.Sintome profundamente honrada pela delicadeza da lembrança.De todo o meu coração,obrigada.Aproveito ainda para parabenizá-los pela excelente apresentação de uma das obras de Drumond, ''caso de vestido''. Que possam compartilhar este conhecimento sempre em um clima de encantamento e beleza no qual dispuseram a declamar o poema do inigualável poeta, considerado o maior do séc-xx. Carlos Drumond de Andrade. Felicidades...... Suely Ramalho

Professora Sirlaine, Clarete e alunas da olimpíada oba, Greice, Maria das Neces (representando sua filha) Cristiano diretor e Patrícia

Homenagem aos professores

Alunos do 2ºA declamando poema de Carlos Drumond

Declamação do poema Fernando Pessoa, aluna Jéssica

Alunos do 8º A apresentando teatro em inglês

Professor João José, Mila, Maria Ilza, Eliédem e a ganhadora do concurso em 1º lugar Gleiciane

Professor Billi e Mateus

Zito Músico

Planetário vivo. Alunos 7º e 8º anos

Mesas e cadeiras Material elétrico Churrasqueiras Lustres Utilidades para o lar Barracas

3891-7420

Enxoval completo para bebê de 0 a 12 anos, acessórios e brinquedos. Rua Sebastião Lopes de Castro, 403 (Babyto) (ao lado do Bradesco) - Viçosa - MG

Praça Marechal Deodoro, 41 Centro - Viçosa-MG

novembro.indd 4

10/11/2011 16:23:12


JORNAL FOLHA DE PORTO FIRME

NOVEMBRO / 2011

5

Clima político esquenta Eleição do Sindicato dos trabalhadores rurais de em Porto Firme Porto Firme Terminou em Outubro o prazo para os futuros candidatos às eleições 2012 se filiarem aos partidos. De acordo com o cartório eleitoral quem quer se candidatar nas eleições deveria ter filiado em algum partido, no mínimo um ano antes das eleições. A cada ano que antecede as eleições Municipais a história se repete, quem serão os candidatos a prefeito, vice e vereador? Em Porto Firme não poderia ser diferente. Muitos já se comentanm na cidade os nomes dos possíveis candidatos a prefeito , vice e vereadores em 2012.Não precisa ser profeta para prever que muitos fatos novos poderão acontecer.Enquanto isso,nós eleitores vamos conscientizando da importância do nosso voto, com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

HALLOWEEN DAS CRIANÇAS Doces,balas,salgados, balões e uma decoração perfeita, aconteceu a festa mais esperada para as crianças, o dia das bruxas. Foi uma noite assustadora e divertida.As crianças participaram vestidas a caráter. Com ajuda dos pais, usaram fantasias assustadoras e criativas. FELIZES BRICARAM DE FANTASMA, DANÇARAM, DESFILARAM e curtiram muito.

No dia 23 de Outubro (Domingo), o sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Firme realizou eleição para a nova diretoria, chapa única. A tranquila e democratica eleição mobilizou cerca de 1000 ( mil ) filiados, os quais exerceram seu direito de voto nas urnas no ginásio poliesportivo. Com 52% dos votos a nova diretoria praticamente foi mantida como já se esperava. DIRETORIA: Maria do Carmo Ramos Siqueira(Carmita), Sebastião Felício Gonçalves, Jean Carlos Gomes.Suplentes: Maria Geralda Ramos Euzébio,Ronaldo Donizete Silva Siqueira,Adão Sobreira da silva. CONSELHO FISCAL: EFETIVOS – José Geraldo da Silva,Bernardino, João Renato da S. Miranda, Elisangela Maria de Freitas. SUPLENTES: Vera Daniel Oliveira Machado, Maria da |Consolação Santos Ramalho, Francisco Agostinho da Luz.

DELEGADOS REPRESENTANTES EFETIVOS João José Quintão Paes, Gerado Miranda de Souza.SUPLENTES; José Martins Lopes, Aldo Nicolau Magalhães.A atual presidente Ma-

''Chuva, frio. Os trabalhadores Rurais fizeram questão de votar. Mesmo sabendo que só tinha uma chapa concorrendo as eleições. Conclui-se que os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais estão fazendo um ótimo trabalho.'' ria do Carmo Ramos Siqueira (Carmita) agradece o apoio dos amigos, que mesmo com o mal tempo, muita chuva, estrada ruim não mediram esforços para votar. Emocionada, Carmita garantiu que unidos, e com apoio de todos proporcionará um Sindicato cada vez mais forte em defesa dos trabalhadores rurais.

Momento da votação

Francis Supermercado e Loteria

Em parceria com a Rede Mini Preço Faça suas compras no Supermercado Francis e concorra 60 notebooks e 5 motos Honda

novembro.indd 5

A loja Galvão Calçados, passou por uma reforma geral em suas instalações. O objetivo da obra foi oferecer aos clientes mais espaço, conforto, variedades e novidades no segmento de calçados e acessórios. Galvão Calçados também destaca-se nos preços, qualidade e as tendências da moda:

PREFEITURA DE PORTO FIRME - INFORMA Os moradores que não fizeram o cadastramento para o cartão Nacional de Saúde conhecido como SUS, deverão aguardar uma visita dos agentes de saúde em sua residência. A Prefeitura pede aos moradores que só depositem o lixo nas lixeiras ou em frente ás casas nos dias e horários de coleta, só assim evitará que os animais espalham os lixos nas ruas.

10/11/2011 16:23:14


6

JORNAL FOLHA DE PORTO FIRME

NOVEMBRO / 2011

CAMINHÃO CAI NA FOSSA No início da tarde do dia 17 de novembro de 2011,por volta das 14:00hs, o caminhão IVECO carregado de brita tendo como motorista Valdeci ao passar pela rua Coronel Batista mais precisamente enfrente a residência de Valdir, o veículo veio a cair um de seus pneus dentro de uma fossa, danificando a caçamba.Graças a Deus o motorista não machucou. Quanto o caminhão gostaria de saber: Quem vai arcar com os prejuizos? José Augusto de Oliveira

Polícia Militar prende traficantes e apreende 142 pedras de crack e maconha em Congonhas. Na data de 25 de outubro de 2011,em congonhas por volta das 14h20min a PM, deslocou para a rua Terezinha Gonçalves assunção, nr 183, bairro Tijucal onde, de acordo com denúncia feita via 190, dava conta que um cidadão estaria praticando tráfico de drogas. No local havia um veículo estacionando, com três indivíduos em seu interior, sendo que um evadiu para os fundos da referida residência, não obedecendo às ordens para que ficasse parado, e posteriormente identificado que possui passagens por tráfico de drogas, alegando ser de Belo Horizonte e que estava em Congonhas para se encontrar com uma pessoa. Em contato com o proprietário da residência, este autorizou a entrada dos militares na casa,o irmão do proprietário, estava dentro de um dos quartos, portando a quantia de R$80,00 (oitenta reais). Realizada a busca na casa, foram localizadas: na cozinha substância semelhante à maconha; no armário do quarto 05 munições .38 intactas; R$1100,00 (hum mil e cem reais) em um outro quarto, 142 (cento e quarenta e duas) pedras de substância semelhante a crack e substância semelhante a maconha, no quintal da residência. Indagado, o autor declarou ser proprietário do dinheiro e dos materiais apreendidos, e que adquire as drogas de um cidadão morador do bairro Matadouro em Conselheiro Lafaiete. Diante do exposto, foi dada voz de prisão, por tráfico de drogas, que foram apresentados a autoridade policial na 2ª drpc/Conselheiro Lafaiete, e o veículo que estacionou próximo a residência foi recolhido para o guincho, por estar com a documentação atrasada.

Apreensão de drogas e PRAÇA JUQUINHA MOREIRA !!!. prisão de traficante em SOCORRO Tivemos na semana passada pela televisão a triste notícia da devassa da Polícia Civil na Cidade de Guaraciaba, e prevendo, gostaríamos que o mesmo Carandaí. não acontecesse em Porto Firme. Durante o patrulhamento policial, a Guarnição Policial verificou que indivíduo se desfez de um material ao avistar a viatura. Ao ser abordado foi encontrado com ele um cigarro mais uma porção de maconha que foi recolhida. Ainda nessa oportunidade, abordaram um veículo suspeito e durante a busca no passageiro, foi encontrado com ele uma caixinha plástica com certa quantidade de maconha. Dando prosseguimento no patrulhamento pelo bairro, componentes da Guarnição Policial avistaram um indivíduo com comportamento suspeito que parecia estar adquirindo substância entorpecente em uma residência situada na rua "L" bairro Cohab, ao ser abordado o indivíduo, surpreso, disse que é usuário e estava ali para comprar maconha do proprietário da casa em questão, que estava trazendo a mercadoria para o qual após perceber a presença dos militares jogou no chão a maconha. A guarnição realizou buscas nos fundos da casa sendo encontrada em um cômodo usado como oficina, uma caixa de papelão com dinheiro e mais certa quantidade de maconha envolta em um invólucro com fita adesiva, em tamanho semelhante a uma laranja, porém no formato quadrado. O autor confirmou que vende maconha há dois meses sendo a ele dada voz de prisão em flagrante por tráfico ilícito de drogas.

Quinze pessoas são presas por suspeita de tráfico de drogas em MG Segundo polícia, quadrilha agia em Ponte Nova e Guaraciaba. Dois adolescentes foram apreendidos durante a ação. Quinze pessoas foram presas e dois adolescentes foram apreendidos, nesta quinta-feira (27), em uma operação contra o tráfico de drogas em Ponte Nova e Guaraciaba, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais. A ação dos policiais foi realizada após um ano de investigações. A Polícia Civil informou que a Justiça emitiu 19 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão para as cidades. Durante as buscas, um adolescente de 16 anos foi apreendido. O menor levou os policiais até o irmão mais velho, que foi preso. Na casa dele, a polícia apreendeu uma moto. A operação começou durante a madrugada e percorreu diversos bairros. Noventa policiais participaram da ação. Os presos foram levados para a delegacia em um ônibus da polícia. De acordo com a polícia, três suspeitos estão foragidos. Ainda segundo informações da corporação, um deles é responsável pelo fornecimento de drogas aos traficantes da região. A polícia informou também que, desde o início das investigações, 42 pessoas foram presas por suspeita de tráfico de drogas em Ponte Nova e Guaraciaba.

Todos Sabem e podem confirmar se forem até a Praça Juquinha Moreira a partir das 22 horas. Lamentável o que acontece por lá. Uso de drogas ao “ar livre”, som ensurdecedor e falta de respeito com os moradores da área. Porto Firme, está situada num vale e qualquer barulho ecoa muito longe... Que vergonha, ter que relatar neste tablóide!!! O que fazer? Aguardar que a Polícia Federal entre em Porto Firme com todas as suas viaturas e sirenes, assustando o povo e levando a nossa cidade à triste notícia nacional? Será que as pessoas estão cientes do que está acontecendo ou simplesmente deixando a situação ficar mais séria? Com certeza não temos controle dos que entram, saem e permanecem na cidade. É hora de pensar na segurança,e ainda há muito tempo para isto, só falta boa vontade e interesse. O barulho assustador dos forrós e carros de som, invadem as casas, sem respeito, ultrapassando os níveis recomendáveis pelo código de saúde. O povo merece diversão, mas em área própria, segura e fora da cidade . Sinceramente não sabemos o que fazer a não ser deixar a público nesta séria situação. Roubos e assassinatos...Tudo isto vem acontecendo e todos sabem. Porto Firme está crescendo, mas isto não quer dizer que as autoridades não devam deixar de cumprir a sua obrigação... Estivemos a pouco na Cidade de São Tomé das Letras e a tomamos como exemplo: No passado era vítima de tudo isto, hoje as portas das casas ficam até abertas. Motivo: As autoridades e implantaram um sistema de segurança, colocando uma câmara em cada rua, algo muito simples em baixo custo e ainda incentivado pelo Governo Federal. Num momento onde o Brasil se prepara para a Copa, onde o Rio de Janeiro se preocupa em segurança é hora de fazermos o mesmo! Concluímos por aqui esta lamentável notícia . Não estamos aqui querendo embate com ninguém, porém a responsabilidade não é de uma só pessoa e sim de todos. Por ser o assunto “delicado”, solicitamos ao Jornal Folha de Porto Firme, a proteção da nossa identidade em cobertura da Lei. E isentamos este tablóide de total responsabilidade pelo artigo. Há anos que observo a sua transformação em cultura, educação e administração. Porto Firme melhorando, mas ainda, resta muito a fazer. Agradecemos o Folha de Porto Firme pelo espaço "democrático", afinal, jornal existe para isto. (Taperense antigo)

LIDERANÇAS POLÍTICAS DE PORTO FIRME BUSCAM APOIO NA CAPITAL MINEIRA

No dia 05 de outubro de 2011, lideranças políticas da cidade de Porto Firme, MG, estiveram na Cidade Adminstrativa, em Belo Horizonte, MG, em reunião com o Secretário de Governo Danilo de Castro. O motivo da reunião foi a solicitação de apoio das lideranças estaduais a fim de firmar parcerias em prol do fortalecimento de partidos políticos como o PPS e o PSDB em Porto Firme. Segundo os participantes do encontro, esses partidos, juntamente com outros partidos, estarão coligados para a disputa das próximas eleições municipais. Na foto que registra o encontro, estão, da esquerda para a direita, José Maciel Quintão (Zé Quintão), Pedro José Câmara Silva (Pedro de Zé de Pedro), José Felipe de Barros Moreira (Felipe de Quito), Paulo Roberto Neves Vidigal (Beto Vidigal), Danilo de Castro, Roberto Andrade, José Custódio Fontes Saraiva (Zezé Sessete) e Rogério Assis Fontes (Rogério de Ladinha)

EXPEDIENTE Diretora Responsável:

Plano social familiar

O melhor pra você!

novembro.indd 6

Suely Ramalho (Reg. 12.464/MG) Redação (Colaboradores): Padre Luiz, Carminha Brandão (Câmara Municipal), Adão Jorge de Oliveira (resenha policial), e Lucas Niquini Viana Batista (Resenha Policial de Guaraciaba) Distribuição: Dodora Moreira Contatos: 3893-1223 ou 9692-1219 folhadeportofirme@yahoo.com.br Projeto Gráfico: Arka Editora Gráfica (31) 3891-6527 As notícias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores Nº 227 - Outubro - 2011 - Porto Firme - MG Publicação Mensal O jornal não se responsabiliza por conceitos, ideias ou opiniões expressas em matérias assinadas ou pagas, por não condizerem com os pensamentos deste jornal, contudo, às públicas, por serem manifestações da liberdade de expressões e de responsabilidade de quem às escrevem.

10/11/2011 16:23:15


JORNAL FOLHA DE PORTO FIRME

AGRADECIMENTOS

Agradeço à população portofirmense pela grande família que somos e que devemos preservar, pela solidariedade, amizade, companheirismo e reconhecimento de um trabalho sempre realizado com profissionalismo e dedicação. Assim, agradeço: 1) Pelo tempo que estive à frente da Delegação do Cartório de Porto Firme, MG, em que, com o advento do concurso público, eu e vários colegas da região fomos bem classificados na prova de conhecimento (área de direito); mas além desta prova, havia também a prova de títulos (documentos, tempo de serviço); acontece que o tempo que dedicamos à profissão não foi computado, e acabamos por perder centenas de posições na classificação geral. Assim, em suma, tivemos que passar as Delegações cartorárias na qual trabalhávamos. Destarte, agradeço aos clientes e amigos portofirmenses pelo trabalho, carinho, respeito e laços fraternos que constituímos nestes anos. É mais uma prova que, quando falamos que é o melhor lugar para se morar e se estar, e que todos que aqui vem, se apaixonam pela população, por sua hospitalidade e alegria, e querem logo voltar. 2) Pelo lamentável episódio do falecimento de meu irmão Carlos Henrique que trabalhou comigo por 15 anos, mas que com a força de DEUS, de meus familiares e amigos, estamos conseguindo superar tamanha perda. Mas que, com toda certeza, seria pouca se não fosse pela calorosa compaixão e solidariedade, além da acolhida por todos portofirmenses (além de amigos de cidades vizinhas e até de outros Estados) que estiveram presentes ao velório e ao funeral e, àqueles que ausentes, nos ligaram, ou ficaram sabendo do ocorrido posteriormente, ou mesmos outros que não puderam comparecer, mas que deixaram seu abraço, carinho, gesto de amizade e caridade cristã. Em meu nome e de toda minha família, mais uma vez, nossos sinceros agradecimentos por tudo e que DEUS interceda por todos vocês sempre que precisarem. Nesta, oportunidade comunico a todos que estamos com Escritório de Negócios Imobiliários e Despachante Documentalista funcionando no mesmo endereço, na qual fazemos Escrituras, Contratos e Promessas Particulares (Compra e venda, direitos hereditários e possessórios, Doação, TESTAMENTO, Aluguel, Arrendamento, Comodato, Venda de Veículos,Venda de Carvão, etc); INVENTÁRIO, Divórcio, Contrato de União Estável (Civil); Declarações, Autorizações, Procurações, Minutas, etc; Legalização de Imóveis: Usucapião; Anúncios e publicidade de venda, compra e aluguel de imóveis, dentre outras atividades afins. Paulo Roberto Neves Vidigal

NOVEMBRO / 2011

7

DICAS DE SAÚDE COMO PREVENIR ESTRESSE O estresse é o principal inimigo da saúde ! Pesquisas comprovam que o estresse é um dos principais responsáveis pelo aumento de produção de colesterol. Além disso, alguns hormônios são afetados pelo estresse aumentando a fabricação de colesterol LDL e de triglicérides. As principais dicas para se evitar o estresse são : 1)Mude sua atitude , evite situações que possam gerar desgaste, ou enfrente – as de cabeça fria. 2)Durma bastante, ao acordar espreguice bem antes de se levantar. 3)Faça uma massagem ou um sauna. Faça alongamentos diários. 4)Caminhe e observe a natureza, olhe para o céu, curta as plantas, alegre – se com a beleza das flores. 5)Sente – se ou deite – se no sofá para ouvir a musica, sem fazer outra atividade ao mesmo tempo. 6)Tome uma ducha mais longa, ou prepare um banho de banheira. 7)Vá ao teatro, cinema ou combine com amigos para saírem para dançar a noite. 8)Escreva um poema ou leia um bom livro, ele pode levar sua mente para longe. 9)Reze. Faça uma oração. 10)Simplesmente relaxe.

saúde

da

pele CRM-MG: 9.887

Dr. Marcos Neumann Rocha

Clínica Geral Dermatologia Estética Tv. Sagrado Coração de Jesus, 31/103 Centro - Viçosa, MG (Calçadinho, em frente ao Armarinho Santo Antônio)

Fone: (31) 3891.9548

novembro.indd 7

10/11/2011 16:23:17


8

JORNAL FOLHA DE PORTO FIRME

NOVEMBRO / 2011

Resenha Policial SÃO REGISTRADOS TRÊS OCORRÊNCIAS DE PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO Uma estudante de 22 anos, residente em Santo Antônio das Posses, no dia 02/10/2011 passava a noite na casa de sua sogra à Rua Dom Silvério, quando foi perturbada pelo barulho vindo de uma festa que era promovida por um serralheiro de 19 anos, num terraço de uma residência que fica em frente à casa de sua sogra. Em contato com a PM o organizador da festa assumiu o compromisso de desligar o som e encerrar a festa. Um lavrador de 27 anos, residente em Vinte Alqueires, constantemente é perturbado por seu vizinho um borracheiro de 39 anos. O lavrador já registrou várias ocorrências contra seu vizinho. No dia 12/10/2011, por volta das 05h00min o borracheiro soltou várias “bombinhas” nos fundos da residência do lavrador, perturbando seu sossego noturno. Além de perturbar o sossego do lavrador, o borracheiro o difamou. Um aposentado de 69 anos residente na localidade Boa Vista, no dia 23/10/2011 foi perturbado pelo barulho vindo da casa de seus vizinhos, que ligaram o som em alto volume perturbando o sossego noturno do aposentado. Não conseguindo dormir por causa do barulho, o aposentado saiu de casa e foi dormir na casa de seu filho. LAVRADOR É PRESO POR DESOBEDIÊNCIA A ORDEM JUDICIAL Um lavrador de 55 anos, no dia 04/10/2011 foi preso por desobediência a uma ordem judicial. Havia contra o lavrador uma Medida Protetiva de afastamento de sua irmã, uma dona de casa de 43 anos. Desobedecendo a ordem judicial o lavrador foi até a residência da dona de casa. O lavrador foi preso em flagrante delito e conduzido para Delegacia em Piranga. PM REGISTRA SETE OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO No dia 05/10/2011 o servente de pedreiro Tarcísio dos Santos Eufrásio, foi abordado pela PM na condução da motocicleta Honda / XRE 300, amarela, placa HME 1184. Ao solicitar do servente de pedreiro os documentos de porte obrigatório, a PM constatou que ele era habilitado e sua motocicleta estava devidamente licenciada, porém o capacete que o servente de pedreiro usava não tinha viseira e, ele não usava os óculos de proteção. A motocicleta de Tarcísio foi notificada e sua CNH recolhida. Uma estudante, no dia 16/10/2011 transitava pela Praça Juquinha Moreira com o veículo Fiat Uno, cor prata, placa HFW 5677, quando chocou seu veículo contra o veículo VW Gol, cor prata, placa HIP 1555, de propriedade do aposentado José Antônio Areal, residente em Muriaé/MG. Do acidente não houve vítimas, apenas danos materiais nos veículos. A Guarnição PM comandada pelo Soldado Marlom, no dia 20/10/2011 abordou a motocicleta Honda CG 125 Titan, verde, placa GSU 6654. Ao solicitar os documentos de porte obrigatório da condutora da motocicleta, a PM constatou que ela era menor de idade e a motocicleta que ela conduzia não estava devidamente licenciada, sendo notificada, apreendida e removida para o Pátio do Auto Socorro Profeta em Conselheiro Lafaiete. No dia 25/10/2011 a PM recebeu denúncia anônima dando conta que um lavrador da Zona Rural de Piranga estaria vindo da cidade de Viçosa/MG, na companhia de seu primo estava trazendo consigo drogas. Diante das informações recebidas o lavrador foi abordado na condução da motocicleta Honda / CBX 250 Twister, vermelha, placa MBZ 7776. Submetido a busca pessoal, nada fora encontrado. Informado sobre a denúncia, ele afirmou ter ido até a cidade de Viçosa e, ali comprara certa quantidade de droga por dez reais, que fora consumida por ele que não soube informar o local onde comprara a droga. Ao solicitar do lavrador os documentos de porte obrigatório a PM constatou que ele era inabilitado e não portava o CRLV da motocicleta, que foi notificada, apreendida e removida para o Pátio do Auto Socorro Costa em Conselheiro Lafaiete. Um comerciante no dia 26/10/2011 transitava com seu veículo Fiat/ Strada, cor cinza, placa HHG 4225 pela BR 482, sentido Porto Firme, quando numa tentativa de ultrapassar o veículo caminhão M. Benz, azul, placa GMP 2676 que era conduzido pelo motorista Afonso Pedro Pinheiro, residente em Amparo da Serra/ MG, abalroou seu veículo contra o caminhão, que não notou a ultrapassagem vinda a “fechar” o veículo do comerciante. O veículo do comerciante antes de abalroar com o caminhão chocou contra a canaleta às margens da rodovia. Do acidente não houve vítimas, apenas danos materiais nos veículos. No dia 29/10/2011 a Guarnição PM comandada pelo Cabo Jorge abordou um lavrador residente na localidade Penha, Zona Rural de Guaraciaba/MG, quando transitava pela Praça do Rosário na condução da motocicleta Honda / NX 150, azul, sem placa de identificação. Ao solicitar do lavrador os documentos de porte obrigatório a PM constatou que ele era inabilitado e sua motocicleta não estava devidamente licenciada. A motocicleta foi notificada, apreendida e removida para o Pátio do Auto Socorro Costa, em Conselheiro Lafaiete.

novembro.indd 8

RESUMO DAS OCORRÊNCIAS POLICIAIS REGISTRADAS EM OUTUBRO DE 2011

O lavrador em 29/10/2011 transitava pela Praça Juquinha Moreira com sua motocicleta Honda CG 150 Titan, vermelha, placa HMX 1094, levando de carona quando sua motocicleta abalroou contra o veículo VW / Gol, azul, placa GLC 3063, que efetuava uma manobra de marcha ré, sem a devida atenção. Do acidente além de danos materiais nos veículos, o condutor da motocicleta e o carona sofreram várias lesões pelo corpo. O condutor do veículo VW / Gol, relatou aos militares que efetuava uma manobra de marcha ré com seu veículo, quando sentiu o impacto de uma batida na traseira de seu veículo e, ao desembarcar percebeu dois cidadãos caídos ao solo. Populares presentes no local, que preferiram manter-se no anonimato, narraram para PM que o condutor do veículo VW / Gol, não era dele e sim de outra pessoa, que após o acidente evadiu do local tomando rumo incerto. Os veículos estavam devidamente licenciados e seus condutores habilitados, porém não apresentaram os documentos dos veículos, que foram notificados, apreendidos e removidos para o Pátio do Auto Socorro Costa, em Conselheiro Lafaiete. SÃO REGISTRADOS DUAS OCORRÊNCIAS DE DANO No 05/10/2011 militares foram solicitados a comparecerem na localidade Margoso, Zona Rural de Porto Firme, onde havia ocorrido uma queda de energia elétrica. O eletricista Ervis da Cruz, da empresa ENCEL, que presta serviço para CEMIG, relatou que a falta de energia foi provocada quando um cabo de energia de alta tensão partiu ao cair sobre ele uma tora de eucalipto que era cortada numa propriedade próxima ao local. Alguém não identificado pela PM danificou a cerca da propriedade rural de uma dona de casa, de 41 anos, na localidade Bernardo, Zona Rural de Porto Firme. Os autores dos danos danificaram grande parte da cerca de arame recém-construída pela dona de casa. Foram apontados como suspeitos pela dona de casa seus vizinhos. APOSENTADO É PRESO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO Fora preso em flagrante delito pela PM no dia 07/10/2011 o aposentado residente na localidade Braço Forte, Zona Rural de Porto Firme. A guarnição PM composta pelo Cabo Jorge e Soldado Ricardo, receberam informações anônimas dando conta que o aposentado guardava em sua residência várias armas de fogo. De posse das informações militares deslocaram para o local e, em contato com a PM, o aposentado foi informado da denúncia. e confirmou para os militares que possuía uma arma de fogo, entregando a eles uma espingarda polveira, calibre “36”, sem marca e sem numeração de série. O aposentado que não possuía registro da arma foi conduzido para Delegacia em Piranga. A arma de fogo fora apreendida. PM REGISTRA DOIS FURTOS NA ÁREA URBANA Dois motoqueiros ainda não identificados chegaram ao supermercado de uma comerciante de 26, anos, no dia 18/10/2011. Um dos motoqueiros ficou do lado de fora, enquanto o outro entrou no supermercado, foi até a seção de biscoito, pegou um pacote, foi até o caixa e, quando a comerciante abriu a caixa registradora para lhe dar o troco, o desconhecido pegou várias cédulas de valores diferentes. A comerciante ainda conseguiu tirar da mão do desconhecido algumas cédulas. Após o furto os motoqueiros fugiram tomando rumo incerto possivelmente numa motocicleta Honda CG 125 Titan, vermelha. A comerciante não reconheceu os desconhecidos nem conseguiu anotar a placa da motocicleta. Foi realizado intenso rastreamento pela PM, porém sem êxito. Alguém não identificado, no dia 24/10/2011 após arrombar a janela dos fundos da residência de uma doméstica de 43 anos, no Bairro Josafá Sobreira, ali entrou, revirou todos seus pertences e dali furtou um aparelho de som micro system, do qual a doméstica não recordava a marca; um receptor de sinal de antena parabólica marca Century e um carregador de celular marca Motorola. A doméstica apontou seu vizinho, um aposentado de 61 anos e o sobrinho do aposentado um lavrador de 41 anos como principais suspeitos. Em contato com a PM o aposentado e seu sobrinho negaram a autoria do furto. VIZINHOS INTRODUZEM ANIMAIS EM PROPRIEDADE ALHEIA Os vizinhos de uma dona de casa, de 41 anos, na localidade Bernardo, Zona Rural de Porto Firme, introduziram na propriedade da dona de casa vários animais da raça bovina sem sua autorização. LAVRADOR É AGREDIDO PELO IRMÃO Um lavrador de 23 anos, residente no Bairro Josafá Sobreira, no dia 12/10/2011 foi agredido por seu irmão, o também lavrador de 22 anos. Conforme relato do BO 1106/2011 da PM, o lavrador narrou que chegava em casa, quando seu irmão sem motivos justificados passou a agredi-lo, causando-lhe várias lesões pelo corpo. O lavrador foi socorrido no Hospital Dom Silvério. Em contato com a PM o irmão do lavrador narrou que fora socorrer sua mãe que caíra ao solo, momento que o lavrador passou a agredi-lo e, ele apenas se defendeu. VENDEDOR É PRESO COM CDs E DVDs PIRATAS No dia 17/10/2011 durante realização de Operação Blitz, a PM abordou um vendedor na condução da motocicleta Sundown / Hunter

90, vermelha, placa HDN 7409. Ao solicitar do condutor da motocicleta os documentos de porte obrigatório a PM constatou que ele era habilitado, porém sua motocicleta não estava devidamente licenciada e a placa de identificação estava adulterada. O vendedor levava na garupa de sua motocicleta uma bolsa tipo viagem, contendo em seu interior duzentos e noventa e duas mídias de CDs e trezentos e oitenta e cinco mídias de DVDs, de artistas diversos, sem nota fiscal, com suspeita de autenticidade e de origem duvidosa. Weliton foi preso em flagrante delito e conduzido para Delegacia em Piranga. As mídias foram apreendidas. A motocicleta foi notificada, apreendida e removida para o Pátio do Auto Socorro Costa em Conselheiro Lafaiete. LAVRADOR É AMEAÇADO POR VIZINHA Um lavrador de 41 anos, residente na localidade Vinte Alqueires, Zona Rural de Porto Firme, constantemente é ameaçado por sua vizinha na localidade Prata, Zona Rural de Porto Firme. O lavrador para ter acesso à sua propriedade necessita passar por uma estrada que fica dentro do terreno de sua vizinha e, quando passa ela se arma com um pedaço de pau e o ameaça. Além das ameaças o lavrador também é difamado pela vizinha. SERVENTE DE PEDREIRO É PRESO APÓS AMEAÇAR ESPOSA Fora preso em flagrante delito pela PM no dia 30/10/2011 um servente de pedreiro de 50 anos, residente à Rua Santo Antônio. Conforme relato do BO 1188/2011 da PM o lavrador se armou com uma faca e um canivete e passou a ameaçar de morte sua esposa, uma doméstica de 43 anos. A filha do casal, uma estudante de 22 anos também fora ameaçada pelo pai, quando ela falou que iria acionar a PM. O servente de pedreiro foi conduzido para Delegacia em Conselheiro Lafaiete. As armas usadas na ameaça foram entregues para PM e foram apreendidas. DOMÉSTICA É DIFAMADA POR VIZINHO Uma doméstica de 43 anos, residente no Bairro Josafá Sobreira fora difamada por seu vizinho, o aposentado de 61 anos. A doméstica tomara conhecimento das difamações através de sua nora, que narrou ainda que o vizinho tentara pular o muro dos fundos da residência da doméstica. O aposentado não foi localizado pela PM. DOMÉSTICA TEM OBJETOS FURTADOS DEVOLVIDOS Os objetos furtados na residência da doméstica de 43 anos, residente no Bairro Josafá Sobreira, no dia 24/10/2011, foram deixados dentro de um saco plástico na porta da sala da residência dela no dia 28/10/2011. A doméstica narrou aos policiais que os objetos foram deixados ali por seu vizinho, o aposentado de 61 anos. O aposentado teria dito à doméstica que praticara o furto em sua residência, porém estava lhe devolvendo o que lhe furtara. Os objetos estavam sem avaria, porém sujos de areia, já que o aposentado teria dito que os escondera sob um monte de areia. Em contato com a PM o aposentado negou a autoria do furto, negando também ter deixado os objetos na porta da residência da aposentada. PM APREENDE MOTOS IRREGULARES EM BLITZ No dia 27/10/2011 um lavrador foi abordado pela PM na condução da motocicleta Yamaha / YBR 125, preta, placa HAS 5546, quando transitava pela Praça Alfredo Quintas. Ao solicitar do condutor da motocicleta os documentos de porte obrigatório a PM constatou que ele era inabilitado e sua motocicleta não estava devidamente licenciada. A motocicleta foi notificada, apreendida e removida para o Pátio do Auto Socorro Costa, em Conselheiro Lafaiete. O residente na localidade Biquinha, Zona Rural de Porto Firme, no dia 27/10/2011 foi abordado pela PM na condução da motocicleta Honda CG 125 Today, preta, placa GRH 5549. Ao solicitar do lavrador os documentos de porte obrigatório a PM constatou que ele era inabilitado e sua motocicleta não estava devidamente licenciada. A motocicleta foi notificada, apreendida e removida para o Pátio do Auto Socorro Costa, em Conselheiro Lafaiete. No dia 27/10/2011 um comerciante foi abordado pela PM na condução da motocicleta Honda CG 150 Titan, cor prata, placa HEN 8544, quando transitava pela Praça Alfredo Quintas. Ao solicitar do condutor da motocicleta os documentos de porte obrigatório a PM constatou que ele é habilitado, porém sua motocicleta não estava devidamente licenciada. A motocicleta foi notificada, apreendida e removida para o Pátio do Auto Socorro Costa, em Conselheiro Lafaiete.

FONTE: POLÍCIA MILITAR DE PORTO FIRME.

“NÃO QUER VIRAR NOTÍCIA, NÃO SE ENVOLVA COM A POLÍCIA”

10/11/2011 16:23:18


JORNAL FOLHA DE PORTO FIRME

Coluna do Amor

NOVEMBRO / 2011

9

AULA DE HUMANIDADE

Sou evangelico, participo da igreja há mais de 10 anos. E foi na igreja que Deus fez obras na minha vida. Conheci uma pessoa maravilhosa e por ela me apaixonei. No início foi difícil, tivemos que enfrentar muitas barreiras. Mas Deus é maior e planejou a nossa vida. Hoje sou feliz, glória ao pai. A minha esposa é a presença de Deus na minha vida, conquistada pelo amor, respeito e admiração. Tendo como referência a igreja Evangélica. NÃO CASEI,NEM VOU CASAR Ainda não casei,enquanto amigas minhas já tem até netos. Dizem que é melhor casar mal casada do que ficar solteira. Eu não penso assim. Tenho alguns tantos anos,e até hoje não casei.Vivo lendo essas colunas de amor, é difícil achar alguém feliz no casamento. Enquanto eu... trabalho, viajo, danço, festejo a vida. Minhas irmãs são casadas. Uma delas o marido é alcoolatra, grosso, inferniza a vida dela. A outra vive bem financeiramente, mas se queixa do marido o tempo todo, ele é machista.Já os meus outros dois irmãos são homens, um casou bem, não reclama tanto . E o mais novo tem problemas de saúde. E então é melhor casar ou ficar solteira?

Solidão Solidão é o pior sentimento que se pode sentir e talvez seja o mais rejuvenescedor. A solidão é irmã da tristeza profunda, aquela que se você não tomar cuidado, te traga até que não reste uma só gota de esperança. Solidão faz bem á alma, á medida que você aprende com ela , cria indenpendência e toma a ciência de que você está sozinho no mundo,assim como nasceu. Mas está também com seus medos, que por mais que compartilhe com outros, só você tem noção do tamanho que eles têm. Está também com as suas angustias, muitas vezes inexplicáveis, que nem você entende ou sabe o porquê. Está só com dúvidas, incertezas. A solidão é a arte de exercitar a auto estima,quando estamos felizes e satisfeitos de nos termos como nossa própria companhia. Solidão é saber que você nasceu só, mas no meu do caminho encontrará pessoas muito bacanas que preencherão esse espaço, mas só o de fora. O interior é de sua autoria. Solidão é aprender a conviver harmonicamente consigo mesmo, domar a sua alma, essa que por diversas vezes faz questão de se revoltar contra você, que te impulsiona a gritar, esbravejar, ou chorar copiosamente quando nada parece dar certo. Ah, a solidão...

Piadas Em uma cidadezinha do interior havia um abacateiro carregado dentro do cemitério. Dois amigos decidiram entrar lá à noite (quando não havia vigilância) e pegar todos os abacates. Eles pularam o muro, subiram a árvore com as sacolas penduradas no ombro e começaram a distribuir o 'prêmio'. - Um pra mim, um pra você. - Um pra mim, um pra você. - Pô, você deixou dois caírem do lado de fora do muro! - Não faz mal, depois que a gente terminar aqui pegamos os outros dois. - Então tá bom, mais um pra mim, um pra você. Um bêbado, passando do lado de fora do cemitério, escutou esse negócio de 'um pra mim e um pra você' e saiu correndo para a delegacia. Chegando lá, virou para o policial: - Seu guarda, vem comigo! Deus e o diabo estão no cemitério dividindo as almas dos mortos! - Ah, cala a boca bêbado. - Juro que é verdade, vem comigo. Os dois foram até o cemitério, chegaram perto do muro e começaram a escutar... - Um para mim, um para você... O guarda assustado: - É verdade! É o dia do apocalipse! - Eles estão dividindo as almas dos mortos! O que será que vem depois? - Um para mim, um para você. Pronto, acabamos aqui. E agora? - Agora a gente vai lá fora e pega os dois que estão do outro lado do muro...

No dia 2 de novembro, a Escola Estadual Imaculada Conceição prestou uma homenagem a todos os alunos e funcionários já falecidos, que um dia fizeram parte da família EICON. Foi a culminância do projeto Homenagem Póstuma, realizado durante toda a semana: palestras com o pastor José Wilson, da Assembléia de Deus; foram trabalhados textos, preparados murais com lindas mensagens e fotos daqueles que se foram e deixaram saudades. No Dia de Finados, funcionários e alunos compareceram à Igreja Matriz para a apresentação de uma programação: lindas mensagens, declamação de poesias, duas peças teatrais muito

Carta a Redação Gostaria de parabenizar o jornal de Porto Firme pelas 227 edições. É preciso ter muita coragem, persistência, determinação e principalmente gostar do que faz, para manter este veículo de comunicação por todo este tempo. Mais uma vez a cidade de Porto Firme, está de parabéns. A minha cidade muitas vezes iniciou um jornal, mas nós não conseguimos continuar, desistimos em poucas edições. E eu sei que não é fácil, precisa de ter muito compromisso. Eu sou fã do Folha de Porto Firme adoro Porto Firme, mesmo não morando aí. Abraços para todos portofirmenses, amo vocês! Heloísa Aparecida da Silva Fiquei imensamente feliz com a publicação da minha carta na coluna do amor.Muito obrigada pela divulgação.Forte abraço.C.N.S Adorei a entrevista com o padre Francisco. Muito obrigada pelo apoio,do fundo do coração.Vocês são maravilhosos. Estendo o meu abraço ao padre Luiz. Maria de Fátima-Guaraciaba. Agradecimento Professores,alunos e serviçais da Escola Municipal Santa Terezinha vem por meio deste jornal agradecer ao vereador João de Oliveira Rafael por ter telado a nossa Escola. Muito Obrigado! Valeu João!!! Ana de Souza Nicomedes

emocionantes, e em seguida uma Celebração pelo Diácono Werques. Durante o culto foi realizada uma dinâmica em que familiares e amigos dos falecidos acenderam velas no Sírio Pascal, como forma de lembrarmos da Morte como uma continuidade da Vida. O músico Zito abrilhantou o momento com sua música que tocou fundo os presentes. O grupo de jovens também emocionou a todos demonstrando seu talento na dramatização apresentada. Parabéns aos idealizadores pela iniciativa que desperta valores como amor ao próximo, humanidade, respeito e solidariedade.

MUDANÇA RADICAL Quando tinha 9 anos minha vida começou a se desmoronar, conheci o mundo das drogas e do crime . Comecei a usar maconha , cocaína e outros tipos de entorpecentes , passei assaltar para manter os vícios. A partir daí começou o sofrimento da minha família , via minha mãe chorando por não saber onde eu estava, com que estava usando drogas; saia pra trabalhar e eu ainda não tinha chegado, ela já esperava receber uma noticia porque na vida do crime tudo leva á morte. Já passei por situações de acordar com uma arma apontada para minha cabeça quando a policia invadiu minha casa. Vendo todo esse sofrimento minha mãe não agüentando essa situação viu uma esperança na igreja evangélica de restaurar minha vida, ou seja, de ver seu filho liberto, transformado. Depois de duas semanas na igreja senti um grande desejo de mudar de vida, e numa oportunidade fui chamado para freqüentar a reunião do jovem vencedor, e vi ali algo que me chamou a atenção, que não precisava de drogas, de bebidas, de festas e outras coisas que o mundo oferece para ser feliz. E a partir daí me firmei. Hoje sou evengélico conquistei um emprego e posso dizer que sou um jovem vencedor. J.C.S.S

- Cooooooooooooooorrre...

novembro.indd 9

10/11/2011 16:23:33


10

JORNAL FOLHA DE PORTO FIRME

NOVEMBRO / 2011

Câmara Municipal de Porto Firme Informa A Câmera Municipal de Porto Firme-MG, realiza duas reuniões Ordinárias mensais, nos dias 05 e 20, durante as quais são tratados assuntos de relevante interesse para o município. O Sr. José Maria Gonçalves, presidente da Câmera Municipal, esclarece e divulga os trabalhos realizados conforme relação abaixo: - Indicação N°40/11, do vereador Hermínio de Oliveira Filho, sugerindo uma reforma geral do “Brasão” do município localizado em frente à Prefeitura Municipal de Porto Firme-MG. - Indicação N° 41/11, da vereadora Maria Helena Moreira Pais, sugerindo ao Sr. Prefeito que interceda junto à CEMIG para que a mesma providencie a iluminação pública da Rua Maria Imaculada Paes, neste município. - Indicação N° 42/11, do vereador Paulo Roberto da Luz, sugerindo ao Sr. Prefeito que providencie uma obra de ampliação na rede pluvial da Rua Coração de Jesus passando em parte da Rua Cezario Alvim até o rio Piranga, resolvendo assim os transtornos causados aos moradores das citadas vias que sofrem com o enorme volume de água das chuvas sobre as calçadas e at mesmo entrando em algumas residências da Avenida 18 de agosto, Ruas Coração de Jesus, Juca Ribeiro e parte das Ruas Joaquim Custodio, Antonio Benjamim e Cezario Alvim, neste município. - Indicação N°43/11, do vereador Romeu Lisboa Valente, sugerindo que o Sr. Prefeito faça cumprir o Art.22, Item IV, da Lei 905/2005, que Institui o Código de Posturas do Município de Porto Firme, no que diz respeito a “despejar ou varrer lixo ou detrito de qualquer natureza para bueiros, boca de lobo ou poços de visitas das redes de águas pluviais e de esgotamento sanitários”, o que vem ocorrendo na Rua Coração de Jesus, vin-

do do imóvel (lote) próximo do n° 370. - Indicação N° 44/11, do vereador Romeu Lisboa Valente, sugerindo ao Sr. Prefeito sejam tomadas providencias no sentido de fazer a descrição do perímetro da área do município de Porto FirmeMG, através de GPS com a implantação de marcos. - Requerimento N° 19/11, do vereador Romeu Lisboa Valente, requerendo que o Sr. Prefeito meça através de GPS o tamanho exato da área urbana de Porto Firme-MG. -Requerimento N° 20/11, do vereador Romeu Lisboa Valente, requerendo à Mesa Diretora da Câmera que convoque a Sr Daniela Aparecida de Melo, Secretária municipal de assistência Social a comparecer à sede do Poder Legislativo a fim de prestar esclarecimentos sobre o setor que apresenta. -Requerimento N°21/11, do vereador Romeu Lisboa Valente, requerendo ao Sr Prefeito Municipal, providencias no sentido no sentido de se regularizar as remunerações dos conselheiros tutelares através da folha de pagamento e o recolhimento de seus encargos sociais , regulamentando o art. 35 da Lei 915/2006. -Requerimento N° 22/11, do vereador Romeu Lisboa Valente, requerendo que o Sr Prefeito envie a Câmera Municipal copias de todas as atas das licitações de 2011. - Projeto de Lei N°13/11, do Executivo Municipal, que institui o Conselho Municipal de Educação e dá outras providencias. - Projeto de Lei N° 14/11, do Executivo Municipal, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Porto Firme. - Projeto de Lei N° 15/11, do Executivo Municipal, que altera o valor de Subvenção Social no exercício de 2011.

AGENDA DO LEGISLATIVO No dia 31 de outubro de 2011, às 19:30 horas, reuniram-se na sede do Legislativo Municipal, os membros do Conselho Municipal de Segurança Publica de Porto Firme- CONSEP, para deliberarem sobre assuntos de interesse da entidade e comunidade.

No dia 07 de novembro de 2011, durante a 17 Reunião Ordinária da Câmera Municipal e com base no Art. 67, 1°, Art.76, Inciso II, da Lei Orgânica Municipal e pelo Art. 108, Inciso I,1° e Artigos 114 e 115 do regimentos Interno da Câmera Municipal de Porto Firme-MG e Atestado Medico do vereador José das Dores Soares, tomou posse na bancada desta Casa Legislativa, o Sr. Dimas Caio Teixeira

OBS: A Câmera Municipal de Porto Firme-MG, informa aos cidadãos portofirmenses que se tiverem qualquer duvida quanto aos trabalhos realizados por esta Casa Legislativa, os mesmos poderão procurar a secretaria da câmera para quaisquer esclarecimentos. Informa ainda que esta Casa Legislativa esta aberta à participação da população nos trabalhos no sentido de beneficiar a nossa cidade.

Consciência de Vida

Nossa vida é tão curta e frágil que se tivéssemos consciência do quanto ela realmente é passageira, pensaríamos melhor antes de jogar fora oportunidades que nos surgem de sermos felizes, assim como partilhar essa felicidade. Nós entristecemos por fatos sem importância, perdemos minutos e horas preciosos, dias, e às vezes anos remoendo mágoas ou estagnados, deixando de evoluir. Quantas vezes nós calamos quando deveríamos falar e falamos o que não devíamos ao invés de aprender com o beneficio do silencio? Deixamos de usufruir carinhos sinceros, amores verdadeiros, abraços apertados e sorrisos espontâneos... Deixamos de dizer o quanto amamos alguém, seja amigo ou parente porque achamos que o outro sabe o que sentimos. Colocamos mesmo sem querer, barreiras entre os corações que nos cercam. Nós esquecemos que muitas vezes o separa e aflige nossos corações não é uma eventual distância, mas sim a indiferença, e assim criamos distâncias mesmo estamos próximos. A indiferença mata lentamente, anula qualquer sentimento... Nós sensibilizamos com o que acontece no mundo, mas nos esquecemos do que se passa ao nosso lado, na nossa casa, na nossa família, em nossa vida. Nós habituamos tanto com as pessoas de nosso convívio que passamos a não mais notá-las, e deixamos de dar sua merecida e real importância. Nossa vida é como uma linda e frágil flor , que pode ser colhida a qualquer momento ou permitir que possa florir no esplendor de sua beleza,

novembro.indd 10

com o vento levando as pétalas lentamente, para depois tranqüila transformar-se em semente. Este seria um ciclo de vida normal, onde as pétalas seriam os anos vividos e as sementes o bem que plantamos. Porém nunca poderemos prever se nosso ciclo de vida será completo ou se será como o de algumas flores, arrancadas ainda em botão. Pensamos que seremos eternos e nos descuidamos das pessoas ao nosso redor e principalmente de nós mesmos. Assim, os dias passam e não notamos o Sol da vida, apenas a escuridão da noite e continuamos enclausurados dentro de nós. Passamos pela vida, mas não vivemos em toda sua plenitude. Quantas vezes nós consumimos, reclamando do que não temos, comparando nossa vida com a de outro que achamos estar melhor e que tem maior sorte? Colocamos a culpa em tudo que se possa imaginar e não percebemos que estamos julgando sempre o pior de nossas vidas. A insatisfação e revolta nos impedem de perceber que a felicidade não é a ausência do conflito, mas sim a habilidade de saber lidar com ele... Esta é a grande diferença, nunca é muito tarde para apreciar as flores de nosso jardim e tratá-las com carinho, trabalhar nosso crescimento interior, valorizar nossas qualidades, agradecer a oportunidade do grande milagre da vida, que mesmo sendo frágil e passageira esta dentro de nós, e pode se tornar extremamente fortalecida através do amor. Viva intensamente... Se quisermos transformar o mundo, devemos começar por transformar a nós mesmos...

10/11/2011 16:23:35


Novembro  

Folha de Porto Firme online

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you